Encontré Joyas Espirituais 2020, Semana de 19 a 25 de outubro, Êxodo 35, 36, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 19 a 25 de outubro de 2020, ÊXODO 35-36, Respostas.





Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

Êx 35: 1-3. O que aprendemos com a lei do sábado? (w05 15/5 23 par. 14)

Tomando a nomeação de atalaia, o que aprendemos é que os assuntos espirituais devem ser sempre uma prioridade na nossa vida, e por isso devemos estabelecer horários para a realização das atividades, para não permitirmos que as ocupações do quotidiano ocupem todo o nosso tempo, e priorizando a verdade é que nosso amor a Jeová continuará a crescer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A lei do sábado era uma provisão amorosa de Jeová para o bem das famílias israelitas, o povo descansava de seus labores diários e tinha tempo para refletir sobre a bondade de Jeová e seu relacionamento com ele; neste período, a prioridade deve ser dada ao assuntos espirituais, e apenas atividades relacionadas com a adoração do Deus verdadeiro podiam ser realizadas, isso permitiu aos israelitas expressarem sua devoção a Jeová e aumentaram seu temor e amor piedosos por ele, o que lhes trouxe benefícios por andar nos seus caminhos, Jeová não mais Exige que as famílias observem a lei do sábado, mas essa lei nos ensina que Jeová sempre se interessou pelo bem-estar espiritual de seu povo e quer que nos concentremos em assuntos espirituais.

Além disso, a lei do sábado nos lembra que este mundo materialista consome muito tempo para satisfazer nossas necessidades físicas e pessoais, com muitas tentações que nos levam a trabalhar mais, para melhorar nosso padrão de vida, o que pode nos prender e eventualmente dar mais importância a essas coisas materiais do que às riquezas espirituais, e assim podemos negligenciá-las. Pois a lei do sábado nos lembra de priorizar os assuntos espirituais e dedicar o máximo de tempo possível a eles.

Como os israelitas, não devemos deixar este mundo absorver nosso tempo e energia, mas, ao contrário, devemos colocar os assuntos espirituais em primeiro lugar e dedicar o máximo de tempo possível às nossas atividades espirituais.

Ex 35:21. Como podemos imitar a generosidade dos israelitas? (w00 11/1 29 par. 2).

Imitamos essa generosidade dando de boa vontade os bens materiais que temos a favor da organização de Jeová, pois, como os israelitas, devemos ter em mente que é Jeová quem nos dá tudo o que possuímos, então é como se estivéssemos devolvendo algo do que Jeová nos deu.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isso nos ensina que sem motivo devemos amar nossos bens materiais, visto que, se o fizermos, visto que seria difícil nos separarmos deles, também aprendemos que é a melhor maneira de usar a riqueza em nosso serviço a Jeová.

Os israelitas eram generosos, tinham um coração disposto que os impedia de contribuir voluntária e liberalmente, não se esqueciam de que Jeová havia lhes dado o que possuíam, por isso, quando solicitados a ajudar no pagamento da adoração pura, doaram grandes quantias, ambos de prata e ouro, como gado, podemos imitá-los sendo generosos enquanto a expansão mundial continua, devemos buscar oportunidades para dar com alegria e boa disposição de nossos recursos tempo e energia, para que possamos sentir a verdadeira alegria que um espírito generoso traz.

Além disso, eles não se esqueceram que Jeová os libertou da escravidão que eles tiveram que sofrer, e que, portanto, toda a riqueza que eles tinham naquela época era graças à provisão de Jeová, eles doaram e deram tudo o que era necessário e Jeová pediu, Eles mostraram generosidade e sempre foram doadores dispostos. Certamente é um exemplo que podemos imitar, pois todas as bênçãos e posses que temos hoje foram graças a Jeová e é por isso que devemos imitar a generosidade e a bondade que os israelitas demonstraram.

