A Sentinela, Artigo de estudo 36, Semana de 2 a 8 de novembro de 2020, Você está disposto a ser um pescador de homens?, Respostas.

COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 36", 2 a 8 de novembro, Respostas.







1. Que convite Jesus fez a quatro pescadores e como eles reagiram?

O convite que Jesus fez a Pedro, André, Tiago e João foi para que o seguissem e se tornassem pescadores de homens. Então, eu os convido a pregar as Boas Novas e ensinar outros a serem discípulos de Cristo, a reação deles foi que eles imediatamente deixaram as redes e seguiram Jesus.

 RESPOSTA OPCIONAL

Jesus convidou Pedro, Andrés Santiago e Juan a se tornarem pescadores de homens, todos responderam favoravelmente, deixando até mesmo familiares e bens materiais para serem pescadores de homens.


COMENTÁRIO ADICIONAL

Como se vê, Jesus comparou os homens aos peixes e convidou aquele humilde pescador a abandonar a sua profissão secular e empreender uma forma de pesca muito superior: apanhar homens vivos. Pedro e seu irmão Andrés aceitaram o convite. "Deixando as redes imediatamente, eles o seguiram." Então Jesus chamou Tiago e João, que estavam em seu barco consertando as redes. Ele também os convidou a se tornarem pescadores de homens. Como eles responderam? “Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.” O que nos ensina que Jesus tinha aptidão para pescador de almas. Naquela ocasião, ele pegou quatro homens vivos.

2. Por que devemos levar a sério a decisão de nos tornarmos pescadores de homens, e o que nos ajudará a dar esse passo?

Porque é um trabalho que envolve muito esforço, no qual é necessário que várias pessoas trabalhem de forma coordenada e organizada. Por isso, muitos estudantes da Bíblia têm dúvidas sobre aceitar ou não o convite de Jesus, mas o que os ajudará a dar esse passo é aprender com o exemplo de Pedro e de seu irmão André, que não tomou essa decisão sem pensar muito. Bem, os estudantes da Bíblia devem pensar cuidadosamente sobre tudo o que implica ser pescador de homens.

RESPOSTA OPCIONAL

É verdade que ao aprender sobre a Bíblia todos temos o desejo de torná-la conhecida e queremos progredir o mais rápido possível, mas também é bom ter paciência e meditar antes de tomar uma decisão que mudará nossas vidas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Vamos pensar em André e Pedro, é verdade que eles tomaram uma boa decisão de seguir a Cristo, mas antes de fazê-lo já conheciam Jesus sem dúvida, embora não tenham hesitado em segui-lo, meditaram nessa decisão e nas importantes mudanças que representou em suas vidas.

3. Quais são as quatro coisas que nos ajudarão a aceitar o convite de Jesus?

As quatro coisas que nos ajudarão a aceitar o convite de Jesus são: Motivação, Coragem, Disciplina e Conhecimento.

RESPOSTA OPCIONAL

O que nos ajudará a nos tornarmos pescadores de homens habilidosos e aceitar o convite de Jesus, é a motivação, o conhecimento, a coragem e a disciplina que esses quatro pontos ajudaram os primeiros discípulos de Jesus e também podem nos ajudar.

FORTALECER SUA  MOTIVAÇÃO

4. Por que Pedro foi pescar?

Pedro se dedicava à pesca para sustentar sua família, ele era muito apegado a este comércio, pois em João 21: 9-15 diz que o Jesus ressuscitado ajudou Pedro a analisar seus próprios sentimentos em relação ao negócio da pesca. Jesus perguntou-lhe se o amava mais do que os peixes, tudo indica que Pedro gostava e se importava com o ofício que fazia, porque depois da morte de Jesus voltou a pescar.

RESPOSTA OPCIONAL

Pedro não só se dedicou à pesca para atender às suas necessidades, ele amava seu comércio, lembre-se que em João 21:15 Jesus perguntou a Pedro se ele o amava e seus ensinamentos mais do que seu negócio de pesca, sem dúvida o amor Seu ofício para Jesus era mais do que evidente. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Algum tempo depois, Pedro mostrou que também amava pescar para homens, disso podemos ter certeza porque Pedro mostrou coragem em pregar as Boas Novas e essa coragem fez com que o número de discípulos se tornasse cada vez maior em pouco tempo.

