A Sentinela, Artigo de estudo 33, Semana de 12 a 18 de outubro de 2020, A Ressurreição Reflete o Amor, a Sabedoria e a Paciência de Deus, Respostas.

COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 33", 12 a 18 de outubro, Respostas.





1. Por que Jeová criou a vida?

No Salmo 36: 9, está escrito que Jeová é a fonte da vida, ele queria compartilhar a alegria de viver, por isso seu amor por nós o levou a começar a criar.

RESPOSTA OPCIONAL

Não foi porque Jeová estava sozinho ou faltando alguma coisa, em vez disso, ele criou a vida porque queria compartilhar a alegria de viver.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Portanto, vemos claramente que o principal motivo pelo qual Jeová Deus criou a vida foi o amor que o caracteriza. 1 João 4:19 enfatiza isso ao mencionar que somos capazes de amar porque Jeová Deus primeiro nos amou ou primeiro demonstrou seu amor por nós ao nos criar, ao nos dar a oportunidade de viver.

2. Como Jesus e os anjos se sentiram quando Jeová criou outras coisas?

Em Provérbios 8:30 está escrito que Jesus estava feliz por poder trabalhar como um "Trabalhador habilidoso" junto com seu pai e em Jó 38: 7 diz que os anjos deram um grito de louvor ao ver como Jeová e Jesus criaram o céu e a terra. , e nós, seres humanos, para que Jesus e os anjos ficassem felizes de ver todas as criações de Jeová, pois era um sinal de um designer amoroso e onipotente, por isso eles se sentiram movidos a louvá-lo.

RESPOSTA OPCIONAL

Sem dúvida, eles estavam imensamente felizes. No caso de Jesus, parte dessa felicidade ocorreu porque ele estaria trabalhando diretamente com seu Pai e aprendendo muito com Ele. E no caso dos anjos, a felicidade deles se baseava no fato de poderem ver na primeira fila como Jeová e Jesus Cristo fez o céu, a terra e todas as outras criações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jó 38: 7 e Provérbios 8:31 nos mostram parte das reações que Jesus e os anjos experimentaram quando viram Jeová criar outras coisas. Em Jó é mencionado que os anjos gritaram juntos de alegria e, no caso de Jesus, Provérbios menciona que ele estava feliz pela Terra e começou a cultivar um carinho especial pela humanidade. O que isso mostra é que as criações de Jeová Deus são capazes de refletir suas próprias qualidades.

A Bíblia menciona que eles “gritavam louvores” e certamente continuaram a louvar a Jeová por tudo o que ele fez até que culminou em sua obra-prima, os seres humanos. Todas as suas criações refletem seu amor e sabedoria 

3. Conforme indica 1 Coríntios 15:21, 22, o que torna possível o resgate de Jesus?

Esses textos dizem que a morte foi o resultado da desobediência de um homem Adão, e a ressurreição é realizada por meio de outro homem Jesus, então Jeová tomou as providências necessárias para que, por meio do sacrifício de seu filho Jesus, tivéssemos a oportunidade de servi-lo e receber a vida eterna, então o resgate de Jesus torna possível que cada um de nós tenha a oportunidade de viver para sempre.

RESPOSTA OPCIONAL

Como pudemos ler nos versículos que acabamos de ler, o que torna possível, ou melhor, o que o resgate de nosso Senhor Jesus Cristo consegue é que os descendentes de Adão que envelhecem, adoecem e morrem, possam receber a vida eterna. Naturalmente, para desfrutarmos isso, precisamos confiar no resgate e decidir servir a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A maneira como Jeová reagiu à rebelião dos primeiros humanos mostra que foi o amor que motivou Jeová a continuar seu projeto de compartilhar a alegria de viver conosco, humanos. Talvez se o seu desejo fosse não se sentir sozinho, vendo a rebelião de Adão e Eva, ele poderia ter desistido, mas não foi assim, ao contrário, ele rapidamente imaginou uma maneira de os seres humanos poderem aproveitar a vida como Jeová queria. do começo.

E, como podemos ver, Jeová, desde o início da história humana, não parou de demonstrar o grande amor que ele tem pela humanidade e o desejo que ele tem de que aproveitemos a vida. Essas demonstrações se tornaram evidentes quando ele nos criou e quando revelou como salvaria a humanidade dando a vida de seu filho unigênito para nos resgatar do pecado e da morte. 

