Estudo de Livro de Congregação, Semana de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2020, Capítulo 1 parágrafos. 8-14 e Caixa 1A. Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 30 de novembro, 1º de dezembro de 2020, Capítulo 1, parágrafos. 8-14 e Caixa 1A, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): rr ch. 1 paras. 8-14 e Caixa 1A.
"Se você se ajoelhar e realizar um único ato de adoração diante de mim"
8. Como Satanás revelou suas verdadeiras intenções com a terceira tentação?
Ele disse claramente que lhe daria todos os reinos deste mundo se eles lhe dessem um único ato de adoração, mostrando assim o que ele realmente queria neste caso fazer com que Jesus o visse como seu deus e abandonasse seu Pai Celestial Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Satanás revelou suas verdadeiras intenções ao dizer claramente a Jesus que daria a ele todos os reinos do mundo em troca de realizar um ato de adoração diante dele e isso nos mostra que Satanás é uma pessoa real e suas tentações também, nós aprendemos que os governos do mundo pertencem a ele e que ele os controla, caso contrário não teria sido uma verdadeira tentação para Jesus oferecer satanás para que satanás fosse suficiente para Jesus lhe dar um único ato de adoração, ele queria que Jesus lhe desse o De costas para seu pai e para vê-lo como seu deus, ele queria manter Jesus longe da adoração pura.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Além disso, essa tentação era muito forte, pois estava oferecendo a ele poder sem mesmo passar por nenhum sofrimento ou ter que morrer numa estaca de tortura, era praticamente um atalho para o que Jeová estava oferecendo a ele.
9. a) Em última análise, o que Satanás deseja obter dos verdadeiros cristãos? E como isso nos tenta?
O que ele quer alcançar é que o adoremos e, assim, vá contra a vontade de Jeová e por isso ele nos tenta por meio das riquezas que se apresentam neste mundo, e até mesmo nos tenta com o desejo de obter um lugar de poder ou prestígio.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Ele também nos tenta da mesma forma que fez com Jesus, porque ele tenta nos prender a buscar riquezas e poder neste mundo, por isso ele nos apresenta grandes oportunidades de obter dinheiro, autoridade ou uma boa posição social, com essas tentações ele pretende que desistamos e deixemos o Adoração Pura, se cedêssemos seria lamentável porque na realidade seria equivalente a ficar de joelhos e realizar um ato de adoração diante de Satanás.
9.b) O que significa nossa adoração a Deus? (Veja o quadro “O que a adoração envolve?”)
Envolve primeiro os sentimentos, ou seja, respeitar a soberania de Deus e honrar o seu nome, mas também envolve ações, como sempre obedecer e prestar-lhe serviço sagrado.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Adoração a Deus implica respeitar sua soberania e honrar seu nome, mas a adoração verdadeira também implica em ação, por exemplo, ao dedicarmos nossa vida a Jeová, nos comprometemos a obedecê-lo como soberano em todas as áreas da vida e a mostrar nosso mais profundo respeito por seu nome, Além disso, conforme mencionado em Deuteronômio 10:12, também implica em servir, por exemplo, podemos oferecer serviços sagrados pregando, comparecendo às reuniões e participando delas, ou cuidando e construindo locais de reunião.
RESUMEN DEL RECUADRO INFORMATIVO 1A: ¿Qué implica la adoración?
A bíblia a palavra adoração transmite a ideia de demonstrar profundo respeito ou submissão a alguém, Jeová é o criador e soberano do universo, por isso merecem nossa adoração e respeitam nossa devoção e honra exclusivas, devemos ter claro que adoração verdadeira implica em ação, por isso Quando dedicamos nossa vida a Jeová, nos comprometemos a obedecer como soberanos em todas as áreas da vida e a mostrar nosso mais profundo respeito por seu nome, o que significa que colocamos o serviço sagrado de Jeová em primeiro lugar em nossas vidas e o fazemos por meio da pregação , comparecer e participar de reuniões ou cuidando e construindo locais de reunião, celebrando o Culto em Família, apoiando esforços de socorro para nossos irmãos, vítimas e trabalhando em assembléias ou servindo em Betel.
10. Como Jesus respondeu à terceira tentação e por quê?
Jesus foi firme e o rejeitou completamente, dizendo a Satanás que as escrituras diziam que o único que ele deveria adorar é Jeová, e isso porque ele sabia que só devia lealdade a Jeová visto que ele é o único que merece ser adorado, também se Jesus aceitasse A proposta de Satanás teria feito dele seu deus.
