Estudo de Livro de Congregação, Semana de 2 a 8 de novembro de 2020, Jesus Traz o Paraíso e Termina Sua Missão, Capítulo 139, Respostas.

Respostas do estudo de livro, 2 a 8 de novembro, Capítulo 139, Comentários.





Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): jy p. 139

Que futuro espera o Diabo, o grande inimigo da humanidade?

Em Apocalipse 20: 1,2, está escrito que Jesus em breve encerrará o grande dragão, a serpente original, no abismo, onde ele não poderá fazer nada por mil anos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Graças a uma visão que Jeová deu ao apóstolo João podemos saber que Satanás tem pouco tempo, pois ficará preso em um abismo onde ficará por mil anos, enquanto ele estiver fora de nossas vidas seremos cuidados e governados por Jesus, o Rei do Reino de Deus, nas condições que Jeová sempre quis que vivêssemos.

O adversário de Deus, Satanás, aquele cujas intrigas fizeram com que a vida do homem se enchesse de injustiça, agora se tornou uma vítima de sua própria maldade, porque de acordo com a cronologia bíblica confiável e o cumprimento de profecias bíblicas, estamos vivendo No final desse “curto espaço de tempo” de espera pelo fim do mal, imagine a felicidade e a liberdade de viver sem o assédio permanente deste inimigo Satanás.

Quem viverá no Paraíso e como será a vida lá?

A bíblia fala que as pessoas que Jesus julga como ovelhas por serem obedientes e tratarem bem e colaborarem com seus irmãos, terão a vida eterna e viverão no paraíso, promessa que Jesus também deu ao criminoso que estava pendurado em uma árvore para seu lado, e em Apocalipse 21: 3,4, o apóstolo João dá uma descrição de como será a vida no paraíso, visto que haverá libertação das doenças, choro, velhice e morte será uma restauração completa da terra e de seus habitantes .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vamos pensar no que significará ter a vida eterna, ou seja, viver para sempre, nunca seremos oprimidos pelas coisas que tivemos que deixar por fazer. Teremos todo o tempo necessário para realizá-los. Teremos no dia seguinte, na semana seguinte, no ano seguinte, enfim, uma eternidade se estenderá diante de nós, assim como a vida no paraíso para as pessoas que são consideradas ovelhas, ou seja, obedientes, humildes, valentes e dóceis.

Hoje vivemos em um mundo dominado por satanás, mas no paraíso será Jeová que por meio de Jesus dirigirá a humanidade, será como se eles vivessem conosco, vão eliminar o sofrimento, a morte, a tristeza, todas as lembranças das coisas por que passamos este mundo não será mais lembrado e haverá uma ressurreição.

Que missão Jesus terá completado após os 1.000 anos, e o que ele fará então?

Jesus Cristo e aqueles que governam com ele levarão os seres humanos obedientes à perfeição. Então, no final de seu governo de 1.000 anos, Jesus entregará o Reino e agora a humanidade perfeita a seu pai e se submeterá a Jeová, cumprindo assim o propósito original de Deus de que toda a sua criação o adore como o soberano universal.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus conduzirá seres humanos perfeitos que vivem na Terra, que mantêm sua integridade e se mostram fiéis ao governo de Deus para serem declarados justos pelo Juiz Jeová. A esses inocentes, ele os declarará dignos da vida eterna e lhes atribuirá o direito de uma vida eterna em felicidade no paraíso terrestre. Livres de toda condenação, então esses obedientes viverão verdadeiramente do ponto de vista perfeito de Deus.

O Dicionário Teológico do Novo Testamento (volume IV, página 206) diz: “Quando Cristo tiver vencido todos os poderes, ele se submeterá a Deus Pai. Quando Jesus completar a missão que Jeová lhe deu, ele entregará o Reino a seu pai e agora a humanidade perfeita. Este ato representa a grande humildade de Jesus e o respeito e carinho que ele tem por seu pai, porém, tenhamos consciência de que, como diz João 14: 6, Jesus continuará a ser “o caminho, a verdade e a vida”.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

1 Coríntios 15: 24-28: O governo milenar de Jesus terá cumprido plenamente seu propósito. A Terra, antes um foco de rebelião, terá sido restaurada a uma posição plena, limpa e indiscutível no domínio do Soberano Universal. Não restará nenhum governo entre Jeová e a humanidade obediente. Os que são fiéis a Jeová terão um futuro maravilhoso. O objetivo do reinado de Jesus terá sido cumprido. Profundamente satisfeito, ele devolverá autoridade a Jeová e entregará a humanidade, que já terá alcançado a perfeição.

LIÇÕES DOS TEXTOS

1 Coríntios 15:28, no texto vemos que uma vez que a Soberania de Jeová seja resolvida e os problemas da humanidade resolvidos, Jesus entregará todo o Reino ao seu Pai e isso é importante porque nos dá a certeza de que seu reino será eterno Pois Jeová fará com que este Reino continue a existir por toda a eternidade.

1 Coríntios 15:27,  também nos mostra a quem devemos dirigir nossas orações, por exemplo, os seguidores cristãos de Jesus Cristo também reconhecem a liderança suprema de Jeová, ou seja, Jeová é o poderoso, ele é o rei do universo e ele é o mais elevado Por isso, nossas orações nunca devem ser dirigidas a Jesus, elas passam por ele, mas são dirigidas a Jeová e nós, por meio de nossas orações, estamos reconhecendo nosso Pai e Deus Todo-Poderoso.