4. O que discutiremos neste artigo?

Este artigo dará respostas às perguntas que surgem sobre a promessa de Jeová de ressuscitar os que morreram. A pergunta é: como será a ressurreição? Reconheceremos nossos entes queridos quando eles voltarem? será a ressurreição uma fonte de tantas alegrias? E como a ressurreição nos ensina a valorizar o amor, a sabedoria e a paciência de Jeová? 

COMO A RESSURREIÇÃO É PROVÁVEL

5. Por que é razoável acreditar que nem todas as pessoas ressuscitarão ao mesmo tempo?

Porque se milhões de pessoas que morreram voltassem à vida ao mesmo tempo, certamente haveria caos e Jeová não gosta da falta de organização, como 1 Coríntios 14:33 diz que Jeová não é um Deus de desordem, mas de paz, é razoável pensar que assim como demonstrou sabedoria e paciência ao preparar gradativamente o planeta para os seres humanos, assim será no reinado milenar de Jesus Cristo, Jesus precisará dessas qualidades para ajudar aqueles que sobreviverem ao Armagedom a se preparar a terra para receber os ressuscitados.

COMENTÁRIO OPCIONAL

Porque, como Jeová e Jesus ressuscitarão milhões e milhões de pessoas, se todos fossem ressuscitados ao mesmo tempo, a população da Terra subiria repentinamente e o caos reinaria. E Jeová não gosta da falta de organização, ao contrário, como 1 Coríntios 14:33 diz que Ele é um Deus de ordem.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Portanto, é muito provável que, quando se trata de ressuscitar os que já morreram, Jeová e Jesus Cristo passem por um processo muito semelhante ao de como prepararam a Terra para os seres humanos. Esse processo foi aos poucos. Da mesma forma, a ressurreição levará algum tempo com o objetivo de que aqueles que sobreviverem ao Armagedom preparem a Terra para receber os ressuscitados.

6. De acordo com Atos 24:15, quem estará entre os ressuscitados?

Neste texto está escrito que entre os ressuscitados haverá injustos, eles terão que ser ensinados sobre o Reino e o padrão de Deus para que se beneficiem do resgate de Cristo, o que nos mostra que durante o Reinado de mil anos de Cristo haverá muito trabalho a fazer para ajudá-los a conhecer a Jeová.

RESPOSTA OPCIONAL

Segundo o texto que acabamos de ler, menciona-se que entre os ressuscitados haverá pessoas que a Bíblia chama de “injustas”. Na verdade, o parágrafo menciona que a maioria dos ressuscitados virá desse grupo de pessoas, e será o trabalho daqueles que sobreviverem ao Armagedom ensinar os "injustos" sobre o Reino e os padrões de Deus. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Lembre-se de que os "injustos" mencionados em Atos 24:15 são todas aquelas pessoas que morreram em ignorância espiritual. Por exemplo, em séculos passados, muitas pessoas que não sabiam ler e nunca viram uma Bíblia morreram. Esse tipo de pessoa é aquele que foi criado no Sheol ou no Hades. E uma vez que forem ressuscitados, no paraíso na Terra, eles aprenderão a vontade de Deus e essas pessoas terão a oportunidade de provar que realmente amam a Deus, fazendo Sua vontade. 

E talvez quando pensamos ou meditamos sobre como será o cumprimento dessas promessas bíblicas, nos perguntamos coisas como as seguintes; Ensinaremos cada pessoa separadamente, da mesma forma que fazemos cursos bíblicos hoje? Eles serão designados para congregações e treinados para ensinar aqueles que se levantarão depois deles? Atualmente não temos as respostas para essas perguntas, então teremos que esperar para descobrir, mas o que é certo é que até o final do Reinado Milenar de Cristo "a terra certamente estará cheia do conhecimento de Jeová" (Isaías 11 : 9). 

ILUSTRAÇÃO





A ilustração destaca que aqueles que sobreviverem ao Armagedom ensinarão aos ressuscitados sobre o Reino de Deus e os padrões de Jeová.