5. a) De acordo com Lucas 5: 8-11, por que Pedro estava com medo? b) Se um aluno se sente como o Pedro, o que o pode ajudar?

Este relato nos mostra que Jesus tinha acabado de usar seu poder para fazer Pedro e os outros pescarem um grande número de peixes, assim como resultados surpreendentes foram produzidos por ter obedecido a sua ordem de lançar as redes, se obedecessem "Aquele que pescar para os homens", Haveria também grandes bênçãos mostrando-nos então que Pedro não tinha medo de ser discípulo de Jesus, mas que se sentia indigno de trabalhar com Jesus, porque entendia a obra que envolvia esta obra e de ser discípulo de Cristo.

RESPOSTA OPCIONAL

Pedro estava com medo, não era um terror, mas se sentia indigno, viu os milagres que Jesus fazia e talvez pensasse que ser discípulo do filho de Deus era uma tarefa bastante complicada e que ele nunca poderia cumprir os requisitos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Não era hora de duvidar ou temer, pois Jesus o convidava a participar de uma obra única na história. Pedro não tinha motivos para duvidar de como sustentaria sua família. Ele também não tinha razão para se preocupar com suas próprias deficiências e deficiências. Ele podia confiar que o Deus a quem Jesus serviu perdoa "de uma maneira excelente". E ele podia ter certeza de que Jeová cuidaria de todas as suas necessidades, tanto físicas quanto espirituais.

5. b) Se um aluno se sente como o Pedro, o que o pode ajudar?

Se um aluno se sentir sobrecarregado ou tiver sentimentos de insegurança, ele deve fortalecer seu amor a Jeová por Jesus e por seu próximo, isso o ajudará a superar os sentimentos de insegurança e, portanto, ficará motivado a aceitar o convite de Jesus para se tornar Pescador de homens.

RESPOSTA OPCIONAL

Da mesma forma, muitos de nós podemos achar que não merecemos ser discípulos de Cristo, mas, como Pedro, devemos fortalecer nosso relacionamento com Jeová. Ele valoriza cada um de nossos esforços e, mesmo quando sabe que somos imperfeitos, cordialmente nos convida a nos juntar a Seu povo. .

COMENTÁRIO OPCIONAL

O amor a Jeová é indispensável, mas também devemos meditar que devemos amar a Jesus, pois isso nos ajudará a seguir as instruções que Jeová nos dá por meio da Bíblia e que o amor sincero a Jesus nos ajudará a ser obedientes.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Pedro e três outros discípulos estão lutando para colocar uma rede cheia de peixes em seu barco. 2. Duas irmãs conversam animadamente enquanto pregam. Pedro e outros se tornaram pescadores de homens. Este trabalho que salva vidas continua até hoje.

6. Que outras razões nos motivam a pregar?

Outras razões que nos motivam a pregar são: queremos ser obedientes à ordem de Jesus de pregar e fazer discípulos; outra é que sabemos que as pessoas são maltratadas e abandonadas e precisam desesperadamente aprender a verdade do Reino e, finalmente, Jeová também quer todos os tipos de as pessoas passam a ter um conhecimento exato da verdade e são salvas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como analisamos no parágrafo anterior, buscamos obedecer a Jeová e a Jesus, não porque o vejamos como uma obrigação, pelo contrário, nos sentimos impelidos a obedecê-los pelo grande amor que temos por ele e que implica obedecer ao mandamento de fazer discípulos de todas as nações como Mateus 28: 19,20 diz.

Outra razão pela qual pregamos é o amor ao próximo, assim como Jesus, sentimos muito por ver que a grande maioria do mundo está sofrendo e sendo maltratada, sem dúvida sabemos que eles são carentes no sentido espiritual e muitos estão até desesperados por esperança de uma vida melhor.

Um ponto a levar em consideração é que a vontade de Jeová é que todas as pessoas tenham à sua disposição a verdade das boas novas do reino mencionadas em 1 Timóteo 2: 4, é uma honra que Jeová nos use como colaboradores para cumprir sua vontade. 

