A Sentinela, Artigo de estudo 30, Semana de 21 a 27 de setembro de 2020, Continue Andando na Verdade, Respostas.

COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 30", 21 a 27 de setembro, Respostas.








1. O que nos deixa felizes, como mostra 3 João 3, 4?

Esse texto menciona que o apóstolo João ficou feliz ao ouvir que os cristãos a quem ele os havia ajudado a conhecer a verdade continuaram servindo a Jeová, da mesma forma que nos sentimos felizes quando nossos filhos, sejam físicos ou espirituais, dedicam suas vidas a Jeová e continue a servir.


COMENTÁRIO ADICIONAL

Veja como as palavras de 3 João 4 são cumpridas onde ele diz: "" Nada me dá mais alegria do que ouvir que meus filhos continuam a andar na verdade. " Quer isso seja verdade para os filhos físicos ou espirituais, nós também ficamos felizes quando eles dedicam a vida a Jeová e continuam a servi-lo. 

2. Com que propósito João escreveu suas três cartas?

O objetivo das cartas era encorajar os cristãos leais a manter a fé em Jesus e a continuar andando na verdade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

O espírito santo de Jeová o motivou a escrever essas três cartas com o objetivo de incentivar os cristãos leais a manter a fé em Jesus e a andar na verdade. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL

A visão do livro menciona a respeito das três cartas de João que é provável que João as tenha escrito quando já estava em idade avançada, porque usou expressões como "filhinhos" ou "filhinhos". Além disso, embora o nome do apóstolo João não seja mencionado em nenhuma dessas três cartas, pode-se confiar que ele as escreveu porque há muitas semelhanças entre o evangelho que leva seu nome e estes.

Nessas três cartas são destacadas dicas como: manter a unidade cristã, amar a Deus guardando seus mandamentos, evitar as trevas caminhando na luz, demonstrar amor aos irmãos e caminhar continuamente na verdade. Apesar de sua idade avançada, o apóstolo João foi uma grande fonte de encorajamento e força para as congregações da Ásia Menor e para todos os cristãos que leram suas cartas, sem dúvida será de grande benefício estudá-las (it-2 pp. 144) .

3. Que perguntas responderemos neste artigo?

Responderemos três perguntas; O que significa andar na verdade? Que obstáculos enfrentamos? E como ajudamos uns aos outros a seguir a verdade?

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E é que o conselho que o apóstolo João deu a respeito dessas questões é muito valioso, visto que ele enfrentou uma época em que havia uma influência perigosa por parte dos falsos mestres mencionados em 1 João 2:18, 19

NOTA DA CAIXA: "O ANTICRISTO É DESCOBERTO"

Conforme mencionado na caixa, o apóstolo João tinha todos os motivos para se preocupar, pois, conforme mencionado, ele era o último dos apóstolos vivos e enfrentaria o desafio de ajudar as congregações a derrotar os falsos mestres que estavam tentando enganar os congregação de Deus.

Pode ser que devido à filosofia grega e sua popularidade naqueles dias, muitos homens alegaram que Deus lhes havia concedido poder místico. Por causa desses enganos, João os chamou de anticristos, ou pessoas que ensinam coisas contra Cristo.

No artigo “O anticristo é descoberto”, que foi referenciado no box; "As Cartas de João no Contexto" é explicado para nós sobre o termo anticristo. Podemos destacar que este termo é encontrado apenas em duas das três cartas do Apóstolo João e neste artigo somos informados que este termo não se refere a apenas uma pessoa, mas a uma coletividade ou grupo de pessoas que inclui líderes religiosos que ensinam mentiras, apóstatas, pessoas que misturaram filosofia humana com cristianismo, entre outros. 

O QUE SIGNIFICA ANDAR NA VERDADE?



4. De acordo com 1 João 2: 3-6 e 2 João 4, 6, o que devemos fazer para andar na verdade?

Esses dois textos enfatizam que para andar na verdade, devemos primeiro conhecer aquele conjunto de ensino encontrado na bíblia, e segundo devemos obedecer aos mandamentos de Jeová, neste assunto Jesus é o exemplo perfeito por isso devemos seguir seus passos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos primeiro conhecer a verdade, que está na Palavra de Deus, a Bíblia, e além disso, devemos obedecer aos mandamentos de Jeová. E uma maneira importante de conseguir isso é seguir os passos de Jesus o mais fielmente possível, pois ele deu o exemplo perfeito neste assunto.

