Estudo de Livro de Congregação, Semana de 26 de outubro a 1 ° de novembro de 2020, Cristo, o Direito de Deus, Capítulo 138, Respostas.
Respostas do estudo de livro, 26 de outubro 1 de novembro, Capítulo 138, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): jy ch. 138
O que Jesus fez depois de subir ao céu?
Jesus sentou-se à direita de Deus e começou a reinar sobre seus discípulos ungidos pelo espírito, guiando-os na obra de pregação e preparando-os para serem reis com ele no céu, quando serão ressuscitados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Naquela época, Jesus também escolheu Saulo para liderar a obra de fazer discípulos, mas, a essa altura, ele já era um perseguidor dos discípulos de Cristo. Então Jesus consegue fazer uma mudança radical em sua vida, então todas essas coisas são o que ele estava fazendo quando Jesus ascendeu ao céu, primeiro sendo o rei dos ungidos e depois também selecionando Saul para liderar a pregação.
Para Jesus começar a reinar, ele esperava por uma ordem específica que já havia sido predita nas escrituras; 'Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um banquinho para os teus pés', e no final desse período Jeová ordenaria a Jesus: "Vai governando no meio dos teus inimigos." Foi então que Jesus começou a reinar e aqueles que fossem fiéis até a morte, seriam reis com Jesus no céu quando ressuscitasse.
Quando o "dia do Senhor" começou e o que aconteceu a seguir?
Um estudo cuidadoso das Profecias Bíblicas indica que o Dia do Senhor começou em 1914, quando Jesus voltou invisivelmente sem ostentação pública e apenas com seus servos fiéis sabendo de seu retorno, e o que aconteceu depois é que foi totalmente cumprido. o sinal que Jesus deu aos Apóstolos sobre a sua presença e o fim, por isso o mundo tem sido marcado por guerras, doenças, fomes, terremotos e outros acontecimentos, entre eles a pregação das boas novas do Reino em todo o mundo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O cumprimento de outras profecias bíblicas nos ajuda a ver quando começa o dia do Senhor, um exemplo disso foi a profecia de Daniel que indicava que o governo na linha do Rei Davi foi derrubado como uma árvore que foi cortada; Depois de “sete vezes” seria conhecido “que o Altíssimo é o Governante no reino da humanidade, e aquele a quem ele quer dá-lo, ele o dá”.
O principal cumprimento dessa profecia começou com a desolação do reino de Judá, foi concluída em outubro de 607 AEC. Revelação 12: 6, 14 mostra que três tempos e meio são 1.260 dias; portanto, sete vezes (o dobro desse valor) deve ser 2.520 dias. Contando "um dia por um ano", determinamos que 2.520 anos são a duração das "sete vezes". Portanto, Cristo Jesus começou seu governo celestial no final de 1914. A eclosão da Primeira Guerra Mundial naquele ano marcou um “início de dores de angústia”, dores que continuam a assolar a humanidade.
Por que temos motivos para ser felizes?
Temos motivos para ser felizes, porque como diz Apocalipse 12:10, agora a salvação se tornou realidade, o Poder e Reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, o que significa que o Reino Celestial de Deus já está governando , esta é uma grande notícia para todos os discípulos leais de Jesus, pois indica que Jesus fez uma purificação nos céus e lançou Satanás e seus demônios aqui na terra, e muito em breve ele também fará uma purificação na terra onde destruirá todos os seus inimigos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As palavras mencionadas pelo apóstolo João em Apocalipse 12:12; “Alegrai-vos, céus e quantos neles habitam! Mas ai da terra e do mar! Porque o Diabo desceu até onde você está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo ”. Esta é certamente uma ótima notícia para os servos de Jeová, pois bênçãos inimagináveis nos aguardam se perseverarmos.
Portanto, estas palavras de Paulo são apropriadas: “Não desistamos de fazer o que é excelente, porque no devido tempo colheremos, se não nos cansarmos.” Arme-nos com a verdade, a justiça e a fé ... pregando zelosamente as boas novas e estudando permanecer forte na fé, além de orar incessantemente e ficar alerta. Desta forma, não seremos expostos a nenhuma acusação no dia do Senhor, mas sim uma fonte de abundantes bênçãos para nós.
LIÇÕES DOS TEXTOS
Atos 9: 4,5 , é interessante que Jesus diz a Saulo por que você está me perseguindo, ele não diz por que está perseguindo meus discípulos, porque isso me ensina que quando alguém nos maltrata ou nos machuca, não apenas sofremos, Jesus também sofre É por isso que sabemos que eles não nos deixarão e que agirão no devido tempo, pois se permanecermos fiéis, corrigiremos qualquer dano causado.
Atos 9:15 , vemos que Jesus analisa os corações, por isso envia Ananias para dar a Saulo a vista, mas Ananias não sabe, por isso menciona as más ações que Paulo fez, então isso nos ensina que nós Não temos a capacidade de ver o que está no coração das pessoas, por isso devemos ser imparciais ao pregar.
Atos 9: 1 , neste texto vemos que nos faz pensar que Saulo era uma pessoa má, mas o que vemos é que tudo o que ele fez foi porque pensava que estava se esforçando para cumprir a lei de Deus, e seu zelo estava errado Com esse texto podemos aprender que na pregação às vezes encontramos pessoas com ciúmes de suas crenças, isso é importante, porque se os ensinarmos a raciocinar com a Bíblia, então agora eles serão capazes de direcionar sua devoção a Deus e ser bons adoradores de Jeová .