7. Como Romanos 10: 13-15 mostra a importância da pregação?

Este texto deve nos motivar a continuar pregando com perseverança, porque pescamos pessoas para salvar suas vidas, porque entendemos que há vidas envolvidas, e assim evitamos carregar a culpa pelo sangue.

RESPOSTA OPCIONAL

Ao contrário da pesca que se utiliza para matar peixes e consumi-los, a pesca para os homens tem um propósito oposto, ou seja, salvar a vida de todos os que se sentem atraídos pela verdade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Ao mencionar que quem invocar o nome de Jeová será salvo, não se refere apenas à ação de pronunciá-lo, na verdade, o versículo 14 nos mostra a que se refere, não é conhecer a Jeová de maneira superficial, mas um conhecimento profundo é necessário para sua personalidade que nos incita a amá-lo e obedecê-lo, só então seremos salvos. 

AUMENTE SEU CONHECIMENTO

8, 9. O que um pescador deve saber e por quê?

Porque um pescador literal deve saber que tipo de peixe pode pescar, ele também sabe nos momentos e nos lugares onde é mais provável encontrar peixes, os pescadores sabem que os peixes geralmente estão em áreas onde as condições da água são adequadas E onde houver comida suficiente, tudo isso é importante para eles saberem porque assim terão sucesso na pesca. 

RESPOSTA OPCIONAL

O propósito de um pescador é obter a maior quantidade de peixes, para que o pescador se adapte às circunstâncias e ao horário em que há uma maior abundância de peixes, caso contrário é provável que ele não consiga pescar, porque o objetivo não é só é pescar, mas é obter a maior quantidade de peixes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Da mesma forma, os discípulos de Jesus que são pescadores no sentido espiritual, devemos pregar nos diferentes lugares e horas onde saberemos que encontraremos pessoas, também devemos conhecer bem os costumes das pessoas que moram na região onde pregamos, isto é Isso permitirá que você tenha sucesso e encontre pessoas para aprender a verdade.

Em sua carta aos Coríntios o apóstolo Paulo mostrou boas práticas de pescador habilidoso, assim como o irmão da experiência citada no parágrafo um bom pescador adapta e o mesmo que fazemos na pregação, seguimos o exemplo de nossos irmãos do primeiro século Procuramos diferentes horários e locais, de forma a abordar o maior número de pessoas no território.

Sabemos que Jeová valoriza nossos esforços independentemente de nossas circunstâncias, mas devemos tentar nos adaptar a horários e circunstâncias diferentes para ajudar mais pessoas a salvar suas vidas, com as boas novas do reino.

 ILUSTRAÇÃO

Ao amanhecer, um pescador lança sua rede na água.

1. Bons pescadores trabalham quando e onde os peixes são mais prováveis ​​de serem encontrados.

10. Que ferramentas a organização de Jeová nos dá?

A organização de Jeová nos fornece os kits de ensino, que são ferramentas como cartões de contato e convites, folhetos, revistas, brochuras de vídeo e livros, que têm se mostrado muito úteis no ministério. Também recebemos treinamento onde somos ensinados a usá-lo, tudo isso nos ajuda a ter a confiança e habilidade que precisamos para fazer bem o nosso trabalho.

RESPOSTA OPCIONAL

Temos ferramentas como o kit de ensino para pregação, mas também temos outras ferramentas para conduzir estudos como vídeos e o guia de vídeo para o livro ensina.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Todos nós precisamos de ferramentas para poder fazer um bom trabalho, de fato, embora os discípulos de Cristo não tivessem ferramentas como as nossas, eles foram instruídos a fazer um excelente trabalho.

ILUSTRAÇÃO

Ao anoitecer, dois pescadores consertam sua rede.

2. Bons pescadores sabem usar bem as ferramentas certas.

SEJA CORAJOSO

11. Por que devemos nós, pescadores de homens, ser corajosos?

Pois assim, como pescadores trabalham com coragem em qualquer situação, da mesma forma que Jesus em Mateus 10:16 avisou que enviaria seus seguidores no meio de pessoas hostis, isso significa que quando pregamos podem vir tempestades, como a oposição de nossos família, o ridículo de nossos amigos e a rejeição das pessoas à nossa mensagem, isso nos mostra que precisamos ter muita coragem.

