Estudo da Sentinela, semana de 2 a 8 de novembro de 2020, Você está disposto a ser um pescador de homens?, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 2 a 8 de novembro de 2020, Você deseja ser um pescador de homens?, Respostas sublinhadas.
1. Que convite Jesus fez a quatro pescadores e como eles reagiram?
OS discípulos Pedro, Andrés, Santiago e Juan estavam engajados na pesca. Certamente eles ficaram muito surpresos quando Jesus lhes fez este convite: "Siga-me e eu os farei pescadores de homens." * Mas como eles reagiram? A Bíblia diz: “Imediatamente eles deixaram suas redes e o seguiram” (Mateus 4: 18-22). Essa decisão mudaria suas vidas para sempre, pois eles iriam da pesca de peixes para a pesca de homens (Lucas 5:10). Hoje, Jesus faz o mesmo convite a pessoas sinceras que amam a verdade (Mt 28:19, 20). Você aceitou o convite de Jesus para se tornar um pescador de homens?
2. Por que devemos levar a sério a decisão de nos tornarmos pescadores de homens, e o que nos ajudará a dar esse passo?
É verdade que ao aprender sobre a Bíblia todos temos o desejo de torná-la conhecida e queremos progredir o mais rápido possível, mas também é bom ter paciência e meditar antes de tomar uma decisão que mudará nossas vidas. E o que pode nos ajudar a dar esse grande passo é pensar em André e Pedro, é verdade que eles tomaram uma boa decisão de seguir a Cristo, mas antes de fazer isso conheciam Jesus sem dúvida, embora não hesitassem em segui-lo. Sim, eles ponderaram essa decisão e as mudanças importantes que ela representou em suas vidas.
Você pode estar estudando a Bíblia há algum tempo e já decidiu se deseja ser um publicador das boas novas. Você está em dúvida se deve aceitar o convite de Jesus? Bem, não desanime. Essas dúvidas são prováveis porque você sabe o quão importante é essa decisão. É verdade que a Bíblia diz que Pedro e seus companheiros deixaram as redes "imediatamente". Mas Pedro e seu irmão, Andrés, não tomaram essa decisão sem pensar. Eles conheceram e aceitaram Jesus como o Messias por mais de seis meses (João 1: 35-42). Da mesma forma, talvez você já tenha aprendido muito sobre Jeová e Jesus e queira continuar a progredir. Mas, antes de tomar essa decisão, você precisa pensar em tudo o que isso acarreta. O que ajudou Pedro, Andrés e outros a aceitá-lo?
3. Quais são as quatro coisas que nos ajudarão a aceitar o convite de Jesus?
Os primeiros discípulos de Jesus tinham motivação, conhecimento, coragem e disciplina. Tudo isso sem dúvida os ajudou a serem hábeis pescadores de homens. Este artigo nos ajudará a ver como seguir seu exemplo.
FORTALECER SUA MOTIVAÇÃO
4. Por que Pedro foi pescar?
Pedro pescava para sustentar a família. Mas para ele era mais do que um trabalho; Aparentemente, ele adorava pescar (João 21: 3, 9-15). E também aprendeu a amar o trabalho de pesca dos homens. Com a ajuda de Jeová, ele se tornou muito hábil. - Atos 2:14, 41.
5. a) De acordo com Lucas 5: 8-11, por que Pedro estava com medo? b) Se um aluno se sente como o Pedro, o que o pode ajudar?
