Estudo da Sentinela, semana de 7 a 13 de setembro de 2020, Estamos Convencidos de que Temos a Verdade?, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela de 7 a 13 de setembro, Respostas sublinhadas.




 

1. O que queremos dizer quando falamos da "verdade"?

"COMO você sabia a verdade?" "Você nasceu na verdade?" "Há quanto tempo você está na verdade?" Com certeza, foram feitas perguntas como essas ou fizemos outras. Mas o que queremos dizer quando falamos da "verdade"? Em geral, nos referimos às nossas crenças e nossa maneira de adorar a Deus e viver. Quando dizemos que alguém está “na verdade”, queremos dizer que eles sabem o que a Bíblia ensina e que respeitam seus princípios. Como resultado, ele está livre de falsas idéias religiosas e vive a melhor vida que um humano imperfeito pode ter (João 8:32).


2. De acordo com João 13:34, 35, qual é a primeira coisa que atrai muitas pessoas à verdade?

Qual foi a primeira coisa que nos atraiu para a verdade? Talvez tenha sido a boa conduta das Testemunhas de Jeová (1 Pedro 2:12). Ou talvez fosse o amor que eles demonstram. Isso é o que mais chamou a atenção de muitos na primeira vez em que foram a um Salão do Reino, e eles se lembram mais disso do que de tudo o que foi dito na plataforma. E isso não é surpreendente, pois Jesus disse que as pessoas saberiam quem são seus discípulos por amor uns aos outros (leia João 13:34, 35). Mas se quisermos ter uma fé forte, devemos fazer outra coisa.

3. O que poderia acontecer se a nossa fé em Deus se baseasse apenas no amor dos irmãos?

Nossa fé não deve ser baseada apenas no amor que os verdadeiros cristãos demonstram. Por quê? Digamos que um irmão, mesmo um ancião ou um pioneiro, cometa um pecado grave, ou nos machuque, ou se torne apóstata e diga que não temos a verdade. O que faríamos em qualquer um desses casos? Será que tropeçaríamos e pararíamos de servir a Jeová ? Isso nos ensina que, se quisermos ter uma fé forte, ela deve se basear em uma boa amizade com Jeová, não no que outras pessoas fazem.Nossa fé é como uma casa, que não deve ser construída apenas com materiais "suaves" como sentimentos e emoções, mas também com materiais "sólidos" como fatos e raciocínio lógico. Devemos nos convencer de que a Bíblia nos ensina a verdade sobre Jeová (Rom. 12: 2).

4. De acordo com Mateus 13: 3-6, 20, 21, o que acontece com alguns quando sua fé é testada?

Jesus disse que alguns aceitariam a verdade “com alegria”, mas que sua fé enfraqueceria quando surgissem problemas (leia Mateus 13: 3-6, 20, 21). Eles podem não entender que, seguindo Jesus, terão dificuldades e provações (Mt 16:24). Ou talvez pensem que a vida do cristão é apenas um mar de rosas cheio de bênçãos. Mas, neste mundo imperfeito, os problemas são inevitáveis. As circunstâncias podem mudar e tirar um pouco da nossa alegria por algum tempo (Salmos 6: 6; Ecl. 9:11).

5. Como a maioria dos servos de Jeová mostra que está convencida de que possui a verdade?

A maioria do povo de Jeová mostra que está convencida de que possui a verdade. Como nós sabemos? Porque sua fé não vacila quando um irmão os magoa ou faz algo que não é próprio de um cristão (Salmo 119: 165). A cada prova que enfrentam, sua fé fica mais forte, não mais fraca (Tiago 1: 2-4). O que devemos fazer para ter uma fé assim?

