Encontré Joyas Espirituais 2020, Semana de 5 a 11 de outubro, Êxodo 31, 32, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 5-11 de outubro de 2020, ÊXODO 31-32, Respostas.





Êx 31:17. Em que sentido Jeová descansou no sétimo dia criativo? (w19.12 3 par. 4).

Sabemos que Jeová é o Deus Todo-Poderoso e por isso ele nunca se cansa, mas quando a bíblia diz que Jeová descansou quer dizer que ele parou de criar e que aproveitou o que tinha feito, então Jeová olhou para seu trabalho criativo e percebeu que foi muito bom, atendendo aos seus padrões de perfeição, e ele estava revigorado e satisfeito com a realização deste trabalho de alta qualidade.

RESPOSTA OPCIONAL

No sentido de que deixou de fazer trabalhos criativos e passou a admirar tudo o que fazia, ao dizer obras criativas por exemplo, estamos nos referindo a obras que foram feitas aqui na terra como a vegetação, os seres vivos, aqueles que eles estavam no céu ou nas criaturas voadoras. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Isso me ensina que nós também devemos descansar e, por exemplo, usar bem esse tempo para meditar na criação de Jeová e, assim, fortalecer nossa fé.

Êx 32:32, 33. Como sabemos que o ensino de “uma vez salvo, sempre salvo” é falso? (w87 29/9).

Jeová sabe quem são os humanos que merecem sua aprovação e lembrança, é dessa forma que ele escreve seus nomes no livro da vida, mas não quer dizer que lhe seja garantida a vida eterna, nestes textos fica demonstrado que Jeová disse a Moisés que o nome de uma pessoa pode ser apagado desse livro. Portanto, se alguém perde a aprovação de Jeová por desobediência ou abandono da fé, ele decide que seu nome foi apagado ou riscado do livro, de modo que o ensino de uma vez salvo sempre salvo é completamente falso.

RESPOSTA OPCIONAL

Sabemos disso porque o próprio Jeová disse a Moisés que se alguém cometer um pecado, ele o apagará do livro da vida, ou seja, se tivermos a aprovação de Jeová, também podemos perdê-lo se nos tornarmos desobedientes e deixarmos a congregação.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Porque, como ele explica nessas passagens, se alguém pecar contra Jeová, desobedecendo suas regras arbitrariamente, ele seria apagado do “livro” mesmo que seu nome tivesse sido aprovado com aprovação antes, mostrando que ter o nome de alguém “no livro da vida” não significa ter garantida a vida eterna, mas antes, para que seu nome permaneça escrito, a pessoa deve ser obediente.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

SOBRE JEOVÁ

Êxodo 32:14 , me ensina que Jeová é um Deus humilde, porque escuta seus servos embora sejamos seres muito inferiores, da mesma forma que quem dirige a congregação deve ser humilde e ouvir a opinião dos outros.

Êxodo 31:18 , nos mostra que Jeová é um Deus de amor, pois no passado ele dava aos israelitas as duas tábuas com os mandamentos, hoje temos o privilégio de ter a bíblia completa, dessa forma vemos que sempre Ele providenciou os meios necessários para que possamos nos aproximar dele.

Êxodo 31:18 , os dez mandamentos escritos pelo "dedo de Deus" formavam o conjunto de leis que explicavam em detalhes a relação do homem com Jeová e com seus semelhantes, de modo que os israelitas tinham que prestar contas a seu criador, que com direito havia estabelecido essas leis pelas quais eles deveriam ser governados, isso me ensina que Jeová é o nosso legislador e Rei, e em uma demonstração semelhante, "O dedo de Deus" começou a escrever a Bíblia, onde reflete sua As regras e princípios que você deseja que sigamos, quer façamos ou não o que estamos claros, é que todos devemos prestar contas ao nosso Criador.

Êxodo 32:14 , este texto nos mostra que Jeová estava disposto a mudar de ideia, ele havia decidido que os israelitas mereciam morrer quando começaram a adorar um bezerro de ouro, mas ele mudou de ideia quando Moisés implorou que não os matassem, este Isso me ensina que se Jeová, que é perfeito, está disposto a mudar de ideia, temos ainda mais motivos para fazer isso, visto que somos imperfeitos e nem sempre vemos as coisas como realmente são, em vez de nos fecharmos a idéias e pontos de vista pessoais, devemos ter uma atitude flexível e seja grato porque nosso pai amoroso e sábio nos lembra da importância de estar disposto a mudar de ideia.