Colossenses 1: 3 , Jesus nos resgatou das trevas, ou seja, formou a Congregação Cristã e a partir daí Satanás não faria mais o que quisesse com eles, mas os conduzia por meio de seu Espírito Santo, o que ele nos ensina é que hoje Hoje Jesus continua a nos guiar, por isso devemos ser obedientes, pois as instruções que vêm dele vêm do Escravo Fiel e Prudente.
Atos 7: 5,6 , Esteban teve uma visão particular particular, pois viu Jesus ressuscitado no céu e à direita de Deus, este fato certamente fortaleceu sua fé nos momentos em que ele mais precisava, já que estava sendo acusado e perseguido Por meio do Sinédrio, com isso aprendemos que também hoje muitos de nossos irmãos têm sido submetidos a ameaças e perseguições, eles expressam para si mesmos que o espírito de Jeová os ajudou nesses momentos difíceis deu a ele a força necessária para resistir à oposição e preservar paz interior, os cristãos têm a mesma segurança que Estevão, de que se morrermos pelos nossos inimigos, nada impedirá que Jesus nos ressuscite por termos sido leais.
Atos 7:56 , nesse texto também vemos que Estêvão estava calmo e isso porque ele tinha uma fé tão forte apesar do que estava por vir, porque sabia que Jeová remediaria a situação e que a fé se fortaleceu, ainda mais quando ele recebeu a visão de Jesus Estando à direita de Deus, o que ele nos ensina é que não estamos sozinhos quando enfrentamos provações e que Jeová nos dará coragem, assim como fez com Estêvão, para sermos fortes e leais.
Atos 9: 4,5 , vemos que Jesus interveio nisso e foi porque as coisas que Saulo fez ameaçaram a congregação cristã, da mesma forma que hoje Jesus protege a organização de Jeová talvez não falando milagrosamente do céu, pelo contrário, tem sido usado por pessoas influentes para libertar irmãos que foram injustamente presos ou que os obrigaram a conceder liberdade de culto.
Salmo 110: 1,2 , quando Jesus ascendeu ao céu ele não tomou imediatamente o cetro para governar os povos do mundo, ele teve que esperar à destra de Deus até que seus inimigos fossem colocados como um banquinho para seus pés, disto aprendemos que Como Jesus, devemos continuar a esperar de boa vontade que Jeová aja, mesmo que enfrentemos situações difíceis devemos estar determinados a ter uma atitude de espera, porque no momento perfeito a longa espera terminará para nós e veremos se cumprir em nossas vidas as lindas promessas de Jeová nas mãos do rei chamado Jesus Cristo.
Atos 9: 3-6 e 20 , quando Jesus parou Saulo no caminho para Damasco, ele não perguntou a ele por que você está perseguindo meus discípulos? mas por que você está me perseguindo? Disto aprendemos três coisas, 1: este evento nos mostra que Jeová e Jesus estão cientes da situação de seus servos número 2: que Jesus é fiel à sua promessa de liderar a pregação e coordenar essa obra por meio do Escravo Fiel e Prudente e 3: aprendemos que Saulo permitiu que Jesus o usasse e por isso lhe foram concedidos diversos privilégios na congregação, por isso, se ainda não somos Evangelizadores ou Cristãos Batizados, imitemos sua boa atitude e não permitamos que nada nem ninguém nos impeça de cumprir as condições necessário fazê-lo.
Atos 9: 13-15 , Ananias a princípio teve medo de encontrar Saulo, mas Jesus explica que "Saulo é um vaso escolhido" para levar seu nome. Sem hesitar, Ananias aceitou a sua missão e foi ao encontro daquele que tinha perseguido tantos cristãos, daí aprendemos que, tal como Ananias, devemos superar os nossos medos, porque para alguns cristãos a simples ideia de ir de casa em casa para falar com estranhos , gera ansiedade para os outros, é difícil para eles pregar no comércio, na rua ou ao telefone, mas temos que ter coragem e cumprir nossa comissão lembrando que mesmo aqueles que mais nos intimidam podem se tornar nossos irmãos.
Atos 9:15 Jesus perdoou Saulo pelo que ele fez aos seus discípulos, isso nos ensina que também devemos perdoar nossos irmãos, porque seus atos não foram tão cruéis como o que Saulo fez, e se vemos que Jesus estava disposto perdoar, que é um grande exemplo para nós.
Apocalipse 12-: 10, este texto nos ensina os motivos pelos quais devemos ser felizes porque o Reino celestial de Deus já está governando, o primeiro motivo é que, uma vez que Jesus expulsou Satanás e seus demônios do céu, todas as criaturas fiéis a Jeová desfrutam de total paz e harmonia no céu, para que a vontade de Deus já esteja sendo feita, a segunda razão é que no Armagedom Jesus destruirá os ímpios e efetuará mudanças transcendentais em todo o planeta, pois a humanidade viverá sob um único governo o Reino de Deus, esse Reino cumprirá a vontade divina e trará bênçãos maravilhosas para todos os fiéis e a terceira razão, compreender o significado da presença de Cristo é um privilégio e deve intensificar nosso senso de urgência,pois devemos estar mais determinados do que nunca a participar plenamente na obra de pregar e compartilhar essas valiosas verdades com as pessoas.
Olá, eu agradeço o excelente trabalho. Saudações cristãs do Luxemburgo!
ResponderExcluirAMEI
ResponderExcluir