RESPOSTA OPCIONAL

O próprio Jesus mencionou que éramos ovelhas no meio de lobos, ou seja, estávamos rodeados de muitos perigos, assim como um pescador podemos enfrentar diversos problemas, que não cabe a nós resolvê-los, porém, não podemos imaginar Pedro saindo de pesca. Pelos problemas diários que poderíamos enfrentar, da mesma forma mostramos coragem e continuamos neste trabalho que salva vidas apesar das dificuldades.

COMENTÁRIO OPCIONAL

Se estivéssemos sob uma tempestade não nos desgastaríamos tentando cobrir toda a superfície ao nosso redor para não nos molhar, isso seria muito esforço e de pouca utilidade, seria melhor encontrarmos uma maneira de nos cobrirmos apenas e tentarmos evitar os locais mais perigosos, desde Da mesma forma, quando enfrentamos a oposição, não devemos tentar debater ou defender cada objeção dos adversários, que seria um esforço desnecessário, mas protegemos nosso coração para que não seja contaminado e evitamos situações que possam desencadear essas discussões.

12. De acordo com Josué 1: 7-9, o que nos ajudará a ser corajosos?

O que nos ajudará a ser corajosos é ter a certeza de que Jesus continua a dirigir esta obra do céu, devemos também fortalecer nossa fé de que Jeová cumprirá sua promessa de cuidar de nós, os estudantes da Bíblia já mostraram ser corajosos ao contar a seus amigos e familiares que começaram a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e a assistir às reuniões, fizeram mudanças em suas vidas por respeitarem os padrões de Jeová, se eles e nós nos esforçarmos para ser corajosos, podemos confiar que Jeová estará conosco em todas as vezes como diz Josué 1: 7-9.

RESPOSTA OPCIONAL

Nossa confiança em Jeová é muito importante, Josué menciona que sejamos corajosos e fortes, isso conquistamos lendo nossa bíblia e meditando nela, pois conseguimos obter um relacionamento melhor com Jeová um relacionamento íntimo com nosso Deus, com isso nossa confiança se torna maior .

COMENTÁRIO ADICIONAL

Temos o melhor apoio que podemos ter, nosso Senhor Jesus Cristo, ele conseguiu vencer o mundo e pode nos ajudar a ter coragem, também é importante que fortaleçamos nosso relacionamento com Jeová, desta forma vamos nos concentrar nas suas promessas e não nos problemas.

ILUSTRAÇÃO

À noite, os dois pescadores coletam a rede durante uma tempestade.

3. Bons pescadores trabalham com coragem em qualquer situação.

13. Como a oração e a meditação o ajudarão a ser corajoso?

Quando oramos a Jeová pedindo-lhe que nos dê coragem, ele nos ouve e responde às nossas orações, não nos abandona, mas nos dá seu apoio, meditar também no que fiz para salvar seus servos no passado nos dará coragem, porque Confirma que nos ajudará a superar as dificuldades e nos dará forças para fazer mudanças em nossa vida, visto que devemos ter certeza de que Jeová pode ajudá-los a ser discípulos de Cristo.

RESPOSTA OPCIONAL

No primeiro século, Jeová concedeu espírito santo quando eles lhe pediram, isso é um sinal de que Jeová está atento às nossas orações e sempre intervém na hora certa, em conclusão, é sempre bom pedir a Jeová em oração para nos ajudar a ser corajosos . 

COMENTÁRIO ADICIONAL

A meditação nos ajuda a ter confiança de que Jeová nos protegerá, podemos meditar em exemplos do passado como o povo de Israel que foi libertado do Egito, se meditarmos veremos que Jeová interveio no momento apropriado para proteger seu povo, com Isso vemos que não há nada a temer, Jeová está conosco.