7. Por que os servos de Jeová serão compreensivos ao ensinar os ressuscitados?

Precisamos ser compreensivos, porque sabemos que mudanças precisam ser feitas para agradar a Jeová, por isso devemos ajudar os ressuscitados com alegria e humildade a lutar contra a tendência de pecar, viver e adorar a Jeová como ele deseja.

RESPOSTA OPCIONAL

Teremos que ser compreensivos, porque todas as pessoas ressuscitarão com as mesmas inclinações para o pecado que tinham quando morreram, de modo que terão que lutar contra isso para se livrar dessa tendência de pecar e assim poder viver como Jeová deseja. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No parágrafo está o texto de 1 Pedro 3: 8, aqui podemos encontrar sugestões tanto para aqueles que vão ensinar os ressuscitados quanto para os que serão ressuscitados. No caso dos ressuscitados, esse texto sugere que eles se conformem ao modo de pensar que reinará no reinado de mil anos, ou seja, obedecer aos princípios de Jeová. E no caso dos que ensinam os ressuscitados, o texto sugere que, ao fazê-lo, mostrem empatia, ou seja, tenham paciência e se ponham no lugar das outras pessoas.

O parágrafo também menciona como nosso exemplo será importante para os ressuscitados, é mencionado que quando os ressuscitados vierem a ver que somos humildes e que assim como eles se esforçam para agradar a Deus, isso os ajudará ou os encorajará a fazer o mesmo. Por isso, é bom estarmos mentalizando que, assim como fazemos hoje, no reinado de mil anos teremos que praticar o que ensinamos.

RECONHECEREMOS NOSSOS AMADOS QUANDO ELES VOLTAREM?

8. Por que é razoável acreditar que aqueles que receberem os ressuscitados serão capazes de reconhecer seus entes queridos?

Porque a ressurreição que a bíblia menciona diz que Jeová os trouxe de volta à vida com a mesma aparência e a mesma maneira de falar e pensar que tinham antes de morrer, Jesus também disse que estar morto é como dormir, e que ressuscitar é como acordar de um sonho, e sabemos que ao acordar você tem o mesmo aspecto de voz e memória de quando foi dormir, por isso é razoável acreditar que quem receber o ressuscitado será capaz de reconhecer seus entes queridos.

RESPOSTA OPCIONAL

Por causa dos precedentes bíblicos que existem. Um deles é Lázaro que quando Jesus o ressuscitou, embora seu corpo possa ter começado a se decompor, uma vez que ele saiu da tumba onde ele estava, suas irmãs puderam instantaneamente reconhecê-lo e ele às outras. Esse é um dos motivos pelos quais podemos deduzir que Jeová recriará as pessoas para que tenham a mesma aparência, a mesma maneira de falar e pensar que tinham pouco antes de morrer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra razão pela qual podemos acreditar que reconheceremos nossos entes queridos que foram ressuscitados é por causa do que João 11: 11-13 menciona a respeito da ressurreição de Lázaro. Jesus Cristo nesses versículos compara a morte como um sonho e a ressurreição como quando alguém desperta desse sonho. 

Assim, meditando sobre isso, podemos deduzir que assim como quando alguém desperta sua aparência, sua voz e suas memórias são as mesmas de quando foi dormir, da mesma forma quem ressuscita o fará de forma que possamos reconhecê-lo.

9. Por que o ressuscitado não retorna com mente e corpo perfeitos?

Porque se eles voltassem à vida com corpo e mente perfeitos, é possível que seus entes queridos não os reconhecessem, o que é possível é que Jeová lhes dê um corpo são, em Isaías 33:24, diz que sob o governo de Cristo Ninguém dirá que estou doente, parece que toda a humanidade alcançará a perfeição aos poucos durante o Reinado de Cristo de mil anos, após esses mil anos Jesus retornará o Reino a seu pai, o que inclui que ele trouxe a humanidade à perfeição .

RESPOSTA OPCIONAL

Porque se os ressuscitados voltassem perfeitos, seus entes queridos podem não reconhecê-los. Em vez disso, parece que a humanidade alcançará gradualmente a perfeição (pouco a pouco) durante o Reinado Milenar de Cristo. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma coisa é certa: quem ressuscita, mesmo que não seja totalmente perfeito, ressuscitará com corpo são. Isaías 33:24 confirma isso dizendo que nenhum habitante do governo de Cristo dirá "Estou doente". 

