Encontré Joyas Espirituais 2020, Semana de 23 a 29 de novembro, Levítico 6 a 7, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 23-29 de novembro de 2020, LEVÍTICO 6-7, Respostas.

 




Encontré Joyas Espirituais (10 min.)


Le 6:13. De acordo com uma tradição judaica, qual é a origem do fogo do altar, mas o que a Bíblia diz? (it-1.970).


De acordo com a tradição judaica, é mencionado que eles acreditavam que Deus acendeu milagrosamente o fogo no altar. Porém, este não é o caso, visto que nas escrituras está indicado que os filhos de Arão tiveram que colocar fogo no altar e colocar em ordem as linhas no fogo antes de colocar o sacrifício no altar, então podemos notar que a origem do o fogo foi realmente feito pelos próprios israelitas.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS


E também nas Escrituras é mencionado que o fogo consumia a oferta que estava no altar, então vemos que aquele fogo milagroso não era para acender a lenha que estava sobre o altar, mas para consumir o holocausto e os pedaços de gordura que estavam sobre o Altar, e a razão pela qual o fogo continuou a arder provavelmente foi devido à combinação dele vindo de Deus e o que já estava no Altar.


Além disso, conforme mencionado no Livro Insight, a Bíblia também fala sobre outros exemplos de um fogo milagroso de Jeová, por exemplo, quando ele consumiu os sacrifícios depois que Salomão concluiu a oração no momento da dedicação do templo ou também quando o Elias e o Rei Davi fizeram ofertas a Jeová.


Le 6:25. Como as ofertas pelo pecado eram diferentes das ofertas queimadas e das ofertas pacíficas? (sim 27, parágrafo 15).


O Insight Book explica que, ao contrário de ofertas queimadas e ofertas pacíficas que eram voluntariamente oferecidas em nome de indivíduos, as ofertas pelo pecado eram obrigatórias.


RESPOSTA OPCIONAL


A diferença era que as ofertas pelo pecado eram obrigatórias, oferecidas quando pecados involuntários ou equivocados eram cometidos, e expiação ou perdão eram exigidos, enquanto os holocaustos e ofertas pacíficas eram oferecidos voluntariamente em favor de indivíduos para expressar agradecer ou celebrar a condição de paz com Deus desfrutada por aqueles que têm sua aprovação.


COMENTÁRIO ADICIONAL


Portanto, vemos que nos tempos antigos uma oferta pelo pecado tinha que ser feita quando pecados involuntários ou equivocados eram cometidos e o tipo de animal oferecido dependia de quem o pecado tinha sido cometido, se pelo sacerdote, o povo como um todo, um diretor ou uma pessoa comum.


Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?


SOBRE JEOVÁ


Levítico 6: 4,5 , nos ensina sobre Jeová o senso de justiça já que três coisas eram exigidas, por exemplo, se o ladrão queria ser perdoado, ele tinha que fazer um sacrifício de animal, depois a devolução das coisas roubadas e uma multa do 20 por cento, para que o pecador pudesse ser perdoado e a vítima obtivesse o que é justo, ou seja, o que lhe havia sido roubado e ainda assim obtivesse uma porcentagem a mais do que o furto que lhe foi feito.


Levítico 6: 1-7 nos ensina que Jeová é misericordioso, visto que indica claramente os passos a seguir se alguém deseja obter perdão, hoje, por exemplo, sabemos que Jeová continua a fornecer essa ajuda aos que pecaram para que voltem ao caminho certo pois ele está satisfeito por estarmos fazendo o nosso melhor para corrigir nossos erros neste caso.


Levítico 7: 23,24 , ao meditarmos nos diferentes aspectos da lei mosaica podemos perceber a sabedoria de Jeová embora a lei cumprisse principalmente aspectos proféticos, também encontramos nela estipulações dietéticas, como a proibição de comer gordura de animais que promovessem a boa saúde Entre os israelitas, isso me ensina que embora a Bíblia não seja um livro de nutrição, observar esse bom conselho a respeito da gordura nos faz sentir uma grande admiração pela riqueza de sabedoria que nosso Deus Jeová tem, ao mesmo tempo em que sentimos apreço pelos A Palavra de Deus nos convida a ter bons hábitos alimentares que contribuem para uma boa saúde e uma sensação de bem-estar em nossas vidas.


