A Sentinela, Artigo de estudo 38, Semana de 16 a 22 de novembro de 2020, Aproveite ao máximo os períodos de paz, Respostas.
COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 38", 16 a 22 de novembro, Respostas.
1. Quando é mais difícil servir a Jeová?
Quando enfrentamos dificuldades e problemas, esses são os momentos e situações em que é mais difícil servir a Jeová e todos nós já passamos por isso em algum momento.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Torna-se mais difícil para nós servir a Jeová quando temos dificuldades, problemas ou perseguição, em deuteronômio 6: 10-12 somos lembrados de um perigo ao qual devemos prestar atenção, não podemos permitir que quando as coisas vão bem nos leva a esquecer de servir Jeová.
Quando temos problemas, muitas vezes recorremos a Jeová em busca de ajuda. É por isso que o momento mais difícil de servir a Jeová é quando ficamos relativamente quietos, porque podemos esquecer a importância de servir ao nosso Criador.
2. Que exemplo deu o rei Asa?
Asa nos deu um exemplo magnífico porque o diz em 1 Reis no capítulo 15 e no versículo 14, onde diz que Asa servia a Jeová com um coração totalmente dedicado e demonstrou isso quando eliminou a falsa adoração de Judá, é mais o parágrafo Ele menciona que Maacá, mãe de sua Avó, tirou o cargo de Rainha por ter feito ídolos para o povo adorar, sem dúvida Asa nos ensina um excelente exemplo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O rei Asa nos deu um exemplo magnífico de servir a Jeová em tempos difíceis, e também em tempos de paz ele o fez eliminando a falsa adoração a Judá, removeu os altares de deuses estrangeiros e quebrou as colunas e postes sagrados, agiu com firmeza até com a mesma família, visto que afastou do reinado sua avó Maaca por ter feito um ídolo para que o povo o adorasse, mostrando que o mais importante para ele era servir a Jeová com lealdade.
O rei Asa confiou plenamente em Jeová desde muito jovem, pois estava determinado a eliminar a falsa adoração em Judá, esmagando, removendo e derrubando os falsos deuses e postes, até porque sua avó promovia e apoiava a religião falsa, o rei decidiu retirá-la De sua posição como rainha-mãe, era assim que ela estava comprometida com a limpeza da nação de Judá.
INFORMAÇÃO EXTRA
O livro PERSPICACIA descreve o zelo de Asa pela adoração pura, comparando-o “a Davi, seu ancestral”, enquanto ele corajosamente se preparava para limpar a terra de ídolos e prostitutas de templos. Ele tinha até o "ídolo horrível" que sua avó Maacá havia feito em homenagem ao poste sagrado queimado, e por isso a destituiu da posição de "rainha-mãe" que ocupava (Insight, vol. 1 p. 221).
ILUSTRAÇÃO
O Rei Asa ordena que sua avó, Maacá, seja destituída do cargo de rainha-mãe. Um soldado a agarra pelo braço, mas ela resiste. Ao fundo você pode ver aqueles que eram leais a Asa destruindo os ídolos. O rei Asa lutou firmemente contra a adoração falsa. (Ver parágrafo 2). *
3. O que iremos analisar neste artigo?
Durante o reinado de Asa houve um período de paz, então veremos o que ele fez durante esse tempo, analisaremos também o exemplo dos cristãos do primeiro século que, como Asa, viveram e aproveitaram a paz e finalmente veremos como podemos aproveitar a paz que vivemos nestes momentos.
COMO ELE TOMOU VANTAGEM DE UM TEMPO DE PAZ
4. De acordo com 2 Crônicas 14: 2, 6, 7, como Asa aproveitou um tempo de paz?
De acordo com o texto que lemos naquela época não houve guerras, então ao invés de descansar, ele começou a construir cidades, muros, torres e portões, conforme lemos, sua construção foi bem sucedida.
RESPOSTA OPCIONAL
Em 2 Crônicas 14: 2, 6, 7 lemos como a atitude do rei Asa não era conformismo, apenas porque não havia ameaça aparente à paz em sua nação, ao contrário, ele começou a construir cidades, muros, torres e portões e com seu exemplo, ele também encorajou seus cidadãos a aproveitarem a paz em que viviam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O texto menciona que o Rei Asa fez a coisa certa aos olhos de Jeová, suas ações mostraram que ele ajudou e incentivou outros a adorá-lo, ele fez bom uso do tempo de paz que eles viviam e sem a ameaça de nenhum inimigo ele construiu cidades, muros, torres e portas, todas com o objetivo de servir e adorar a Jeová.