OBTENHA "O EXATO CONHECIMENTO DE DEUS"

6. Em que se baseava a fé dos discípulos do primeiro século?

A fé dos discípulos do primeiro século baseava-se no conhecimento das Escrituras e nos ensinos de Jesus Cristo, ou seja, na “verdade das boas novas” (Gl 2: 5). Essa verdade é o conjunto de ensinamentos cristãos, que inclui os detalhes sobre o sacrifício de Jesus e sua ressurreição.O apóstolo Paulo tinha certeza de que esses ensinamentos eram verdadeiros. Por que nós sabemos? Porque ele usou as Escrituras para provar "por referência que era necessário que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos" (Atos 17: 2, 3). Os primeiros cristãos aceitaram esses ensinamentos e buscaram a ajuda do espírito santo para entender a Palavra de Deus. Eles investigaram para garantir que tais ensinos eram baseados nas Escrituras (Atos 17:11, 12; Hebreus 5:14). A fé deles não se baseava apenas em sentimentos e emoções, e eles não serviam a Jeová apenas porque gostavam de estar com outros cristãos. Em vez disso, eles baseavam sua fé no “conhecimento exato de Deus” (Colossenses 1: 9, 10).

7. Como nossa fé na verdade bíblica nos beneficiará?

As verdades da Palavra de Deus nunca mudam (Salmos 119: 160). Por exemplo, eles não mudam se um irmão nos ofende ou comete um pecado grave. E também não mudam quando temos problemas. Portanto, devemos conhecer os ensinamentos bíblicos completamente e estar convencidos de que eles são verdadeiros. Assim como uma âncora mantém um navio flutuando durante uma tempestade, nossa fé baseada nas verdades bíblicas nos sustentará em tempos difíceis. Como podemos estar ainda mais convencidos de que temos a verdade?

CONVENCEM-NOS DO QUE ACREDITAMOS

8. De acordo com 2 Timóteo 3:14, 15, como Timóteo se convenceu de que tinha a verdade?

Timothy tinha certeza de que sabia a verdade. Como você chegou a essa conclusão? (Leia 2 Timóteo 3:14, 15.) Sua mãe e avó foram as primeiras a ensiná-lo "as escrituras sagradas". Mas, sem dúvida, ele dedicou seu tempo e energia para estudá-los. Como resultado, ele se convenceu de que a verdade estava neles. Mais tarde, ele, sua mãe e sua avó aprenderam os ensinamentos cristãos. Sem dúvida, ele ficou impressionado com o amor demonstrado pelos discípulos de Jesus e tinha um desejo sincero de estar com seus irmãos espirituais e cuidar deles (Filipenses 2:19, 20). Mas sua fé não se baseava em como ele se sentia pelos outros, mas em fatos que fortaleceram sua amizade com Deus. Nós também devemos estudar o que a Bíblia diz sobre Jeová e raciocinar para chegar a conclusões lógicas.

9. De quais três verdades fundamentais devemos nos convencer?

Para começar, devemos nos convencer de pelo menos três verdades fundamentais. Primeiro, que Jeová é o Criador de todas as coisas (Êxodo 3:14, 15; Hb 3: 4; Apocalipse 4:11). Segundo, que a Bíblia contém a mensagem de Deus para a humanidade (2 Tim. 3:16, 17). E terceiro, que Jeová tem um grupo organizado de pessoas que o adoram sob a orientação de Cristo: as Testemunhas de Jeová (Isaías 43: 10-12; João 14: 6; Atos 15:14). Para nos convencer dessas verdades fundamentais, não precisamos ser uma enciclopédia ambulante de conhecimento bíblico. Nosso objetivo deve ser usar nossas "habilidades de raciocínio" para estar mais convencidos de que temos a verdade (Rom. 12: 1).

VAMOS PREPARAR PARA CONVENCER OUTROS

10. Além de saber a verdade, o que devemos fazer?

Depois de esclarecer essas verdades fundamentais sobre Jeová, a Bíblia e o povo de Deus, devemos ser capazes de usar as Escrituras para demonstrá-las a outros. Por quê? Porque os cristãos têm a responsabilidade de ensinar as verdades que aprendemos àqueles que nos ouvem (1 Timóteo 4:16). E, quando tentamos convencer outras pessoas de que a Bíblia ensina a verdade, nossa fé fica mais forte.

11. Que exemplo Paulo deixou para nós ao ensinar outras pessoas?

Quando o apóstolo Paulo ensinou outros, ele procurou "convencê-los a aceitar a Jesus usando a lei de Moisés e dos profetas" (Atos 28:23). Como podemos seguir seu exemplo ao ensinar a verdade da Bíblia a alguém? Não vamos apenas repetir fatos de memória. Precisamos ajudá-lo a raciocinar sobre o que aprende, pois isso o achegará mais a Jeová. Não queremos que ele aceite a verdade porque nos admira, mas porque se convenceu de que o que aprendeu sobre nosso amoroso Deus é verdade.

