Estudo A Sentinela, Semana de 12 a 18 de outubro de 2020, Ressurreição Reflete o Amor, a Sabedoria e a Paciência de Deus, Respostas sublinhadas.

Estudo A Sentinela 12-18 de outubro de 2020, A ressurreição reflete o amor, a sabedoria e a paciência de Deus, respostas sublinhadas.





1. Por que Jeová criou a vida?

HÁ um tempo em que Jeová estava sozinho, mas ele nunca se sentiu sozinho. Nada estava faltando de forma alguma. Mas  Jeová queria compartilhar a alegria de viver. Portanto, o amor o levou a começar a criar (Salmos 36: 9; 1 João 4:19).


2. Como Jesus e os anjos se sentiram quando Jeová criou outras coisas?

Primeiro, Jeová criou seu Filho, Jesus. Então, por meio dele, “tudo o mais foi criado”, incluindo milhões de anjos (Colossenses 1:16). Jesus estava feliz por poder trabalhar com seu Pai (Pv 8:30). E os anjos também tinham motivos para se alegrar, pois, por assim dizer, viram na primeira fila como Jeová e seu habilidoso, Jesus, criaram o céu e a terra. Como os anjos reagiram? A Bíblia diz que eles 'gritavam louvores' e certamente continuaram a louvar a Jeová por tudo o que ele fez, até que culminou em sua obra-prima, os seres humanos. - Jó 38: 7; Pro. 8:31 . Todas as suas criações refletem seu amor e sabedoria (Salmos 104: 24; Rom. 1:20).

3. Conforme indica 1 Coríntios 15:21, 22, o que torna possível o resgate de Jesus?

Jeová queria que os seres humanos vivessem para sempre no lindo planeta que ele havia criado. Mas, quando Adão e Eva se rebelaram contra seu amoroso Pai, a sombra do pecado e da morte cobriu a Terra (Rom. 5:12). O que Jeová fez? Ele imediatamente revelou como iria resgatar a humanidade (Gênesis 3:15). Ele decidiu que desistiria da vida de seu Filho para resgatar os descendentes de Adão e Eva do pecado e da morte. Dessa forma, Ele daria a cada pessoa a oportunidade de escolher se deseja servi-Lo e receber a vida eterna (João 3:16; Rom. 6:23; leia 1 Coríntios 15:21, 22).

4. O que discutiremos neste artigo?

A promessa de Deus de trazer os mortos de volta à vida levanta algumas questões. Por exemplo, como será a ressurreição? Reconheceremos nossos entes queridos quando eles voltarem? Por que a ressurreição será uma fonte de tanta alegria? E como a ressurreição nos ensina a valorizar o amor, a sabedoria e a paciência de Jeová? Neste artigo iremos analisar e responder a essas perguntas. 

COMO A RESSURREIÇÃO É PROVÁVEL

5. Por que é razoável acreditar que nem todas as pessoas ressuscitarão ao mesmo tempo?

Por meio de seu Filho, Jeová ressuscitará milhões e milhões de pessoas. Mas nem todos provavelmente viverão novamente ao mesmo tempo. Porque não? Porque, se a população da Terra subisse rapidamente, o caos reinaria. E Jeová não gosta da falta de organização. Ele sabe que para a paz existir, a ordem deve ser mantida (1 Cor. 14:33). Jeová demonstrou sabedoria e paciência ao preparar gradualmente o planeta com Jesus para os seres humanos. E Jesus demonstrará essas mesmas qualidades durante o Reinado Milenar ao ajudar aqueles que sobreviveram ao Armagedom a prepararem a Terra para receber os ressuscitados.


6. De acordo com Atos 24:15, quem estará entre os ressuscitados?

Mas a coisa mais importante que aqueles que sobreviverem ao Armagedom terão que fazer é ensinar aos ressuscitados sobre o Reino e os padrões de Deus. Por que isso é necessário? Porque a maioria daqueles que voltarão à vida serão o que a Bíblia chama de "injustos" (leia Atos 24:15). Eles devem fazer muitas mudanças para se beneficiar do resgate de Cristo. Sem dúvida, ensinar a verdade sobre Deus a milhões que não o conhecem exigirá muito trabalho.Ensinaremos cada pessoa separadamente, da mesma forma que fazemos cursos bíblicos hoje? Eles serão designados para congregações e treinados para ensinar aqueles que se levantarão depois deles? Teremos que esperar para descobrir. O que sabemos é que no final do Reinado Milenar de Cristo "certamente a terra se encherá do conhecimento de Jeová" (Isaías 11: 9). Que mil anos agitados e emocionantes!