A maioria das pessoas anseia por paz, e o povo de Judá vivia em tranquilidade graças a Jeová, que os abençoou com paz durante os primeiros dez anos do reinado de Asa. O coração de Asa estava totalmente com Jeová, por isso o trabalho árduo foi laborioso porque ele construiu cidades, muros, torres e portões, fez bom uso da paz em que viveu.
5. Por que Asa fortaleceu seu exército?
Por fortalecer seu exército, ele não estava mostrando que não confiava em Jeová, mas sim que sabia que, como Rei, tinha o dever de preparar o povo para as dificuldades que poderiam surgir no futuro.
RESPOSTA OPCIONAL
Porque ele sabia que o período de paz em Judá não duraria para sempre, então, como Rei, ele tinha o dever de preparar o povo e fortalecer seu exército para as dificuldades que poderiam surgir no futuro, mas sempre confiando em Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não mostramos firme confiança em Jeová ao nos prepararmos para problemas futuros, como fez Asa, que aproveitou a paz para fortalecer seu exército; no final, como rei, sua responsabilidade era garantir a segurança de sua nação.
A paz que a Nação de Judá experimentou por 10 anos deu-lhes a base para confiar em Jeová e foi a prova de seu poder, mesmo assim Asa decidiu fortalecer seu exército, será que ele o fez, por que não confiou em Jeová? Não, na verdade Jeová valoriza muito as pessoas trabalhadoras, isto é, aqueles que vêem uma calamidade futura e se preparam para enfrentá-la, e foi isso que Asa fez para se preparar para manter seu povo seguro.
COMO OS CRISTÃOS DO SÉCULO PRIMEIRO TIVERAM UM TEMPO DE PAZ
6. Como os cristãos do primeiro século aproveitaram um período de paz?
Esses homens e mulheres fiéis se dedicaram totalmente a pregar as Boas Novas e é claro que Jeová abençoou o entusiasmo com que pregavam em tempos de paz, certamente não perderam nenhuma oportunidade de pregar em tempos favoráveis, o que é uma excelente um exemplo para nós que vivemos, por assim dizer, tempos favoráveis.
RESPOSTA OPCIONAL
O relato em Atos diz que os cristãos fiéis andaram no temor de Jeová, aproveitaram o período de paz em que viviam muito bem e se dedicaram totalmente a pregar as boas novas e Jeová os abençoou pelo entusiasmo e o resultado foi que o a congregação continuou a crescer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os cristãos no primeiro século foram alvo de perseguição, mas durante alguns períodos de paz eles concentraram todas as suas forças no crescimento da congregação, continuando a pregar.
Em tempos de relativa paz, devemos procurar fortalecer nossa fé por meio do estudo e da meditação. Esses hábitos nos ajudarão a andar no temor de Jeová, à medida que colocarmos em prática o que aprendemos e sermos zelosos no ministério.
7, 8. Explique como Paulo e outros cristãos aproveitaram as oportunidades que se apresentaram.
No exemplo do apóstolo Paulo, ele se dedicou a ficar em Éfeso quando viu uma grande porta se abrir para ele pregar e fazer discípulos naquela cidade.
Além disso, outros cristãos viram outra oportunidade de pregar em 49 DC, quando a questão da circuncisão foi resolvida, os discípulos fizeram o possível para pregar as Boas Novas da palavra de Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Paulo, um irmão zeloso conhecido como apóstolo para as nações, queria de todo o coração alcançar os melhores resultados na promoção dos interesses do Reino, então ele aproveitou a oportunidade ficando em Éfeso, pois viu uma situação favorável em que poderia promover os interesses do Reino. Ele modificou seus planos porque percebeu que faria um bom trabalho se ficasse mais tempo em Éfeso.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Timóteo, Paulo e Silas comunicaram a decisão sobre a circuncisão às congregações. Aparentemente na Síria, Cilícia e Galácia, graças a esta mensagem "as congregações continuaram a se firmar na fé e a crescer dia após dia". Sim, aproveitar as oportunidades resultou em unidade espiritual e prosperidade.
E no caso de outros cristãos como Judas e Silas eles desempenharam bem seu papel de proclamadores da vontade de Deus, incentivando os irmãos com muitos discursos que nos fortaleceram, também Paulo e Barnabé passaram muitas horas com os irmãos no ministério ensinando E declarando as boas novas da palavra de Jeová, todos eles sacrificaram seu consolo para transmitir instruções espirituais, isso conseguiu preservar a paz e a unidade nas congregações.
