Estudo da Sentinela, Semana de 26 de outubro a 1 ° de novembro de 2020, Respeite o lugar dos outros na congregação de Jeová, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 26 de outubro a 1 ° de novembro de 2020, Respeite o lugar dos outros na congregação de Jeová, respostas sublinhadas.





1. O que Jeová dá a cada um de seus servos fiéis?

COM amor, Jeová concede um lugar em sua congregação a cada um de seus servos fiéis. Embora tenhamos funções diferentes, todos temos valor e todos precisamos uns dos outros. O apóstolo Paulo nos ajuda a entender esta importante lição. De que maneira?

2. De acordo com Efésios 4:16, por que devemos valorizar e cooperar uns com os outros?

Conforme indica o texto temático deste artigo, Paulo enfatizou que não podemos olhar para outro servo de Jeová e pensar “Não preciso de ti” (1 Cor. 12:21). Para que haja paz na congregação, devemos valorizar e cooperar uns com os outros (leia Efésios 4:16). Quando há união, os irmãos se fortalecem e se sentem amados.

3. O que iremos analisar neste artigo?

Em que campos podemos mostrar que respeitamos nossos irmãos? Neste artigo, veremos primeiro como os anciãos podem respeitar outros anciãos. Em seguida, discutiremos como podemos mostrar que valorizamos nossos irmãos e irmãs que não são casados. E por fim, veremos como podemos mostrar que valorizamos quem não fala bem a nossa língua.


IDOSOS, RESPEITE SEUS COMPANHEIROS IDOSOS

4. Que conselho de Paulo encontrado em Romanos 12:10 os anciãos devem seguir?

Todos os anciãos são designados pelo espírito santo de Jeová, mas cada um tem seus talentos e forças. - 1 Cor. 12:17, 18. Alguns podem ser nomeados recentemente e não têm muita experiência, enquanto outros podem não ser capazes de fazer tanto por causa da idade ou problemas de saúde. Mas nenhum velho deve olhar para um de seus colegas e pensar "Não preciso de você". Em vez disso, todos devem seguir o conselho de Paulo encontrado em Romanos 12:10 (leia).

5. Como os anciãos mostram que respeitam os colegas e por que é tão necessário que o façam?

Os mais velhos mostram que respeitam seus colegas ouvindo-os com atenção. Isso é especialmente necessário quando você se reúne para discutir assuntos importantes. Por quê? Considere o que A Sentinela de 1. ° de outubro de 1988 disse: “Os anciãos reconhecerão que Cristo pode, por espírito santo, dirigir a mente de qualquer ancião no corpo de anciãos para fornecer o princípio bíblico necessário para lidar com qualquer situação ou tomar qualquer decisão. importante. (Atos 15: 6-15.) Nenhum ancião monopoliza o espírito dentro do corpo [dos anciãos].

6. a) O que ajudará os idosos a trabalharem juntos? b) Como a congregação se beneficia?

Se um ancião respeita seus colegas, nem sempre tentará ser o primeiro a expressar sua opinião nas reuniões de anciãos. Você não vai dominar a conversa ou acreditar que está sempre certo. Ao contrário, ele falará o que pensa com humildade e modéstia e ouvirá os outros com atenção. Acima de tudo, você estará disposto a analisar os princípios bíblicos e seguir a orientação do “escravo fiel e sábio” (Mt 24: 45-47). Quando os anciãos lidam com os assuntos com amor e respeito, o espírito santo de Deus está com eles e os ajuda a tomar decisões que fortalecem a congregação (Tiago 3:17, 18).

ILUSTRAÇÃO

 

 

Várias imagens: Uma reunião do corpo de anciãos. 1. Um homem mais velho fala enquanto outros ouvem. 2. Na mesma reunião, um jovem fala enquanto os outros ouvem. Os anciãos mostram que respeitam os outros, ouvindo com atenção.

RESPEITAMOS OS IRMÃOS QUE NÃO SÃO CASADOS

7. O que Jesus achou da condição de solteiro?

Em nossas congregações, não existem apenas casais e famílias com filhos, mas também muitos irmãos e irmãs que não são casados. Como devemos ver esses irmãos solteiros? Vamos revisar o que Jesus pensava sobre o estado de solteiro. Quando ele estava na Terra, ele permaneceu solteiro e devotou todo o seu tempo e atenção ao seu ministério. Ele nunca ensinou que era obrigatório para os cristãos se casarem ou permanecerem solteiros. Mas ele disse que alguns cristãos escolheriam não se casar (Mt 19:11, 12). * Ele respeitava aqueles que não eram casados ​​e não se achavam inferiores ou que lhes faltava algo na vida.

8. Como Paulo disse em 1 Coríntios 7: 7-9, o que os cristãos deveriam pensar?

Como Jesus, o apóstolo Paulo foi um único ministro de Deus. Ele nunca ensinou que era errado se casar. Eu sabia que era um assunto pessoal. Mesmo assim, ele incentivou os cristãos a pensar se poderiam servir a Jeová sem se casar. - Leia 1 Coríntios 7: 7-9. Paulo certamente não desprezava os solteiros. Na verdade, ele escolheu o jovem Timóteo, que não era casado, para cuidar de pesadas responsabilidades (Filipenses 2: 19-22). * Portanto, seria errado pensar que um irmão é melhor ou pior qualificado apenas porque ele é ou não casado (1Co 7: 32-35, 38).

