Encontré Joyas Espirituais: 16 a 22 de novembro de 2020, LEVÍTICO 4-5, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais 2020, 16-22 de novembro, LEVÍTICO 4-5, Respostas.








Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

Le 5: 1. O que esse versículo nos ensina? (w16.02 30 par. 14).

Nos ensina que se temos a prova de que alguém, por exemplo, cometeu um pecado grave, não queremos ser cúmplices e culpar por isso, então o que temos que fazer é falar primeiro com aquele irmão, para que ele peça ajuda e se não o fizer então vamos falar diretamente aos anciãos.


RESPOSTA OPCIONAL

Este texto nos encoraja que se testemunharmos ou tivermos evidências de que um irmão cometeu um pecado grave, devemos agir de forma decisiva e gentilmente dizer ao irmão para buscar a ajuda dos anciãos, se ele não o fizer depois de um tempo razoável, nós Devemos falar com eles, isso não é fácil de fazer, porque no mundo de hoje encobrir os males dos outros é uma prática geral, mas se quisermos ter o favor de Jeová, não devemos permitir que a amizade pessoal nos leve à transgressão de outra pessoa, porque a nossa lealdade a Jeová está em primeiro lugar, também esta é uma demonstração de bondade para com o irmão, pois os anciãos vão tentar ajudá-lo com paciência e carinho.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Além disso, deve ser assim, seja por exemplo nosso amigo íntimo ou parente que cometeu um pecado, porque nesse caso devemos nos lembrar de que nossa lealdade deve ser unicamente a Jeová.

INFORMAÇÃO EXTRA

A Sentinela. Anunciando o Reino de Jeová em 1985. Referindo-se a Levítico 5: 1 mencionou que, portanto, depois de ter dado à pessoa que errou um período de tempo razoável para abordar os anciãos a respeito de sua má ação, temos diante de Jeová o responsabilidade de não participar do pecado do indivíduo. Devemos informar aos superintendentes responsáveis ​​que a pessoa revelou um erro grave que merece sua investigação. Isso estaria em harmonia com Levítico 5: 1, que diz: “Ora, se uma alma pecar porque ouviu a maldição em público e é testemunha, ou a viu ou veio a saber, se não a denuncia , então ele tem que responder pelo seu erro ”. Claro, devemos evitar agir levianamente, simplesmente imaginando uma ação ruim.

Le 5:15, 16. Como alguém pode se comportar de forma infiel por “pecar involuntariamente contra as coisas sagradas de Jeová”? (it-2 940 parágrafo 6).

Se alguém involuntariamente pegasse o grão reservado como dízimo para o santuário e o usasse para cozinhar ou algum outro uso comum, profanando assim o que era para uso sagrado, então teria que ser uma compensação para o santuário na mesma quantia mais 20% mais um carneiro como oferta pela culpa.

RESPOSTA OPCIONAL

Para Jeová, todas as coisas sagradas eram sagradas, portanto, no caso em que uma pessoa descobrisse que havia pecado involuntariamente contra ela, era culpado e tinha que endireitar o assunto, um exemplo disso é a lei sobre o dízimo, se um homem for afastado Ele tirava o dízimo de sua safra de trigo e ele ou alguém de sua casa pegava acidentalmente parte dela para uso doméstico. Essa pessoa era culpada de violar a lei de Deus em relação às coisas sagradas, a lei exigia que ele fizesse uma compensação ao santuário em uma quantia igual mais 20 por cento, e também tinha que oferecer como sacrifício um carneiro saudável do rebanho, deste Assim, gerou-se grande respeito pelas coisas sagradas que pertenciam a Jeová.

INFORMAÇÃO EXTRA

The Book of Insight, volume 2 na mesma página 940 parágrafo 5, faz menção de objetos, como havia certas coisas que foram reservadas para serem usadas na adoração. Estes se tornaram santos porque foram dedicados ou santificados para o serviço de Jeová, mas não tinham santidade inerente, de modo que podiam ser usados ​​como amuleto ou fetiche. Por exemplo, um dos principais objetos sagrados, a arca da aliança, que "Não" serviu de amuleto para os dois filhos ímpios de Eli quando a trouxeram para a batalha contra os filisteus. Entre as coisas que foram santificadas pelo decreto de Deus estavam: o altar do sacrifício, o óleo da unção, o incenso especial, as vestimentas do sacerdócio, os pães da proposição e todos os suprimentos do santuário. Esses últimos artigos foram:o altar de ouro do incenso, a mesa dos pães da proposição e os candelabros, junto com seus utensílios. Muitos desses objetos são mencionados em 1 Reis 7: 47-51. Essas coisas também eram sagradas em um sentido mais amplo, porque eram modelos das coisas celestiais e normalmente serviriam para o benefício daqueles que herdariam a salvação.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Além disso, a Palavra de Deus escrita é chamada de "Escrituras sagradas" ou "escritos sagrados". Foi escrito sob a influência do espírito santo e tem o poder de santificar ou santificar aqueles que obedecem a seus mandamentos.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

SOBRE JEOVÁ

Levítico 5: 7 e 5:11 me ensina que Jeová é um Deus compreensivo, porque neste caso, se um israelita não pudesse oferecer uma ovelha, ele aceitaria que oferecesse duas rolas, e se ele não tivesse que oferecer neste caso isso poderia dar uma medida de farinha excelente, então, neste caso, tive a oportunidade de dar ofertas por pecados ou erros cometidos.