ILUSTRAÇÃO

Os que sobreviverem ao Armagedom ensinarão aos ressuscitados sobre o Reino de Deus e os padrões de Jeová.

7. Por que os servos de Jeová serão compreensivos ao ensinar os ressuscitados?

Durante os mil anos, todos os servos de Jeová terão de fazer mudanças para agradá-lo. Portanto, eles serão compreensivos em ajudar os ressuscitados a lutar contra a tendência de pecar e viver como Jeová deseja. - 1 Ped. 3: 8. Sem dúvida, quando essas pessoas virem que o povo de Deus é humilde e continuam a se esforçar para fazer mudanças e agradá-lo, elas serão movidas a adorá-lo também (Filipenses 2:12).

RECONHECEREMOS NOSSOS AMADOS QUANDO ELES VOLTAREM?

8. Por que é razoável acreditar que aqueles que receberem os ressuscitados serão capazes de reconhecer seus entes queridos?

Existem vários motivos pelos quais acreditamos que aqueles que receberem os ressuscitados serão capazes de reconhecer seus entes queridos. Por exemplo, pelas ressurreições mencionadas na Bíblia, parece que Jeová recriará as pessoas para que tenham a mesma aparência e a mesma maneira de falar e pensar que tinham pouco antes de morrer. Além disso, lembre-se de que Jesus disse que estar morto é como dormir e que ressuscitar dos mortos é como acordar de um sonho (Mt 9:18, 24; Jo 11: 11-13). Quando as pessoas acordam, sua aparência, voz e memórias são as mesmas de quando foram dormir.Considere o caso de Lázaro. Quando Jesus o ressuscitou, ele já estava morto há quatro dias, então seu corpo começou a se decompor. Mas suas irmãs o reconheceram instantaneamente, e é óbvio que ele se lembrava delas (João 11: 38-44; 12: 1, 2).

9. Por que o ressuscitado não retorna com mente e corpo perfeitos?

Jeová promete que sob o governo de Cristo ninguém dirá: “Estou doente” (Isa. 33:24; Rom. 6: 7). Portanto, quando Deus recriar pessoas que morreram, Ele lhes dará um corpo são. Claro, eles não serão perfeitos imediatamente. Se fossem, seus entes queridos podem não reconhecê-los. Parece que toda a humanidade alcançará gradualmente a perfeição durante o Reinado Milenar de Cristo. Quando esse período de tempo acabar, Jesus retornará o Reino ao seu pai. Então, este governo terá cumprido plenamente sua missão, que inclui levar a humanidade à perfeição (1 Cor. 15: 24-28; Ap. 20: 1-3).

POR QUE A RESSURREIÇÃO SERÁ UMA FONTE DE TANTA ALEGRIA?

10. Como a ressurreição nos fará sentir?

Vamos imaginar como será ver nossos entes queridos novamente. Vamos rir? Vamos chorar de alegria? Ficaremos tão felizes de cantar louvores a Jeová? O certo é que sentiremos um amor profundo por nosso Pai amoroso e seu Filho amoroso por tornar possível a ressurreição.

11. De acordo com as palavras de Jesus registradas em João 5:28, 29, o que os ressuscitados terão se obedecerem aos padrões justos de Deus?

Imaginemos também a alegria que os ressuscitados sentirão ao abandonar sua antiga personalidade e viver de acordo com os padrões justos de Deus. Aqueles que fizerem essas mudanças terão "uma ressurreição de vida", enquanto aqueles que se rebelam contra Deus não terão permissão para perturbar a paz do Paraíso (leia João 5:28, 29; Isaías 65:20).

12. Como Jeová abençoará todos os que vivem na Terra?

Sob o Reino, todos os servos de Deus verão que o que Provérbios 10:22 diz é verdade: "A bênção de Jeová é o que enriquece, e com ela ele não traz dor." Com a ajuda do espírito de Jeová, eles se tornarão espiritualmente ricos, ou seja, se tornarão cada vez mais semelhantes a Cristo e progredirão em direção à perfeição (João 13: 15-17; Ef 4:23, 24). A cada dia vocês serão pessoas melhores e seu corpo ficará mais forte. Eles ficarão muito felizes! (Jó 33:25). Agora, como meditar na ressurreição nos beneficia hoje?