COMO TOMAMOS VANTAGEM DOS PERÍODOS DE PAZ HOJE
9. O que podemos fazer hoje em muitos lugares e o que devemos nos perguntar?
Hoje, em muitos lugares onde vivemos, temos o privilégio de pregar livremente, por isso devemos nos perguntar: estou aproveitando esta oportunidade?
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As Testemunhas de Jeová consideram a pregação necessária para serem chamados de verdadeiros cristãos. Portanto, se vivemos em um país com liberdade religiosa, devemos participar da campanha de pregação e ensino sem descanso.
Alguns governos restringem nosso trabalho, mas em alguns países é possível pregar livremente, se tivermos esse privilégio devemos trabalhar de acordo com a vontade de Jeová e fazer tudo o que pudermos para que todos ouçam as boas novas
10. O que 2 Timóteo 4: 2 nos incentiva a fazer?
Ele encoraja a todos nós que hoje não é hora de acumular dinheiro e coisas materiais porque estas se perderão na grande tribulação, antes é mais urgente do que nunca pregar a todas as pessoas e podemos até ser pioneiros e assim aproveitaremos ao máximo o clima favorável que temos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A fim de cumprir nossa comissão de fazer discípulos, nos esforçamos todos os dias para melhorar a qualidade de nosso ensino. Mas também podemos analisar nossas circunstâncias a fim de fazer todo o possível para dedicar nosso tempo, energia e recursos à pregação.
Seria tolice trabalhar arduamente neste período de paz para obter bens materiais e não ter tempo para estudo, oração, freqüência às reuniões e ministério de campo, atividades que aprofundam nosso amor a Deus e fortalecem nossa fé nele. É melhor levarmos nosso tempo.
11. O que alguns publicadores fizeram para pregar ao maior número de pessoas possível?
Muitos publicadores aprenderam outro idioma para pregar e ensinar outras pessoas.
RESPOSTA OPCIONAL
Aprender as boas novas na língua materna faz com que a informação alcance o coração de modo que muitos publicadores aprenderam outro idioma para ensinar mais pessoas, a organização de Jeová apóia esses publicadores publicando publicações em mais de mil idiomas.
COMENTÁRIO ADICIONAL
As Testemunhas de Jeová são pregadores e professores entusiasmados e, porque amamos nosso próximo, não podemos guardar um conhecimento valioso da verdade para nós mesmos. Pregar em quantas línguas forem necessárias.
12. Como as pessoas se sentem ao ouvir a mensagem do Reino em seu idioma nativo? Dê um exemplo.
É claro e comprovado que ouvir a informação na sua língua chega ao seu coração e Sem dúvida, provavelmente todos nós talvez já tenhamos alguma experiência semelhante, por exemplo uma irmã menciona que assistiu a uma assembleia na sua língua materna, a língua era Kiniaruanda, então da assembléia disse as seguintes palavras: Estou nos Estados Unidos há 17 anos e esta é a primeira vez que entendo completamente um programa espiritual. Sem dúvida, vale a pena o esforço. ”Sem dúvida, a irmã ficou emocionada com as palavras de Jeová em sua língua materna.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso nos mostra que se nos esforçarmos para aprender outra língua para pregar aos estrangeiros que vivem em nosso território, eles serão mais receptivos às verdades espirituais e, dessa forma, será mais fácil entender as verdades bíblicas.
Segundo um dicionário, a língua materna ou língua nativa é a língua que uma pessoa aprende nos primeiros anos de vida, é o instrumento natural de pensamento e comunicação de uma pessoa, por isso quando alguém ouve a verdade da Bíblia na sua língua maternal é mais fácil de alcançar seu coração.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: Um casal simplifica sua vida para ir servir em um lugar onde a ajuda é necessária. 1. O casal embala suas coisas em caixas e uma mala. 2. O mesmo casal, agora em outro país, participa da pregação. A esposa discute as informações em um folheto com uma senhora. Muitos cristãos têm recebido grandes bênçãos por servir em outro país ou por pregar para quem fala outro idioma.
13. Como nossos irmãos na Rússia aproveitaram um período de paz?
Apesar das restrições do governo à obra do Reino, ele menciona que após décadas de perseguição a esses irmãos, em março de 1991 a obra foi legalizada ali, naquela época havia cerca de 16.000 publicadores, vinte anos depois havia mais de 160.000 editores. Nossos irmãos sem dúvida aproveitaram a oportunidade de fazer discípulos de Jeová.