Vivemos em um mundo maligno com problemas sociais, econômicos e políticos gravíssimos, pois em muitas partes do mundo, se compararmos nossa situação com outras partes do mundo, sentiremos uma tristeza profunda com o que muitas pessoas estão passando, não devemos reclamar, pelo contrário. Devemos dar graças a Jeová por tudo o que temos, pois devemos a ele toda a nossa vida e, portanto, devemos ser generosos e cultivar essa grande qualidade como Servos de Deus para com todos.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

SOBRE JEOVÁ

Êxodo 36: 1 , Jeová encheu Bezalel, Ooliabe e outros homens habilidosos com sabedoria e compreensão para fazer o trabalho que ele desejava, exibindo assim talento, habilidade artística, visão e julgamento necessários para projetar e produzir obras magníficas, isso me ensina sobre Jeová o interesse que ele tem por cada um de seus servos apesar de ser imperfeito, pois em nossos dias ele enche homens e mulheres de sabedoria e compreensão para realizar trabalhos como cartunistas, pintores, músicos, fotógrafos , redatores, tradutores e outros talentos, todos reconhecem humildemente que o crédito por suas habilidades e aptidões artísticas vai para o nosso criador Jeová.

Êxodo 35: 2 , o texto diz que eles podem trabalhar 6 dias por semana, não diz que eles devem trabalhar 6 dias e descansar apenas um dia para seu culto, porque este mundo e nossos patrões nos obrigam a trabalhar cada vez mais horas ganhar cada vez mais e poder ter mais coisas ou arcar com nossos compromissos financeiros, que nos absorvem tempo e nos distanciam de nossa família espiritual, já que Jeová é um Deus amoroso, o oposto dos atuais líderes é mais, ele nos exorta e incentiva dar importância às riquezas espirituais e reservar o máximo de tempo possível para viver e desfrutar da adoração e de toda a criação da terra que nos deu.

Êxodo 36: 1 nos ensina que Jeová nos dá tudo de que precisamos para fazer sua vontade na terra e não estamos sozinhos, porque não apenas o temos, mas ele também nos dá um povo maravilhoso de irmãos espalhados por toda parte a terra com os mesmos valores e qualidades espirituais que os nossos, é um grande apoio para podermos pensar e contar com a ajuda de milhares de irmãos com a mesma fé que a nossa, lutando para se declarar em nome de Jeová neste mundo.

Êxodo 35: 5 , eles nos ensinam que Jeová confia em seus servos e sabe muito bem que, se tivermos oportunidade, manifestaremos de bom grado nosso amor com doações como aconteceu com os israelitas, eles deram de coração e com grande prazer e hoje ainda é necessário dinheiro para realizar as obras do Reino, portanto, devemos usar nosso dinheiro e outros recursos para avançar a obra.

Êxodo 35:10 , nos ensina que além das doações materiais, Jeová também quer pessoas habilidosas em seu serviço, para isso devemos usar nossas habilidades ou mesmo se tivermos algum preparo secular podemos usá-lo em favor do Reino, e se possível podemos expandir nosso serviço nas diferentes facetas que podemos encontrar no povo de Jeová.

Êxodo 35: 4-9 , vemos o grande amor de Jeová e também o seu entendimento ao dizer que quem quiser trazem uma contribuição e de coração, ou seja, não realmente por obrigação, por exemplo, ele poderia ter exigido obrigado por tudo que tinha feito por eles, mas à medida que lemos, não foi assim, podemos ver então como Jeová é amoroso em nos deixar decidir o que queremos fazer.

O MINISTÉRIO

Êxodo 35:34. Bezalel e Oholiab tiveram a tarefa de treinar outros para que possam ajudar na construção do tabernáculo, sem dúvida isso seria muito útil para a grande obra que eles tiveram que fazer, ao invés disso temos que pregar as boas novas a todas as pessoas. E para isso devemos treinar também os que se tornam novos publicadores, a fim de que ganhem experiência na obra de pregação.

Êxodo 36. Para a construção do tabernáculo e dos móveis que ali seriam usados, foi necessário seguir exatamente o modelo que o próprio Jeová havia dado, mas eles contaram com a ajuda de Jeová e conseguiram, ainda podemos receber designações que devemos Se fizermos isso, poderemos contar com o apoio de Jeová e seremos capazes de cumpri-los.

OUTROS TEMAS

Êxodo 35: 1,4 , nestes textos é mostrado que Moisés reunia todo o povo para receber instruções ou mandamentos de Jeová, isso me ensina que é muito importante assistir às reuniões, pois nelas recebemos instruções específicas através do Organização de Jeová, devemos ser obedientes e apoiar prontamente as instruções que recebemos, visto que Satanás está fazendo um esforço supremo para arruinar nossa espiritualidade e perder o favor de Jeová e a perspectiva de vida eterna, por isso permanecemos perto de Jeová e deixe-nos seguir prontamente as instruções que recebemos por meio de sua palavra e organização.