Levítico 6: 4-7 , de acordo com a lei mosaica, no caso de um israelita cometer um crime grave ao se apropriar com furto, extorsão ou fraude de bens, ela deve tomar três medidas para obter o perdão de Deus, devolver os artigos, pagar à vítima um sobrecarregar o valor dos bens roubados e apresentar um carneiro como oferta pela culpa, isso me ensina que Jeová se agrada que façamos todo o possível para corrigir os erros que prejudicaram outra pessoa, por isso talvez tenhamos que reconhecer a culpa e até oferecer nossas desculpas à vítima, então devemos ir a Deus em virtude do sacrifício de Cristo, desta forma teremos a certeza de ter recebido seu perdão.


Le 6: 2 . Jeová não tolerava que um israelita enganasse seu vizinho, então era como se aquele israelita se comportasse de maneira infiel contra o próprio Jeová, por isso podemos reconhecer que Jeová espera que nos demos bem com nossos vizinhos, especialmente com aqueles que também servem a ele que são nossos Irmãos de fé, se tivermos laços de fraternidade, Jeová ficará feliz em ver que demonstramos a qualidade que identifica seus servos, o amor.


Le 6: 1, 8, 19, 24 . Visto que ainda havia instruções sobre o procedimento das ofertas que deveriam ser feitas no tabernáculo, vemos que Jeová mantinha comunicação constante com Moisés, para que pudesse ser feito como ele havia dito, atualmente Jeová mantém comunicação constante por meio de seu escravo fiel e prudente para continuar recebendo suas instruções.


Le 7: 11,12 . As ofertas pacíficas também serviam como um sinal de gratidão a Jeová, os israelitas tinham motivos para isso porque receberam bênçãos, provisões e sinais de amor de Jeová e isso os motivou a agradecê-lo de alguma forma, Jeová continua a abençoar seus servos e Queremos agradecê-lo de muitas maneiras, por exemplo, apoiando sua organização e participando da pregação das boas novas.


O MINISTÉRIO


Levítico 6:10 , assim como o sacerdote tinha que se vestir de maneira prudente para a atividade que iria realizar, nós, como cristãos hoje, devemos vestir-nos de maneira digna em nossas reuniões que temos todas as semanas, e não esquecer que estamos no lugar onde recebemos alimento espiritual de Jeová.


Levítico 6: 8,9 , as ofertas queimadas podem consistir em um novilho, um carneiro, um bode ou uma pomba ou uma rola dependendo dos recursos financeiros de quem faz a oferta. Hoje, embora nossas circunstâncias não nos permitam dar muito a Jeová, ele aceita o melhor sacrifício de louvor, embora nossas circunstâncias não possam provar que dão muito, podemos dar o melhor a Jeová, por exemplo, nossa frequência às reuniões, pregação de nossos comentários e Desse modo, estamos fazendo o nosso melhor para Jeová e não nos esquecendo que devemos fazer isso de boa vontade e de coração.


Levítico 7: 3,4 , este texto em particular nos mostra que a gordura era a melhor porção e é por isso que pertencia e foi dada a Jeová, então isso nos lembra que devemos dar o nosso melhor a Jeová e algumas das maneiras É o nosso tempo e energia, pois devemos servir e adorar apenas a Jeová, e não buscar coisas materiais neste mundo em que vivemos.


Levítico 6: 2-7 , neste texto menciona que Israel teve que devolver o valor do valor fraudado e teve que compensá-lo integralmente e adicionar um quinto do seu valor como resultado de seu pecado, da mesma forma se hoje um cristão sabe que seu irmão tem algo contra ele, ele não pode esperar que Deus aceite sua adoração, até que primeiro conserte o mal com seu irmão, é por isso que ao consertar as coisas o cristão não deve fazer isso com relutância, mas com todo o seu coração generosamente reconhecendo humilde e totalmente o mal que ele cometeu.


Levítico 7: 26,27 , este é um texto que pode nos ajudar muito no ministério a esclarecer a questão do sangue, visto que como Jeová disse aos israelitas que não deveriam comer sangue e o assunto era tão grave que quem o fez Teve que ser eliminado do povo, o que nos dá a entender que os cristãos de hoje também devem se abster de sangue e poderíamos até usar outros textos como Atos capítulo 15 versículos 28 e 29.