VALORIZAMOS O AMOR DE JEOVÁ

13. De acordo com o que diz o Salmo 139: 1-4, como a ressurreição mostra que Jeová nos conhece muito bem?

Como vimos, quando Jeová ressuscita as pessoas, ele restaura a memória e a personalidade que elas tinham antes de morrer. Vamos pensar no que isso implica. Jeová ama tanto cada um de nós que sabe tudo o que pensamos, sentimos, dizemos e fazemos. Então, se ele tivesse que nos ressuscitar, seria muito fácil para ele nos devolver nossas memórias e nosso jeito de ser e pensar. O Rei Davi sabia que Jeová conhece muito bem cada um de nós. - Leia Salmo 139: 1-4 . Como nos sentimos sobre o quanto você se preocupa conosco?

14. Como devemos nos sentir quando pensamos que Jeová nos conhece muito bem?

Pensar que Jeová nos conhece muito bem não deve nos perturbar. Porque não? Recordemos que ele nos ama muito e que para ele cada um de nós é especial. Além disso, ele está muito atento às experiências que marcaram nosso jeito de ser. Não é realmente reconfortante saber que Jeová nos conhece muito bem? Nunca devemos nos sentir sozinhos, visto que Jeová está ao nosso lado o tempo todo, esperando para nos ajudar.

 VALORIZAMOS A SABEDORIA DE JEOVÁ

15. Por que a ressurreição é um teste da sabedoria de Jeová?

O medo da morte é uma arma poderosa. Os que estão sob o controle de Satanás usam esse medo para forçar as pessoas a trair seus amigos ou a renunciar às suas convicções. Mas essa ameaça não funciona em nós. Sabemos que, se nossos inimigos nos matarem, Jeová nos trará de volta à vida (Ap 2:10). Estamos convencidos de que nada do que eles façam pode nos separar de nosso Deus (Rom. 8: 35-39). Que sabedoria extraordinária Jeová demonstrou ao nos dar a esperança da ressurreição. Com ela, ela tira de Satanás uma de suas armas mais poderosas e ao mesmo tempo nos dá uma coragem indestrutível.

16. O que devemos nos perguntar, e o que a resposta indicará?

Se nossos inimigos ameaçarem tirar nossa vida, confiaremos que Jeová pode trazê-la de volta? Para descobrir, vamos nos perguntar: "As pequenas decisões que tomo todos os dias mostram que confio em Jeová?" (Lucas 16:10). "Demonstro com meu modo de vida que confio na promessa de Jeová de me dar o que preciso se eu buscar o Reino primeiro?" (Mat. 6: 31-33). Se a resposta for sim, essa confiança nos ajudará a enfrentar quaisquer provações que surjam em nosso caminho. - Prov. 3: 5, 6.

 ILUSTRAÇÃO

Na ilustração podemos ver um irmão que explica ao patrão que não pode fazer horas extras em determinados dias da semana. Ele explica que não pode porque reserva essas tardes para atividades relacionadas à sua adoração a Jeová. O irmão com certeza sabe que, ao fazer isso, pode estar colocando seu emprego em risco, mas mostra que confia plenamente que Jeová lhe dará o que ele precisa, desde que coloque em primeiro lugar.

IDEIA DE DESTACAR

Por colocar Jeová acima de outras coisas que não a vida ou a morte, como trabalho, entretenimento, família ou negócios, mostramos que no futuro seremos capazes de dar nossa vida para defender nossas convicções. Porque, se Jeová é capaz de nos trazer de volta mesmo se morrermos, ele também pode nos dar ou devolver tudo o que perdermos em favor de seu nome.

VALORIZAMOS A PACIÊNCIA DE JEOVÁ

17. (a) Por que o tempo designado para a ressurreição de Jeová é uma prova de sua paciência? (b) Como podemos mostrar apreço pela paciência de Jeová?