RESPOSTA OPCIONAL
Infelizmente, nem todos os nossos irmãos têm a possibilidade de pregar livremente porque alguns governos proibiram nossa obra, como é o caso do país da Rússia, porque depois de várias décadas de perseguição em 1991, a obra foi legalizada com cerca de 17.000 publicadores, 20 anos de relativa paz, havia mais de 160.000 publicadores. Nossos irmãos passaram pelo período de paz e o usaram para que mais pessoas naquele país pudessem receber em seus corações a verdade que a Bíblia nos ensina.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Essa estatística mostra que eles continuaram a servir a Jeová com entusiasmo e hoje nossos amados irmãos continuam a fazer tudo o que podem, apesar das circunstâncias.
OS TEMPOS DE PAZ ACABARÃO
14, 15. Como Jeová usou seu poder para ajudar Asa?
No tempo de Asa o exército de Zerá, o etíope, mencionou que estava convencido de que derrotaria o exército de Asa, mas Asa roubou a Jeová para ajudá-lo e mostrar-lhe seu poder e assim foi, o exército etíope sofreu uma derrota humilhante .
RESPOSTA OPCIONAL
Asa, antes de enfrentar os etíopes, o maior exército humano que ele tinha pela frente, implorou a ajuda de Jeová porque ele confiava que tê-lo ao seu lado, não importava quão grande e poderoso o inimigo fosse, Jeová o salvaria, ele também sabia que o O nome de Jeová está sendo atacado por isso ele implorou pelo que lemos na segunda de 2 Crônicas 14:11 ele implorou por ajuda, é como se ele tivesse dito que Jeová é você quem está atacando não permita que meros humanos derrotem seu povo e desonre seu Nome.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Jeová salvou o Rei Asa e seu povo por causa de seu grande nome e porque confiavam nele, o parágrafo menciona que ele implorou a ajuda de Jeová, embora militarmente parecesse impossível derrotar os etíopes, pois Jeová todas as coisas são possíveis e com Seu imenso poder derrotou de forma humilhante os etíopes diante de Asa e deu-lhe a vitória, com isso aprendemos que embora a nossos olhos algumas situações pareçam impossíveis de resolver, Jeová tem o poder de nos ajudar, porque assim como Asa devemos implorar a ele que Ajude-nos a enfrentar com coragem as situações difíceis que enfrentamos.
ILUSTRAÇÃO
O rei Asa monta em seu cavalo para lutar com seus soldados. Eles estão indo para lutar com um gigantesco exército etíope. Quando um exército gigantesco atacou Judá, o Rei Asa apelou a Jeová por ajuda, e Jeová lhe deu a vitória.
16. Como sabemos que a paz que temos vai acabar?
Sabemos disso ao nos lembrarmos das palavras de Jesus que previu que nos últimos dias todas as nações odiariam seus discípulos, além disso Satanás está cheio de fúria e seria ingenuidade de nossa parte pensar que de alguma forma nos livraremos de seus ataques, por isso devemos sermos todos cuidadosos neste mundo em que vivemos.
RESPOSTA OPCIONAL
Satanás está muito zangado porque sabe que logo será destruído, por isso ele faz tudo que pode para causar dor e sofrimento à humanidade, então seria muito ingênuo de nossa parte pensar que de alguma forma escaparemos de seus ataques.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Jesus foi perseguido, até morto, sendo filho de Jeová, na verdade ele mesmo profetizou que seus discípulos seriam perseguidos e poderiam até morrer. E embora não possamos garantir o que acontecerá com cada um dos servos de Jeová, podemos e devemos ter certeza de que essa profecia com certeza se cumprirá.
17. De que maneiras nossa fé pode ser testada?
Em breve haverá uma grande tribulação e durante esse tempo é possível que nossos parentes se voltem contra nós e que nosso trabalho seja proibido, aí nesses momentos a fé de todos os cristãos será posta à prova.
RESPOSTA OPCIONAL
A Bíblia não especifica quanto tempo durará a Grande Tribulação, mas se nos diz que não será igual a nada que vimos, porque será maior do que todas as calamidades que sofremos, estar em um período tão turbulento fará com que nossos parentes se voltem contra nós até o nosso trabalho será proibido o que incluirá o comparecimento a reuniões, pregação e nossas publicações.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Jesus disse que seus seguidores sofreriam rejeição por parte de nossos familiares, pessoas de quem esperamos mais amor e carinho, apesar das tribulações que passaremos, podemos confiar em Deus porque ele tem a capacidade e o desejo de nos apoiar nesses momentos difíceis.
