Estudo da Sentinela, semana de 21 a 27 de setembro de 2020, Continue Andando na Verdade, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 21-27 de setembro de 2020, Continue Andando na Verdade, Respostas sublinhadas.
Podemos imaginar como o apóstolo João ficou feliz quando soube que os cristãos que ele ajudou a aprender a verdade ainda eram fiéis a Jeová? Para João, esses cristãos leais eram como seus filhos. Visto que eles tinham muitos problemas, o apóstolo fez tudo o que pôde para fortalecer sua fé. Nós também ficamos felizes quando nossos filhos, sejam físicos ou espirituais, dedicam a vida a Jeová e continuam a servi-lo. - Leia 3 João 3, 4.
2. Com que propósito João escreveu suas três cartas?
Em 98, João provavelmente morava perto da cidade de Éfeso. Ele pode ter se mudado para lá depois de ser preso na ilha de Patmos. Naquela época, o espírito santo de Jeová o levou a escrever três cartas. O objetivo das cartas era encorajar os cristãos leais a manter a fé em Jesus e a continuar andando na verdade.
3. Que perguntas responderemos neste artigo?
Naquela época, João era o único apóstolo vivo e ele estava preocupado com a má influência que os falsos mestres estavam exercendo sobre as congregações (1 João 2:18, 19, 26). * Esses apóstatas afirmavam conhecer a Deus, mas não respeitavam seus mandamentos. Neste artigo, veremos o conselho de John e responderemos a três perguntas: o que significa andar na verdade, quais obstáculos enfrentamos e como ajudar uns aos outros a seguir a verdade.
Cartas de John no contexto
Quando o apóstolo João escreveu suas cartas, ele estava preocupado com o fato de falsos mestres terem entrado nas congregações que tentavam enganar os discípulos de Cristo. Já os apóstolos Paulo e Pedro haviam dito que isso aconteceria ( Atos 20:29, 30; 2 Pedro 2: 1-3 ). É possível que a filosofia grega tenha influenciado esses falsos mestres. Aparentemente, alguns disseram que Deus havia revelado a eles um conhecimento místico especial. * Mas suas idéias contradiziam o que Jesus havia ensinado e promoviam uma atitude egoísta e sem amor. Por isso, João os chamou de anticristos, ou pessoas que ensinam coisas contra Cristo ( 1 João 2:18 ).
O QUE SIGNIFICA ANDAR NA VERDADE?
4. De acordo com 1 João 2: 3-6 e 2 João 4, 6, o que devemos fazer para andar na verdade?
Para andar na verdade, devemos primeiro conhecer a verdade, que está na Palavra de Deus, a Bíblia. Além disso, devemos obedecer aos mandamentos de Jeová. Jesus deu o exemplo perfeito neste assunto. Portanto, uma maneira importante de obedecer a Jeová é seguir os passos de Jesus o mais fielmente possível (João 8:29; 1 Pedro 2:21).
5. Do que devemos estar convencidos?
Para continuar andando na verdade, precisamos estar convencidos de que Jeová é o Deus da verdade e que, portanto, tudo o que ele nos diz em sua Palavra é verdade. Devemos também estar convencidos de que Jesus é o Messias prometido. Hoje, muitas pessoas não acreditam que Jesus foi ungido para ser o Rei do Reino de Deus. João advertiu que havia “muitos impostores”, que podiam enganar os que não estavam convencidos da verdade sobre Jeová e Jesus (2 João 7-11). João escreveu: “Quem é o mentiroso? Não é aquele que nega que Jesus é o Cristo? " (1 João 2:22). A única maneira de evitar ser enganado é estudar a Palavra de Deus. Só então conheceremos Jeová e Jesus (João 17: 3). E só então estaremos convencidos de que temos a verdade.
QUE OBSTÁCULOS ENFRENTAMOS
6. Que obstáculo os jovens cristãos enfrentam?
Todos os cristãos devem ter cuidado para não serem enganados pelas idéias humanas . Aqueles que deveriam ser mais cuidadosos com essa armadilha são os jovens cristãos . Alexia, * uma irmã francesa de 25 anos, diz: “Quando eu estava na escola, estudei evolução e outras filosofias humanas. Essas idéias o fizeram duvidar da verdade. Às vezes eu os achei interessantes. Mas achei que não poderia simplesmente ouvir o que eles estavam me ensinando na aula sem dar a Jeová a oportunidade de falar. " Alexia estudou o livro Vida ... como foi apresentado aqui? Por evolução ou por criação? Em questão de semanas, suas dúvidas desapareceram. Lembre-se: “Eu me convenci de que a Bíblia contém a verdade. E percebi que respeitar suas regras me faria feliz e me daria paz ”.
7. Que tentação devemos lutar, e por quê?
Todos os cristãos, jovens ou velhos, devem lutar contra a tentação de levar uma vida dupla. Juan se referiu a isso quando apontou. Porque não podemos andar na verdade e ao mesmo tempo levar uma vida imoral. Se quisermos a aprovação de Deus agora e no futuro, devemos nos comportar como se o mundo inteiro visse o que estamos fazendo. Na verdade, não existem pecados secretos, visto que Jeová vê tudo (Hb 4:13).