E é que, na realidade, o fato de um ser humano atingir a perfeição em seu estado completo, vai além de ter mente e corpo perfeitos. De acordo com a obra Insight sob o tema Perfeição, ele menciona que a perfeição humana também implica estar totalmente livre de pecados e estar totalmente e sem defeitos, à altura dos justos padrões de Deus para o homem.

E, como o parágrafo menciona, este nível de perfeição só será alcançado quando o reinado milenar de Cristo terminar.

POR QUE A RESSURREIÇÃO SERÁ UMA FONTE DE TANTA ALEGRIA?

10. Como a ressurreição nos fará sentir?

Ficaremos exultantes, alegres e gratos ao nosso amoroso Deus Jeová e a seu filho Jesus, que certamente os louvarão por possibilitarem a ressurreição.

RESPOSTA OPCIONAL

Sem dúvida, teremos emoções confusas, riremos, choraremos de alegria, cantaremos louvores a Jeová, entre outras coisas, e é que na realidade só saberemos ou compreenderemos o nível de felicidade que nos controlará até que vivamos esses acontecimentos. Embora algo seja muito evidente, toda aquela felicidade que sentiremos produzirá um amor ainda mais profundo por nosso amoroso Pai e seu amoroso Filho por terem possibilitado a ressurreição.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para imaginar até certo ponto como nos sentiremos por Jeová quando ele ressuscitar nossos entes queridos, podemos pensar na cena em que um pai perde de vista seu filho por alguns momentos e ele se perde na multidão. O pai desesperado começa a gritar o nome de seu filho, até que ao longe vê alguém carregando seu filho que estava perdido.

O nível de gratidão do pai pela pessoa que lhe devolveu o filho é indescritível. Pensar nesse exemplo deve nos fazer pensar em como nossos sentimentos de gratidão e amor a Jeová serão ainda maiores quando ele entregar nossos entes queridos que já morreram.

11. De acordo com as palavras de Jesus registradas em João 5:28, 29, o que os ressuscitados terão se obedecerem aos padrões justos de Deus?

De acordo com esses textos eles terão uma ressurreição de vida, isso significa que eles terão que fazer as mudanças necessárias e remover a velha personalidade para viver de acordo com os justos padrões de Jeová, ao contrário disso, pessoas que não estão dispostas a fazer essas mudanças e forem revelados, Jeová cuidará de eliminá-los para que não perturbem a paz do paraíso.

RESPOSTA OPCIONAL

Eles alcançarão uma ressurreição de vida, ou seja, terão seus nomes registrados no rol da vida e, ao contrário daqueles que se levantam e decidem praticar coisas vis, aqueles que decidirem obedecer aos justos padrões de Jeová poderão desfrutar da vida eterna, enquanto permanecerem fiel.

12. Como Jeová abençoará todos os que vivem na Terra?

Será uma bênção completa que teremos de Jeová como diz Provérbios 10:22, a bênção de Jeová é o que enriquece, então sob o Reino de Deus e a ajuda de seu espírito nos tornaremos ricos no sentido espiritual, ou seja, nos tornamos mais semelhantes e mais a Cristo e avançaremos em direção à perfeição.

RESPOSTA OPCIONAL

Como Provérbios 10:22 diz que “a bênção de Jeová é o que enriquece” com a ajuda de Jeová, aqueles de nós que vivemos na Terra ficarão ricos no sentido espiritual, isto é, pouco a pouco nos tornaremos mais e mais semelhantes Cristo e avançaremos para a perfeição.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Ainda hoje podemos ver que o que Provérbios 10:22 diz é verdade, muitos de nós desfrutamos de muitas bênçãos por servir a Jeová. Temos um casamento limpo, uma consciência limpa e uma saúde livre das consequências de vícios prejudiciais comuns, entre muitas outras bênçãos. Mas atualmente, devido ao mundo ser controlado pelo diabo, essas bênçãos não podem ser desfrutadas plenamente. Mas sob o Reino de Deus, essas bênçãos podem ser mais visíveis e nós as desfrutaremos mais.