12, 13. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a permanecerem na verdade?

Pais, vocês sem dúvida desejam que seus filhos permaneçam na verdade. Eles podem pensar que, se tiverem bons amigos na congregação, sua fé ficará forte. Agora, para que seus filhos se convençam de que têm a verdade, eles precisam de mais do que apenas bons amigos. Eles precisam ter uma amizade pessoal com Deus e ter certeza de que a Bíblia contém a verdade.

Se você quer ensinar a seus filhos a verdade sobre Deus, você deve dar o exemplo sendo bons estudantes da Bíblia. Tire um tempo para refletir sobre o que você estudou. Então, eles podem ensinar seus filhos a fazer o mesmo. Mostre a eles como usar nossas ferramentas de estudo, assim como você faz com seus estudantes da Bíblia. Desse modo, eles ajudarão seus filhos a amar a Jeová e confiar nos meios que ele usa para nos dar alimento espiritual: “o escravo fiel e sábio” (Mat. 24: 45-47). Não os ensine apenas as verdades fundamentais da Bíblia. Ajude-os a conhecer “as coisas profundas de Deus” com base em sua idade e habilidade, e eles desenvolverão uma fé forte (1 Coríntios 2:10).

ILUSTRAÇÃO

Os pais estudam o livro 'Pura Adoração' com o filho e a filha.

Pais, ajudem seus filhos a ter fé, ensinando-lhes "as coisas profundas de Deus". (Ver parágrafos 12 e 13). *

VAMOS ESTUDAR AS PROFECIAS DA BÍBLIA

14. Por que devemos estudar as profecias da Bíblia? (Veja também o quadro "Podemos explicar essas profecias?").

As profecias são uma parte importante da Palavra de Deus e nos ajudam a ter forte fé em Jeová. Que profecias fortaleceram nossa fé? Talvez pensemos naqueles que falam dos "últimos dias" (2 Timóteo 3: 1-5; Mat. 24: 3, 7). Mas outras profecias que já foram cumpridas também podem fortalecer nossa fé. Por exemplo, podemos explicar como as profecias nos capítulos 2 e 11 de Daniel foram e continuam a ser cumpridas? * Se nossa fé for completamente baseada no que a Bíblia ensina, ela suportará qualquer teste. Vejamos o exemplo dos irmãos que sofreram perseguições cruéis na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Embora as profecias dos últimos dias não fossem totalmente compreendidas naquela época, eles tinham fé absoluta no que conheciam da Palavra de Deus.

SABEMOS EXPLICAR ESTAS PROFECIAS?

Apocalipse 11: 3, 7-12 . “Duas Testemunhas” profetizam por 1.260 dias, mata-os e depois volta à vida ( w14 15/11 30 ).

Mateus 13: 36-43 . Trigo e ervas daninhas ( w13 15/7 9-14 ).

1 Tessalonicenses 5: 3 . O grito de "paz e segurança" ( w19.10 8-9 ).

Ezequiel 38: 2, 10-20 . O ataque de “Gog da terra de Magog” ( w19.09 11-12; rr 240 ).

15-17. Como o estudo da Bíblia fortaleceu os irmãos que sofreram perseguição nazista?

Na Alemanha nazista, milhares de irmãos foram enviados para campos de concentração. Hitler e o chefe da SS, Heinrich Himmler, odiavam as Testemunhas de Jeová. Uma irmã contou que Himmler disse a um grupo de irmãs que estavam em um desses campos: “Se quiseres, teu Jeová pode reinar no céu, mas aqui na terra somos nós que governamos! Eles vão ver quem vai durar mais, você ou nós! " O que ajudou os servos de Jeová a permanecerem fiéis?

Esses Estudantes da Bíblia sabiam que o Reino de Deus havia começado a governar em 1914. E não ficaram surpresos com a forte oposição. O povo de Jeová sabia que nenhum governo humano poderia impedir que a vontade divina fosse executada. Hitler não teria sucesso em acabar com a adoração verdadeira ou estabelecer um governo que pudesse remover o Reino de Deus. Os irmãos tinham certeza de que, de uma forma ou de outra, o governo de Hitler chegaria ao fim.

