TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 26 de outubro a 1 de novembro de 2020, “Os altares do tabernáculo e seu papel na adoração a Jeová”, Discurso Preparado.
Tesouros da Bíblia, “Os altares do tabernáculo e seu papel na adoração de Jeová”, Discurso, 26 de outubro, 1 de novembro de 2020.
“Os altares do tabernáculo e seu papel na adoração de Jeová” (10 min.)
EXISTEM milhares de templos e catedrais em todo o mundo. muitos deles são gloriosos em arquitetura e altamente ornamentados. frequentemente decorado com ouro e joias preciosas. Mas…. Esses templos têm unido o povo da Terra na adoração verdadeira? Podemos encontrar o Deus verdadeiro nesses lugares? As pessoas que vão a eles conseguem adorar a Deus com espírito e verdade em unidade e com amor uns pelos outros?
Impossível…! o primeiro livro de Reis 8:27 diz: Que "Nem mesmo os céus podem conter Jeová, muito menos um lugar feito por humanos, como templos."
Porém, por algum tempo, existiu na terra um templo que representava a adoração ao Deus verdadeiro. Primeiro o tabernáculo, depois o templo que Salomão construiu depois de sua destruição foi reconstruído, e é o templo que existia na época de Jesus.
Mas, na realidade, pode-se dizer que ao longo dos anos houve apenas um templo que tinha a mesma função e propósito ... representar a adoração ao Deus verdadeiro.
E como estamos considerando o Livro do Êxodo, então devemos prestar atenção ao tabernáculo, nele havia altares como o "Altar de incenso" e o "Altar de holocaustos" ... Qual era a função desses altares na adoração a Jeová?
Bem, vejamos primeiro o caso do altar do incenso, vamos ler Êxodo 37:25 que diz: “Ele também fez o altar do incenso de madeira de acácia. Era quadrado e tinha meio côvado de comprimento e um côvado de largura, e tinha dois côvados de altura. O altar e seus chifres formavam uma única peça »
(COLOQUE A IMAGEM PRINCIPAL NA TELA)
O altar do incenso media 18 polegadas de cada lado dos irmãos e 35 de altura.Neste altar um incenso especial era queimado duas vezes por dia pela manhã e ao pôr do sol. E foi colocado dentro do tabernáculo, bem em frente da cortina do Santo dos Santos, por isso é dito que estava "Em frente à arca do testemunho."
O incenso ou sagrado era como uma mistura bem preparada, como diz Êxodo 37:29 que também vamos ler, se você já o tem, diz: “Ele também fez o óleo da sagrada unção e o incenso aromático puro. Eram misturas bem preparadas.
O incenso sagrado prescrito para uso no tabernáculo consistia em materiais caros doados pelo povo. Jeová deu instruções específicas a Moisés sobre como se preparar e é descrito em Êxodo 30:34 a 38 e destinava-se ao uso exclusivo do tabernáculo porque advertiu que, se alguém o usasse fora dele, seria morto. Então, qual era a função do altar de incenso? Bem, como já mencionamos, era para queimar o incenso que era usado no tabernáculo, e as ofertas de incenso que vinham dos israelitas, constituíam um símbolo adequado das orações que Deus ouve Ou seja, a fumaça, o aroma, simbolizavam orações a Jeová em favor do povo.
Os cristãos de hoje não oferecem incenso literal, mas orações que refletem gratidão ao nosso Pai Celestial e respeito por Ele. Provérbios 15: 8 nos assegura que, como o incenso oferecido pelos sacerdotes no templo, “A oração dos que são direitos é um prazer para Ele ».
Vejamos agora a função do "Altar de sacrifício" Êxodo 38 1 diz: Além disso, ele fez o altar de holocausto com madeira de acácia, era quadrado e meio de cinco côvados de comprimento e cinco côvados de largura, e tinha uma altura de três côvados ».
O “Altar de sacrifício” estava localizado em frente à entrada do Tabernáculo, tinha a forma de uma caixa oca, era feito de madeira de acácia, sem fundo e sem tampa. tinha cerca de 2,5 metros quadrados e 1,2 metros de altura. estava inteiramente revestido de cobre.
O altar de holocaustos também tem um valor profético irmãos. Tudo parece indicar que representa "a vontade" ou disposição de Deus em aceitar o sacrifício humano perfeito de Jesus, de acordo com as palavras de Paulo em Hebreus 10: 1 a 10.
Portanto, se os israelitas usavam os sacrifícios como meio temporário de se aproximar de Deus, nós, cristãos, temos um meio muito superior: o sacrifício de Jesus Cristo.
Se tivermos fé no sacrifício que Deus providenciou e formos obedientes, também podemos receber o perdão dos nossos pecados e desfrutar de seu favor e bênção. Esta realidade não nos conforta, irmãos? Mas como podemos mostrar que temos fé no sacrifício? de Jesus?
De três maneiras: Primeiro, vamos oferecer sacrifícios limpos ou adoração a Deus contaminados física, moral e espiritualmente. Em segundo lugar, nossos sacrifícios de louvor devem ser com entusiasmo, isto é, de boa vontade, quando oferecemos "Frutos dos lábios" como nas reuniões, na pregação e ao ensinar os outros ... Nossa zelosa participação no ministério agrada muito a Deus, irmãos, assim como os sacrifícios antigos. E terceiro ponto, alegremo-nos na companhia de Deus e dos homens, isto é, não deixemos de nos encontrar com os nossos irmãos, encorajemo-nos uns aos outros ... Nas reuniões não só recebemos instrução, mas também louvamos a Jeová, como quando cantamos com entusiasmo, quando ouvimos com atenção e, se possível, quando fazemos comentários edificantes.
O Salmo 149: 1 diz: “Louvado seja Jah! cante-lhe uma nova canção, elogie-o na congregação dos leais.
Como diz o guia de atividades de nosso irmão: Os altares do tabernáculo tinham um significado especial.
Assim como acontece com a mistura de incenso bem preparada quando é queimada, Jeová gosta das orações bem preparadas de seus servos.
E o altar de sacrifício representava que Deus estava disposto a aceitar o sacrifício de Cristo. E para Deus aceitar nossa adoração, é necessário exercer fé nesse sacrifício.
Irmãos, vivemos em uma época privilegiada ... por quê? Hebreus 10: 1 diz o seguinte: se você já o tem. “Porque a lei tem uma sombra de coisas boas por vir, mas não a própria realidade dessas coisas, ela nunca pode ser aperfeiçoada com os mesmos sacrifícios que são regularmente oferecidos ano após ano para aqueles que se aproximam dela.
Você percebeu que vivemos em um tempo em que a "Sombra das coisas boas que virão", como dizia Paulo e o que era o tabernáculo e os altares, agora foi substituída pela própria realidade das coisas "
Jesus Cristo já entrou no céu como o grande Sumo Sacerdote e apresentou o valor de seu próprio sangue como resgate por aqueles que exercem fé nesse sacrifício.
Com base nesse grande sacrifício e oferecendo entusiasticamente nossos sacrifícios limpos e não poluídos de louvor a Deus, nós também podemos prosseguir "nos alegrando e sentindo alegria de coração", com nossos olhos nas abundantes bênçãos de Jeová que nos aguardam em um futuro já próximo.
Comentários
Postar um comentário