Estudo da Sentinela, semana de 16 a 22 de novembro de 2020, Faça bom uso de períodos de paz, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 16-22 de novembro de 2020, Aproveite ao máximo os períodos de paz, respostas sublinhadas.




1. Quando é mais difícil servir a Jeová?

 QUANDO é mais difícil servir a Jeová? Quando enfrentamos dificuldades ou quando vivemos relativamente calmos? Quando temos problemas, imediatamente buscamos a ajuda de Jeová. Mas o que fazemos quando as coisas vão bem? Podemos esquecer o quão importante é servir a Deus? Jeová advertiu os israelitas sobre esse perigo (Deuteronômio 6: 10-12).


2. Que exemplo deu o rei Asa?

O Rei Asa deu um grande exemplo para nós, tomando a sábia decisão de confiar totalmente em Jeová. Não só o serviu em tempos difíceis, mas também em tempos de paz. Desde tenra idade, “Asa servia a Jeová com um coração totalmente dedicado” (1 Reis 15:14, nota).Ele demonstrou isso eliminando a falsa adoração a Judá. A Bíblia diz que ele “removeu os altares de deuses estrangeiros e lugares altos, quebrou as colunas sagradas e derrubou os pilares sagrados” (2 Crônicas 14: 3, 5). Ele até tirou a posição de rainha-mãe de sua avó, Maaca, porque ela havia feito um ídolo para o povo adorar (1 Reis 15: 11-13).

ILUSTRAÇÃO

O Rei Asa ordena que sua avó, Maacá, seja destituída do cargo de rainha-mãe. Um soldado a agarra pelo braço, mas ela resiste. Ao fundo você pode ver aqueles que eram leais a Asa destruindo os ídolos. O rei Asa lutou firmemente contra a adoração falsa. 

3. O que iremos analisar neste artigo?

Asa não se limitou a eliminar a adoração falsa. Ele também ajudou o povo de Judá a adorar a Jeová novamente. Deus abençoou Asa e a nação de Judá com um tempo de paz. * Durante seu reinado, houve um período de paz de dez anos na região (2 Crônicas 14: 1, 4, 6). Neste artigo, veremos primeiro o que Asa fez naquela época. Em seguida, analisaremos o exemplo dos cristãos do primeiro século, que, como Asa, aproveitaram um período de paz. E, por fim, responderemos a esta pergunta: se vivemos em um lugar onde existe liberdade religiosa, como podemos tirar proveito dela?

COMO ELE TOMOU VANTAGEM DE UM TEMPO DE PAZ

4. De acordo com 2 Crônicas 14: 2, 6, 7, como Asa aproveitou um tempo de paz?

(Leia 2 Crônicas 14: 2, 6, 7.) Asa disse ao povo que era Jeová quem lhes dera "paz em toda parte". Mas ele não achou que era hora de pegar leve. Ao contrário, ele começou a construir cidades, muros, torres e portões. Ele disse ao povo de Judá: "O país ainda está em nosso poder." Que quiz dizer? Que eles pudessem se mover livremente pela terra que Deus lhes deu e construir sem a ameaça de nenhum inimigo. É por isso que encoraja o povo a aproveitar bem este período de paz.

5. Por que Asa fortaleceu seu exército?

Asa também aproveitou esse tempo de paz para fortalecer seu exército (2 Crônicas 14: 8). Ele não confiou em Jeová? Naturalmente, ele confiava em Jeová, mas sabia que, como rei, tinha o dever de preparar o povo para as dificuldades que poderiam surgir no futuro. Ele sabia que aquele período de paz em Judá não duraria para sempre, e durou, como veremos mais tarde .

COMO OS CRISTÃOS DO SÉCULO PRIMEIRO TIVERAM UM TEMPO DE PAZ

6. Como os cristãos do primeiro século aproveitaram um período de paz?

Embora os cristãos do primeiro século tenham sofrido perseguições em muitas ocasiões, eles também tiveram alguns períodos de paz. Como eles tiraram vantagem deles? Esses homens e mulheres fiéis se dedicaram a pregar as boas novas. O relato de Atos diz que a congregação cristã "andava no temor do Senhor" e, porque não parava de pregar, "continuava a crescer". É claro que Jeová abençoou o entusiasmo com que pregavam em tempos de paz (Atos 9: 26-31).

7, 8. Explique como Paulo e outros cristãos aproveitaram as oportunidades que se apresentaram.

Os discípulos do primeiro século aproveitaram todas as oportunidades para anunciar as boas novas. Por exemplo, o apóstolo Paulo decidiu ficar em Éfeso quando viu “uma grande porta” aberta para ele pregar e fazer discípulos naquela cidade (1 Cor. 16: 8, 9).