Nosso principal motivo para pregar é o amor a Jeová. Se temos sentimentos de insegurança, esse amor pode nos ajudar a superá-los. Quando Jesus convidou Pedro para se tornar um pescador de homens, ele lhe disse: “Não tenha mais medo” (leia Lucas 5: 8-11) . para). Não que Pedro tivesse medo do que poderia acontecer se ele se tornasse um discípulo. Mas Jesus tinha acabado de usar seu poder para fazê-los pescar um grande número de peixes, e Pedro ficou tão surpreso que se sentiu indigno de trabalhar com Jesus. E você? Você fica surpreso ao pensar em tudo o que significa ser um discípulo de Cristo? Nesse caso, b). Você pode nos ajudar a fortalecer nosso amor a Jeová, Jesus e ao nosso próximo, e assim ficará motivado a aceitar o convite de Jesus de se tornar pescador de homens. - Mateus 22:37, 39; João 14:15.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Pedro e três outros discípulos estão lutando para colocar uma rede cheia de peixes em seu barco. 2. Duas irmãs conversam animadamente enquanto pregam. Pedro e outros se tornaram pescadores de homens. Este trabalho que salva vidas continua até hoje.
6. Que outras razões nos motivam a pregar?
Vejamos outras razões que nos motivam a pregar. Uma é que queremos obedecer a esta ordem de Jesus: “Ide e fazei discípulos” (Mt 28:19, 20). Outra é que as pessoas são "maltratadas e negligenciadas" e precisam desesperadamente aprender a verdade do Reino (Mt 9:36). Jeová deseja que todos os tipos de pessoas tenham um conhecimento exato da verdade e sejam salvas. - 1 Tim. 2: 4.
7. Como Romanos 10: 13-15 mostra a importância da pregação?
Uma coisa que o motivará a pregar é pensar sobre o efeito que esse trabalho pode ter. O pescador pega peixes para vender ou comê-los, mas nós “pegamos” pessoas para salvar suas vidas (leia Romanos 10: 13-15; 1 Timóteo 4:16).
AUMENTE SEU CONHECIMENTO
8, 9. O que um pescador deve saber e por quê?
Na época de Jesus, os pescadores israelitas tinham que saber que tipo de peixe eles podiam pescar (Lv 11: 9-12). Eles também precisavam saber onde encontrá-los. Porque os peixes tendem a estar em áreas onde as condições da água são melhores para eles e onde há comida suficiente. E faz diferença a que horas os pescadores saem para trabalhar? Vejamos a conversa entre um irmão de uma ilha do Pacífico e um missionário. O irmão o convidou para pescar e o missionário disse-lhe: “Até amanhã às nove da manhã”. Mas o irmão respondeu: “Isso não funciona assim. O tempo depende dos peixes, não de nós ”.
Da mesma forma, os pescadores de homens do primeiro século iam pescar nas horas e nos lugares onde tinham maior probabilidade de encontrar peixes. Por exemplo, os discípulos de Jesus pregaram no templo, nas sinagogas, de casa em casa e na praça do mercado (Atos 5:42; 17:17; 18: 4). Também devemos conhecer bem os costumes das pessoas que vivem na região onde pregamos. Devemos ser flexíveis e pescar onde e quando temos mais probabilidade de encontrar pessoas (1 Coríntios 9: 19-23).
ILUSTRAÇÃO
Ao amanhecer, um pescador lança sua rede na água.
1. Bons pescadores trabalham quando e onde os peixes são mais prováveis de serem encontrados.
Que ferramentas a organização de Jeová nos dá?
Os pescadores precisam ter as ferramentas certas e saber como usá-las. E nós também. Jesus deu aos seus discípulos instruções muito claras sobre como pescar para os homens. Ele disse a eles o que levar, onde pregar e o que dizer (Mt 10: 5-7; Lc 10: 1-11). Hoje, a organização de Jeová nos dá o kit didático, que contém ferramentas que se mostraram muito úteis, e nos ensina como usá-las. * Este treinamento nos ajuda a ter a confiança e habilidade de que precisamos para fazer bem o nosso trabalho (2 Timóteo 2:15).
ILUSTRAÇÃO
Ao anoitecer, dois pescadores consertam sua rede.