14. O que as experiências de Masae e Tomoyo ensinam a você?

Nos ensina a não ter medo de falar em público ou por causa da recusa do território, podemos seguir o excelente exemplo dessas irmãs, ou seja, ver nas provações uma oportunidade para Jeová nos mostrar sua proteção e ajuda, quando meditamos nisso sabemos que não importa o que aconteça, Jeová sempre estará conosco.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os exemplos dessas irmãs nos ensinam que Jeová nos ajudará a todos a sermos corajosos, mesmo aqueles que são tímidos ou novos publicadores, no caso da irmã Masae diz: que embora para ela a simples ideia de falar com um estranho fosse tão difícil quanto Escalando uma montanha muito alta, ela refletiu sobre a urgência dos tempos em que vivemos e pediu a Jeová que a ajudasse, assim ela conseguiu superar seus temores e até serviu como pioneira regular.

E no caso da irmã Tomoyo, no dia em que ela começou a pregar, uma senhora saiu pela primeira porta que gritou com ela que não queria saber nada sobre as Testemunhas de Jeová e bateu a porta, mas ela sem desanimar disse a ele para companheira dela, você viu isso, eu não disse pio e a senhora já sabia que ela era Testemunha de Jeová. Que alegria! Bem, a irmã Tomoyo agora é pioneira regular, pois vemos esses exemplos nos mostram que não estamos sós Jeová nos ajuda a ser corajosos .

Além disso, como mostra Josué, devemos ser corajosos. Isso significa que, como Tomoyo, depois de enfrentar uma prova, procuramos as coisas realmente importantes, como no caso dela que sem dizer uma palavra deu testemunho de ser uma fiel Testemunha de Jeová que prega o boas novas.

APRENDA A SER DISCIPLINADO

15. O que significa ser disciplinado, e por que é importante para os cristãos?

Ser disciplinado significa ter a capacidade de nos obrigar a fazer o que devemos, e é importante que os cristãos sejam disciplinados, pois assim poderemos perseverar até terminarmos a obra que nos foi confiada.

RESPOSTA OPCIONAL

Ser disciplinado é ter a capacidade de nos forçar a fazer o que devemos fazer, dando novamente o exemplo do Pescador, ele tem que se levantar cedo, esperar o término da jornada de trabalho e ficar lá apesar do mau tempo, da mesma forma que devemos ter disciplina perseverar nesta obra que é a pregação das boas novas do reino.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Talvez tenhamos que parar mais cedo para entrar em contato com aquelas pessoas que se levantam cedo para o trabalho, ou tenhamos que ficar mais tempo no território para brincar de não estar em casa de novo, mesmo visitá-los à tarde em nosso tempo livre, e se houver mau tempo ou uma pandemia, bem, isso não nos impede porque temos disciplina e sabemos que pregar é dever de um cristão fiel.

16. O que nos ajudará a ser disciplinados?

Como por natureza, temos a tendência de seguir a lei do menor esforço, mas Jeová nos ajudará por meio de seu Espírito Santo a sermos disciplinados e capazes de cumprir nossa obra de pregação.

RESPOSTA OPCIONAL

Ser disciplinado não é algo com que se nasce, mas sim uma qualidade que se adquire, para obtê-lo é importante cultivar o fruto do espírito, porque a disciplina se obtém a partir do autocontrole ou do autocontrole que faz parte do fruto do Espírito Santo.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Se percebermos que temos deficiências em termos de disciplina, lembre-se de que, se orarmos a Jeová, podemos pedir que ele nos dê o fruto do espírito santo; para isso, precisamos orar de todo o coração.

17. Em 1 Coríntios 9: 25-27, o que Paulo disse que ele tinha que fazer para ser disciplinado?

Nestes textos o apóstolo Paulo admitiu que teve que bater no corpo para fazer a coisa certa, que é ser disciplinado e fazer tudo de maneira digna e ordenada, pois precisamos manter um bom programa de atividades espirituais que inclua a participação regular nesta pesca. simbólico.

RESPOSTA OPCIONAL

Ele mencionou que tem que forçar seu corpo, a ponto de acertá-lo, é claro que ele não se machucou literalmente porque Jeová nos incentiva a amar e cuidar de nosso corpo literal, mas é uma forma ilustrativa de como sua disciplina era se forçar a fazer o que Boa.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Como Pablo, devemos ser disciplinados e isso às vezes envolve bater ou bater em nosso corpo, não literalmente, mas nos ajuda a passar a ideia clara de ter autocontrole e boa disciplina, isso pode ser aplicado para ter um estudo pessoal, de família, prepare-se para as reuniões, mas também deve ser para participar da pesca simbólica, ou seja, da pregação.