Jeová estabeleceu o dia e a hora em que porá fim a este antigo sistema. - Mateus 24:36. Embora deseje ressuscitar os mortos, ele não perderá a paciência nem agirá prematuramente. - Jó 14:14, 15. Ele está esperando o momento perfeito para fazer isso (João 5:28). Temos bons motivos para ser gratos porque Jeová é paciente. Por exemplo, a).  Graças a isso, muitas pessoas tiveram tempo para se arrepender, incluindo nós (2 Ped. 3: 9). Jeová deseja que o maior número possível de pessoas viva para sempre. Portanto, mostremos b).que apreciamos sua paciência por fazer o melhor para encontrar os que têm “a atitude certa para obter a vida eterna” e por ajudá-los a amar e servir a Jeová. - Atos 13:48. Portanto, eles também podem se beneficiar da sua paciência.

18. Por que devemos ser pacientes com os outros?

Com paciência, Jeová aguardará o fim dos mil anos para que sejamos perfeitos. Até então, ele está disposto a perdoar nossos pecados. Por essa razão, vamos imitar o exemplo deles, focalizando as boas qualidades dos outros e sendo pacientes com eles.Vejamos o caso de uma irmã. Seu marido começou a ter ataques de ansiedade graves e parou de ir às reuniões. Ela diz: “Esta situação foi muito dolorosa para mim. Os planos que tínhamos como família para o futuro se desfizeram ”. Apesar de tudo, essa irmã continuou a tratar o marido com amor e paciência. Ela confiou em Jeová e nunca desistiu. Como ele, ela olhou além do problema e se concentrou nas coisas boas que seu marido tinha. Ela diz: "Meu marido tem excelentes qualidades e está fazendo o que pode para se recuperar, aos poucos." É muito importante que sejamos pacientes com nossos parentes ou irmãos na congregação que estão passando por dificuldades.

19. O que devemos estar determinados a fazer?

Jesus e os anjos ficaram muito felizes quando a Terra foi criada. Imagine como eles ficarão felizes ao vê-lo cheio de pessoas perfeitas que amam e servem a Jeová. E pense na alegria que aqueles que governam no céu com Cristo sentirão ao ver a humanidade se beneficiar de seu trabalho (Ap 4: 4, 9-11; 5: 9, 10). Imaginemos também como será a vida quando as lágrimas de dor se transformarem em lágrimas de alegria, quando a doença, a tristeza e a morte desaparecerem para sempre (Ap 21: 4). Até aquele dia, estejamos determinados a imitar o amor, a sabedoria e a paciência de nosso Pai. Se fizermos isso, preservaremos a felicidade em qualquer provação que enfrentarmos (Tiago 1: 2-4). Somos muito gratos pela promessa de Jeová de que “haverá uma ressurreição” (Atos 24:15).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que Jeová criou a vida?

Não era porque Jeová se sentia sozinho ou não tinha alguma coisa, mas ele criou a vida porque, graças ao amor que o caracteriza, ele queria compartilhar a alegria de viver.

Como a ressurreição reflete o amor, a sabedoria e a paciência de Deus?

O amor se reflete porque, quando Jeová ressuscitar os que já morreram, o fará com as mesmas lembranças e com o mesmo jeito de ser e pensar, o que mostra que nos conhece muito bem e está profundamente interessado em nós.

A sabedoria é refletida porque, graças à ressurreição, Jeová nos dá esperança e uma razão para não ter um medo profundo da morte e, asim, tira de Satanás uma de suas armas mais poderosas, com a qual ele poderia nos forçar a renunciar à nossa convicções espirituais.

A paciência se reflete porque, embora deseje ressuscitar os mortos, Jeová espera o momento perfeito para fazê-lo. E enquanto esse momento chega, dá tempo para que muitas pessoas, talvez inclusive nós, tenham a oportunidade de se arrepender e servir plenamente a Jeová com a bela esperança de viver e obedecê-lo para sempre. 

Como podemos mostrar que apreciamos a esperança da ressurreição?

Visto que a longanimidade de Jeová não é eterna e quando sua longanimidade atingir seu propósito, Ele agirá contra pecadores teimosos e porá fim a suas ações, devemos fazer o possível para encontrar quem tenha a atitude certa. Para ganhar a vida eterna e ajudá-los a amar e servir a Jeová, assim contribuiremos para a vontade de Jeová de que ninguém seja destruído em vez de a maioria ser salva.


Comentários