1 Coríntios 15:27, desse texto o que aprendemos é submissão, porque sempre haverá uma ordem estabelecida, por exemplo Jeová depois Jesus e no caso da congregação então os anciãos e no caso de casamento também há uma ordem estabelecido, o que me ensina é que devemos aprender a respeitar essa ordem estabelecida, já que até mesmo Jesus nos deixou seu exemplo ao submeter-se a essa mesma ordem.

1 Coríntios 15:26, vemos como Jeová considera a morte seu inimigo, embora se pensarmos nisso, a morte não tem domínio sobre Deus e Jesus ou seus filhos celestiais, mas o que vemos é que a morte tem domínio sobre seus servos que estão aqui na terra, por isso Jeová considerava a morte um inimigo, pois ameaça seus servos e o que nos ajuda a ver então é o grande amor que Jeová tem por nós, e por isso sabemos que ele cumprirá todas as promessas como a ressurreição para que possamos desfrutar de uma vida plena e, neste caso, a morte não nos causará mais danos.

1 Coríntios 15:25, o texto fala de todos os inimigos de Deus que serão colocados sob seus pés, e isso não se refere apenas a Satanás e seus demônios, mas também aos inimigos de Deus, são todos eles que não aceitam o Reino de Deus ou quem não põe em prática os seus mandatos, este texto deve ser muito útil para que façamos uma autoavaliação e vejamos se realmente apoiamos o Reino de Deus ou talvez sejamos inimigos por não fazer nada por este Reino.

1 Coríntios 15:24,  também nos lembra do que estudamos ao longo deste livro, que ele veio com um propósito que era o Reino de Deus e vemos que nada o deteve, então ele cumpriu o que Jeová lhe havia pedido. Portanto, temos esperança de que o que esse texto diz que Jesus vai destruir todo governo, porque também se cumprirá, ele já cumpriu algumas promessas na antiguidade, e ele também cumprirá isso e nós depois que Jesus cumprir sua promessa receberemos as bênçãos que ele prometeu quando esteve aqui na terra.

1 Coríntios 15:24, esses textos nos asseguram que o resultado de o filho entregar o Reino a seu Deus e pai é que o Reino se torna propriedade de Jeová, portanto não há Reino secundário deixado entre o senhor soberano Jeová e humanidade, com isso aprendemos que toda a criação, tanto no céu quanto na Terra, juntas, terá um relacionamento pleno com Jeová Deus, por isso será emocionante participar com nossas vozes no louvor de nosso magnífico criador e provedor. por sua bondade indescritível, como diz um Salmo, tudo que respira louvaremos a Jeová.

Apocalipse 20: 1,2, este é o único lugar na Bíblia onde um período de 1000 anos é mencionado, por isso é a base bíblica para ter esperança no milênio, com isso aprendemos que ao longo da história humana as igrejas de A cristandade rejeitou a esperança milenar, o dogma eclesiástico é que os justos vão para o céu e os ímpios vão para o inferno, visto que não deixam lugar para um paraíso terrestre, mas não é o caso das Testemunhas de Jeová, acreditamos firmemente que Jeová Deus Ele fez a terra para ser habitada e, durante o reinado de mil anos de Cristo, garantirá que a vontade de Jeová seja realizada na terra, assim como é feita no céu.

Mateus 25:46, Jesus em seu papel de juiz ditará a sentença e seu julgamento será baseado no que cada pessoa mostrou ser, naquele momento a distinção entre um justo e um ímpio ficará clara, com isso aprendemos que é importante mostrar as características de ovelhas e apoiar ativamente os irmãos de Cristo, assim teremos uma decisão favorável de vida eterna, ao contrário de que se nossas características forem de bodes teremos uma condenação de destruição eterna, para que sejamos uma das pessoas que ajudam os irmãos de Cristo, apoiando-os ativamente nas diferentes facetas do caminho. Assim, possivelmente, temos uma condição justa diante de Deus.

Lucas 23:43, Jesus deu ao ofensor a esperança de viver no paraíso, a bíblia ensina que os justos viverão no paraíso, com isso aprendemos que devido às diferentes crenças que as pessoas têm sobre o paraíso, temos a responsabilidade e privilégio de ensiná-los que as Sagradas Escrituras dizem que o paraíso será na terra, eles também aprenderão o que agrada a Jeová e que seus mandamentos não são difíceis de cumprir, assim eles compreenderão que Jeová está disposto a recompensar sua obediência, concedendo-lhes entrada no paraíso.

Apocalipse 5:10, aqueles que governam no céu com Cristo terão sido homens e mulheres que viveram na terra, com isso aprendemos que quando eles viveram na terra experimentaram sentimentos humanos, portanto, é certo que eles serão compassivos e compreensivos Com seus súditos humanos, em seu papel de reis e sacerdotes, eles nos ajudarão a transformar nossas personalidades até que recuperemos nossa saúde física, mental e espiritual, essa disposição divina da parte de Jeová nos mostra que os benefícios desses reis e sacerdotes serão eternos.

Comentários