TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 14 a 20 de setembro de 2020, “O objeto mais importante do tabernáculo”, Discurso preparado.

“O objeto mais importante no tabernáculo”, Discurso de 10 minutos, 14 a 20 de setembro de 2020.




Como servos de Deus, sabemos o que era o tabernáculo: esse lugar sagrado, construído cerca de 400 anos antes, sob a direção do próprio Moisés, era o único centro de adoração a Jeová em todo o mundo. 


Era uma tenda de adoração portátil usada em Israel; também era chamada de "tenda de reunião" (algo como um salão do reino para os israelitas, mas portátil) 


E o tabernáculo tinha o objeto mais importante: A Arca da Aliança. Pois representava a presença real de Jeová.


Agora, para a elaboração da Arca, observe o que Jeová diz a Moisés em Êxodo 25: 9, ele a encontrou, Diz assim: Eles devem fazer este tabernáculo e todos os seus objetos seguindo exatamente o modelo que vou mostrar a vocês. 


Observe Caros irmãos, Moisés teve de seguir exatamente o padrão ou as instruções que Jeová lhe daria para fazer a arca, por que motivo? bom porque esse seria o objetivo principal e mais importante, não só do tabernáculo, mas também de todo o acampamento de Israel. 


Especificamente, Jeová deu a ele a altura, largura e comprimento desta arca. 


Além disso, ele disse a ele que deveria ser coberto com ouro puro tanto por dentro quanto por fora. 


Que ao redor da arca tinha uma "borda de ouro" em forma de guirlanda, a tampa, era feita de ouro maciço. Acima, ele montou dois querubins dourados, um em cada extremidade da tampa, com as cabeças inclinadas e as asas estendidas para cima. "Cobrindo a tampa como se a protegesse." Continuemos com as instruções dadas a Moisés e observemos agora o Êxodo 25:21 que diz: você colocará a tampa na Arca, e dentro da arca você colocará as tábuas do testemunho que eu vou te dar. 


A arca era usada para preservar certos artigos que serviam de lembrete ou testemunho, seu conteúdo principal eram as duas tábuas dos dez mandamentos. 


Dentro dela também havia um jarro de ouro contendo o maná e a vara de Arão que lançava botões, irmãos. Por que a arca se tornaria o "objeto mais importante do tabernáculo?" 


Bem, vamos ver o motivo no seguinte texto Êxodo 25:22 que diz: Eu irei aparecer diante de você lá e falar com você de cima do convés e dali, entre os dois querubins que estão na arca do testemunho, comunicarei todos os comandos que você deve passar aos israelitas. 


A Arca dos Irmãos representaria a presença do próprio Jeová, portanto, sempre que Moisés entrava na tenda de reunião para falar com Jeová, ele ouvia a voz que conversava com ele, da nuvem que apareceria acima do convés, entre os dois querubins . 


Mais tarde, Josué e o sumo sacerdote Finehas, também apareceram diante da Arca, embora não com o propósito de se comunicar com Jeová, mas para realizar a cerimônia do dia da expiação, visto que então o sumo sacerdote era o único que entrava no Santíssimo e veja a arca um dia por ano. 


No dia da expiação, o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos e aspergia o sangue de um touro e de um bode na frente da cobertura, para expiar os pecados de todo o Israel 


O sangue que foi espargido representou a vida que foi oferecida a Deus para encobrir os pecados, diante de sua presença representada pela Arca. 


Tudo isso, irmãos, nos mostrou a importância dos sacrifícios e da vida para Jeová: o sangue "representando a vida que procedia dele" devia ser usado apenas de uma forma no sacrifício. 


Mas irmãos, o que tudo isso tem a ver conosco? Como isso se relaciona com nossa esperança para o futuro? Bem, isso simbolizava a entrada de Jesus, o grande sumo sacerdote, diante da presença de Jeová no céu para apresentar o valor daqueles sacrifícios ... sacrifício que poderia apagar totalmente todos os nossos pecados. 


Que bênçãos podemos receber por causa do sacrifício de Jesus? Nosso guia de atividades nos mostra três textos que podemos relacionar às bênçãos que são obtidas pelo sacrifício de Jesus, por exemplo, em primeiro João 9: 24-26 explica que não somos enganados, somos todos pecadores, portanto todos temos necessidade do sacrifício de Jesus, para o perdão dos pecados. 


E somente por meio dele, junto com o arrependimento, Jeová está disposto a apagar nossos pecados. 


Em Hebreus 9:13, 14 que é o texto a seguir, o apóstolo Paulo explica que: se o sangue aspergido de cabras e touros apagou os pecados do povo, Paulo argumenta, com muito mais razão o sangue de Cristo sem defeito apresentando uma vez por sempre ... e Paulo acrescenta que o sacrifício "limpará nossa consciência das obras mortas para que possamos prestar serviço sagrado ao Deus vivo" e, finalmente, irmãos e irmãs, vamos ver uma das maiores bênçãos obtidas através do sacrifício de Jesus, a carta de Paulo aos Romanos 6:23 que diz: porque o salário que o pecado paga é a morte, mas o dom que Deus dá é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor. 


Irmãos, era uma lei pagar a morte pelo pecado e até certo ponto tudo desde o nascimento estava sob essa lei, mas felizmente conclui o texto, mas o dom que Deus dá é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor, "se" pelo sangue derramado de Cristo, Podemos ter uma boa consciência, o perdão dos pecados e uma vida eterna futura, o quanto devemos todos ser gratos por esta provisão, mas irmãos, o que devemos fazer para receber essas bênçãos ou para nos beneficiar do sacrifício de Jesus? Exercite a fé no sangue derramado de Cristo, sendo obediente a Jeová e sua organização terrestre e pregando as Boas Novas do Reino.

Comentários