NÃO ESPERE MAIS

18. O que temos de fazer para deixar Jeová feliz com nosso trabalho?

O que temos que fazer é continuar pregando as boas novas e ensinando outros, para que Jeová fique feliz com o nosso trabalho, porque obedecemos a Ele e a Seu Filho.

RESPOSTA OPCIONAL

É fácil pensar que Jeová se deixa levar pelos números para saber se você é bom em pregar e atrair as pessoas à verdade, mas como sabemos que Jeová não nos pede um valor mínimo, ele apenas nos pede para colaborarmos nessas designações de grande importância, porque disso depende o futuro de muitas vidas, até o nosso.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Jeová não mede a quantidade do nosso serviço, em vez disso, ele se concentra na nossa qualidade e na perseverança que demonstramos nesta obra de salvar vidas.

19, 20. Que motivo especial temos para pregar agora?

Temos que pregar agora porque o fim deste sistema está se aproximando rapidamente. Resta muito pouco tempo para participar dessa obra de salvar vidas; não devemos esperar até termos as circunstâncias ideais, em vez disso, queremos participar dessa obra ao máximo até que Jeová diga o suficiente.

RESPOSTA OPCIONAL

O fim deste sistema está se aproximando e não podemos pará-lo, pelo contrário, esperamos que esse evento chegue o mais rápido possível, portanto, não esperemos que as circunstâncias sejam ótimas porque como diz Eclesiastes 11: 4 se apenas observarmos não funcionará você é bem-vindo agora para agir.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Podemos pensar na felicidade que faremos a Jeová se nos juntarmos aos mais de oito milhões de pessoas que participam dessa obra de salvar vidas, é verdade que devemos pensar e meditar nas mudanças que nossas vidas terão se nos atrevermos a ser pescadores de homens, mas, como aprendemos neste artigo, todas as evidências que podem surgir não são motivo para parar de fazer elogios a Jeová por sua soberania.

O QUE O AJUDARÁ A FAZER O SEGUINTE?

Fortaleça sua motivação.

O que nos ajudará a fortalecer nossa motivação é o amor que temos por Jeová, Jesus e nosso próximo. Aceitaremos assim o convite de Jesus de continuarmos pescadores de homens, o que também nos motivará a continuar pregando é pensar no efeito que esse trabalho tem nas pessoas, já que pescamos para salvar suas vidas.

RESPOSTA OPCIONAL

Primeiro, entenda que pregamos por amor a Jeová e Jesus, esse amor nos incita a obedecê-los, é também amor ao próximo, vemos pessoas precisando aprender a verdade sobre as injustiças e maus-tratos que sofrem no mundo.

Ser valente.

O que nos ajudará a ser corajosos é ter a certeza de que Jesus continua a dirigir essa obra do Céu. Precisamos também fortalecer nossa fé de que Jeová cumprirá sua promessa de cuidar de nós. Se orarmos a Jeová pedindo ajuda, ele nos responderá e assim poderemos superar as dificuldades e nos dar a força de que precisamos para fazer discípulos de Cristo.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Para sermos corajosos, precisamos ler e meditar na Bíblia, dessa forma nosso relacionamento é fortalecido, por isso confiamos na proteção e nas promessas que Jeová nos faz. 

Aprenda a ser disciplinado.

Os cristãos devem ser disciplinados se quisermos perseverar até terminarmos nossa obra, e Jeová nos ajuda por meio de seu Espírito Santo. Desta forma, seremos capazes de cumprir e manter um bom programa de atividades espirituais que inclui a participação regular na pregação das boas novas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A oração pode ser muito útil, ser disciplinado anda de mãos dadas com parte do fruto do espírito que é o autocontrole, da mesma forma devemos seguir o exemplo de Paulo, forçar nosso corpo a obedecer aos mandamentos de Jeová e fazer um esforço extra no seu. serviço.

Comentários