8. O que devemos rejeitar?
Devemos também rejeitar a atitude do mundo em relação ao pecado. O apóstolo João escreveu: “Se dissermos 'Não temos pecado', enganamo-nos a nós mesmos” (1 João 1: 8). Nos dias de João, os apóstatas acreditavam que uma pessoa podia pecar conscientemente e ainda assim permanecer amiga de Deus. Hoje muitos pensam o mesmo. Eles afirmam acreditar em Deus, mas não aceitam o que ele diz sobre o pecado, especialmente em questões de sexo. O que Jeová chama de pecado, as pessoas chamam de preferência pessoal ou estilo de vida alternativo.
9. Como viver de acordo com suas convicções bíblicas beneficia os jovens?
Os jovens cristãos, especialmente, podem ser tentados a imitar a opinião de seus colegas de trabalho ou de escola sobre comportamento imoral. Esse foi o caso de uma Testemunha de Jeová chamada Aleksandar. Ele relembra: “Algumas meninas na escola tentaram me pressionar a fazer sexo com elas. Diziam que como ele não tinha namorada, ele deve ser homossexual ”. Talvez você, jovem, enfrente testes semelhantes. Nesse caso, lembre-se de que quando você vive de acordo com suas convicções bíblicas, isso nos beneficia, porque assim podemos proteger nossa dignidade, nossa saúde, nosso bem-estar emocional e, o mais importante de tudo, protegeremos nossa amizade com Jeová. E quanto mais tentamos resistir, mais fácil será fazer a coisa certa.Não se esqueça de que Satanás está por trás do julgamento torto do mundo sobre o sexo. Então, quando você se recusa a pensar como as pessoas deste mundo, você derrota o Maligno (1 João 2:14).
ILUSTRAÇÃO
Nesta ilustração, podemos ver claramente o que nossos jovens podem enfrentar nas escolas. Podemos observar como nossa irmã vê um cartaz na parede de sua escola que faz referência ao apoio a pessoas com inclinações homossexuais. Talvez observar isso e observar o apoio de tantas pessoas para essas pessoas faça você pensar que há algo de errado nisso. No entanto, ele não permite que dúvidas se enraízem em sua mente ou em seu coração e ele começa a trabalhar e escuta as razões de Jeová encontradas em sua Palavra, a Bíblia. Depois de testar e verificar por si mesma o que Jeová diz a respeito do comportamento homossexual, nossa irmãzinha defende firmemente suas convicções diante de um grupo de colegas que a pressiona a também apoiar esse movimento.Todos nós podemos imitar esse exemplo, fortalecendo nossa fé no que Jeová diz sobre o que é certo e o que é errado, para que possamos defender o que acreditamos.
10. Como 1 João 1: 9 nos ajuda a servir a Jeová com a consciência limpa?
Jeová tem o direito de dizer o que é pecado. O que nos ajuda a fazer o nosso melhor para evitá-los. Mas, quando pecamos. O texto nos diz que confessamos isso a ele em oração e ele perdoa nossos pecados e nos purifica de toda injustiça. E se for um pecado grave, pedimos ajuda aos anciãos, pois Jeová os designou para cuidar de nós. Agora, não devemos permitir que sentimentos de culpa por erros passados nos dominem. Porque não? Porque nosso amoroso Pai deu o sacrifício de seu Filho para que nossos pecados possam ser perdoados. Quando Jeová diz que perdoará pecadores arrependidos, ele está cumprindo sua palavra. Portanto, podemos servi-Lo com a consciência limpa (1 João 2: 1, 2, 12; 3:19, 20).
11. Como podemos evitar que o que os apóstatas dizem prejudique nossa fé?
Há outra coisa que devemos rejeitar: o que os apóstatas dizem. Desde que a congregação cristã foi formada, o Diabo tem usado muitas pessoas para lançar dúvidas na mente dos servos fiéis de Deus. Por isso, devemos saber distinguir entre uma verdade e uma mentira. * Nossos inimigos podem usar a Internet e as redes sociais para tentar enfraquecer nossa confiança em Jeová e nosso amor por nossos irmãos. Vamos rejeitar essas mentiras, pois elas vêm de Satanás.
12. Por que devemos fortalecer nossa fé nas verdades que aprendemos?
Se quisermos resistir aos ataques de Satanás, devemos fortalecer nossa confiança em Jesus e em seu papel no propósito de Deus. Precisamos também confiar no escravo fiel e sábio, o único canal que Jeová usa hoje para dirigir sua organização. - Mateus 24: 45-47. Com o estudo regular da Palavra de Deus, essa confiança será fortalecida e nossa fé se tornará como uma árvore com raízes profundas. Paulo mencionou essa ideia quando escreveu aos Colossenses: "Assim como vocês aceitaram a Cristo Jesus, o Senhor, andem em união com ele, arraigando-se nele, edificados sobre ele e estabilizados na fé" (Colossenses 2: 6, 7). Se nossa fé for tão forte, nada que Satanás ou aqueles que são influenciados por ele façam nos desestabilizará (2 João 8, 9).