9. O que podemos dizer sobre casamento e solteirismo?

Nem Jesus nem Paulo ensinaram que era obrigatório casar ou permanecer solteiro. Então, o que podemos dizer sobre casamento e solteiro? A Sentinela de 1. ° de outubro de 2012 colocou bem: “Na verdade, ambos os estados podem ser considerados um presente de Deus. […] Quanto à condição de solteiro, Jeová não vê essa condição como uma fonte de dor e vergonha. Obviamente, devemos respeitar o lugar dos solteiros na congregação.

10. Como podemos mostrar que respeitamos irmãos solteiros?

Como podemos mostrar que respeitamos os sentimentos e as circunstâncias dos irmãos solteiros? Devemos lembrar que alguns cristãos são solteiros por escolha pessoal. Outros gostariam de se casar, mas não encontraram a pessoa certa. Outros podem ter ficado viúvos. Seja qual for o caso, não devemos perguntar a eles por que não são casados ​​ou oferecer ajuda para encontrar um parceiro. Claro, alguns podem nos pedir ajuda. Mas se não, antes de nos oferecermos, vamos pensar em como os faríamos sentir (1Ts 4:11; 1Tm 5:13). Vamos ver o que alguns deles disseram.

ILUSTRAÇÃO

 

 

Uma irmã mais velha sentada no Salão do Reino olha para um cristão solteiro conversando com dois outros irmãos e pensa em quatro irmãs solteiras com quem ela poderia casá-lo.

11, 12. Como podemos inadvertidamente desencorajar os solteiros?

Um único superintendente de circuito que cuida muito bem de sua designação acha que ser solteiro tem muitas vantagens. Mas ele diz que às vezes fica desanimado quando os irmãos perguntam por que ele não se casou, mesmo que o façam com boas intenções. Um irmão solteiro que serve em um ramo diz: "Às vezes, tenho a impressão de que alguns irmãos têm pena dos solteiros, como se ser solteiro fosse um fardo, e não um presente."

Perguntar por que não se casaram ou fazê-los sentir que o fato de serem solteiros nos dá pena. Outra coisa que também pode desencorajá-los é causar situações desconfortáveis ​​ao tentarem combinar ou formar pares dentro do grupo de jovens solteiros de nossa congregação.

Uma irmã solteira que serve em Betel explica: “Alguns irmãos acham que todas as pessoas solteiras desejam se casar ou que veem cada reunião social como uma oportunidade de encontrar um parceiro. Em uma ocasião, eles me mandaram fazer um trabalho em outra parte do país e eu cheguei uma noite quando havia uma reunião. A irmã com quem eu estava me disse que havia dois irmãos da minha idade em sua congregação. Ele me garantiu que não estava tentando encontrar um namorado para mim, mas assim que entramos no Salão do Reino ele me agarrou e me levou até onde os dois irmãos deveriam me apresentar. Que pena que nós três passamos! "

13. O que encorajou uma irmã solteira?

Outra mulher solteira que serve em Betel disse: “Conheço pioneiros solteiros de certa idade que são equilibrados e abnegados, que se dedicam e se sentem felizes em seu serviço e que contribuem muito para sua congregação. Eles não vão a extremos: não se sentem superiores porque são solteiros ou inferiores porque não são casados ​​ou têm filhos. " Como é bonito estar em uma congregação onde você é respeitado e valorizado, onde ninguém é lamentado ou invejado e ninguém é ignorado ou colocado em um pedestal. Todos se sentem amados.

O fato de conhecer irmãos que, independentemente de serem casados ​​ou solteiros, são equilibrados e abnegados, que são focados e felizes em seu serviço e que contribuem muito para sua congregação, encorajei muito essa irmã.

14. Como mostramos que respeitamos os solteiros?

Nossos irmãos solteiros apreciar que, em vez de julgá-los para a sua situação, valorizamos -los por suas boas qualidades. Não vamos sentir pena deles. Em vez disso, vamos valorizar sua lealdade. Se o fizermos, eles nunca sentirão como se estivéssemos dizendo “Não preciso de você” (1 Coríntios 12:21). Em vez disso, eles saberão que os respeitamos e valorizamos seu lugar na congregação.

RESPEITEMOS AQUELES QUE NÃO FALAM BEM NOSSA LÍNGUA

15. Que mudanças alguns publicadores fizeram para expandir seu ministério?

Nos últimos anos, muitos publicadores têm a missão de aprender um idioma para expandir seu ministério. Isso envolveu fazer mudanças. Eles se mudaram de uma congregação onde seu idioma é falado para outra onde é necessária ajuda para pregar em outro idioma (Atos 16: 9). Esta é uma decisão pessoal. Embora levem anos para falar bem o novo idioma, eles são de grande ajuda na congregação. Com suas boas qualidades e experiência, fortalecem os irmãos. Não valorizamos seus esforços?