Vale a pena destacar os versículos de 1 João 2: 3 e 2 João 6. Esses dois textos usam as expressões “continue andando” ou “continue obedecendo” 3 vezes. Ambas as expressões querem transmitir o fato de que andar na verdade não é um processo único e duradouro, que uma vez que você comece a andar na verdade, continuará assim para sempre, ao contrário, é um processo contínuo que requer nossa atenção especial todos os dias. para nunca parar.

5. Do que devemos estar convencidos?

Devemos estar convencidos da verdade sobre Jeová e Jesus, por isso devemos estudar a bíblia que nos ensina que Jeová é o Deus da verdade e tudo o que ele nos diz em sua palavra é verdade e que Jesus é o Messias prometido e que ele é o Rei do Reino de Deus, quando aprendermos e tivermos conhecimento exato sobre isso, estaremos completamente convencidos de que temos a verdade e ninguém pode nos enganar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Precisamos nos convencer de três coisas que incluem Jeová, Jesus Cristo e a Bíblia. No caso de Jeová, devemos confiar plenamente que ele é o Deus da verdade e que, portanto, tudo o que a Bíblia nos diz em sua Palavra é verdade. E, no caso de Jesus Cristo, devemos reconhecê-lo plena e sinceramente como o Messias prometido. 

Certamente a maioria de nós aqui presentes, senão todos nós cremos nessas três coisas que acabamos de mencionar, que Jeová é o Deus verdadeiro, que o que a Bíblia diz é verdade e que Jesus Cristo é o Messias. Porém, o que devemos meditar é o nível de nossa convicção a respeito dessas três coisas, pois no mundo em que vivemos existem muitos impostores e mentirosos que tentam nos enganar ou enfraquecer essa convicção a cada dia. 

Este artigo será muito útil, pois reforçará o fato de que a única maneira de evitar ser enganado é estudando a Palavra de Deus, pois só então conheceremos plenamente a Jeová e Jesus.

QUE OBSTÁCULOS ENFRENTAMOS?

6. Que obstáculo os jovens cristãos enfrentam?

O obstáculo que os jovens devem enfrentar é não se deixarem enganar pelas idéias humanas, por exemplo o parágrafo menciona uma jovem que teve que enfrentar essa armadilha, ela diz que quando estava na escola estudando sobre evolução e outros As filosofias humanas a faziam duvidar da verdade, mas ela não se limitava a aceitar o que lhe diziam nas aulas, antes estudava o que Jeová diz na Bíblia e a vida do livro também ajuda. Como foi apresentado aqui? Por evolução ou por criação? E em questão de semanas suas dúvidas desapareceram, ela se convenceu de que a Bíblia contém a verdade e que viver de acordo com ela lhe daria felicidade e paz.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque nossos jovens são, até certo ponto, os mais expostos às idéias humanas, porque passam muito tempo na escola com professores e colegas, eles enfrentam o perigo de que tópicos como evolução ou filosofias humanas pareçam interessantes e faça-os cair na armadilha de começar a duvidar da verdade. 

E embora o parágrafo mencione que os jovens são os mais vulneráveis, a realidade é que todos nós somos. Vivemos na era da informação e as notícias que são virais em uma escola também podem estar em nossas casas, pois são inseridas por meio de nossos dispositivos móveis. Portanto, todos nós temos que ter muito cuidado com o que deixamos entrar em nossa casa e ser seletivos e diretos quanto aos sites ou páginas que permitiremos que influenciem nossa mente e a de nossa família. 

7. Que tentação devemos lutar, e por quê?

Todos os cristãos devem lutar contra a tentação de levar uma vida dupla, devemos ter em mente que se estamos levando uma vida dupla, primeiro nos enganamos, porque não estamos praticando a verdade e em segundo lugar, Jeová sabe disso, ele vê tudo como diz o hebraico 4:13 todas as coisas estão nuas e totalmente expostas aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Contra a tentação de levar uma vida dupla. Quer sejamos jovens ou velhos, essa tentação é um vínculo para todos nós, já que nossa própria imperfeição nos leva ao mal. No entanto, devemos nos esforçar para fazer isso, pois seria uma grande tolice tentar enganar a Jeová por causa do que Hebreus 4:13 menciona "todas as coisas estão nuas e totalmente expostas aos seus olhos".

INFORMAÇÃO ADICIONAL

De acordo com a torre de vigia de outubro de 2018 nas páginas 9 e 10, parágrafo 15 levar uma vida dupla é quando alguém finge ser um bom cristão na frente da congregação e de sua família, mas se comporta de uma forma que não é típica dos cristãos quando estão com jovens do mundo ou ao usar redes sociais. Essa atitude tem muito a ver com a sua pouca ou nenhuma convicção das 3 coisas das quais falamos no parágrafo 5, em vez de estarem convencidos disso, eles estão realmente mais interessados ​​no aparente brilho do sistema de Satanás e querem vivê-lo ao máximo.