Levítico 4: 2 , me ensina sobre Jeová que ele é um Deus misericordioso e amoroso, pois mencionou que se alguém cometesse um pecado involuntariamente, porque Jeová lhe deu a oportunidade de se redimir e assim ser perdoado, pois se ele fosse um Deus cruel ele executaria um julgamento em dessa vez, mas vemos que Jeová é um Deus misericordioso.

Levítico 4: 3,22,32 , Jeová deu instruções específicas sobre os animais que um sacerdote pode oferecer como oferta pelos pecados próprios de um Diretor ou de qualquer outro membro do povo e o procedimento a ser seguido é explicado, isso me ensina que no presente da mesma forma Jeová, por meio da congregação, nos dá instruções específicas sobre como os assuntos devem ser conduzidos e nos explica os procedimentos teocráticos que devemos seguir em oposição à contínua guerra egoísta entre funcionários e administradores deste mundo, desde todos aqueles que Pertencemos ao povo de Jeová e somos gratos por realizar nossa obra em paz e ordem, sendo obedientes aos procedimentos e instruções específicos que nos são dados.

Levítico 5:17 , os israelitas podem pensar que Jeová pediu muito deles, que a lei com seus sacrifícios e ofertas era muito pesada para cumprir, mas a realidade é que eles os lembravam de que eram imperfeitos, portanto, precisavam de um sacrifício perfeito que pudesse eliminar seus pecados completamente, isso me ensina que não devemos cometer o erro de pensar que Jeová pede muito de nós. porque Jeová preservou em sua palavra a lei de Cristo, se a seguirmos e obedecermos, veremos que eles não são um fardo, pelo contrário, reconheceremos que graças ao sacrifício de Jesus a humanidade obediente tem o perdão dos pecados e a perspectiva de viver para sempre no paraíso Portanto, mostramos apreço, pois Jeová nunca pede muito de nós.

Le 4: 3 . Jeová sabe que por causa da nossa imperfeição podemos cometer algum pecado mesmo sem querer, então ele deu uma disposição amorosa nesse caso de oferecer um sacrifício por esses pecados, sem dúvida sabendo que nos conforta saber que Jeová é um Deus compreensivo e bom e que Motivado pelo amor, ele pôde enviar seu próprio filho como sacrifício de expiação e perdão por todos os nossos pecados.

Le 4:22, 23 . Jeová valorizava a humildade dos chefes do povo, visto que também eram imperfeitos, tendiam a cometer erros mesmo sem querer, nesses casos, em vez de desobedecer impunemente à lei de Deus, tinham que cumprir as prescrições da lei para tais pecados e assim seriam um bom exemplo para os outros israelitas de obedecer às normas e leis que Jeová havia instituído.

Le 5: 17-19 . Mesmo que alguém inadvertidamente pecasse, também era um pecado, é por isso que Jeová ofereceu opções nas quais ele poderia recuperar sua saúde espiritual e amizade com Jeová, da mesma forma que cometemos um pecado inadvertidamente, mesmo assim Jeová nos dá meios de nos reconciliar com ele Uma maneira é buscar a ajuda e o conselho que os mais velhos estão amorosamente dispostos a dar.

O MINISTÉRIO

Levítico 4: 3,4 , diz que os sacrifícios deveriam ser apresentados a Jeová, visto que ele é o único que pode perdoar pecados, então podemos usar esses textos, por exemplo, no ministério para mostrar às pessoas que devemos apenas pedir perdoe a Jeová por nossos pecados e não ídolos.

Le 4:31 . Independentemente do tipo de sacrifício que fizessem, cada vez que os israelitas apresentavam um sacrifício animal digno no fogo do altar, a fumaça que subia era como um cheiro agradável para Jeová, ou seja, aquelas expressões de amor de seus servos o acalmavam. e prazer, um sacrifício que podemos fazer hoje é participar de todo o coração na obra de pregação, independentemente das circunstâncias.

Le 5: 7,11 . Apesar de suas circunstâncias difíceis, os israelitas fizeram todo o possível para trazer um sacrifício a Jeová, desde que fosse o melhor que podiam dar a ele e o mais importante porque veio de seus corações e queria a amizade dele, hoje nosso ministério foi afetado Devido às circunstâncias globais, portanto, não desanimemos se nosso ministério não for como antes, lembremo-nos de que Jeová aceita tudo o que podemos dar a ele.