Levítico 7: 11,12 , fala sobre os sacrifícios de paz que eram por gratidão, hoje por exemplo não fazemos mais esse tipo de sacrifício, mas através da oração podemos dar graças a Jeová e também através do nosso serviço a ele, por exemplo, através Participar ativamente na obra de pregação é um sinal de apreço a Jeová pelas coisas que ele nos deu.


Levítico 7: 26,27 , neste texto vemos que os israelitas não deveriam comer sangue visto que aos olhos de Deus o sangue representa a vida, este texto é muito bom para usar na pregação, pois podemos fazer o chefe de família raciocinar que ainda hoje se espera que os verdadeiros adoradores se abstenham de sangue, visto que, para Jeová, sangue representa vida.


Le 6: 8,9 . Arão e seus filhos constantemente recebiam instruções de Jeová, visto que iriam realizar um serviço sagrado, em outras palavras, eles estavam sendo treinados para isso, da mesma forma devemos realizar um serviço sagrado para Jeová e como exemplo, constantemente recebemos treinamento sobre como pregue as boas novas às pessoas, mesmo em situações adversas.


Levítico 6:25 , de acordo com a lei do passado, quando um pecado era cometido um animal tinha que ser sacrificado para receber o perdão de Jeová, hoje isso nos incentiva a sermos capazes de confessar nossos pecados e buscar o perdão de Jeová e podemos fazer isso mostrando que sentimos profundamente no coração e mostrando-os com nossas ações. Jeová sem dúvida mostrará seu perdão e nós realmente ficaremos felizes com ele.


Le 7:14 . Quando algo era oferecido como oferta a Jeová, os sacerdotes recebiam parte das ofertas para sustentar seu trabalho no tabernáculo, na verdade era considerado uma porção sagrada para Jeová, atualmente podemos apoiar tanto Jeová quanto sua organização quando damos parte de nosso tempo, recursos e energia para apoiar os interesses do Reino.


Levítico 7:11 , neste texto vemos que Jeová permitiu que qualquer um que fizesse um sacrifício de comunhão que foi chamado assim porque a pessoa que fez esse sacrifício era como se estivesse compartilhando a comida ou tivesse comunhão com Jeová e com o sacerdote , então Jeová deu aos israelitas o privilégio de compartilhar com pessoas espirituais, como o sacerdote, bem como com o próprio Jeová, por isso ainda hoje podemos imitar esse exemplo convidando nosso irmão superintendente para almoçar, pois é um privilégio, porque exemplo, quando temos a visita, poderíamos definir essa meta.


OUTROS TEMAS


Levítico 7:15 , como este texto nos mostra, o Sacerdote participava de comer a carne do sacrifício, isso significa que o uso de animais na alimentação não é contrário à vontade de Jeová, isso me ensina que embora Jeová incluísse carne animal Como alimento para o homem, devemos lembrar que isso não nos dá licença para derramar o sangue de animais desnecessariamente, alguns poderiam facilmente se animar com a ideia de caçar e matar animais, mas esse espírito anda de mãos dadas com a cruel falta de respeito à vida animal e Jeová não o aprova, porque também devemos ter claro que não devemos criticar os que decidem comer carne, assim como não devemos criticar o vegetariano.


Levítico 6: 2 , Jeová Deus deixou claro como o israelita que afirma servi-lo, mas que engana, rouba ou defrauda seu próximo, a lei indicava que o israelita que fez isso se comportou de forma infiel, antes de tudo para com Jeová e teve que reparar o mal cometido Isso me ensina que não devemos tomar levianamente pecando ou machucando nossos irmãos, se o fizermos estamos sendo infiéis a Jeová e se não prestarmos atenção ao mal cometido, qualquer demonstração de devoção que mostrarmos será inútil aos seus olhos, certamente É apropriado que cada um de nós se esforce para resolver os problemas com nossos irmãos, porque assim estaremos resolvendo os problemas com Jeová.


Levítico 7: 31-33 , neste texto vemos que a única coisa que se pretendia fazer com esses sacrifícios era ter um bom relacionamento com Deus, pois era como se o adorador, sua família, os sacerdotes e Jeová celebrassem um banquete juntos e em a paz, por isso o anfitrião sempre quis oferecer-lhe o melhor, por isso hoje quem oferece a Deus as suas energias e recursos, goza de íntima amizade com ele.