2. Bons pescadores sabem usar bem as ferramentas certas.
SEJA CORAJOSO
11. Por que devemos nós, pescadores de homens, ser corajosos?
Para ser pescador é preciso ter coragem, porque o mar é imprevisível, muitas vezes é preciso trabalhar à noite e de repente podem formar-se tempestades. Nós, pescadores de homens, também devemos ser corajosos. Quando começamos a pregar e nos identificar como Testemunhas de Jeová, podem surgir “tempestades”, como oposição de nossas famílias, ridicularização de nossos amigos e rejeição de nossa mensagem pelas pessoas. Mas nada disso nos surpreende, porque Jesus avisou que enviaria seus seguidores em meio a um povo hostil (Mt 10:16).
12. De acordo com Josué 1: 7-9, o que nos ajudará a ser corajosos?
O que o ajudará a ser corajoso? Primeiro, esteja certo de que Jesus continua a dirigir essa obra do céu (João 16:33; Ap 14: 14-16). Depois, fortaleça sua fé de que Jeová cumprirá sua promessa de cuidar de você. - Mateus 6: 32-34. Quanto mais forte sua fé, mais corajoso você será. Pedro e os outros mostraram que tinham muita fé quando deixaram seus negócios para seguir Jesus. Você também mostrou isso quando disse a seus amigos e familiares que começara a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e a assistir às reuniões delas. E certamente você fez mudanças importantes na maneira de viver e agir para defender os padrões justos de Jeová. Assim, ele também mostrou que tem fé e coragem. Por continuar a se esforçar para ser corajoso, você pode confiar que Jeová estará com você onde quer que você vá. - Leia Josué 1: 7-9.
ILUSTRAÇÃO
À noite, os dois pescadores coletam a rede durante uma tempestade.
3. Bons pescadores trabalham com coragem em qualquer situação.
13Como a oração e a meditação o ajudarão a ser corajoso?
O que mais o ajudará a ser corajoso? Por outro lado, peça coragem a Jeová em oração. - Atos 4:29, 31. Ele responderá às suas orações e nunca o abandonará. Sempre estará lá para apoiá-lo. Por outro lado, pondere o que Jeová fez para salvar seus servos no passado. Pense também em como isso o ajudou a superar as dificuldades e a ter força para fazer mudanças em sua vida. Se você fez seu povo cruzar o Mar Vermelho, não tenha dúvidas de que isso pode ajudá-lo a ser um discípulo de Cristo (Êxodo 14:13). Seja tão confiante quanto o salmista que disse: “Jeová está do meu lado, não terei medo. O que o homem pode fazer comigo? " (Salmos 118: 6).
14. O que as experiências de Masae e Tomoyo ensinam a você?
Nos ensina a não ter medo de falar em público ou por causa da recusa do território, podemos seguir o excelente exemplo dessas irmãs, ou seja, ver nas provações uma oportunidade para Jeová nos mostrar sua proteção e ajuda, quando meditamos nisso sabemos que não importa o que aconteça, Jeová sempre estará conosco.
Algo que também o ajudará é pensar em como Jeová ajudou pessoas tímidas a serem corajosas. Vejamos o caso de uma irmã chamada Masae. Ela era tão tímida que parecia que nunca seria capaz de falar sobre suas crenças em público. A simples ideia de conversar com estranhos era tão difícil quanto escalar uma montanha muito alta. Por isso, ele fez um esforço especial para aprofundar seu amor a Deus e ao próximo. Ela refletiu sobre a urgência dos tempos em que vivemos e pediu a Deus que a ajudasse a aumentar seu desejo de pregar. Dessa forma, ela conseguiu superar seus medos e até serviu como pioneira regular. Jeová também pode ajudar os novos publicadores a serem corajosos, como Josué 1: 7, 9. Veja o que aconteceu com uma irmã chamada Tomoyo. No dia em que ele começou a pregar de casa em casa, na primeira porta uma mulher saiu e gritou com ele:“Não quero ouvir das Testemunhas de Jeová!” E ele bateu a porta. Sem desanimar, Tomoyo disse ao parceiro: “Você viu isso? Eu não disse nada, e a senhora já sabia que eu era Testemunha de Jeová. Que alegria!". Tomoyo agora é pioneira regular.