RESPOSTA OPCIONAL
Jesus recusou firmemente a tentação dizendo-lhe ir Satanás e eu cito uma passagem do livro de Deuteronômio 6:13 que contém o Nome Divino e disse que está escrito adore a Jeová seu Deus e sirva apenas a ele, Jesus fez isso porque ele reconheceu que somente seu pai merece ser adorado e que ele estaria se submetendo a Satanás se realizasse um único ato de adoração, diante dele que sabia que a adoração só deveria ser dada a Jeová a Deus, quando a rejeitou deixou claro que estava do lado da Adoração Pura.
11. Como podemos rejeitar Satanás e suas tentações?
Permanecendo firmes na fé e sempre mantendo nossa posição de lealdade, assim iremos nos opor ao diabo.
RESPOSTA OPCIONAL
Podemos fazer isso imitando o exemplo de Jesus e usando bem a nossa liberdade de escolha, que tem sido um presente de Jeová, por isso, se formos leais, nos voltamos contra ele e permanecemos firmes na fé, é como se estivéssemos mandando eles irem Satanás.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Podemos rejeitar Satanás e suas tentações por usar o extraordinário dom do livre-arbítrio de Jeová. Portanto, temos a liberdade de escolher ser leais a Jeová e estar firmemente do lado da adoração pura, pois devemos ser sábios e seguir o exemplo de Jesus e permanecer fiéis a Deus diante de qualquer tentação e seguir o conselho de Tiago 4: 7 de nos opor ao diabo para que ele fuja de nós.
12. Como Satanás no Éden provou que é inimigo da adoração pura?
Ele demonstrou isso convencendo Eva a desobedecer a Deus e dizendo-lhe mentiras sobre ele, desfazendo assim, neste caso, a soberania de Jeová e, portanto, diretamente à adoração pura.
RESPOSTA OPCIONAL
Ele o fez seduzindo Eva e então ela convenceu Adão a desobedecer à ordem de Jeová, dessa forma Satanás os colocou sob seu controle e se tornou seu líder por liderar esta rebelião no Éden, Satanás não apenas desafiou a soberania ou Jeová tem o direito de governar, mas também lançou um ataque à adoração pura.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Naquela época, Satanás demonstrou pela primeira vez que odiava a oração de Jeová e não apenas desafiou a soberania ou o direito de Jeová de governar, mas também lançou um ataque contra a adoração pura.
13. Qual é a relação entre a adoração pura e a questão da soberania?
A relação é que Jeová sendo o Soberano do universo, ele é o único que merece nossa adoração, por isso desde o início era seu propósito que as pessoas neste caso o adorassem por sua própria decisão, mas Satanás também questionou a soberania de Jeová porque ele queria que eles o adorassem e não a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A adoração pura e a questão da soberania de Jeová estão intimamente relacionadas, porque Jeová é o soberano supremo de todo o universo, o criador dos impressionantes céus e da terra, com todas as suas formas de vida, nesta posição só ele está digno de receber adoração e reverência com a maior honra e respeito de todo ser humano ou qualquer criatura inteligente que exista, e Satanás um ser ambicioso desafiou a soberania de Jeová, porque ele desejava ter a adoração que somente o soberano supremo Jeová tem direito receber.
A relação dos dois é que a Adoração Pura é quando alguém a faz por sua própria decisão e de coração, que era o propósito de Deus no início. No entanto, Satanás desafiou a soberania de Jeová porque cobiçava algo que somente o Soberano Senhor Jeová tem o direito de receber.
14. Por que podemos dizer que o ataque de Satanás à adoração pura não teve sucesso?
Porque ele não conseguiu acabar com isso, pois, apesar dos ataques infinitos ao longo da história, a Adoração Pura não desapareceu, pois nada pode impedir Jeová de cumprir seu propósito.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este ser conseguiu afastar o primeiro casal humano de Jeová e desde o início desta rebelião ele está determinado a atacar a adoração verdadeira a ponto de parecer que ela desapareceu no primeiro século, mas Satanás não escapou impune, ele não ele conseguiu derrotar o propósito de Deus em relação à adoração pura, pois nada pode impedir Deus de cumprir seu propósito. Seu nome Jeová está em jogo e ele sempre faz jus ao seu nome e cumprirá o que se propôs a fazer.
Porque apesar de ele ter conseguido afastar Adão e Eva de Deus e insistir em tentar os adoradores de Jeová que viviam antes de Cristo e então no primeiro século ele trouxe uma apostasia que estragou a Congregação Cristã e depois na O segundo século deu início a um longo período de cativeiro espiritual para os servos do Deus verdadeiro, que permaneceram sob o domínio da Grande Babilônia, porém não conseguiu falhar o propósito de Deus em relação à Adoração Pura visto que nada pode impedir Deus de tornar o seu propósito realidade.
as respostas nos ajudam a ter um maior entendimento sobre a matéria
ResponderExcluir