Encontré Joyas Espirituais: 2-8 de novembro de 2020, ÊXODO 39-40, Respostas.
Encontré Joyas Espirituaiss (10 min.)
Ex 39:34. Como os israelitas conseguiram as peles de foca para o tabernáculo? (it-2 663; 664 para. 1).
Geralmente associamos Focas a regiões extremamente frias, mas alguns preferem climas mais quentes. Por exemplo, hoje ela é vista em focas frades em algumas áreas do mar Mediterrâneo, nos tempos bíblicos quando o homem não intervinha para reduzi-las. Possivelmente esses animais eram abundantes no mar Mediterrâneo e no mar Vermelho. Os antigos egípcios praticavam o comércio na região do Mar Vermelho e recebiam mercadorias de muitas regiões do Mediterrâneo, certamente foi lá que eles encontraram as peles de foca, então quando os israelitas deixaram o Egito eles possivelmente trouxeram com eles as peles de foca que já possuíam , além daqueles que eles receberam quando os egípcios lhes deram uma abundância de coisas valiosas e são o que eles usaram para o Tabernáculo.
INFORMAÇÃO EXTRA
O livro Insight, volume 2, página 663; Também explica sobre as peles que eram usadas para o Tabernáculo, pois há incerteza quanto a qual pele se refere à palavra hebraica tá · jasch, usada com referência à cobertura externa do tabernáculo e ao embrulho dos acessórios e utensílios do santuário que são usado quando transportado. O termo tá · jasch, ou teja · schím (plural), geralmente aparece próximo à palavra ʽohr ou ʽoh · róhth (pele, peles). Parece que os tradutores da Septuaginta grega pensavam que a palavra hebraica não se referia a um animal, mas à "cor azul".
No entanto, a opinião quase unânime dos comentaristas judeus é que ta · jasch se refere a um animal, uma visão que foi apoiada pelo lexicógrafo hebraísta Gesenius, que considerou a leitura da Septuaginta uma conjectura sem suporte etimológico ou linguístico relacionado. Com base no contexto, na autoridade dos talmudistas, na comparação dessa palavra hebraica com outras semelhantes em diferentes idiomas e na etimologia hebraica, eles concluíram que ta · jasch significa foca ou texugo.
COMENTÁRIOS OPCIONAIS
É algo interessante e muito curioso, já que comumente pensamos que as focas só são encontradas em lugares frios onde há neve, mas o Volume 2 Insight Volume também diz que hoje as focas-frades podem ser encontradas em algumas áreas do Mar Mediterrâneo, bem como em outras. águas quentes e ao longo dos séculos o homem reduziu significativamente a população de focas, mas pode ser que nos tempos bíblicos, como nos tempos dos israelitas quando eles estavam no deserto, esses animais fossem abundantes no Mar Mediterrâneo e no Mar Vermelho.
A outra possibilidade é que os antigos egípcios praticavam comércio na região do Mar Vermelho, e também recebiam mercadorias de muitas regiões do Mediterrâneo, e é por isso que eles devem ter conhecido peles de foca para que, quando os israelitas saíssem do Egito, possivelmente levassem consigo as peles de foca que já possuíam, além das que receberam quando os egípcios lhes deram uma abundância de coisas valiosas quando partiram.
Ex 40:34. O que Jeová quis dizer quando cobriu a tenda de reunião com a nuvem? (w15 15/07 21 ¶1)
Quando Jeová colocou fogo sobre o Tabernáculo e o encheu com sua glória, ele mostrou que estava feliz, era uma prova clara de sua aprovação. Bezalel e Ooliabe devem ter ficado mais do que satisfeitos e felizes quando viram que Jeová havia aceitado seu bom trabalho. Sem dúvida, eles ficarão agradavelmente surpresos quando forem ressuscitados e descobrirem que o Tabernáculo que eles fizeram tão diligentemente deu glória a Jeová por quinhentos anos.
RESPOSTA OPCIONAL
Que Jeová aprovou e aceitou a obra que Bezalel e Ooliabe fizeram de construir o tabernáculo e os utensílios que ali estavam, sem dúvida eles devem ter ficado satisfeitos em ver que todo o trabalho realizado era satisfatório, um lugar que por quinhentos anos seria usado. adorar a Jeová.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O texto de Êxodo 40:34 transmite a ideia de que todos os servos de Jeová têm o grande privilégio de servir a um Deus grato, visto que Jeová, apesar de ser um Deus supremo, mostra sua aprovação aos seus servos leais que se esforçam para fazer sua vontade, pois se fizermos sua vontade, ele nos encherá de bênçãos até que estejamos satisfeitos, assim como fez com Bezalel e Ooliabe.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
SOBRE JEOVÁ
Êxodo 40:35, na Bíblia a fumaça ou uma nuvem muitas vezes constitui um sinal visível da presença de Deus, denota a Glória o Esplendor que Jeová tem, isso me ensina que se uma das obras de sua criação a nuvem declara sua Glória, quanto mais razão devemos nós, seres humanos, proclamar a Glória de Deus e podemos fazê-lo de duas maneiras, pregar a Boa Nova do Reino e cultivar o fruto do Espírito Santo em nossas vidas, desta forma nossa conduta diária glorifica a Deus . Portanto, vamos juntar nossas vozes e dar eco em glorificar o nome de Jeová por tempo indefinido.