Êx 31: 2-6,11 . Jeová prometeu dar sabedoria a Bezalel e Ooliabe, bem como a todos os que iriam participar da construção do tabernáculo e dos utensílios, apesar de não terem experiência, com a ajuda de Jeová eles poderiam fazer tudo o que lhes foi confiado, Jeová também pode nos ajudar com seu espírito santo para que possamos cumprir tarefas e designações que antes pensávamos que não poderíamos cumprir.

Ex 32: 7,8 . Jeová estava ciente do que estava acontecendo no acampamento dos israelitas, ele viu o bezerro de ouro e como eles se curvaram diante dele, comeram, beberam e se divertiram dançando e cantando, sem dúvida sabendo que Jeová sempre está atento ao O comportamento de seus servos deve nos motivar a evitar fazer tudo o que ele detesta e, sim, demonstrar em todos os momentos que nos baseamos em seus padrões.

Ex 32: 11-14 . Sempre temos em mente que Jeová é o ser mais poderoso que existe, por isso sempre admiramos que, apesar de sua superioridade, ele sempre leva em consideração aqueles que vêm a ele, Jeová não precisava da opinião de Moisés, mas ele o deixou expressar seus sentimentos, sem dúvida isso nos consola por saber que Jeová ouve atentamente quando oramos a ele com fé.

O MINISTÉRIO

Êxodo 32: 4,7,10 , vemos que os israelitas fizeram uma imagem em nome de Jeová mas Jeová não gostou disso, pois o texto diz que ele ficou furioso e disse que havia se corrompido então esses versículos podemos usá-los no ministério, para mostrar o que pensa das imagens que as pessoas fazem em seu nome.

Êx 31: 2 . O espírito santo de Jeová tem o poder de capacitar os seres humanos, aprimorar quaisquer habilidades naturais e adquirir conhecimento que já possuímos, e para ensinar e treinar outros, o espírito santo é, sem dúvida, o melhor ajudante que temos em nosso ministério, pois É sempre apropriado pedir a Jeová que nos peça com insistência espírito santo, para que estejamos mais bem preparados para pregar.

Ex 32:25 . O comportamento, sem dúvida, repercute nas pessoas que nos vêem, no caso dos israelitas, sua conduta que foge dos padrões de Jeová gerou uma opinião negativa a outros povos, o caso dos israelitas deve nos lembrar que nosso jeito de o comportamento deve refletir que nosso modo de vida é baseado em princípios bíblicos, que servirão de testemunho para outras pessoas que nos vêem.

OUTROS TEMAS

Êxodo 32: 8 , nos mostra que os israelitas se esqueceram muito rapidamente de tudo que Jeová lhes havia ordenado e feito em seu favor, isso nos ensina que não devemos nos esquecer dos mandamentos e cuidados que Jeová nos deu, ou seja, Por isso é importante estudar e meditar nas obras de amor de nosso Deus.

Êxodo 32: 2 , podemos ver o que a pressão dos colegas pode nos levar a fazer, porque neste caso, uma vez que a opinião da maioria era fazer um bezerro, Arão cedeu e cometeu um pecado, portanto, antes de ceder à opinião popular, devemos pensar sobre nosso relacionamento com Jeová 

Êxodo 32: 1 me ensina que os servos de Jeová devem cultivar paciência e aprender a esperar em Jeová, visto que não queremos ser como os israelitas e pensar que o Armagedom está demorando muito ou que não virá, pelo contrário, devemos manter a expectativa e pronto.

Êxodo 31:15 , o dia de sábado neste caso era de descanso porque eles tinham que dedicá-lo completamente para adorar a Jeová conforme mostrado em Êxodo 31:15, isso nos ensina que também devemos reservar uma parte importante do nosso tempo para o nosso serviço a Deus, como por exemplo para as reuniões a pregação e a adoración em família.

Êxodo 31: 6 ensina aos anciãos da congregação que Jeová quer pessoas dispostas a ajudar a realizar seu trabalho pastoral; por isso, eles devem se encarregar de treinar mais e mais irmãos para ajudar na congregação.

Êxodo 31:14 nos faz meditar que, assim como guardar o sábado era uma Lei que os israelitas tinham que cumprir, no momento Jeová nos deu leis sagradas que devemos cumprir e, embora quebremos ou não cumpramos algumas delas, não as cumprimos Morreremos imediatamente, mas sabemos que no futuro Jeová nos colocará em julgamento e decidirá se seremos salvos ou não, por isso devemos nos esforçar para cumprir plenamente os padrões de Jeová.