VALORIZAMOS O AMOR DE JEOVÁ

13. De acordo com o que diz o Salmo 139: 1-4, como a ressurreição mostra que Jeová nos conhece muito bem?

Nesse Salmo Davi expressa que estava convencido de que era importante para Jeová, Davi diz que você me procurou, o que indica que Deus dá atenção pessoal aos seus servos, conhece nossos pensamentos, desejos e intenções, nos examina com atenção para conhecer cada um um separadamente, então, quando Jeová ressuscitar as pessoas, ele lhes devolverá as memórias e a personalidade que tinham antes de morrer, mostrando assim o quanto ele nos conhece e se preocupa conosco.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isso é demonstrado no sentido de que, quando Jeová ressuscitar aqueles que morreram, ele terá que devolver suas memórias, seu jeito de ser e pensar, e exatamente para conseguir isso Jeová deve estar ciente de tudo o que pensamos, sentimos, dizemos e nós fazemos. É claro que Jeová se preocupa muito conosco.

E assim como quando queremos conhecer uma pessoa a quem dedicamos tempo, Jeová passa muito tempo conhecendo cada um de nós e a maneira como ele o faz é diariamente. A Sentinela de 1. ° de setembro de 2011 p. 15 menciona que Jeová não deixa passar um dia sem ser examinado minuciosamente. Saber disso é muito gratificante e deve nos dar ainda mais confiança na bela esperança que Jeová nos oferece se algum de nós morrer.

14. Como devemos nos sentir quando pensamos que Jeová nos conhece muito bem?

Quando Jeová examina o que seus servos dizem e fazem no dia a dia, ele sempre fica com os bons, ele valoriza muito os esforços que fazemos para agradá-lo, isso nos faz sentir calmos e ter um temor reverente dele, devemos ter certeza de que em tudo Agora Jeová está zelando por nosso bem-estar e como nos ajudar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em vez de nos preocupar, devemos nos sentir honrados porque o Ser mais importante do universo está tão interessado em nós. Isso também deve nos deixar felizes por nunca estarmos realmente sozinhos, visto que temos Jeová Deus, que conhece até mesmo as experiências que marcaram nossa vida.

O versículo 3 do Salmo 139 que discutimos no parágrafo anterior menciona que Jeová até "conhece todos os nossos caminhos", isso inclui nossos fracassos e nossos sucessos. Mas o mais bonito nisso é que Jeová se concentra mais no bem que fazemos do que no mal, visto que ele valoriza muito os esforços que fazemos para agradá-lo.

VALORIZAMOS A SABEDORIA DE JEOVÁ

15. Por que a ressurreição é um teste da sabedoria de Jeová?

A sabedoria de Jeová nos permite ter verdadeiro conhecimento e compreensão, por isso sabemos que não devemos ter medo da morte, satanás tem usado esse medo para manter as pessoas sob controle, mas essa ameaça não funciona conosco, porque sabemos que se morrermos, Jeová nos trará de volta à vida. A sabedoria de Jeová nos permite saber sobre a ressurreição, e estamos convencidos de que nenhum obstáculo pode nos afundar ou nos separar do amor de Jeová, por isso também nos dá uma coragem indestrutível.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque Jeová sabe que os humanos amam viver e que Satanás pode usar esse amor pela vida para nos levar a fazer coisas más. É por isso que ele nos deu a ressurreição, porque graças a isso Jeová nos dá uma coragem indestrutível e tira de Satanás uma de suas armas mais poderosas.

Uma das ocasiões em que as pessoas sob o controle de Satanás usaram o medo da morte para fazer os servos de Jeová renunciar às suas convicções foi durante a Segunda Guerra Mundial. Um de nossos irmãos que corajosamente não cedeu a esse medo da morte foi nosso irmão August Dickman, um jovem de 23 anos que, por não ceder à pressão das autoridades nazistas, foi baleado publicamente por membros da SS. Graças à ressurreição, todos podemos demonstrar uma coragem igual à de nosso querido irmão Dickman.