Paulo e outros cristãos viram outra oportunidade de pregar em 49 DC, quando a questão da circuncisão foi resolvida (Atos 15: 23-29). Quando a decisão foi comunicada às congregações, os discípulos fizeram o possível para pregar “as boas novas da palavra de Jeová” (Atos 15: 30-35). Qual foi o resultado? A Bíblia diz que “as congregações continuavam a se firmar na fé e a crescer dia a dia” (Atos 16: 4, 5).

COMO TOMAMOS VANTAGEM DOS PERÍODOS DE PAZ HOJE

9. O que podemos fazer hoje em muitos lugares e o que devemos nos perguntar?

Hoje, podemos pregar livremente em muitos lugares. Se vivemos em um país onde existe liberdade religiosa, perguntemo-nos: "Estou aproveitando bem isso?" Nestes últimos dias, a organização de Jeová está empenhada na maior campanha de pregação e ensino de todos os tempos. - Marcos 13:10. Quão emocionante e quantas mais oportunidades de trabalho os servos de Jeová têm!

10. O que 2 Timóteo 4: 2 nos incentiva a fazer?

Se vivemos em um período de paz, como podemos tirar proveito disso? (Leia 2 Timóteo 4: 2). Vamos analisar nossas circunstâncias. Vamos pensar se nós ou um membro de nossa família podemos fazer mais na pregação ou mesmo ser pioneiros. Este não é o momento de acumular dinheiro e coisas materiais, que no final serão perdidas na grande tribulação (Pv 11: 4; Mt 6: 31-33; 1 João 2: 15-17).

11. O que alguns publicadores fizeram para pregar ao maior número de pessoas possível?

Muitos publicadores aprenderam outro idioma para pregar e ensinar outras pessoas. Para apoiá-los, a organização de Jeová produz informações bíblicas em um número cada vez maior de idiomas. Por exemplo, em 2010, houve publicações em cerca de 500 idiomas. Mas agora já ultrapassamos 1.000.

12. Como as pessoas se sentem ao ouvir a mensagem do Reino em seu idioma nativo? Dê um exemplo.

Como as pessoas se sentem ao ouvir falar de Jeová em sua língua materna? Vamos pensar na seguinte experiência. Uma irmã participou de uma assembléia realizada em Memphis, Tennessee, EUA, em sua língua nativa, Kiniaruanda, que é falada principalmente em Ruanda, na República Democrática do Congo e em Uganda. Depois da assembléia, ele disse: "Estou na América há dezessete anos e esta é a primeira vez que entendo completamente um programa espiritual." É claro que ouvir a informação em sua língua tocou seu coração. Se nossas circunstâncias permitirem, por que não aprendemos outro idioma para ajudar algumas das pessoas no território? Já pensamos que eles responderiam melhor se pregarmos a eles em sua língua? Sem dúvida, o esforço vale a pena.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: Um casal simplifica sua vida para ir servir em um lugar onde a ajuda é necessária. 1. O casal embala suas coisas em caixas e uma mala. 2. O mesmo casal, agora em outro país, participa da pregação. A esposa discute as informações em um folheto com uma senhora. Muitos cristãos têm recebido grandes bênçãos por servir em outro país ou por pregar para quem fala outro idioma.

13. Como nossos irmãos na Rússia aproveitaram um período de paz?

Nem todos os nossos irmãos podem pregar livremente, porque em alguns lugares os governos restringiram nosso trabalho. Sem ir mais longe, vamos pensar em nossos irmãos na Rússia. Após décadas de perseguição, em março de 1991 a obra foi legalizada. Naquela época, havia cerca de 16.000 publicadores. Vinte anos depois, havia mais de cento e sessenta mil. É claro que nossos irmãos aproveitaram bem o tempo. E embora a paz não durasse, eles continuam a servir a Jeová com entusiasmo e a fazer tudo o que podem, apesar das circunstâncias.

OS TEMPOS DE PAZ ACABARÃO

14, 15. Como Jeová usou seu poder para ajudar Asa?

Voltemos aos dias de Asa. A paz desfrutada pela nação de Judá acabou, quando um exército etíope de um milhão de soldados veio atacá-la. O comandante deles, Zérah, estava convencido de que eles derrotariam Judá. Mas Asa confiou em Jeová. Por isso, rogou-lhe: “Ajuda-nos, Jeová, nosso Deus, porque em ti confiamos, e é em teu nome que viemos enfrentar esta multidão” (2 Crô. 14:11).

Embora o exército etíope tivesse quase o dobro de soldados do exército de Judá, Asa sabia que Jeová tinha o poder de ajudar seu povo. E Jeová não o desapontou. O exército etíope sofreu uma derrota humilhante (2 Crônicas 14: 8-13).

