Encontré Joyas Espirituais: 28 de setembro 4 de outubro de 2020, ÊXODO 29-30, Respostas.
Ex 29:10. O que significa a expressão "colocar as mãos na cabeça do touro"? (it-2 294 parágrafo 1).
O significado principal desse ato era designar ou indicar que uma pessoa ou coisa tinha reconhecimento ou aceitação em um sentido especial. Portanto, quando Arão e seus filhos colocaram as mãos na cabeça do touro, isso indicou que eles reconheceram que o sacrifício desses animais foi feito por eles e que foram autorizados ou designados para servir como sacerdotes de Jeová Deus.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Como podemos ver, esta foi uma imposição de mãos, mas com um propósito diferente, o que indicava que eles reconheceram que o sacrifício desses animais foi feito por eles e como motivo de sua designação como Sacerdotes de Jeová Deus. Isso nos ensina que a imposição de mãos na Bíblia teve diferentes propósitos e contextos.
Ex 30: 31-33. Por que a pessoa que preparou o óleo sagrado para a unção e colocá-lo sobre alguém de quem não deveria morrer? (it-2 1171 parágrafo 1).
Jeová ordenou a Moisés que preparasse um óleo sagrado para unção composto de azeite de oliva e outros ingredientes, a pessoa que usará essa mistura para fins comuns ou não autorizados, era uma ofensa capital. Então ele teve que morrer, isso demonstrava figurativamente a importância e santidade de um compromisso confirmado pela unção com óleo sagrado.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O texto é claro, era o Óleo Sagrado de Jeová, o que indica que era algo valioso, porque, pelo que lemos, usar essa mistura para fins comuns ou não autorizados era crime capital. Isso nos ensina como é importante valorizar e respeitar todas as instruções de Jeová, pois isso evitará as infelizes consequências da desobediência.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
SOBRE JEOVÁ
Êxodo 29:46, mostra que Jeová foi o libertador dos israelitas, eles deveriam saber e não se esquecer disso, da mesma forma que Jeová nos deu o resgate para nos libertar do pecado e da morte, e de muitas outras coisas, porque nunca devemos esquecer que Isso fortalecerá nosso apreço por Jeová e nosso relacionamento pessoal com ele.
Êxodo 29:43, 44, o texto nos mostra que Jeová estava ciente do que se passava ali no templo, pois isso afetaria a reputação do seu santo nome, visto que não era ofensa alguém contaminar o seu templo, Isso nos ensina como é importante entendermos que nosso estilo de vida pode honrar o nome de Jeová.
Êxodo 29:13, este texto diz, que toda a gordura que estava ao redor dos intestinos, fígado e rins foi oferecida a Jeová, queimando-a e fazendo-a fumegar no altar. Visto que a gordura era considerada a melhor e mais rica porção, o que impressionava os israelitas de que a melhor porção pertencia a Jeová, isso me ensina que os cristãos também deveriam dar o nosso melhor a Jeová. Portanto, se estamos oprimidos por sentimentos de inutilidade, lembremo-nos de que Jeová valoriza nosso serviço levando em consideração nossas limitações, para que possamos ter certeza de que ele ficará satisfeito quando o serviço que prestamos a ele é o melhor que nossa alma pode oferecer.
Ex 29:18. Como podemos ver aqui, os sacrifícios que eram feitos no altar produziam um cheiro agradável a Jeová, isso não era pelo cheiro do próprio sacrifício, mas pelo fato de aqueles sacrifícios serem feitos com o coração e isso agradava Jeová, nós também podemos oferecer os sacrifícios que fazemos para fazer a sua vontade como um cheiro agradável a Jeová, visto que ele sabe que o fazemos de todo o coração.
Êx 30: 18-21. Jeová ordenou que uma fonte fosse colocada para Arão e os sacerdotes lavarem suas mãos e pés antes de entrarem no Santo e antes de oferecerem os sacrifícios no altar localizado no pátio, isto era para os servos de Deus se mostrarem Limpos em Sua presença, nós também devemos parecer física, moral e espiritualmente limpos, ao servirmos também a Jeová, o Deus puro.
Êx 30:33, 38. Jeová esperava que os israelitas mostrassem o devido respeito pelas coisas sagradas, este não era um assunto que poderia ser deixado de lado, visto que esse respeito estava intimamente ligado à preservação da vida, nós também devemos Mostre genuíno apreço pelas coisas espirituais. Fazer isso não só preservará nossa vida, mas também ganhará o favor de Jeová.