Êxodo 35: 25,26 , as mulheres mencionadas nestes versículos manifestaram um espírito louvável, também nos mostra claramente que Jeová as usou de forma extraordinária na realização de seu propósito, isso me ensina que hoje os cristãos fiéis desempenham um papel fundamental No cumprimento do propósito de Deus, especialmente na evangelização, nossas queridas irmãs devem permitir que Jeová use seu espírito para moldá-las progressivamente, a fim de ser um vaso cada vez mais precioso, preparado para toda boa obra. Nossas irmãs com seu magnífico exemplo de boas obras e serviço louvam a Jeová Deus.

Êxodo 35:34 , neste texto está dito que Jeová colocou no coração de Bezalel e Ooliabe a capacidade de ensinar a outros, o que nos mostra que ensinar tem sido um traço característico de Jeová e ele queria que esses dois israelitas o imitassem, este eu ensina que hoje também Jeová usa homens e mulheres para ensinar sobre sua palavra a Bíblia, é um grande privilégio ensinar e transmitir valores espirituais que produzem benefícios permanentes, independente de nossas habilidades, vamos fazer o nosso melhor para ensinar e compartilhar com os outros o que sabemos, é assim que imitamos nosso Deus Jeová, que gosta de ensinar.

Êxodo 35:35 , Jeová capacitou os israelitas a fazerem o trabalho de desenhista artesão e bordador, a Bíblia fornece inúmeros dados sobre os materiais e cores que eles usaram, mostrando que os israelitas eram uma sociedade que se vestia de maneiras variadas e colorido, ter a bênção de Jeová permitiu que vivessem contentes e satisfeitos até mesmo nesses aspectos, isso me ensina que embora a Bíblia não seja uma obra dedicada à moda, citar esses dados nos dá a certeza de que no Mundo novo, não precisamos nos preocupar em como vamos nos vestir ou se haverá materiais e artesãos suficientes para a manufatura, destes este exemplo nos mostra que mesmo nesses detalhes Jeová cuida de seus servos se eles os servirem com lealdade.

Êxodo 36: 2, Jeová havia prometido dar sabedoria aos israelitas, mas ele também esperava que eles se sentissem motivados em seus corações e se oferecessem de boa vontade para trabalhar na construção do tabernáculo. Isso me ensina que Jeová deseja que tenhamos essa atitude e motivação correta para servi-lo, ele quer que o sirvamos com relutância ou por obrigação, e não olha para o nível acadêmico ou a posição econômica de uma pessoa, ao contrário, ele quer que demos nosso tempo, energia ou posses voluntariamente e porque ele não produz É uma alegria servi-lo, se o fizermos, conquistaremos sua afeição, pois Jeová ama aqueles que o servem motivados por um coração alegre e alegre.

Êxodo 35: 1,2 , nestes versículos podemos ver dois aspectos, o primeiro diz que eles podem trabalhar seis dias por semana se quiserem satisfazer suas necessidades físicas e pessoais, e o segundo aspecto diz que o sábado é sagrado, com Queremos ressaltar a compreensão do trabalho e da situação pessoal do povo, Jeová só pede um dia inteiro de adoração, pois como criador e pai poderia exigir muito mais tempo, mas só pediu um dia e o resto deu certo, o que nos faz ver a grande compreensão e misericórdia de Jeová.

Êxodo 35: 4-9 , Jeová pede uma contribuição e diz que todo aquele que a desejar de coração traz uma contribuição, o que nos faz ver que ele não exige uma determinada coisa ou quantidade ou tudo, porque quem com mais direito que nosso Pai e criador exigir o que temos, mas não é assim, Jeová pede ao doador com alegria que a contribuição seja de coração e de forma alegre e não por obrigação, esta grande bondade, misericórdia e generosidade de Jeová nos reflete o grande amor que ele sente nós, e é por isso que estamos motivados a contribuir para a obra de Deus de todas as maneiras que pudermos.

Êxodo 35:10 mostra que parte de nossas contribuições que podemos fazer na obra de Deus é tão imensa que há uma infinidade de necessidades e coisas nas quais podemos ajudar, não apenas com contribuições financeiras, mas com nossas habilidades ou capacidades pessoais, nosso trabalho e profissão secular podem ser de grande ajuda e podem agregar grande valor à obra de Jeová em áreas de grande necessidade, e que são essenciais para o bem-estar de nossos queridos irmãos, como a construção de salões do Reino em locais de necessidade ou por exemplo a grande ideia da Jw box para lugares distantes e menos conectados, não há dúvida de que temos muitas formas de apoiar os interesses do Reino.

