TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 12 a 18 de outubro de 2020, “As Belas Qualidades de Jeová”, Discurso Preparado.
Tesouros da Bíblia, “As belas qualidades de Jeová”, Discurso, 12-18 de outubro de 2020.
“Belas qualidades de Jeová” (10 min.)
"Porque suas qualidades invisíveis ... são vistas claramente desde a criação do mundo, uma vez que são percebidas pelas coisas criadas." O apóstolo Paulo escreveu aos romanos no capítulo 1, versículo 20.
Isso irmãos, é uma grande verdade, quando observamos a criação e meditamos sobre ela, não há dúvida de que podemos concluir que existe um criador. E que se interessa por nós, se percebe até em algumas de suas qualidades ... sim irmãos, a criação dá testemunho da existência de Deus, mas não revela qual é o seu Nome.
E saber o nome dele, irmãos, é tão importante, porque conhecê-lo significa conhecer a pessoa por trás do nome: seus propósitos, atividades e qualidades ... foi o caso de Moisés, um homem que Jeová conhecia pelo nome, ou seja, ele conhecia intimamente.
Vamos ver alguns textos do Êxodo que correspondem a esta semana do capítulo 34 em particular, vamos começar com o versículo 5 que diz: "Então Jeová desceu na nuvem e se pôs ali ao lado de Moisés, e Jeová proclamou o seu próprio nome" .
Moisés teve o privilégio de ver a manifestação da glória de Jeová e também de seu nome.
Essa declaração significava uma exposição dos atributos e atividades de Deus, na qual também foi dito, o que diz no próximo versículo Êxodo 34: 6, se você já o tem, diz: “Jeová estava passando adiante dele e proclamando:“ Jeová , Jeová, um Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e verdade »
Jeová descreve a si mesmo, e a primeira coisa que ele diz é que ele é "misericordioso e benevolente", isto é, ele sente "terna compaixão, como a de um pai pelos filhos". Desse modo, Jeová não revela que se preocupa profundamente com seus servos e se interessa profundamente pelo bem-estar deles.
E o texto continua dizendo que é: "lento para a raiva". Isso indica que Jeová não é um Deus que se irrita facilmente. Em vez disso, ele suporta pacientemente as imperfeições de seus servos e nos dá tempo para mudar.
Também indica que é "abundante em bondade e verdade". Nem ele engana ninguém, nem ninguém pode enganá-lo. Visto que "Ele é o Deus da verdade", podemos confiar plenamente em tudo que ele diz, no que suas promessas para o futuro abrangem. Outra grande verdade que Jeová quer que saibamos é lida no seguinte versículo Êxodo 34: 7 diz este texto: “Isso mostra amor leal a milhares, que perdoa erros, ofensas e pecados, mas que nunca deixa o culpado impune e torna o A punição pelo erro dos pais recai sobre os filhos e netos, na terceira e na quarta geração.
Como diz o texto, irmãos, Jeová está sempre pronto a perdoar os pecadores que se arrependem ... mas isso não significa que ele deixe o mal ir, porque ele adverte que "de forma alguma isentará de punição".
Ele é um Deus justo e santo e não permitirá que pecadores impenitentes fiquem impunes. Mais cedo ou mais tarde, eles terão que arcar com as consequências de suas ações.
Irmãos, conhecer bem a personalidade de Jeová ajudou Moisés a ser paciente com os israelitas. Da mesma forma, quanto melhor conhecermos as qualidades de Jeová, melhor trataremos nossos irmãos.
Nosso guia de atividades traz uma pergunta interessante a respeito do que estamos considerando: "Como posso convidar a misericórdia e compaixão de Jeová?"
Pois bem, são duas fotos que mostram como podemos fazer isso, na primeira imagem vemos duas pessoas idosas visitando uma família em casa e incentivando-as com a Bíblia, e na segunda imagem vemos uma irmã confortando outra que está chorando por algum problema.
O apóstolo Paulo nos diz em Gálatas 6:10 que está relacionado ao que acabamos de ver nas imagens "Enquanto tivermos oportunidade, Paulo diz: façamos o bem a todos, mas principalmente aos nossos irmãos na fé."
O exemplo que Deus nos dá nos ensina a cuidar uns dos outros e atender aos mais necessitados. não basta desejar ao nosso irmão que tudo corra bem. É necessário que, movidos pela ternura e compaixão, satisfaçamos as suas necessidades mais prementes.
Podemos fazer isso preparando refeições para os enfermos, ajudando os irmãos mais velhos em suas tarefas domésticas, podemos fazê-lo fornecendo transporte para as reuniões cristãs dos necessitados, ajudando generosamente aqueles que merecem e fazendo muitas obras de misericórdia.
A primeira parte de Êxodo 6:10 que já lemos diz: “Façamos o bem a todos” e O que podemos fazer pelas pessoas que não pertencem à congregação cristã? Bem, para elas é necessário que levemos a verdade bíblica. Por viverem em trevas espirituais, Jesus disse que estão: "Desolados e dispersos como ovelhas sem pastor".
Portanto, para que uma boa ação seja verdadeiramente misericordiosa, ela deve vir do coração. Neste mundo onde existe violência, egoísmo e indiferença pelos problemas e dores dos outros, que prazer ver a misericórdia cristã posta em prática, procuremos dar à misericórdia um lugar cada vez mais proeminente nas nossas vidas. na vida diária, quanto melhor o fizermos, mais nos assemelharemos a Deus, o que nos permitirá desfrutar de uma vida cheia de significado e satisfação.
Estou encantada com este novo recurso maravilhoso sem palavras pra agradecer obrigada Jeová
ResponderExcluir