Levítico 4: 1,2 , com estas palavras Jeová indicou a Moisés o procedimento a ser seguido se alguém pecasse contra ele. Se os israelitas obedeceram, eles mostraram que o reconheceram como o soberano do Universal, isso me ensina que na congregação cristã Jeová estipulou procedimentos que devem ser seguidos, se quisermos acompanhar a organização progressiva de Jeová devemos ser obedientes ao ensino e direção espiritual que recebemos, e mais importante é refletir que nossa obediência mostra que o reconhecemos como o Soberano Universal.

OUTROS TEMAS

Levítico 5: 5,6 , se um israelita pecou, ​​ele teve que confessar, mostrar arrependimento e reparar o dano na medida do possível para obter o perdão divino, isso me ensina que quando alguém comete um pecado é grave ou não prejudica seu relacionamento com Deus, como resultado você pode se sentir preocupado ou até angustiado, isso é porque nosso criador nos dotou com a faculdade da consciência, então se quisermos servir a Deus com a consciência limpa, devemos nos humilhar diante dele e pedir perdão, de assim ele nos concederá seu favor e bênção. Se for um pecado grave, devemos ir aos Anciãos para tomar as medidas necessárias para corrigir a situação aos olhos de Deus.

Le 4:11 . A Lei estipula que o sacerdote não pode comer das ofertas que eram feitas pelo pecado, mas o corpo, intestinos e esterco do animal tinham que ser queimados em local limpo fora do acampamento, isso era feito porque não deveria ser usado ou para dar algum tipo de uso a qualquer parte do animal e nenhuma parte do animal deve ser corrompida.

Le 5: 2-11 . Ao ver como Jeová tratou seus servos pobres, podemos ver que ele é um Deus compassivo e compreensivo a quem podemos servir, embora nossas circunstâncias sejam desfavoráveis ​​devido à idade avançada, problemas de saúde, obrigações familiares, circunstâncias além de nosso controle. controle, é por isso que todo esforço que possamos fazer a seu serviço será agradável aos seus olhos.

Le 5:11 . Quando o sacrifício de um animal era oferecido, o valor da expiação era encontrado no sangue, por isso é surpreendente ver que Jeová aceitava as ofertas de farinha que os pobres geralmente faziam, porque o que Jeová valorizava era a humildade e a disposição daqueles que faziam. essas ofertas e porque o sangue oferecido anualmente no Dia da Expiação cobria os pecados de toda a nação.

Levítico 4: 3 , Jeová sabia que seus representantes, os sacerdotes, eram humanos imperfeitos e iriam pecar, mas ele permitiu que estivessem no comando da supervisão do povo. Isso me ensina que Jeová e Jesus são pastores perfeitos, mas os homens que eles usam para cuidar da congregação não, alguns pensam que, visto que os anciãos são imperfeitos, não há razão para seguir seus conselhos, mas não devemos usar seus erros ou defeitos como desculpa para reclamar ou ignorá-los. Jeová usa os anciãos cristãos para orientar seu povo e espera que o respeitemos e obedeçamos.

Levítico 5:18 , este texto nos mostra que o sacerdote representa os pecadores diante de Deus e roga por eles por meio de ofertas prescritas. Por meio de seus serviços, os sacerdotes tentaram reconciliar as pessoas com Deus, isso me ensina que os ungidos como sacerdócio real, assim como os sacerdotes levíticos, ajudaram as pessoas a entender o que Deus considera limpo e aceitável e quais não. A instrução espiritual que eles transmitem nos ajuda a ter uma reconciliação com Deus durante o Reinado Milenar, eles devem cuidar das necessidades de seus súditos terrenos com humildade e de forma amorosa, até que seja levado à perfeição naquele momento o sacerdócio real terá completado sua comissão. .

Levítico 5: 4 , nos faz meditar que sempre antes de prometer algo, seja no nosso serviço a Jeová ou em outra área da nossa vida, devemos analisar bem a decisão para que depois não nos arrependamos de não cumprir o que foi prometido .

Levítico 4: 3 diz que os animais oferecidos em sacrifício tinham que ser saudáveis, por isso este texto pode ajudar a nós e aos nossos estudantes da Bíblia, por exemplo, para mostrar-lhes que para servir a Jeová devemos ser espiritualmente saudáveis, isto é, tendo deixado para trás todos os falsos costumes ou crenças religiosas que existiam.

Levítico 5: 5 , é um texto que nos ajuda a ser sinceros, pois, por exemplo, se cometemos um pecado, um engano, o que devemos fazer é buscar a ajuda dos Anciãos ao invés de tentar encobrir, visto que assim só nos tornaremos mais culpados perante Jeová.

Levítico 5: 6 , diz que o sacerdote assim expirou pelo povo que havia cometido um pecado, hoje ao nos lembrar que temos Jesus Cristo que, como Sumo Sacerdote, suplica por cada um de nós perante Jeová, e Ele faz isso para o perdão de nossos pecados.

Comentários