13. O que os cristãos sabem e por quê?
Sabemos que o mundo vai nos odiar. Juan nos lembra que "o mundo inteiro está sob o poder do Maligno". O fim deste sistema está cada vez mais perto, então Satanás está cada vez mais furioso (Ap 12:12). Ele não apenas nos ataca por meios sutis, como a imoralidade e as mentiras dos apóstatas, mas também usa a força. Ele sabe que seu tempo é curto, então se esforça cada vez mais para parar de pregar ou destruir nossa fé. Não nos surpreendemos, então, que em alguns países nosso trabalho seja restrito ou mesmo proibido. Mesmo assim, nossos irmãos nesses lugares continuam resistindo. Eles mostram que não importa o que o Diabo faça conosco, podemos permanecer fiéis.
COMO AJUDAR UMA A OUTRA A SEGUIR A VERDADE
14. Qual é uma maneira de ajudar os irmãos a continuar na verdade?
Podemos ajudar os irmãos a continuar na verdade sendo compassivos. Devemos amar um ao outro apesar de tudo. Por exemplo, conhecemos um irmão que perdeu um ente querido e precisa de consolo ou algum tipo de ajuda? Já ouvimos que, devido a um desastre natural, irmãos precisam de ajuda para reconstruir Salões do Reino ou casas? Demonstraremos verdadeiro amor e compaixão por nossos irmãos, acima de tudo com ações, não apenas com palavras.
15. O que devemos fazer, de acordo com 1 João 4: 7, 8?
Devemos mostrar amor uns aos outros, desta forma imitamos nosso amoroso Pai celestial . Uma maneira importante de demonstrar amor é perdoando os outros. Por exemplo, se alguém nos machuca, o amor nos levará a perdoá-lo e a esquecer o que ele fez (Colossenses 3:13). Vamos ver o que aconteceu com um irmão chamado Aldo. Ele ficou profundamente ofendido quando ouviu um irmão a quem respeitava fazer um comentário ofensivo sobre as pessoas de sua cultura. Aldo diz: "Repetidamente pedia a Jeová que me ajudasse a não olhar para este irmão com olhos ruins." Mas ele fez outra coisa: ele o convidou para pregar. Então, ele explicou como se sentiu. Ele diz: “Quando ele entendeu como seu comentário ofensivo me fez sentir, ele se desculpou. Eu poderia dizer pelo seu tom de voz que ele estava realmente arrependido. Fizemos as pazes e esquecemos o que aconteceu. "
16, 17. O que devemos resolver?
O apóstolo João estava determinado a amar muito nossos irmãos e cuidar de seu bem-estar espiritual.Esse sentimento está claramente refletido no conselho que ele deu nas três cartas inspiradoras que escreveu. É muito encorajador saber que os homens e mulheres que irão ao céu para governar com Cristo têm o mesmo tipo de sentimento que João tinha (1 João 2:27).
Vamos levar as dicas que discutimos a sério. Decidam andar na verdade e obedecer a Jeová em tudo o que fizermos. Vamos estudar sua Palavra e confiar nela. Vamos fortalecer nossa fé em Jesus. Rejeitemos as idéias humanas e o que dizem os apóstatas. Vamos lutar contra a tentação de levar uma vida dupla e ceder ao pecado. Sejamos guiados pelos elevados padrões de moral de Jeová. E vamos ajudar nossos irmãos a permanecerem fortes, perdoando aqueles que nos ofendem e ajudando os necessitados. Portanto, não importa as batalhas que tenhamos que travar, continuaremos caminhando na verdade.
QUE RESPOSTA VOCÊ DARIA?
O que significa andar na verdade?
Significa ter plena convicção de que Jeová é o Deus da verdade e que, portanto, tudo o que a Bíblia nos diz em sua Palavra é verdade. E no caso de Jesus Cristo, devemos reconhecê-lo plena e sinceramente como o Messias prometido.
Que obstáculos enfrentamos?
Somos confrontados com ideias humanas que podem semear dúvidas na nossa confiança em Jeová, com a atitude fraca e leve do mundo para com o pecado que, se não tivermos cuidado, pode fazer com que nos infectemos com essa atitude e, à apostasia, a que busca semear dúvidas nas mentes dos servos fiéis de Deus.
Como podemos ajudar nossos irmãos a continuar na verdade?
Ter compaixão de nossos irmãos por meio de ações, especialmente quando eles mais precisam de nós, quer tenhamos que gastar recursos físicos ou econômicos em seu favor. E também mostrar a eles nosso amor, resolvendo mal-entendidos que surgem entre nós e perdoando-os completamente.
Comentários
Postar um comentário