O MINISTÉRIO
Êxodo 29: 1, ao dizer que os filhos de Arão deviam ser santificados para a obra de sacerdotes significava que eles seriam separados para esse cargo muito exclusivo, isso nos ensina que quando somos batizados nos separamos para servir exclusivamente a Jeová, somos santificados para ele, visto que nos afastamos do pecado e vivemos para ele. Assim como ser sacerdote não era para todos, ser Testemunha de Jeová também é um grande privilégio e como é importante entender isso e ajudar nossos alunos a entender também.
Êx 29: 6. Arão foi consagrado para servir como Sumo Sacerdote de Jeová, para eles um sinal seria colocado em seu turbante e ele seria dedicado a servi-lo e fazer sua vontade como um compromisso vitalício, nós também nos dedicamos a cumprir a vontade de Jeová E uma maneira de fazer isso é através do ministério, se diligentemente realizarmos esse trabalho, mostraremos que queremos servi-lo para sempre.
Ex 30:12. Durante a construção do tabernáculo, Jeová disse a Moisés para coletar meio siclo de prata para cada israelita registrado no censo, essa seria uma contribuição a Jeová que seria usada para serviço sagrado, nós também podemos oferecer uma contribuição a Jeová quando usarmos nosso tempo em pregar as boas novas do Reino de Deus a tantas pessoas quanto pudermos.
Êxodo 29: 9, na família de Arão o privilégio e a obra do sacerdócio iam descansar, era um legado muito sério, isso ia exigir que os filhos aprendessem essa obra e não só aprendessem, mas apreciassem porque era para Jeová. Hoje, os privilégios de serviço não são um legado hereditário, pois os filhos e famílias dos irmãos nomeados devem se esforçar por um comportamento exemplar na congregação.
OUTROS TEMAS
Êxodo 29: 4, alguns estudiosos tentam ver antecedentes no batismo de João e no batismo cristão nas antigas cerimônias de purificação da lei ou em ocasiões individuais. No entanto, esses casos não têm nenhuma semelhança com o verdadeiro significado do batismo, já que eram apenas rituais de limpeza cerimonial ou purificação, e para os verdadeiros cristãos o batismo tem um significado maior.
Êxodo 30: 9, esse texto deixa claro que Jeová advertiu os israelitas a não oferecer incenso ou ofertas não autorizadas. O que indica que eles tinham que cumprir certos requisitos e ter certeza de fazer isso de acordo com suas leis, isso me ensina que da mesma forma que o serviço que oferecemos a Jeová deve satisfazer alguns requisitos para que ele os aceite, isso significa que não Cabe a nós decidir qual é a maneira adequada de adorar a Deus. Caso contrário, nos expomos a consequências trágicas, então para servir a Deus de uma forma aceitável temos que estudar sua palavra para a bíblia e ter certeza de que o adoramos de acordo com sua verdade revelada.
Êxodo 37: 8, Arão tinha que queimar incenso aromático todas as manhãs e noites, o incenso que era queimado no tabernáculo e no templo era sagrado. Portanto, eles constituem um símbolo apropriado das orações que Jeová ouve. Isso me ensina que os cristãos, embora não ofereçamos incenso literal, oram que reflitam gratidão a nosso Pai Celestial e respeito por ele. A Bíblia nos garante que, assim como o incenso de fragrância doce agradava a Jeová, também as orações de seus servos fiéis são um prazer. Portanto, continuemos a oferecer orações sinceras de um coração leal e obediente e Jeová verá isso como o cheiro agradável de incenso.
Êxodo 29:24, Moisés colocou a oferta nas mãos de Arão e seus filhos, eles deveriam merecê-los, este ato de agitar as ofertas para a frente e para trás, denota ação contínua, simbolizou uma apresentação constante perante Jeová, isso me ensina que o Os cristãos devem permanecer constantes em nosso serviço a Jeová. Lembre-se de que, quando nos dedicamos a Jeová, assumimos um compromisso contínuo que envolve ser leais a ele por toda a vida, o que significa que precisamos de ação e esforço constantes. Jeová sem dúvida se lembrará de nosso trabalho abnegado constante em seu serviço e nos cobrirá de grandes bênçãos.