8. O que devemos rejeitar?

Devemos rejeitar a atitude do mundo em relação ao pecado, os cristãos devem ver que este é um perigo grave que pode nos influenciar, porque em geral as pessoas dizem que acreditam em Deus, mas não aceitam o que ele fala sobre o pecado, principalmente em Questões sexuais, eles chamam de preferência pessoal ou estilo de vida alternativo, por isso devemos ser firmes e rejeitar essa forma de pensar e agir no mundo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos rejeitar a atitude do mundo em relação ao pecado. Esta atitude é como a mencionada em 1 João 1: 8, as pessoas dizem a si mesmas que não têm pecado, mas na realidade estão se enganando, e essa atitude ou modo de pensar só os torna relaxados sobre o tempo de aceitar o que Jeová diz sobre o pecado.

No quadro que analisamos a respeito do contexto das cartas do apóstolo João, analisamos que as pessoas que ensinam coisas contra Cristo são chamadas de anticristos. Por isso podemos concluir que hoje vivemos em um mundo cheio de anticristos, pois a aceitação do que o mundo chama de estilos de vida alternativos, estilos de vida que a Bíblia realmente condena, está se tornando cada vez mais popular. Portanto, não devemos permitir que esses anticristos enfraqueçam nossa convicção do que a Bíblia diz sobre o pecado.

9. Como viver de acordo com suas convicções bíblicas beneficia os jovens?

Os jovens devem lembrar que se viverem de acordo com suas convicções bíblicas, estão protegendo sua dignidade, sua saúde, seu bem-estar emocional e sua amizade com Jeová, tudo isso é mais valioso do que o que Satanás oferece com seu mundo distorcido, jovens quantos Quanto mais resistirem às tentações, mais fácil será para eles fazerem a coisa certa e, quando o fizerem, mostram que estão derrotando o diabo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Embora as pressões possam ser fortes ou até um pouco humilhantes, vivendo de acordo com nossa convicção das verdades bíblicas protegemos nossa dignidade, nossa saúde física, nosso bem-estar emocional, nosso valor como pessoas e acima de tudo nossa amizade com Jeová. Para conseguir isso, devemos sempre ter em mente que a opinião que mais importa para nós é a do nosso Deus Jeová.

A expressão encontrada no parágrafo onde se diz que quanto mais resistimos às tentações, mais fácil será para nós fazermos a coisa certa me fez pensar em um músculo. Quanto mais exercitamos isso, quanto mais o usamos, mais forte e habilidoso ele se torna, mas se negligenciarmos, se não o exercitarmos, este músculo pode até atrofiar ou ser danificado. Da mesma forma, devemos nos esforçar para usar nossa convicção da verdade bíblica em grande medida para superar as provações que enfrentamos.

ILUSTRAÇÃO

Nesta ilustração, podemos ver claramente o que nossos jovens podem enfrentar nas escolas. Podemos observar como nossa irmã vê um cartaz na parede de sua escola que faz referência ao apoio a pessoas com inclinações homossexuais. Talvez observar isso e observar o apoio de tantas pessoas para essas pessoas faça você pensar que há algo de errado nisso. No entanto, ele não permite que dúvidas se enraízem em sua mente ou em seu coração e ele começa a trabalhar e escuta as razões de Jeová encontradas em sua Palavra, a Bíblia. Depois de testar e verificar por si mesma o que Jeová diz a respeito do comportamento homossexual, nossa irmãzinha defende firmemente suas convicções diante de um grupo de colegas que a pressiona a também apoiar esse movimento.Todos nós podemos imitar esse exemplo, fortalecendo nossa fé no que Jeová diz sobre o que é certo e o que é errado, para que possamos defender o que acreditamos.

 

10. Como 1 João 1: 9 nos ajuda a servir a Jeová com a consciência limpa?

Como herdamos a imperfeição, todos pecamos com nossas palavras ou com nossos atos, para nós é uma verdadeira luta fazer o bem, então, como diz este texto, devemos pedir humildemente a Jeová que nos perdoe com base em nossa fé no sacrifício de seu filho, também se tivermos cometido um pecado grave e nos arrependermos e buscarmos a ajuda dos anciãos, Jeová nos perdoará e assim poderemos servi-lo com a consciência limpa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O texto de 1 João 3:19, 2 contém palavras que consolam e consolam aqueles que podem ter cometido erros graves. Ele menciona que mesmo que seja "nosso próprio coração que Deus nos condena, é maior do que nosso coração e pode fazer com que nosso coração se sinta seguro". Talvez haja quem sinta que seus erros passados ​​os oprimem, mas a forma como vemos esses versículos nos incentiva a não ter esses sentimentos. Em vez disso, devemos confiar que, se Jeová nos ajudou por meio dos anciãos, nossos pecados foram esquecidos e podemos servi-lo Deus com a consciência limpa.