Êxodo 32: 18,19 , neste caso particular a dança e o canto faziam parte de um ato de falsa adoração que teve desaprovação divina, possivelmente houve um fator de devassidão na dança que trouxe desonra a Jeová, isso me ensina que a Bíblia adverte contra o entretenimento impróprio e a necessidade de os cristãos controlar e equilibrar o entretenimento, incluindo canto e dança, tanto jovens como idosos, devemos ter cuidado para que nenhuma de nossas reuniões sociais reflita o espírito desonroso que Os israelitas mostraram: vamos ter em mente o conselho bíblico de que tudo o que fazemos é para a glória de Jeová.

Êxodo 32: 22-24 , quando Moisés chamou a atenção de Arão ele apresentou uma desculpa muito fraca, é claro que Jeová perdoou sua fraqueza, porque ele entendeu que podia ser levado pelas circunstâncias ou pressão de outros, Jeová sabia que Arão era um defensor leal da adoração pura, e não um idólatra rebelde, isso me ensina que podemos imitar a Jeová neste ponto, em vez de sermos muito críticos com nossos irmãos, devemos ajudá-los a atingir a maturidade espiritual, vamos deixar claro que estamos todos a luta constante contra nossas próprias imperfeições e fraquezas, e Jeová conhece seus servos que os servem com um coração sincero e leal.

Êxodo 31: 16,17 , Jeová havia instituído, o sábado como um sinal entre ele e Israel. O propósito do sábado era proporcionar aos israelitas alívio de seus labores, este ponto tem importância profética para nós, lembre-se que a bíblia diz que a lei era uma sombra das boas coisas que estavam por vir, isso me ensina que se valorizarmos o verdadeiro significado do Sábado, teremos a oportunidade de nos beneficiarmos desse descanso sabático, sabemos que Jesus disse que era o senhor do sábado, o que significa que em breve trará alívio à humanidade ao conduzi-la à perfeição física e espiritual durante o seu Reinado milenar , um período que será semelhante a um descanso sabático, tanto para a terra como para a humanidade que a habita.

Êxodo 31: 2-6 , durante a construção do tabernáculo, Jeová encheu homens como Bezalel e Ooliabe com sabedoria, compreensão e conhecimento para realizar em certas obras artísticas e outras tarefas, isso me ensina que Jeová nos faz saber o que ele quer No que se refere ao trabalho, suas próprias obras são de suprema qualidade e ele espera que seus servos usem seus talentos e atitudes para realizar seu trabalho com qualidade e diligência, realmente o trabalho é uma bênção. O melhor é que, quando o paraíso for restaurado, todo o trabalho que fizermos na Terra terá um significado real, e assim louvaremos a Jeová, o obreiro supremo.

Êx 31:16 . Aqui é mencionado que os israelitas tinham que respeitar o sábado, uma vez que era um estatuto permanente, a expressão hebraica usada aqui se refere a um período indefinido de tempo que não foi especificado quando terminou, e isso podemos evidenciar como o a observância do sábado como o resto da lei chegou ao fim com a morte de Jesus e a introdução de uma nova aliança.

Êx 31:18 . Quando é mencionado que o dedo de Deus escreveu as tábuas do testemunho, não significa que ele o fez com um dedo literal, mas sim se refere à ação e poder do espírito santo, a força ativa de Jeová é seu instrumento para efetuar sua Will, neste caso, foi a vontade de Jeová que resultou na gravação dos Dez Mandamentos nas tábuas de pedra como um lembrete das instruções de Jeová.

Ex 32:26 . Os levitas tomaram a decisão de ficar do lado de Jeová enquanto o povo estava fora de controle, comendo e bebendo, assim como devemos tomar uma posição hoje, se estamos do lado de Jeová, seu Reino e suas regras ou Satanás, seu mundo e suas regras, se quisermos cumpri-las, devemos ter claro que a única maneira é estar do lado de Jeová.

Êxodo 31: 3 , me ensina que Jeová, por meio de seu Espírito Santo, nos capacita para que possamos cumprir as designações que nos são dadas em sua organização, por isso devemos orar constantemente para que ele nos dê sabedoria e entendimento quando for necessário desenvolver nossas responsabilidades dentro da congregação.

Comentários