TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 5 a 11 de outubro de 2020, “Vamos fugir da idolatria”, Discurso Preparado.

Tesouros da Bíblia, "Fugir da Idolatria", Discurso, 5 a 11 de outubro de 2020




"Se você obedecer estritamente a minha voz e manter minha aliança, você se tornará minha propriedade especial ... e se tornará para mim um Reino de Sacerdotes e uma Nação Sagrada" 

Esse juramento foi feito por Jeová à nação de Israel depois de sua libertação do Egito. Ele imediatamente fez um pacto com eles.


 O que os israelitas fizeram quando Deus os convidou a fazer um convênio com ele como sua nação escolhida? Eles disseram voluntariamente: “Tudo o que Jeová falou, estamos dispostos a fazer.” Três dias depois, Jeová lhes disse o que fazer como nação escolhida, dando-lhes os dez mandamentos primeiro e depois muitos mais. 

O povo repetiu; Em Êxodo 24: 4,7,8 "Tudo o que Jeová falou, estamos dispostos a fazer e obedecer." 

No entanto, eles logo esqueceram essa promessa e começaram a 'brigar com Moisés' e 'colocar Jeová à prova' ... Isso o levou a violar a lei que proíbe a idolatria. 

Vamos ler o primeiro texto de Êxodo 32: 1 e assim diz irmãos: Enquanto isso, o povo viu que Moisés estava demorando para descer do monte. Então, todos se reuniram em torno de Aaron e disseram: "Vamos! Faça-nos um deus para que possamos seguir em frente, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito. 

Por que eles desobedeceram? Será que Moisés já estava há muito tempo no Monte Horebe e eles tinham medo de ficar sem ele? 

Bem, seja qual for a razão, a verdade é que os israelitas desde então "se recusaram a se tornar obedientes vez após vez". 

Problemas ou medo não eram desculpa para idolatria. Independentemente de como eles praticavam, irmãos ainda mais sérios é que os israelitas misturaram a religião verdadeira com a falsa. 

Observe o que o livro de Êxodo 32 continua a dizer agora, versículos 4 a 6. Diz assim: Ele pegou o ouro, foi moldado com um cinzel e transformou-o em uma estátua no formato de um bezerro. 

E eles começaram a dizer "Este é o seu deus ou Israel, ele te tirou da terra do Egito" quando Arão viu isto construído, um altar em frente ao bezerro. 

então ele anunciou: "Amanhã celebraremos uma festa em honra de Jeová." Então, no dia seguinte, eles se levantaram cedo e começaram a apresentar ofertas queimadas e sacrifícios pacíficos. Depois, as pessoas sentaram-se para comer e beber e depois se levantaram para se divertir. 

Que audácia Irmãos, o bezerro de ouro era chamado de "Seu libertador" e eles começaram a celebrar o que chamavam de festa a Jeová, curvando-se e fazendo sacrifícios diante da imagem. 

A reação de Jeová a esta falta de respeito e ofensa foi irmãos lógicos: vamos ler o que diz Êxodo 32: 9,10: Diz também que Jeová disse a Moisés: «Vi que este é um povo obstinado. deixa-me agora exterminá-los, porque estou furioso com eles e farei de ti uma grande nação ». 

As pessoas haviam violado uma das leis mais importantes que prometeram obedecer, ... estavam se enganando porque acreditavam que podiam desobedecer e ao mesmo tempo estar bem para com Deus. 

Como vimos, os israelitas ficaram impacientes quando Moisés atrasou seu retorno do Monte Sinai e o usaram como pretexto para fazer a coisa errada. 

Da mesma forma, nós, cristãos, podemos ficar impacientes porque nos parece que é o dia do julgamento de Jeová. e o novo mundo está atrasado. Ou que eles são bons demais para ser verdade. 

Se não tomarmos cuidado, essa atitude pode nos levar a colocar os objetivos carnais acima da vontade de Jeová. Com o tempo, podemos nos afastar de Deus e fazer coisas que nunca imaginamos que faríamos. 

Irmãos, existem muitas formas de idolatria e algumas são muito difíceis de reconhecer, embora dificilmente adoremos uma imagem ou objeto, podemos cair na idolatria se permitirmos que nossos desejos nos desviem de adorar a Jeová de todo o coração. 

O guia de atividades contém três fotos em que você vê um homem trabalhando, um jovem jogando videogame e uma mulher fazendo compras. Há algo de errado nisso, irmãos? 

Não, na verdade até certo ponto trabalho, entretenimento e compras são necessários, mas quando os priorizamos, na medida em que interferem em nossas atividades espirituais, já os idolatramos. 

A advertência de Paulo é muito oportuna irmãos: antes disso, quando ele escreveu aos coríntios em sua primeira carta capítulo 10 versículo 6 e 7 quando ele disse. Ora, estas coisas servem de exemplo para que não queiramos coisas nocivas, como elas fizeram, nem nos tornemos idólatras, como alguns deles fizeram, como está escrito: «O povo sentou-se para comer e beber, e depois levantou para se divertir » 

E ele também disse no versículo 11 e 12 "Portanto, todo aquele que pensa que está de pé, tome cuidado para não cair" 

Como Paulo destacou, mesmo aqueles que adoram a Deus podem fazer coisas más, aqueles que cedem às tentações podem pensar que continuam a ter a amizade de Jeová. 

Mas só porque uma pessoa deseja ser amiga de Deus ou diz que é leal a ele, nem sempre significa que ela realmente tem sua aprovação. 

Nunca nos esqueçamos ou nunca devemos esquecer que Jeová exige de nós obediência completa e devoção exclusiva. Irmãos, se não fizermos a vontade de Deus, realmente faremos a vontade de Satanás, e isso só nos levará ao desastre. 

Jeová é misericordioso, na verdade não temos dúvidas de que ele sempre mostrou isso com os israelitas, o mesmo que faz conosco, quando nos arrependemos e deixamos de fazer o que é errado. 

Irmãos, ao vivermos "no meio deste sistema de coisas", enfrentaremos situações que testarão nossa devoção exclusiva a Deus. 

Portanto, nos esforcemos para estar sempre prontos a estar firmemente ao lado de Jeová, sendo espiritualmente ativos, dando à nossa adoração o primeiro lugar que ela merece, por nós e pelos que nos ouvem. Pois Deuteronômio 10:20 diz que é aquele a quem devemos servir que devemos temer e a quem devemos nos apegar. É o nosso único Deus verdadeiro, Jeová.

Comentários