18. De acordo com Hebreus 10:38, 39, o que nos ajudará a estar preparados para o que está por vir?
Jeová sempre tenta nos ajudar, por isso está usando o Escravo Fiel e Prudente, para nos dar comida para toda a vida que nos ajude a permanecer firmes, mas o que nos resta é fortalecer ao máximo nossa fé em Jeová, porque nos lembramos que os justos viverão por causa de sua fé, agora é a hora de todos nós fortalecermos nossa fé.
RESPOSTA OPCIONAL
Jeová é quem sabe melhor do que ninguém o que nos acontecerá durante a grande tribulação e quer que estejamos preparados, por isso que através do escravo fiel e discreto nos dão alimento no tempo adequado para que possamos alimentar a nossa fé, ou seja, a expectativa segura de que o as promessas que Jeová nos fez serão cumpridas.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Este não é o momento de desacelerar ou cair na armadilha do materialismo ou dos prazeres do mundo, ao contrário, é o momento de nos concentrarmos em fortalecer nossa fé, já que Hebreus 10:38 nos lembra que os justos viverão por sua fé. Portanto, é hora de fortalecer o amor que sentimos por Jeová assistindo às reuniões, porque ali recebemos o incentivo de que precisamos e desfrutamos da companhia de nossos irmãos, então vamos perguntar como me esforço para ir a todas as reuniões
19, 20. Levando em consideração o que diz 1 Crônicas 28: 9, o que devemos nos perguntar, e por quê?
Devemos nos perguntar o seguinte: Eu me esforço para ir a todas as reuniões? Também podemos nos perguntar: "Tenho um bom estudo pessoal e, se moramos com nossa família? Temos culto familiar todas as semanas?" Ou, se moramos sozinhos, reservamos tempo para estudar como as famílias? Fazemos todo o possível para pregar e ensinar aos outros? E devemos fazer isso porque a Bíblia diz que Jeová examina nossos pensamentos e o que está em nosso coração, então devemos fazer o mesmo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Se em nosso país vivemos um período de paz, lembremo-nos que não é hora de nos alegrarmos espiritualmente, mas sim, que a paz deve nos incitar a nos prepararmos para as provas que estão por vir, façamos uma autoanálise regular para saber com que freqüência temos nosso estudo adoração pessoal, adoração em família ou se nos concentrarmos na pregação, se detectarmos que estamos falhando em algo, é hora de pedir a ajuda de Jeová.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como o rei Asa e os cristãos do primeiro século tiraram proveito dos tempos de paz?
O rei Asa aproveitou bem o tempo de paz que eles viviam e, sem a ameaça de nenhum inimigo, construiu cidades, torres e portões, tudo com o objetivo de servir e adorar a Jeová, também os fiéis cristãos do primeiro século pregaram com entusiasmo as boas novas, o resultado foi que as congregações continuaram a crescer.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Asa sabia que o período de paz pelo qual estava passando não duraria para sempre, então ele agiu sobre o assunto, fortaleceu seu exército, construiu cidades, muros, torres e portões, ele sabia que não era hora de relaxar.
Como podemos aproveitar os períodos de paz hoje?
Hoje a organização de Jeová está trabalhando na maior campanha de pregação e ensino e cada um de nós pode analisar nossas circunstâncias para fazer mais pela pregação, não é hora de focar em coisas materiais, vamos estabelecer metas, por exemplo, poderíamos aprender outro idioma e assim ajudar para que mais pessoas possam ouvir as verdades bíblicas em sua língua nativa.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Sem dúvida, podemos aproveitá-los preenchendo nosso formulário de inscrição para ser pioneiros regulares e, agora e nesta pandemia, podemos ligar ou escrever cartas para encorajar as pessoas e nossas famílias, e assim aproximá-los de Jeová e alcançar a salvação. dia de Jeová.
O que sabemos que acontecerá no futuro próximo?
Graças ao amor que Jeová tem por nós, sabemos que o período de paz em que vivemos terminará e enfrentaremos a grande tribulação, mas não estamos sozinhos, porque Jeová quer que estejamos preparados para que ele use o escravo fiel para fortalecer nossa fé e nos dar comida espiritual conforme necessário, esforcemo-nos para apreciar isso e nos preparar para as provações que virão.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Todos nós sabemos que muito em breve as coisas ruins que estamos passando hoje vão acabar, e a grande tribulação virá e nossa fé será testada, então agora é mais urgente poder fortalecer nossa fé com o alimento espiritual que Jeová nos envia semanal.
Comentários
Postar um comentário