APRENDA A SER DISCIPLINADO
15. O que significa ser disciplinado, e por que é importante para os cristãos?
Ser disciplinado significa ter a capacidade de nos forçar a fazer o que devemos. Um bom pescador deve ser disciplinado para acordar cedo, ficar até o fim do trabalho e continuar pescando mesmo com mau tempo. Os cristãos também devem ser disciplinados se quisermos perseverar até terminarmos nosso trabalho (Mt 10:22).
16. O que nos ajudará a ser disciplinados?
Os seres humanos não são disciplinados por natureza. Em vez disso, tendemos a seguir a lei do menor esforço. Para ser disciplinado, você precisa de autocontrole. Portanto, se queremos ser capazes de fazer as coisas que achamos difíceis, precisamos de ajuda. E Jeová nos dá essa ajuda por meio de seu espírito santo. - Gal. 5:22, 23.
17. Em 1 Coríntios 9: 25-27, o que Paulo disse que ele tinha que fazer para ser disciplinado?
O apóstolo Paulo era uma pessoa disciplinada, mas admitiu que precisava “bater” no corpo para fazer a coisa certa (leia 1 Coríntios 9: 25-27). Ele ordenou aos cristãos que fossem disciplinados e "fizessem tudo de maneira digna e ordenada" (1 Coríntios 14:40). Isso é o que é necessário para manter um bom programa de atividades espirituais que inclua a participação regular nesta pesca simbólica (Atos 2:46).
NÃO ESPERE MAIS
18. O que temos de fazer para deixar Jeová feliz com nosso trabalho?
Um pescador mede seu sucesso pelo número de peixes que captura. Mas não medimos nosso sucesso pelo número de pessoas que trazemos para a organização de Deus (Lucas 8: 11-15). Se continuarmos a pregar as boas novas e a ensinar outros, Jeová ficará feliz com nosso trabalho. Por quê? Porque estamos obedecendo a ele e a seu Filho (Marcos 13:10; Atos 5:28, 29).
19, 20. Que motivo especial temos para pregar agora?
Em alguns países, a pesca só é permitida durante alguns meses do ano. Com a aproximação do final da temporada, os pescadores sabem que seu trabalho é cada vez mais urgente. Em nosso caso, temos um motivo adicional para pregar agora: que o fim deste sistema está se aproximando aos trancos e barrancos. Resta muito pouco tempo para participar dessa obra que salva vidas. Não pense que para colaborar nesta importante tarefa você tem que esperar até que tenha as circunstâncias ideais (Ec 11: 4).
Este é o momento de fortalecer sua motivação, aumentar seu conhecimento da Bíblia, ser corajoso e aprender a ser disciplinado. Junte-se aos mais de oito milhões de pescadores de homens em todo o mundo e sentirá “a felicidade que vem de Jeová” (Neemias 8:10). Decida-se a participar plenamente nesta obra até que Jeová diga o suficiente. No próximo artigo, discutiremos três maneiras de fortalecer nosso desejo de continuar a pregar as boas novas do Reino.
O QUE O AJUDARÁ A FAZER O SEGUINTE?
Fortaleça sua motivação.
Primeiro, entenda que pregamos por amor a Jeová e Jesus, esse amor nos incita a obedecê-los, é também amor ao próximo, vemos pessoas precisando aprender a verdade sobre as injustiças e maus-tratos que sofrem no mundo.
Ser valente.
Para sermos corajosos, precisamos ler e meditar na Bíblia, dessa forma nosso relacionamento é fortalecido, por isso confiamos na proteção e nas promessas que Jeová nos faz.
Aprenda a ser disciplinado.
A oração pode ser muito útil, ser disciplinado anda de mãos dadas com parte do fruto do espírito que é o autocontrole, da mesma forma devemos seguir o exemplo de Paulo, forçar nosso corpo a obedecer aos mandamentos de Jeová e fazer um esforço extra no seu. serviço.
Comentários
Postar um comentário