ILUSTRAÇÃO

O rei Asa monta em seu cavalo para lutar com seus soldados. Eles estão indo para lutar com um gigantesco exército etíope. Quando um exército gigantesco atacou Judá, o Rei Asa apelou a Jeová por ajuda, e Jeová lhe deu a vitória.

16. Como sabemos que a paz que temos vai acabar?

Embora não saibamos exatamente o que espera cada servo de Deus, o que sabemos é que a paz de que agora podemos desfrutar acabará. Lembre-se de que Jesus predisse que nos últimos dias "todas as nações" odiariam seus discípulos (Mt 24: 9). O apóstolo Paulo disse algo semelhante: "Todos os que desejam viver devotamente a Deus em união com Cristo Jesus também serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12). Além disso, Satanás está "cheio de fúria", e seria ingênuo de nossa parte pensar que de alguma forma escaparemos de seus ataques (Ap 12:12).

17. De que maneiras nossa fé pode ser testada?

Em um futuro próximo, a fé de todos os cristãos será testada. Em breve, "haverá uma grande tribulação". A Bíblia diz que, “desde o princípio do mundo até agora, não houve igual tribulação” (Mateus 24:21). Durante esse tempo, nossos familiares podem se voltar contra nós e nosso trabalho pode ser proibido. - Mateus 10:35, 36. Perguntemos a nós mesmos: "Serei como Asa e confio que Jeová me ajudará e me protegerá?"

18. De acordo com Hebreus 10:38, 39, o que nos ajudará a estar preparados para o que está por vir?

Jeová deseja que estejamos preparados para o que está por vir, e é por isso que ele tem fortalecido nossa fé. Ele está usando o “escravo fiel e sábio” para nos dar “alimento no tempo devido” para nos ajudar a permanecer firmes (Mt 24:45). Mas a nossa vez é fortalecer ao máximo nossa fé em Jeová. - Leia Hebreus 10:38, 39.

19, 20. Levando em consideração o que diz 1 Crônicas 28: 9, o que devemos nos perguntar, e por quê?

Como o rei Asa fez, devemos buscar a Jeová. - 2 Crô. 14: 4; 15: 1, 2. Começamos a procurá-lo quando o conhecemos e fomos batizados. E agora devemos continuar a usar todas as oportunidades para fortalecer nosso amor por ele. Para saber se estamos, vamos nos perguntar: "Eu me esforço para ir a todas as reuniões?" Neles recebemos o encorajamento necessário para continuar servindo a Jeová e ter a companhia de nossos irmãos. - Mateus 11:28. Também poderíamos nos perguntar: "Tenho um bom estudo pessoal?" Se moramos com nossa família, fazemos culto familiar todas as semanas? Ou, se moramos sozinhos, reservamos um tempo para estudar, assim como fazem as famílias? Estamos fazendo o nosso melhor para pregar e ensinar os outros?

Por que devemos nos fazer essas perguntas? A Bíblia diz que Jeová examina nossos pensamentos e o que há em nosso coração. Portanto, devemos também (leia 1 Crônicas 28: 9). Se acharmos que precisamos mudar nossos alvos, atitude ou modo de pensar, peçamos a ajuda de Jeová. A hora de se preparar para as provações que virão é agora. Portanto, se vivemos um período de paz, nada nos impeça de fazer um bom uso dela.

 O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

 Como o rei Asa e os cristãos do primeiro século tiraram proveito dos tempos de paz?

Asa sabia que o período de paz pelo qual estava passando não duraria para sempre, então ele agiu sobre o assunto, fortaleceu seu exército, construiu cidades, muros, torres e portões, ele sabia que não era hora de relaxar.

Como podemos aproveitar os períodos de paz hoje?

Hoje a organização de Jeová está trabalhando na maior campanha de pregação e ensino e cada um de nós pode analisar nossas circunstâncias para fazer mais pela pregação, não é hora de focar em coisas materiais, vamos estabelecer metas, por exemplo, poderíamos aprender outro idioma e assim ajudar para que mais pessoas possam ouvir as verdades bíblicas em sua língua nativa.

O que sabemos que acontecerá no futuro próximo?

Graças ao amor que Jeová tem por nós, sabemos que o período de paz em que vivemos terminará e enfrentaremos a grande tribulação, mas não estamos sozinhos, porque Jeová quer que estejamos preparados para que ele use o escravo fiel para fortalecer nossa fé e nos dar comida espiritual conforme necessário, esforcemo-nos para apreciar isso e nos preparar para as provações que virão.

Comentários