Êxodo 29:20, Moisés recebeu a ordem de pegar um pouco do sangue do carneiro e colocá-lo no lóbulo da orelha, no dedão do pé e no polegar da mão direita de Arão e de cada um de seus filhos, Isso indicava figurativamente que os sacerdotes deveriam cumprir seus deveres com o melhor de suas habilidades, isso me ensina que, assim como os servos de Jeová, usamos o melhor de nossas habilidades para promover os interesses do Reino e cumprir esse dever que Jeová nos confiou. Portanto, como principais obreiros das boas novas, usemos a totalidade de nossas habilidades para servir a Jeová.
Êx 29: 4. Alguns pensam que esta história da purificação dos padres foi um precedente para o baptismo realizado por João e o baptismo cristão, deram a entender que o procedimento realizado seria um modelo a seguir para os baptismos séculos mais tarde, mas este caso como outros não têm nenhuma analogia com o verdadeiro significado do batismo, pois eles foram lavados para a limpeza cerimonial.
Ex 29:33. A pessoa não autorizada também pode se referir a um estranho, estranho se refere a qualquer pessoa que não fosse da família de Arão e da tribo de Levi, ou seja, se era israelita natural, residente estrangeiro ou qualquer outra pessoa, desde Apenas a família de Arão e os levitas foram encarregados de tarefas relacionadas ao serviço sacerdotal, os estranhos não deviam comer do sacrifício de posse.
Ex 30: 31-33. Do ponto de vista humano, aquela instrução que os israelitas receberam a respeito do óleo da unção seria exagerada, mas o ponto que queremos enfatizar é que deve haver valorização e respeito pela vida e pelas coisas sagradas, por isso hoje quando recebemos uma instrução que devemos ter sempre em mente que é para o nosso bem e também mostraremos respeito por nossa vida.
Êxodo 29: 4, que Arão e seus filhos vão lavar representa o processo de purificação pelo qual os escolhidos para fazer sacerdotes para servir a Jeová devem passar, isso me ensina que o fato de que os sacerdotes tinham que ser limpos fisicamente, tem muito importante para nós. Apenas nos lembra que Jeová espera que todos os seus servos sejam santos, ou seja, limpeza espiritual, moral, mental e física. É por isso que devemos nos examinar regularmente e nos certificar de que nossos pensamentos e comportamentos de adoração sejam puros e puros, para que possamos servi-lo e dar-lhe a glória que Jeová merece.
Êxodo 29:29, as vestimentas que Arão usava como sumo sacerdote não eram qualquer vestimenta, eles se esforçavam para cuidar delas e mantê-las, isso me ensina uma lição importante, ter nossas roupas, tanto físicas quanto espirituais, para louvar a Jeová, porque Devemos dar a Jeová nossa melhor aparência, porque sabemos que esta é a do coração, visto que alguém pode parecer brilhante, mas por dentro pode não ser limpo, porque neste texto aprendemos que devemos manter nossas roupas em bom estado, sejam físicas ou espirituais. .
Êxodo 20: 7. Vemos que Arão tinha que fumar o incenso amanhã à manhã, isso exigia boa preparação, disciplina, responsabilidade por parte dos, visto que era um trabalho direto com Jeová, no nosso caso algo semelhante acontece com oração, leitura da Bíblia e meditação, apenas isso não é um trabalho, mas uma necessidade espiritual, que exige que sejamos disciplinados e organizados para dar o primeiro lugar espiritual.
Êxodo 30:20, o texto menciona que os sacerdotes lavavam as mãos e os pés antes de entrar no Santo e antes de oferecer os sacrifícios no altar localizado no pátio. Este requisito de limpeza é um poderoso lembrete para os servos modernos de Deus de que devemos fazer o nosso melhor para manter a limpeza física, moral, mental e espiritual se quisermos que nossa adoração seja agradável a Deus. Mesmo estando em casa, isso não significa que devemos negligenciar nossa limpeza pessoal, principalmente ao adorar a Deus.
Êxodo 20:27, fala do uso exclusivo do incenso, sabemos que o incenso representa as orações dos santos, o que nos ensina o quão importante é que valorizemos o privilégio da oração, pois devemos mostrar esse apreço através da oração com regularmente, e nossos pedidos devem estar em harmonia com a vontade de Jeová, visto que orações egoístas e com motivos ruins seriam comparáveis ao mau uso do incenso e não receberiam uma audiência favorável do Pai Celestial. Pois devemos nos esforçar para evitar que nossa mente divague enquanto outros irmãos fazem petições a Jeová em nosso favor.
Comentários
Postar um comentário