16. O que devemos nos perguntar, e o que a resposta indicará?

Precisamos nos perguntar: Será que as pequenas decisões que tomo todos os dias mostram que confio em Jeová? Demonstro com meu modo de vida que confio na promessa de Jeová de me dar o que preciso se eu buscar o Reino primeiro? Se a resposta for sim a essas perguntas, isso indica que confiamos que Jeová nos ajudará a enfrentar qualquer prova que surgir em nosso caminho. E mesmo se perdermos nossa vida, temos a confiança de que ele pode devolvê-la para nós.

RESPOSTA OPCIONAL

Seria útil se perguntássemos a nós mesmos; As pequenas decisões que tomo todos os dias mostram que confio em Jeová? Demonstro com meu modo de vida que confio na promessa de Jeová de me dar o que preciso se buscar primeiro o Reino? Se nossa resposta a ambas as perguntas for sim, essa confiança nos ajudará a enfrentar qualquer prova que surgir em nosso caminho. 

ILUSTRAÇÃO





Na ilustração podemos ver um irmão que explica ao patrão que não pode fazer horas extras em determinados dias da semana. Ele explica que não pode porque reserva essas tardes para atividades relacionadas à sua adoração a Jeová. O irmão com certeza sabe que, ao fazer isso, pode estar colocando seu emprego em risco, mas mostra que confia plenamente que Jeová lhe dará o que ele precisa, desde que coloque em primeiro lugar.

IDEIA DE DESTACAR

Por colocar Jeová acima de outras coisas que não a vida ou a morte, como trabalho, entretenimento, família ou negócios, mostramos que no futuro seremos capazes de dar nossa vida para defender nossas convicções. Porque, se Jeová é capaz de nos trazer de volta mesmo se morrermos, ele também pode nos dar ou devolver tudo o que perdermos em favor de seu nome.

VALORIZAMOS A PACIÊNCIA DE JEOVÁ

17. (a) Por que o tempo designado para a ressurreição de Jeová é uma prova de sua paciência?

Porque Jeová, sendo o criador e a fonte da vida, tem o desejo de ressuscitar os mortos, mas mostra paciência, está à espera que chegue o momento perfeito, já estabeleceu o dia e a hora em que acabará com este mundo e trazer pessoas de volta à vida são deixadas mortas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque embora ele deseje ressuscitar os mortos, ele está esperando o momento perfeito para fazê-lo. E quando esse momento chega, muitas pessoas, talvez inclusive nós, têm a oportunidade de se arrepender e poder servir a Jeová plenamente com a bela esperança de viver e obedecer a Jeová para sempre. 

Embora, como seres humanos, possamos demonstrar a qualidade da paciência, o maior exemplo disso é Jeová Deus. Desde o início da humanidade, Jeová teve de exercer isso suportando o pecado de Adão e Eva, e ao longo dos anos ele continuou a manifestá-lo. Certamente devemos ser gratos por essa bela qualidade de Jeová.

17. b) Como podemos mostrar apreço pela paciência de Jeová?

 Demonstramos apreço pela paciência de Jeová ao fazermos o melhor para encontrar pessoas que tenham a atitude certa para a vida eterna e as ajudem a amar e servir a Jeová.

RESPOSTA OPCIONAL

Visto que a longanimidade de Jeová não é eterna e quando sua longanimidade atingir seu propósito, ele agirá contra os pecadores teimosos e acabará com suas ações, por isso devemos fazer o nosso melhor para encontrar quem tenha o direito. A fim de obter a vida eterna e ajudá-los a amar e servir a Jeová, assim contribuiremos para os desejos de Jeová de que ninguém seja destruído em vez de a maioria ser salva.

18. Por que devemos ser pacientes com os outros?

Porque queremos imitar a paciência do nosso Deus Jeová, por exemplo, ele vai esperar pacientemente até o fim dos mil anos para que sejamos perfeitos, o que indica que durante esse tempo ele continuará a perdoar nossos pecados, da mesma forma devemos ser pacientes e focar no boas qualidades de nossos parentes ou irmãos da congregação que lutam com as dificuldades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O parágrafo cita a experiência de uma irmã que teve que ser paciente com o marido, que parou de se reunir devido ao grave transtorno de ansiedade que sofria, ela confiou em Jeová e nunca desistiu, focou nas excelentes qualidades de o marido e continuou tratando-o com paciência e amor, agora ele está se recuperando aos poucos, esse exemplo nos mostra o quanto é importante ser paciente.

