Estudo de Livro de Congregação, Semana de 12 a 18 de outubro de 2020, Na Costa do Mar da Galiléia, Capítulo 136, Respostas.
Respostas do estudo de livro 12 a 18 de outubro, Capítulo 136, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): jy ch. 136
Como sabemos que os apóstolos não têm certeza do que fazer na Galiléia?
Jesus, na última noite em que estava com seus apóstolos, disse-lhes que depois de ressuscitado iria adiante deles no caminho para a Galiléia, então os discípulos vão para lá, mas como não sabem o que fazer, Pedro diz a seis dos apóstolos que ele vai pescar e eles respondem que irão com ele.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Porque eles só seguiam as instruções para irem lá, mas Jesus não dizia o que iam fazer, então porque gostavam de pescar, eram pescadores, não pescavam, então o que eles falaram é que não iam pescar. para negócios, mas mais porque gostavam de fazer esta atividade.
Como os apóstolos reconhecem Jesus no Mar da Galiléia?
Os discípulos não pegaram nada a noite toda, de madrugada Jesus aparece na praia, mas eles não o reconhecem e ele grita com eles, meus filhos, vocês têm alguma coisa para comer? E eles respondem que não, então ele manda que joguem a rede do lado direito do barco e eles vão encontrar algo, quando o fizerem, a rede se enche de tantos peixes que eles não conseguem tirar, naquele momento Juan fala para Pedro que é o Senhor, é nesse momento que eles reconhecem que é Jesus, imediatamente Pedro se lança ao mar e chega à praia e depois alcança os outros, então Jesus os convida para o café da manhã, mas ninguém se atreve a perguntar quem ele é, porque eles sabem que É Jesus.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Porque Jesus faz um milagre, eles já tentaram, por exemplo, pescar a noite toda e não conseguiram nada, mas ele diz que no momento em que Jesus aparece, manda que joguem a rede do seu lado direito, então o que acontece a seguir Lançam a rede do seu lado direito, muitos peixes saem para ser exato conforme o livro diz que saem 153 peixes grandes, então percebem que não é uma coincidência, mas que um milagre estava acontecendo diante de seus olhos.
Conforme Jesus aponta, o que os que lideram a congregação devem fazer?
Nesta ocasião, Jesus usa Pedro para enfatizar que quando ele parte para o céu não está mais na terra, pois eles têm a responsabilidade de dirigir as congregações, hoje quem dirige a congregação deve assumir a liderança no serviço aos que eles fazem parte do rebanho de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que Jesus quer enfatizar é que aqueles que lideram a congregação devem pastorear e alimentar e isso nós sabemos porque Jesus disse a Pedro, primeiro ele disse a ele para alimentar e depois disse pastor, então isso nos mostra que as pessoas que tomam a liderança na congregação Eles devem estar dispostos a servir à congregação.
E isso é algo muito diferente do que acontece no mundo, que quem está no topo ou é superior ou quem dirige as congregações, por exemplo os súditos, as pessoas que vão tem que servir a esses líderes, mas nesse caso é pelo contrário, devem usar-se para pastorear aqueles que supostamente estão sob seus cuidados.
O que Jesus disse sobre a morte que espera Pedro?
Jesus explica a Pedro que assim como o prenderam e mataram algo semelhante aconteceu com Pedro, porque ele lhe diz que quando você era mais novo você se vestia e andava por onde queria, mas quando você envelhecer suas mãos estarão estendidas e outro irá Ele se vestirá e o levará aonde você não quiser, mas Jesus pede que você continue a segui-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A resposta é que Jesus lhe diz que assim como ele foi amarrado e executado por fazer a obra neste caso que Deus o havia encomendado, Pedro também sofrerá uma experiência semelhante; por exemplo, uma morte cruel o aguardaria, assim como seu mestre.
É interessante que Pedro não desanimou ou se opôs ao que estava dizendo, ao invés disso, ele continuou declarando avidamente as Boas Novas, mesmo que mais tarde sofresse uma morte cruel.
LIÇÕES DOS TEXTOS
João 21: 3, neste texto nos é mostrado que após a morte de Jesus, Pedro tendeu a retornar à profissão de pescador e os demais que estavam com ele fizeram o mesmo, daí aprendemos que até as coisas normais da vida Eles podem nos desviar do nosso serviço a Jeová, por isso devemos estar alertas em todos os momentos, não é hora de procurar as coisas que o mundo de Satanás oferece, temos evidências claras de que o fim está muito próximo e que para sobreviver temos que ser amigos de Jeová e servi-Lo plenamente, é por isso que devemos permanecer espiritualmente alertas e despertos.