Êxodo 40: 36-38, Jeová conduzia os israelitas com uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo à noite, a coluna era uma garantia de que Deus estava com eles, isso me ensina que Jeová está tratando conosco hoje, através da sua organização visível sob Cristo como cabeça nomeante, é por isso que a nossa atitude para com esta organização demonstra de forma prática a posição que estamos assumindo na questão da soberania. Por cultivarmos respeito saudável e obedecermos à sua liderança de coração, provamos que Jeová é realmente nosso Deus e que somos unidos em sua adoração.
Êxodo 40: 1-5, nestes textos Jeová diz a Moisés que ele colocará cada acessório do Tabernáculo em um lugar exato, isso me ensina duas coisas sobre Jeová, que ele tem o direito de estabelecer regras de como as coisas devem ser feitas e que Ele é um Deus de ordem, ele também nos ensina que no lar Jeová e deu aos pais o direito de estabelecer regras quanto ao cuidado e ordem que nele devem existir, por isso cada membro da família deve fazer a sua parte para mantê-lo puro e limpo, isso promove dignidade e principalmente imitamos nosso Deus Jeová.
Ex 39:30. No turbante do sumo sacerdote deveria haver uma placa de ouro que deveria conter a frase “A santidade pertence a Jeová”, visto que o sumo sacerdote era o principal representante na adoração a Jeová, essa frase o lembraria de que ele deveria manter os santos Como dizia, a inscrição também lembrava aos israelitas que Jeová sempre seria servido em santidade.
Ex 39:32. Moisés, Bezalel, Ooliabe e todos os que ajudaram e se dispuseram a colaborar seguiram nos mínimos detalhes as plantas arquitetônicas que Jeová havia providenciado, sem dúvida deve ter sido muito agradável a Jeová ver a boa disposição de seus servos, nós Podemos apoiar a pregação e os interesses do Reino, e alegraremos a Jeová se fizermos o que ele nos ordenou.
Ex 40: 36-38. Para guiar o seu povo, Jeová usou uma coluna de nuvem para indicar quando o acampamento deveria ser desmontado ou não, se a nuvem subia do tabernáculo eles tinham que desmontar e em vez disso deveriam permanecer no lugar enquanto isso não acontecia, atualmente recebemos a orientação de Jeová por meio da organização, portanto, estejamos sempre atentos às instruções que recebermos dela.
O MINISTÉRIO
Êxodo 39: 1, notamos que os israelitas fizeram suas próprias vestimentas para serem adequadas à adoração no lugar santo, da mesma forma temos que nos vestir com recato e humildade com o respeito que a adoração a Jeová exige, tanto de nossas reuniões como agora para o Zoom, no ministério ou em qualquer faceta de nossas vidas.
Êxodo 40: 20,21, as mesas do Testemunho foram bem guardadas em local seguro e santo, o que denota a grande importância da palavra de Deus, da mesma forma que queremos cuidar e manter em bom estado todo o alimento espiritual que o O escravo nos abastece, tanto na nossa Bíblia pessoal, quanto nas publicações que temos em casa, pois toda essa comida tem muito valor e o mínimo que podemos fazer por ela é mantê-la em bom estado e fazer um bom uso.
Êxodo 39:31, vemos que as roupas foram feitas exatamente como Jeová havia dito, visto que o versículo 30 diz que a santidade pertence a Jeová, as vestimentas para sua adoração continham muitos detalhes e materiais de alta qualidade, mas acima de tudo eram dignas de sua adoração , visto que as modas desse sistema em muitos casos nos levam a nos vestir de maneira desrespeitosa para a adoração a Jeová, e é por isso que devemos ter muito cuidado e sempre refletir se uma vestimenta ou outra é digna aos olhos de Deus.
Êxodo 39: 42,43, como os israelitas, estamos fazendo a obra que Jeová nos confiou como disse, porque vivemos de acordo com os princípios bíblicos, nos revestimos da nova personalidade cristã e continuamos a cultivar boas qualidades e melhorando tanto em nossa fé, quanto nossas ações e comportamentos, como diz a palavra viva de Deus na Bíblia e sempre pregando o bem do Reino, não queremos desanimar em nosso serviço, mas ser constantes para contar com a bênção de nosso Amoroso Pai Celestial .
Ex 39: 33-41. A diligência, boa vontade e orientação do espírito santo habilitaram as pessoas envolvidas na construção do tabernáculo a apresentar uma obra que glorificaria o nome de Jeová. Devemos imitar essa mesma diligência e boa vontade ao participar de atividades teocráticas, como nos oferecer sirva onde houver mais necessidade, porque também teremos a orientação do espírito santo.