E como eles estavam certos! Em pouco tempo, o regime nazista caiu e Heinrich Himmler - o homem que disse que eles eram os governantes aqui na Terra - foi forçado a fugir. Ao fazer isso, ele encontrou um irmão chamado Lübke, a quem reconheceu como um ex-prisioneiro. Totalmente derrotado, Himmler disse a ele: "Bem, Estudante da Bíblia, o que vai acontecer agora?" O irmão Lübke disse-lhe que as Testemunhas de Jeová sempre souberam que o regime nazista cairia e que seriam libertadas. Naquele momento, Himmler - o homem que havia falado tanto sobre as Testemunhas de Jeová - ficou sem dizer uma palavra. Logo depois, ele tirou a própria vida. Que lição aprendemos? Que o estudo da Bíblia, incluindo suas profecias,Isso nos ajudará a ter uma fé inabalável em Deus e nos dará a confiança de que precisamos em tempos de provação (2 Pedro 1: 19-21).

ILUSTRAÇÃO

A família descrita anteriormente. Os pais veem pela janela que a polícia está fora de casa enquanto o filho e a filha se preparam calmamente para esconder as publicações bíblicas.

O estudo da Bíblia, incluindo suas profecias, nos dará a confiança de que precisamos em tempos de provação. (Veja os parágrafos 15-17). *

18. Em harmonia com João 6:67, 68, por que precisamos de “conhecimento exato e pleno discernimento”, como disse Paulo?

18 Devemos todos mostrar o amor que distingue os verdadeiros cristãos. Mas também precisamos de "conhecimento exato e pleno discernimento" (Fp 1: 9). Do contrário, poderíamos ser influenciados por “ventos de toda espécie de ensinamentos” e “homens que recorrem a armadilhas e enganam”, como os apóstatas (Ef 4:14).No primeiro século, quando muitos discípulos abandonaram Jesus, o apóstolo Pedro disse com total confiança que Jesus tinha “palavras de vida eterna” (leia João 6:67, 68). Embora Pedro não entendesse todos os detalhes sobre essas palavras na época, ele permaneceu leal porque havia discernido a verdade sobre Cristo. Se nós, também, ficarmos ainda mais convencidos de que a Bíblia ensina a verdade, nossa fé permanecerá forte em face das provações e ajudaremos outros a ter uma fé forte (2 João 1, 2).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que nossa fé deve se basear em mais do que apenas sentimentos e amor por outros irmãos e irmãs?

Aprendemos que, se nossa fé se baseia em sentimentos e emoções, o que aconteceria se eles ou nós falharmos, tropeçaremos e pararemos de servir a Jeová, em vez disso, se tivermos uma fé sólida que se baseia em uma boa amizade com Jeová e está solidamente estabelecida em conhecimento e fatos precisos, podemos permanecer firmes na verdade.

Como podemos ter ainda mais certeza de que temos a verdade?

Temos que estudar o que a bíblia diz sobre Jeová e raciocinar para chegar a conclusões lógicas e nos convencer de três verdades fundamentais, primeiro que Jeová é o criador de todas as coisas, segundo que a bíblia contém a mensagem de Deus para a humanidade, e Terceiro, Jeová tem um grupo organizado de pessoas que o adora sob a orientação de Cristo.

Como podemos ajudar nossos estudantes da Bíblia a entender a verdade?

Aprendemos que nós, pais, devemos ajudar nossos filhos a ter fé, ensinando-lhes as coisas profundas de Deus, antes de tudo com nosso exemplo, eles devem ver que estamos convencidos de que estamos na verdade e que o culto familiar é uma ocasião apropriada para isso. , e com os nossos estudantes da Bíblia não devemos nos limitar a dar informações, mas sim ajudá-los a raciocinar sobre o que aprendem, porque assim se aproximarão de Jeová, porque não queremos que aceitem a verdade porque ele nos admira, mas porque se convenceram Tudo o que você aprendeu sobre nosso amoroso Deus é verdade.

Comentários