Porque, fazendo isso, imitaremos o exemplo de Jeová. E é que assim como Jeová, sendo paciente, dá aos outros a oportunidade de tirar o melhor deles, nós também, sendo pacientes, damos aos outros a oportunidade de mostrar suas boas qualidades e isso nos ajuda a evitar que nos concentremos apenas em negativo.

19. O que devemos estar determinados a fazer?

Devemos estar determinados a imitar o amor, a sabedoria e a paciência de nosso Pai. Se o fizermos, preservaremos a felicidade em face de qualquer provação que enfrentarmos.

RESPOSTA OPCIONAL

Devemos estar decididos a imitar o amor, a sabedoria e a paciência de nosso Pai Jeová, se assim o fizermos, preservaremos a felicidade diante de qualquer provação que enfrentarmos, também devemos ter em mente que em breve seremos totalmente gratos, quando Jeová desaparecer para sempre a doença e a tristeza e morte e ver a promessa da ressurreição cumprida.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Continuemos a nos esforçar para imitar as belas qualidades de Jeová que aprendemos neste artigo. E precisamente algo que pode nos motivar muito é pensar na alegria que sentiremos quando as lágrimas de dor se transformarem em lágrimas de alegria, quando a doença, a tristeza e a morte desaparecerem para sempre e como os anjos vão ficar felizes ao ver. que a terra está novamente cheia de pessoas perfeitas que adoram a Jeová

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que Jeová criou a vida?

Jeová é a fonte da vida, ele queria compartilhar a alegria de viver, por isso seu amor por nós o levou a começar a criar.

RESPOSTA OPCIONAL

Não era porque Jeová se sentia sozinho ou não tinha alguma coisa, mas ele criou a vida porque, graças ao amor que o caracteriza, ele queria compartilhar a alegria de viver.

Como a ressurreição reflete o amor, a sabedoria e a paciência de Deus?

  • O amor se reflete porque, quando Jeová ressuscitar os que já morreram, o fará com as mesmas lembranças e com o mesmo jeito de ser e pensar, o que mostra que nos conhece muito bem e está profundamente interessado em nós.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Aprendemos que o amor de Jeová trará as pessoas de volta à vida com as memórias e personalidades que tinham antes de morrer, mostrando o quanto ele nos conhece e se preocupa conosco. 

  • A sabedoria é refletida porque, graças à ressurreição, Jeová nos dá esperança e uma razão para não ter um medo profundo da morte e, assim, tira de Satanás uma de suas armas mais poderosas, com a qual ele poderia nos forçar a renunciar à nossa convicções espirituais.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A sabedoria de Jeová nos permite ter conhecimento e compreensão verdadeiros, por isso sabemos que não devemos temer a morte, se morrermos, Jeová nos trará de volta à vida. 

  • A paciência se reflete porque, embora deseje ressuscitar os mortos, Jeová espera o momento perfeito para fazê-lo. E enquanto esse momento chega, dá tempo para que muitas pessoas, talvez inclusive nós, tenham a oportunidade de se arrepender e servir plenamente a Jeová com a bela esperança de viver e obedecê-lo para sempre. 

COMENTÁRIO OPCIONAL

Devemos agradecer a paciência de Jeová, ele já tem dia e hora estabelecidos para acabar com este mundo e dar vida aos que já morreram, enquanto esse dia chegar devemos continuar pregando e procurando pessoas de coração sincero para amá-lo e servi-lo conosco.

Como podemos mostrar que apreciamos a esperança da ressurreição?

Podemos fazer isso imitando o amor, a sabedoria e a paciência de Jeová, por isso devemos continuar procurando pessoas que tenham a atitude certa para ganhar a vida eterna e ensinar-lhes sobre Jeová e suas promessas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Visto que a longanimidade de Jeová não é eterna e quando sua longanimidade atingir seu propósito, Ele agirá contra pecadores teimosos e porá fim a suas ações, devemos fazer o possível para encontrar quem tenha a atitude certa. Para ganhar a vida eterna e ajudá-los a amar e servir a Jeová, assim contribuiremos para os desejos de Jeová de que ninguém seja destruído em vez de a maioria ser salva.

Comentários