16. Em que os anciãos devem confiar ao decidir se recomendam um irmão?

Estaria certo um corpo de anciãos não recomendar um irmão para ser ancião ou servo ministerial só porque ele ainda não fala bem a língua da congregação? Não. A avaliação do irmão deve ser baseada nos requisitos bíblicos para anciãos e servos ministeriais, e não em quão bem ele fala a língua (1 Tim. 3: 1-10, 12, 13; Tito 1: 5-9) .

17. O que devem decidir as famílias que se mudam para outro país?

Algumas famílias mudaram-se para outro país como refugiadas ou em busca de trabalho.  As crianças podem ir para a escola no idioma principal do novo país e os pais também podem ter que aprender para encontrar emprego. Mas suponha que haja uma congregação ou grupo em sua língua nativa.  A qual deles eles devem recorrer? À do seu idioma ou ao da língua do país?

18. De acordo com o que Gálatas 6: 5 diz, como mostramos que respeitamos a decisão do chefe da família?

O chefe da família deve decidir a qual congregação eles irão. Para fazer isso, você deve considerar o que é melhor para sua família (leia Gálatas 6: 5). Por se tratar de um assunto pessoal, devemos respeitar a decisão do chefe da família. Aceitemos o que ele decidir e recebamos calorosamente a família na congregação (Rom. 15: 7).

19. O que o chefe da família deve fazer se seus filhos não entendem bem a língua da congregação?

Algumas famílias podem estar em uma congregação onde a língua nativa dos pais é falada. Mas, se as crianças vão para a escola na língua do país, podem não falar bem a língua dos pais. Portanto, eles podem ter dificuldade em entender as reuniões e podem não progredir espiritualmente. Em uma situação como essa, o chefe da família deve orar e pensar em como ajudar seus filhos a se achegarem a Jeová e seu povo. Existem duas opções: ensine seus filhos a falar bem sua língua nativa ou considere mudar-se para uma congregação em um idioma que seus filhos entendam bem. Em ambos os casos, a congregação que você escolher deve fazer com que toda a família se sinta respeitada e valorizada.

20. Como mostramos que respeitamos aqueles que estão aprendendo um idioma?

Por todos os motivos que vimos,  em muitas congregações há irmãos que têm dificuldade para aprender um idioma. Eles podem achar difícil se expressar; Mas se não ficarmos obcecados com suas limitações, veremos seu amor a Jeová e seu desejo de servi-lo.  Isso nos fará respeitar e valorizá-los de coração. Não vamos pensar que não precisamos deles simplesmente porque não falam bem a nossa língua.

ILUSTRAÇÃO

 

 

Durante uma reunião, um irmão que está aprendendo um idioma lê um comentário que preparou. Os outros olham para ele com respeito.

TODOS SOMOS VALIOSOS PARA JEOVÁ

21, 22. Por que agradecemos tanto a Jeová?

Agradecemos muito a Jeová por nos dar a todos um lugar em sua congregação. Não importa se somos homens ou mulheres, se somos solteiros ou casados, se somos jovens ou velhos, ou se falamos uma língua melhor ou pior: todos temos valor para Jeová e para os irmãos (Rm 12: 4, 5; Col. 3 : 10, 11).

Que belas lições aprendemos com o exemplo de Paulo sobre o corpo humano. Por colocá-los em prática, buscaremos ainda mais maneiras de mostrar que valorizamos o nosso lugar e o de outros na congregação de Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como os anciãos podem mostrar que respeitam os outros?

Escute-os atentamente, especialmente quando se reúnem para discutir questões importantes. Isso é necessário porque, como A Sentinela de 1 de outubro de 1988 colocou: “Cristo pode, por meio de espírito santo, dirigir a mente de qualquer presbítero no corpo de presbíteros (jovem ou velho) para fornecer o princípio bíblico necessário para lidar com qualquer situação ou tomar qualquer decisão importante. Por isso, nenhum presbítero deve monopolizar o espírito dentro do corpo [dos presbíteros] ”.

Como podemos mostrar que respeitamos irmãos solteiros?

O parágrafo 10 foi claro e disse que a melhor maneira de respeitar nossos irmãos solteiros é NÃO PERGUNTAR a eles por que não são casados ​​OU OFERECER ajuda para encontrar um companheiro. O parágrafo não dizia, pedindo-lhes com tato, mas claramente dizia NÃO PERGUNTE A ELES. A única maneira de oferecermos nossa ajuda é se um deles pedir.

Como podemos mostrar que respeitamos irmãos que não falam bem a nossa língua?

Por não ficarmos obcecados por suas limitações e nem mesmo por zombar de seus esforços, mas por mostrar-lhes que admiramos seus esforços e motivá-los a não desistir. Isso os impedirá de pensar que não precisamos deles simplesmente porque não falam bem a nossa língua.

Comentários