João 21: 7, Pedro pulou no mar para nadar até a praia sabendo que o estranho que estava na praia era seu mestre, o próprio Jesus ressuscitado, neste caso novamente notamos como Pedro é humano, sua personalidade era impulsiva, às vezes até impetuosos, com isso aprendemos que Jeová e Jesus não o rejeitaram ou rejeitaram por causa de sua impulsividade, antes o usaram para privilégios maravilhosos, esta é uma escolha para nós, se nos sentirmos desanimados por ter uma personalidade impulsiva, a O exemplo de Pedro mostra que Jeová não se concentra em nossas fraquezas ou fraquezas, mas vê nossas boas qualidades e fica feliz em usar todos nós no seu serviço.
João 21:23, sete discípulos de Jesus passaram a noite toda pescando no Mar da Galiléia, mas eles não pegaram nada, bons pescadores tinham que ter paciência e estar dispostos a fazer sacrifícios, se eles quisessem ver seus esforços recompensados, a partir disso Aprendemos que essas qualidades também são necessárias para cumprir o trabalho de ser discípulos e de nos tornarmos pescadores de homens, se quisermos ser habilidosos neste trabalho, devemos procurar os momentos e lugares onde é mais provável encontrar pessoas, devemos também usar o kit didático que contém ferramentas que são muito úteis, lembre-se que o pescador pega peixes para vender ou comê-los, mas pegamos pessoas para salvar suas vidas.
João 21:12, Jesus, depois de ressuscitado, tinha certeza de que receberia uma posição exaltada de Jeová, mas executou uma tarefa humilde ao preparar um desjejum para seus discípulos; com isso aprendemos que os superintendentes cristãos devem cumprir seus deveres com humildade, Os cargos de responsabilidade não dão licença para o orgulho, pelo contrário, exigem ainda mais humildade, claro que é essencial que todos os cristãos mostrem esta virtude, pois se imitarmos Jesus quando nos for dada uma tarefa que pensamos não cabe a nós. dignidade, a humildade do nosso coração nos fará perceber isso, assim seremos instrumentos úteis para Jeová e sua organização.
João 21:15, apontando para o grande número de peixes que eles haviam pescado, Jesus pergunta a Pedro: Você me ama mais do que estes? Então, aparentemente Jesus aqui está fazendo Pedro ver a necessidade de tomar uma decisão, ele teria que decidir o que seria mais importante para ele, se dedicar a uma profissão que ele gostava ou se dedicar a alimentar os discípulos de Jesus no sentido espiritual, Disto aprendemos que nós, cristãos, nos fizemos uma pergunta semelhante e tivemos que decidir o que é mais importante, se nosso trabalho ou negócio, uma carreira ou dedicar-nos a servir a Jeová e ser pescadores de homens, todos nós que nos dedicamos e batizamos podemos diga que tomamos a melhor decisão, que é servir ao nosso Deus Jeová.
João 21: 3, Pedro costumava pescar para sustentar sua família, mas isso era mais do que um comércio, pelo que lemos em João capítulo 21 ao versículo 3, porque certamente talvez ele pudesse ter ficado descansando algum tempo com seus família, mas não, porque no tempo livre iam pescar e os outros, neste caso, os apóstolos o seguiam, mas vemos que mais tarde, esse desejo foi passado para um segundo lugar e ele se dedicou a fazer o que Jesus lhe confiou para cuidar e alimente as ovelhas que compunham a congregação cristã, e o que aprendemos é que nossos desejos devem sempre ficar em segundo lugar e o Reino de Deus deve sempre vir em primeiro lugar.
João 21: 6, vemos de Jesus a capacidade de tornar o trabalho produtivo, vimos que os discípulos trabalharam a noite toda para sair, mas não conseguiram nada, mas ele fez lançar as redes apenas uma vez para ser produtivo, porque os abençoou com uma rede cheia de peixes, o que ele me ensina é que sob o Reino de Deus os homens não serão obrigados a ganhar a vida, com grandes dificuldades como os discípulos que ficaram a noite toda, só para sobreviver, mas eles se sentirão alegres porque o fruto de seu trabalho será em abundância tanto quanto esta rede cheia de peixes.
João 21: 16,17, vemos que Jesus confirma que perdoou seu erro, neste caso o de Pedro e vê Pedro como uma pessoa valiosa porque lhe disse para alimentá-lo ou lhe deu a tarefa de cuidar da congregação, que eles me ensinam , é que talvez nossos irmãos nos façam sentir mal, talvez não tanto quanto o que ele fez, mas o que Jesus nos ajuda a ver é que se em vez de observarmos o mal, observarmos suas boas qualidades no serviço a Jeová, como Jesus fez isso e vai nos mover para trabalhar e servir junto com eles.
João 21: 15,16, Jesus pergunta a Pedro se ele o amava mais do que estes, ou seja, os peixes que ele tinha antes deles, e com esta pergunta ele mostrou a Pedro a importância que em vez de se dedicar à pesca ele se dedicará a segui-lo o tempo todo, então nos perguntamos o que dizer de nós, Pedro deixou de lado seu negócio de pesca, e podemos seguir seu exemplo colocando nossos objetivos espirituais em primeiro lugar, para que sigamos o que Jesus disse a Pedro, Nós o seguiremos de todo o coração.
Comentários
Postar um comentário