Esse texto nos ajuda porque nos dá a confiança de que, se confessarmos nossos pecados a Jeová, por ser fiel e justo, ele os perdoará e nos limpará de toda injustiça. Portanto, não devemos temer se pecarmos, visto que servimos a um Deus que perdoa, embora devamos ter em mente que, se pecamos seriamente, teremos de pedir a ajuda daqueles a quem Jeová designou, a saber, os anciãos de nossa congregação.

11. Como podemos evitar que o que os apóstatas dizem prejudique nossa fé?

Os verdadeiros cristãos devem saber distinguir entre a verdade e a mentira; se não fizermos isso, corremos o risco de Satanás, por meio dos apóstatas, semear dúvidas em nossa mente e enfraquecer nossa confiança em Jeová e no amor que temos por eles. Irmãos, no parágrafo há um asterisco que nos convida a ver o tópico: Temos todos os dados? Neste artigo somos lembrados de que os princípios bíblicos nos protegem e nos ajudam a usar dados seguros e consultar fontes confiáveis ​​para tirar conclusões boas decisões e tomar boas decisões.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendendo a distinguir entre uma verdade e uma mentira. Essas mentiras abundam na Internet e nas redes sociais, por isso devemos ter cuidado ao usá-las, pois os apóstatas as usam para tentar enfraquecer nossa confiança em Jeová e no amor que temos por nossos irmãos.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

O artigo “Temos todos os dados?” De A Sentinela de agosto de 2018 explicou que atualmente somos bombardeados com muitas informações pela Internet, televisão e outras mídias, mas nem sempre são informações confiáveis, pois há pessoas mal-intencionadas que distribuem informações enganosas e deturpam os fatos. Portanto, devemos ter cuidado e avaliar bem o que lemos e ouvimos.

No artigo "Temos todos os dados?", Citado na nota deste parágrafo, ele também nos aconselhou a não perder tempo navegando em sites de notícias não confiáveis ​​na Internet ou lendo e-mails ou mensagens de texto que contenham boatos. Acima de tudo, é importante evitar sites que promovam apóstatas. As fontes que nos ajudam a ter todos os dados a nosso respeito como Testemunhas de Jeová podem ser encontradas no site jw.org nas seções “Últimas notícias”, “Imprensa” e “JW Broadcasting”.

12. Por que devemos fortalecer nossa fé nas verdades que aprendemos?

Sabemos que a fé é um ato de confiança que se baseia em conhecimento e experiência apurados, portanto devemos estudar regularmente a palavra de Deus que é a verdade, também fortalecer nossa confiança em Jesus e no papel que cumprem o propósito de Devemos confiar em Deus e no único canal que Jeová usa para dirigir sua organização, o escravo fiel e prudente, dessa forma nossa fé se tornará sólida e servirá de escudo contra Satanás.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS 

Porque só assim seremos capazes de resistir aos ataques de Satanás. Se fortalecermos nossa fé por meio do estudo regular da Bíblia, ela se tornará como uma árvore com raízes profundas e não será influenciada por nada que Satanás faça ou pelas pessoas que o apóiam.

O parágrafo menciona que, se fortalecermos nossa fé com o que aprendemos da Bíblia, ela se tornará como uma árvore com raízes profundas. Empreendi a tarefa de investigar qual é a árvore com as raízes mais profundas e descobri que na África do Sul foi encontrada uma árvore chamada Boscia albitrunca que tinha raízes de 68 metros de profundidade, devido às secas prolongadas que essas árvores da região precisam cave fundo para encontrar água e nutrientes. Vivemos em um mundo árido, espiritualmente falando, é por isso que também precisamos aprofundar nosso estudo da Bíblia para cultivar constantemente nossa fé em Jeová.

13. O que os cristãos sabem e por quê?

A bíblia identifica Satanás como o governante deste mundo, por isso o mundo nos odeia, pois ele sabe que seu fim está próximo, ele está furioso e usa diversos meios para nos atacar, entre eles ele usa a força para parar de pregar ou destruir nossa fé Em alguns países, nosso trabalho foi até proibido, mas nossos irmãos continuam a perseverar, mostrando fidelidade e lealdade a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sabemos que o mundo nos odeia porque está sob o controle de nosso inimigo satanás, o diabo. E se acrescentarmos a isso que ele está furioso porque lhe resta pouco tempo, não devemos nos surpreender com a grande quantidade de meios sutis pelos quais ele nos ataca. 