Ex 40: 31,32. Arão e seus filhos tinham que estar limpos quando prestavam seu serviço no tabernáculo de Jeová, eles tinham que lembrar que Jeová é um Deus de limpeza fiscal e espiritual por isso procuraram ser limpos em ambos os sentidos, em nossos dias acontece o mesmo, a imagem que transmitiu como servos de Jeová, deve refletir asseio físico, demonstrando assim que somos dignos de representar a Jeová.
Êxodo 39:32, tanto o tabernáculo como os seus móveis ou vestimentas para a adoração de Jeová, neste lugar santo foi feito como ele havia dito, como faríamos hoje? Porque sendo prudentes não nos deixamos levar pela correnteza deste mundo e reflita sobre o conselho dado pelo Servo fiel e prudente sobre como se vestir e adorar a Jeová.
OUTROS TEMAS
Êxodo 40: 12-15, Arão e seus filhos foram designados para servir no tabernáculo e tiveram que manter a santidade a fim de realizar seu serviço como sacerdotes, pois era sua responsabilidade ajudar o povo a melhorar sua saúde física. mental e espiritual, isso me ensina que suas responsabilidades prenunciaram uma sombra de boas coisas por vir, isso significa que o sacerdócio celestial sob Cristo Jesus realizará um trabalho semelhante durante o Reino milenar, de modo que, quando Satanás for destruído, este sacerdócio celestial Eles nos ajudarão a elevar nossa saúde física, mental e espiritual até atingirmos a perfeição.
Êxodo 39:42, este texto diz que os israelitas fizeram exatamente como Jeová ordenou a Moisés, isso me ensina que fazemos o que Jeová nos ordenou quando trabalhamos conscienciosamente para realizar a obra que Jesus começou, pregando as boas novas do Reino de Deus e fazer discípulos, por isso buscamos oportunidades de participar o máximo possível do ministério, quer nossas circunstâncias nos permitam pregar muito ou pouco, servir a Deus com toda a alma nos faz sentir alegres e satisfeitos por cumprir esta obra que o Senhor nos ordenou.
Êxodo 40:16, nestes capítulos temos notado a infinidade de detalhes que envolveram tanto a construção quanto a subsequente adoração no tabernáculo, porque tudo foi perfeitamente planejado nos mínimos detalhes, havia muitas instruções e mesmo assim, tanto Moisés quanto os israelitas Fizeram tudo como mandava, nunca reclamaram ou esqueceram nenhum detalhe, da mesma forma sigamos as instruções da organização e de nossas congregações, como Jeová quer.
Ex 39: 10-13. 12, Pedras eram usadas no peitoral que o sumo sacerdote usaria, no entanto, os israelitas conseguiram essas pedras já que a nação onde eles haviam sido escravos, o Egito, comercializava com nações distantes onde eles obtinham algumas pedras preciosas além das que tinham em seus Eles possuem minas, então, quando os israelitas deixaram o Egito, eles levaram, entre outras coisas, as pedras preciosas.
Ex 40: 12-15. Jeová veio fazer um pacto com a tribo de Levi para servi-lo em assuntos relacionados à adoração de Jeová, por exemplo, Arão e seus filhos serviriam como sacerdotes enquanto os outros israelitas executariam deveres e funções para o bom funcionamento do tabernáculo, como erigir a tenda ou desmontá-la, e mais alguns.
Ex 40:16. Moisés seguiu atentamente as instruções divinas, estava ciente da construção do tabernáculo e de todo o trabalho que envolvia que quando a obra foi concluída a Bíblia diz que “ele fez exatamente como ele havia dito”, sem dúvida isso serve de exemplo como cumprir e obedecer às instruções que recebemos de Jeová e de sua organização.
Êxodo 40:38, em todas as viagens dos israelitas, Jeová estava com eles, de dia com a nuvem de Jeová e de noite por meio desse fogo, a presença de Jeová sempre estava com os israelitas em todas as etapas de sua viagem, há também o seu Espírito Santo em todas as suas reuniões e nos seus servos por toda a terra, em cada Salão dos Reinos e agora em cada uma das nossas casas quando começamos com a Oração o Encontro com Jeová através do seu Espírito e os anjos é constantemente conosco cuidando e protegendo-nos.
Êxodo 40: 33-34, quando Moisés terminou a obra que Deus aprovou e tornou evidente sua presença ali, isso nos mostra que para Jeová o tabernáculo era perfeito porque atendia a todos os seus requisitos, e de forma organizada os israelitas tinham um lugar para adorar, Isso me ensina que Jeová é quem estabelece os padrões e requisitos para a adoração pura, atualmente ele estabeleceu um sistema para adorá-lo, é o que chamamos de templo espiritual, este é baseado no resgate do sacrifício de Cristo. Então está claro para nós que, se quisermos servir e adorar a Jeová de maneira organizada, deve ser por meio desse sistema que ele criou.
Gostei muito essa ajuda na reunião da semana 🙏👏👏
ResponderExcluir