Êxodo 35:21, vemos que os israelitas se sentiram motivados de coração e seu espírito os levou a fazer contribuições e estar prontos para os diferentes trabalhos que tinham que ser feitos, isso nos ensina que devemos imitar o entusiasmo dos israelitas e nos esforçar para ser Doadores bondosos e sinceros, e mesmo quando estamos cansados, motivemo-nos uns aos outros para estarmos disponíveis sempre que formos necessários.

Êxodo 35: 25,26 nos ensina que todos nós temos habilidades e capacidades especiais e únicas, toda ajuda é sempre útil e Jeová a aprecia e fica contente por estarmos disponíveis, todos podemos contribuir com nosso grão de areia na obra de Deus, realizando tarefas diferentes, tendo em atenção que todas são igualmente importantes.

Êxodo 35:27 , neste versículo podemos ler que os chefes do povo também participaram com contribuições e com empregos, isso nos ensina que no povo de Deus somos todos irmãos e buscamos o seu bem-estar e a fraternidade mundial. O facto de termos privilégios ou cargos de responsabilidade não significa que sejamos mais velhos que os outros, pelo contrário, com mais razão é motivo para nos sentirmos motivados a trabalhar ao lado dos nossos queridos irmãos em diferentes tarefas ou empregos e contribuindo em tudo o que nós podemos.

Êxodo 35:27 , diz que os chefes do povo também ajudaram com contribuições, sem dúvida este é um grande exemplo de humildade para aqueles que têm cargos de responsabilidade na congregação, pois por isso não devem se sentir superiores aos demais ou pensar que eles Eles não devem realizar certas tarefas, mas ainda mais devem se sentir motivados a trabalhar lado a lado com o resto de seus irmãos.

Êxodo 36: 3 , vemos que os israelitas, além da contribuição que havia sido solicitada, não pararam por aí, mas deram inúmeras ofertas voluntárias. Vamos imitar a generosidade desse povo e dar o nosso melhor, pois todos contribuímos periódica e constantemente com trabalho, mas haverá momentos em que poderemos fazer um esforço extra e participar de atividades que requeiram maior ajuda, assim estaremos demonstrando nossa generosidade e vontade de coração, assim como fizeram os israelitas.

Êxodo 36: 6 , notamos que o povo israelita teve que ser ordenado a não trazer mais coisas, porque havia mais do que o suficiente, que grande demonstração de generosidade !, Porque todas as contribuições que fazemos para a obra de Deus são para o bem-estar de todo o seu povo, glorificamos a Jeová com o nosso esforço e isso acarreta enormes sacrifícios e bênçãos que vemos todos os dias, sejamos como esses israelitas para que nunca falte nada ao nosso trabalho.

Êxodo 36: 8 , podemos notar que a construção que estavam fazendo para a adoração a Jeová, pois eram humildes e sem luxos excessivos, mas dignos e respeitosos pelo que Jeová exige, da mesma forma que nossa fraternidade mundial, construam salões do Reino em lugares de necessidade, sem incorrer em luxos que contrastem fortemente com o poder aquisitivo do país onde se situa, mas se forem quartos dignos de adoração e humildes, onde os nossos irmãos e irmãs podem contar com tudo o que necessitam para neles se refugiarem e se alojarem. realizar suas atividades espirituais.

Êxodo 36: 1 nos encoraja muito porque quando recebemos uma designação de serviço, podemos hesitar em aceitá-la, pensando que talvez outros cristãos estejam mais bem preparados, mas lembre-se de que o Espírito Santo pode aumentar nossas habilidades e a capacidade de cumprir qualquer missão que recebamos de Jeová.

Êxodo 35:21 , podemos ver que os israelitas nos deixaram um bom exemplo e é o de dar com entusiasmo, portanto, quando as contribuições são solicitadas no Salão do Reino, não devemos dar resmungos ou dar contribuições apenas por obrigação, mas devemos ser de todo coração e com alegria.

Êxodo 36: 2 , o serviço que Jeová aceitou foi de pessoas motivadas em seus corações a servir a Jeová da mesma forma quando se serve a Jeová, não apenas temos que conhecer as verdades bíblicas, mas elas deveriam estar em nosso coração, porque só assim podemos convencer as pessoas de que esta é a verdade e também será mais fácil praticá-las se amarmos as verdades de coração.

Comentários