Faca Seu Melhor No Ministerio 2020, Semana de 5 a 11 de outubro, Palestra: Por que Jeová não puniu Arão por fazer o bezerro de ouro?, Lição 7, Discurso preparado.

Faca Seu Melhor No Ministerio, 5-11 de outubro, Palestra, Lição 7, Discurso Preparado.






"Vamos! Faça de nós um deus que irá antes de nós, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito" 


 
Essas palavras do povo israelita eram insistentes em torno de Arão. Qual foi o resultado? Bem, a resposta é encontrada em Êxodo 32: 2 a 4. Ele encontrou. Diz assim: Em vista disso Aarão disse-lhes: "Peguem os brincos de ouro que suas mulheres, filhos e filhas usam nas orelhas e tragam-nos." Então, todos retiraram os brincos de ouro das orelhas e os trouxeram para Aaron. Ele pegou o ouro, moldou-o com um cinzel e transformou-o em uma estátua em forma de bezerro. E eles começaram a dizer: "Este é o seu Deus, Israel. Ele o tirou da terra do Egito » 

Arão cooperou com esses irmãos rebeldes, fazendo uma estátua de um bezerro de ouro para adoração ... Ele ignorou o princípio implícito na ordem de Êxodo 23: 2 "Não deves seguir a multidão para fins malignos." 
Diante disso, a pergunta é: Por que Aarão não foi punido por ter feito o bezerro de ouro? 

Pergunta interessante, bom, apesar de sua posição privilegiada, que Aaron tinha também era humana e tinha fraquezas, a pressão era tão insistente que por medo ou influência de alguns líderes da cidade ele errou. 

Mais tarde, quando Moisés chamou sua atenção, apresentou sua desculpa muito fraca: ele disse: “O povo me pressionou para fazer isso. 

Algo que devemos notar também é que Jeová não o considerava o principal responsável, mas disse a Moisés em Êxodo 32:10. O que vamos ler e se você notar, aqui Jeová está falando no plural ele não está falando especificamente de Arão, o texto diz: “Agora deixe-me exterminá-los, porque estou furioso com eles, e farei de você uma grande nação”. 

Agora Moisés colocou o povo diante de um dilema clamando: eles tinham que decidir agora se, Êxodo 32:26 observe o que diz, se eles já o têm: "Quem está do lado de Jeová?" todos os israelitas se reuniram em torno dele » 
Sem dúvida, irmãos entre esses devem ter sido Aaron. Mataram 3.000 idólatras, provavelmente os principais instigadores da rebelião, aqueles que não se alinharam com a verdade, com suas ações depois do que aconteceu no Monte Sinai irmãos, com os fatos que Aaron mostrou após esses eventos, Ele confirmou que em seu coração não concordava com o movimento idólatra, mas cedeu à pressão dos rebeldes. 

O que também deve ter influenciado Jeová a lhe mostrar misericórdia é que, antes de mostrar que era um homem muito obediente, na verdade, quando saiu do Egito, ele já havia demonstrado constância e lealdade a Deus. 

Jeová mostrou que o perdoou por manter sua nomeação como sumo sacerdote. De acordo com Êxodo 40: 12,13 e no restante das escrituras, seu nome recebe menção honrosa e o próprio Filho de Deus reconheceu a legitimidade do Sacerdócio Aarônico 

Sem dúvida irmãos, é um grande privilégio servir a um Deus que olha o que está dentro de nós e não acompanha os nossos erros. Como acabamos de ver pela experiência de Arão, de modo que todos nós, como cristãos, concordamos com as palavras de Moisés que ele mencionou logo após o que consideramos, ele disse em Êxodo 34: 6 “Jeová, Jeová, um Deus misericordioso e compassivo, paciente e pleno de amor leal e verdade.

Comentários