TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 28 de setembro a 4 de outubro de 2020, “Uma Contribuição para Jeová”, Discurso Preparado.

Tesouros da Bíblia, “Uma contribuição para Jeová”, Discurso, 28 de setembro, 4 de outubro de 2020.



UMA VEZ, Jesus disse: “Há mais felicidade em dar do que em receber.” Essa verdade fundamental se cumpre em nosso relacionamento com Jeová. Por que dizemos isso? Bem, Ele nos deu muitas coisas que nos fazem felizes, mas seremos ainda mais felizes se dermos a Ele um presente. 


O que podemos dar a você? Provérbios 3: 9 diz "Honre ao Senhor com as suas coisas valiosas." Essas "coisas valiosas" incluem nosso tempo, nossas habilidades, nossas energias e nossos ativos materiais. Quando usamos o que temos para apoiar a adoração verdadeira, estamos precisamente dando um presente a Jeová, irmãos, e isso nos deixa felizes. 

Esse modelo de dar ou "honrar a Jeová com nossas coisas valiosas" não é novo, era uma parte importante do povo de Israel e fazia parte de sua adoração, e foi uma honra fazer isso.

Observe o que Êxodo 30: 11,12 diz em relação a isso, Jeová então disse a Moisés: “Sempre que você fizer um censo e contar os filhos de Israel, cada um deles terá de pagar a Jeová um resgate por seus vida quando for feito o censo, para que não sofram punições quando forem registrados. 

Jeová ordenou que se você notasse que Moisés fizesse um censo, para isso, foi selecionado um chefe de cada tribo, que era o responsável pelo registro de sua tribo. Não apenas todos os homens de 20 anos de idade ou mais (aptos para o serviço no exército) foram submetidos, mas a lei também impôs um imposto "per capita" sobre os inscritos, excluindo, é claro, os levitas ... desde Não tinham herança. Continuemos com a história agora de Êxodo 30: 13-15 que diz: Todos aqueles que se cadastrarem terão que pagar meio ciclo, segundo o ciclo oficial do lugar santo, um ciclo equivale a 20 guerras. A contribuição para Jeová será de meio ciclo, todo aquele que for registrado e tiver 20 anos ou mais vai pagar a contribuição para Jeová.Os ricos não devem dar mais e os pobres não devem dar menos do que meio ciclo que é pago como contribuição a Jeová para fazer expiação por sua vida. 

Embora o principal imposto fosse o dízimo obrigatório dos irmãos, também, Jeová disse a Moisés que ele coletaria meio ciclo de prata (que hoje é um dólar e 10 centavos 10 centavos) para cada israelita registrado no censo, em relação a contribuição a Jeová, para fazer expiação pela vida e a favor do tabernáculo Jeová disse isso também lemos no seguinte texto: De Gênesis 30:16 diz: E aceitarás o dinheiro da expiação dos israelitas e o darás pelo serviço que é fazer na tenda de reunião. Esse dinheiro servirá como um lembrete aos israelitas diante de Jeová e fará expiação "pela sua vida". 

Assim, os serviços ou tudo o que tivesse a ver com o tabernáculo e depois com o templo, era financiado com impostos. 

E parece que com o tempo foi estabelecido o costume de cada judeu contribuir com a mesma quantia como um imposto anual para o templo. Esse foi o imposto que Jesus disse a Pedro que ele pagaria com a moeda que tirou da boca de um peixe, ele se lembra. 

Irmãos ... todos os israelitas, ricos ou pobres, tiveram a honra de sustentar financeiramente a construção do tabernáculo e, mais tarde, do templo onde Jeová seria adorado. 

E nós, como podemos fazer uma contribuição a Jeová? Uma maneira é fazer doações para construir salões do Reino, salas de reunião, escritórios de tradução remotos e outros edifícios usados ​​para adorar a Jeová. 

O que nos ajudará a não esquecer de dar a Jeová nossos recursos materiais? O apóstolo Paulo nos dá uma boa sugestão, primeiro Coríntios 16: 2 diz: No primeiro dia de cada semana, cada um de vocês deve reservar algo de acordo com suas possibilidades para que nenhuma coleta seja feita quando eu chegar. 

Paulo disse aos coríntios que eles separariam algo para dar como contribuição, a sugestão então é separar algo de nossos recursos financeiros, de acordo com nossas circunstâncias, para dar algo a Jeová. 

Irmãos, as ofertas estavam limitadas a assuntos espirituais? Não. Quando o rei deu vida aos preparativos para a construção do templo, ele fez uma pergunta muito interessante, vamos ler o primeiro livro de Crônicas capítulo 29: 5 que diz assim: Pelas obras de ouro pelas obras de prata e por todo o trabalho dos artesãos, e agora esta é a questão, quem se oferece para trazer uma doação a Jeová hoje? 

Em outras palavras, quem está ali para se voluntariar e encher sua mão com um presente para Jeová? Qualquer irmão poderia fazer isso. 

Da mesma forma, hoje, muitos, jovens e idosos, gozam de boa saúde ou não a têm, desejam fazer contribuições materiais voluntárias para promover os interesses do Reino. 

Isso pode ser feito através da filial do país onde se vive, ou através da congregação local ou, como é o caso no momento, online. 

Mais importante, irmãos, os jovens têm a força e o vigor da juventude, os analfabetos podem aprender a oferecer a Jeová o fruto de seus lábios. Os deficientes podem e têm aumentado em conhecimento, sabedoria e compreensão a tal ponto que muitos não são apenas adoradores de Jeová em tempo integral, mas também conselheiros e pastores da congregação cristã. Você não é mais rico do que imaginou? portanto, irmãos, honrem a Jeová com suas riquezas. 

Você se lembra da história da viúva pobre que deu para os cofres do templo duas moedas de pouco valor? Jesus usou seu exemplo para nos dar lições importantes, ele disse: "Ela deu mais do que qualquer outra pessoa" e a história nos ensina que Jeová valoriza o que que fazemos, e que devemos dar a Jeová o melhor, nos ensina que não devemos comparar o que fazemos agora com o que fazíamos antes e que não devemos nos comparar com outros e nos ensina que todos podemos ser generosos, mesmo que tenhamos poucos recursos e a quantia Continuemos a dar aos Irmãos Jeová, a partir de nossos recursos e se é difícil para nós o farei online, é só falar com alguns de nossos irmãos para que eles possam te ajudar e não nos limitemos com a honra de contribuir para a obra do Reino.

Comentários