Levítico 6:25 , neste texto vemos que Jeová considerava santos os sacrifícios que seus servos israelitas lhe faziam, por isso em harmonia com este fato, se quisermos que nossos sacrifícios tenham sua aprovação, devemos nos assegurar de estar completamente livres das influências mundanas.


Levítico 6: 2 , neste texto podemos ver que se a qualquer momento enganarmos o nosso próximo seria o mesmo que nos comportarmos com fidelidade a Jeová, por isso pensando nisso temos mais um motivo para agir corretamente e ter um bom relacionamento com Jeová, visto que mentir é algo que Jeová odeia, por isso, embora às vezes seja difícil dizer a verdade, é melhor dizê-la e não mentir, para esconder nossos erros.


Le 6:12, 13 . A lei de Deus exigia que o fogo queimasse continuamente no altar de ofertas queimadas, para manter vivo o fogo que deveria queimar no altar, os filhos de Arão tinham que colocar lenha sob o altar todas as manhãs, como as toras eram Estavam se extinguindo, as novas toras funcionariam como o combustível que manteria as chamas vivas e, portanto, o fogo não se apagaria.


Le 7: 13-15 . Durante a oferta de paz que os israelitas faziam, geralmente comiam-se pão fermentado, pão não fermentado e carne, o que geralmente poderia ser chamado de alimento diário, mas quando esse sacrifício era feito, era estipulado que a carne que seria usada deveria ser comida da mesma forma dia, ao contrário de outras ofertas de comunhão em que a carne poderia ser comida no dia seguinte.


Le 7:23, 25 . Aqui vemos que a sentença por comer as partes gordurosas dos animais que eram oferecidos em sacrifício era a morte, não pelo simples ato de comer as partes gordurosas, mas porque seria uma demonstração deliberada de desrespeito a Jeová e seria como se apropriar ilegalmente o que foi santificado para Deus, o princípio desta lei nos mostra que devemos ter um profundo respeito pelas coisas e assuntos espirituais.


Levítico 7: 20,21 , sob a lei mosaica um israelita poderia ser eliminado por cometer violações graves ou deliberadas da lei, para Jeová era falta de respeito pelas coisas sagradas e o castigo era a morte, isso me ensina que no Os anciãos de congregação cristã, quando lidam com questões judiciais, não devem tolerar o pecado deliberado. Imitando a Jeová, os anciãos tomam medidas drásticas e decisivas contra pecadores impenitentes para que a expulsão de pessoas que pecam de forma séria ou deliberada proteja o nome de reprovação de Deus e mantém a congregação limpa.


Levítico 7: 26,27 , esses versículos são claros, Jeová disse que todo aquele que comesse sangue de qualquer tipo de carne seria cortado, Jeová, o criador e doador da vida, expressou claramente sua decisão, o sangue que representa a vida dele, o que deveria ser usado de forma única no sacrifício para que Deus valorizasse o sangue e o separasse como sagrado, isso me ensina que a palavra de Deus nos ajuda a entender que o sangue é muito mais do que um fluido natural necessário, o que é nosso criador Diz que a vida e o sangue devem influenciar nossa perspectiva e ações atuais, de modo que todos nós que apreciamos o valor de nossa própria vida respeitamos as restrições que Deus colocou sobre o uso do sangue.


Levítico 6: 4 , nos faz pensar na maneira como devemos agir se encontrarmos algo perdido, pois se for algo valioso talvez possamos cair na tentação de querer guardar essas coisas, mas ao vermos que isso não agradaria a Jeová, ficamos que não é certo que um servo seu faça isso, mas sim temos que ser honestos e procurar o dono e devolvê-lo.


Levítico 6: 7 nos ensina que, como no passado hoje, se alguém cometer um pecado e quiser obter o perdão, neste caso, ele deve ir aos presbíteros para confessar seus pecados e ser humilde para receber a ajuda de que precisa, só então obterá o perdão de Jeová.


Levítico capítulos 6 e 7 , vimos a grande obra realizada por aqueles que estão encarregados das responsabilidades no povo de Deus, por exemplo, o sacerdote tinha que fazer muitas coisas no santuário e também estava encarregado de julgar as pessoas hoje porque temos para os anciãos da congregação que fazem um grande trabalho para a congregação. Portanto, neste caso devemos sempre valorizar o trabalho e ser gratos a eles.

Comentários

Postar um comentário