Faca Seu Melhor No Ministerio 2020, Semana de 2 a 8 de novembro de 2020, Palestra, Lição 14, Tarefa Preparada.
Faca Seu Melhor No Ministerio, 2 a 8 de novembro, Discurso, Lição 14, Tarefa Preparada.
Fala (5 min. Ou menos): w16.04 29 pars. 8-10. Título: Como nos mantemos neutros em nossas conversas e em nossa maneira de pensar? (ª lição 14).
Em certo país africano, dois soldados estudaram a Bíblia com as Testemunhas de Jeová, mas um serviu no exército do governo e o outro lutou ao lado dos rebeldes. Por fim, os dois decidiram transformar suas espadas em relhas de arado e deixaram o serviço militar. Você consegue imaginar o que aconteceu na primeira vez que eles participaram de uma reunião? Os dois se perguntaram o que você está fazendo aqui. A resposta foi: E o que você está fazendo aqui? O relatório concluiu assim, depois ambos se abraçaram e choraram de alegria ao se verem juntos e em paz
Este é apenas um dos benefícios de ser neutro e é que, quando alguém é neutro, não guarda mais ódio no coração, mas neste mundo é um desafio ser neutro, porque o mundo que nos rodeia não pratica a neutralidade. É por isso que Jesus disse em Mateus capítulo 10: 16, aí ele diz: olha que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos, então sejam cautelosos como as cobras, mas também inocentes como as pombas.
Portanto, devemos ser cautelosos, porque sem dúvida se não tivermos cuidado, podemos estar tomando partido nas coisas que nos cercam. Assim como a política, talvez um tema polêmico, como o casamento gay, ou o aborto ou mesmo o nosso entretenimento, podemos fazer uma festa, mas não pretendemos apontar todas as coisas em que devemos ser neutros, porque não teríamos tempo.
Vamos analisar dois deles, no sentido de que devemos ser neutros, por exemplo nas nossas conversas e no nosso modo de pensar, por exemplo: já te aconteceu que enquanto estás a pregar, alguém te disse, o que achas do novo presidente ou do novo presidente? Um governante ou um partido político? Você então tem que ser neutro, quando você fala sobre assuntos polêmicos, por exemplo o que tem a ver com política ou como falamos antes em questões polêmicas como casamento entre homens ou entre mulheres.
O que podemos fazer nesses casos? Devemos mostrar com a bíblia que o governo de Deus resolverá aquele problema para sempre, ou se surgirem questões polêmicas, devemos defender neste caso os padrões de Deus e explicar que colocamos em prática esses padrões que estão na Bíblia, Devemos até ser neutros em relação às leis, por exemplo, que existem no país onde residimos, mesmo quando essas leis não são diretamente afetadas, não devemos odiar a pessoa que promulgou essas leis e somos neutros por não forçar ninguém a pensar como nós.
Vamos conversar agora sobre como ser neutros em nosso modo de pensar, e neste caso devemos ser honestos com nós mesmos, pois só saberemos se somos neutros ou não. O que nos ajudará a perceber isso? Pense, por exemplo, quando assistimos ao noticiário, muitas dessas notícias são apresentadas favorecendo alguém com sua forma de agir, por exemplo, às vezes reforçam o que o governo faz ou favorecem protestos contra os governo, e isso às vezes pode moldar a nossa forma de pensar, talvez até odiemos a pessoa pelos seus atos, então seria melhor procurar uma fonte de informação mais objetiva, seja ela qual for e então a coisa mais prudente a fazer, então é limitar a quantidade de informações que recebemos da mídia que promove a política e, como diz 2 Timóteo 1:13, diz:Continue se apegando ao padrão de palavras saudáveis que você ouviu de mim hoje com a fé e o amor que resultam de estar em união com Jesus Cristo.
Então, irmãos, seguindo o conselho de Jesus, devemos nos concentrar no Reino de Deus e em suas promessas que ainda precisam ser cumpridas e, se fizermos isso, permaneceremos neutros em relação ao que o mundo oferece e nossa lealdade a Jeová aumentará a cada dia.
Comentários
Postar um comentário