Sabendo disso, não devemos permitir que o ódio das nações nos intimide. Por exemplo, o fato de que em algumas nações nosso trabalho é proibido, ao invés de nos desanimar, deve ser motivo de alegria tal e como os discípulos de Jesus se alegraram quando os governantes de seu tempo os perseguiram. Da mesma forma, devemos continuar a suportar e orar por nossos irmãos que sofrem este tipo de ódio do mundo e mostrar que não importa o que eles façam, permaneceremos fiéis.

COMO PODEMOS AJUDAR UM AO OUTRO A SEGUIR A VERDADE?

14. Qual é uma maneira de ajudar os irmãos a continuar na verdade?

Uma maneira é ser compassivo com eles, por exemplo: respondemos rapidamente à necessidade de ajuda material e espiritual de nossos irmãos, que perderam um ente querido? ou quem sofre de desastres naturais? ou falta de emprego ou doenças e precisam da nossa ajuda? Devemos ter em mente que o verdadeiro amor e compaixão são demonstrados acima de tudo por ações, não apenas por palavras.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com 1 João 3:10, 11 os filhos de Deus e os do diabo se reconhecem “praticando a justiça e amando o seu irmão”, então uma maneira de ajudar uns aos outros a continuar com integridade na verdade é ter compaixão uns dos outros . Assim também mostraremos que somos servos de nosso Deus Jeová.

E a melhor maneira de mostrar amor e compaixão aos nossos irmãos é com ações e não apenas com palavras. Por exemplo, se conhecemos um irmão que perdeu um ente querido e precisa de consolo ou algum tipo de ajuda, ou se sabemos que devido a um desastre natural os irmãos precisam de ajuda para reconstruir seus Salões do Reino ou suas casas, devemos nos oferecer de boa vontade. e ajudá-los com nossos recursos financeiros ou com nossa força.

15. O que devemos fazer, de acordo com 1 João 4: 7, 8?

Esses textos nos convidam a mostrar amor uns aos outros imitando nosso amoroso Deus Jeová, e uma maneira de mostrar esse amor é perdoando os outros, isso significa que, quando alguém nos magoar, o amor não nos levará a perdoá-los e esquecer o que fizeram, isso é precisamente o que o irmão Andy mencionou neste parágrafo fez, ele ficou ofendido quando um irmão fez um comentário ofensivo sobre o povo de sua cultura, Aldo pediu ajuda a Jeová para não ver esse irmão com olhos ruins e então ele fez algo Além disso, ele o convidou para sair e pregar ali, ele explicou como se sentia, o irmão se desculpou e pelo seu tom de voz percebeu que estava muito arrependido, então eles se reconciliaram e esqueceram o que aconteceu.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

 Devemos mostrar amor uns aos outros, imitando nosso Deus Jeová. E uma maneira importante de mostrar amor é perdoando os outros. Por exemplo, se alguém nos machuca, o amor nos levará a perdoá-lo e esquecer o que ele fez (Colossenses 3:13).

O exemplo do irmão Aldo é uma ótima maneira de lidar com a ofensa de um irmão. Embora Aldo se sentisse muito ofendido, ele não causou o maior problema e essa ofensa ficou apenas entre ele, o irmão que o ofendeu, e Jeová. Aldo também pediu ajuda a Jeová para não desprezar o irmão que o ofendeu. Graças à sua excelente maneira de levar esta ofensa, ambos fizeram as pazes e se esqueceram do que aconteceu (Colossenses 3:13).

16, 17. O que devemos resolver?

Devemos resolver andar na verdade e obedecer a Jeová em tudo o que fazemos, por isso devemos estudar a bíblia e confiar nela, fortalecer nossa fé em Jesus, rejeitar as idéias humanas e o que dizem os apóstatas, lutar contra levar uma vida dupla e ceder ao pecado e permitir que ele seja guiado pelos elevados padrões de moral de Jeová, sem esquecer que devemos perdoar nossos irmãos e ajudá-los quando precisarem.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Precisamos estar decididos a andar na verdade e obedecer a Jeová em tudo o que fizermos. Faremos isso estudando sua Palavra e confiando nela, fortalecendo nossa fé em Jesus, rejeitando as idéias humanas e o que dizem os apóstatas. Lutando contra a tentação de levar uma vida dupla e não ceder ao pecado. Em vez disso, sejamos guiados pelos elevados padrões de moral de Jeová. E vamos ajudar nossos irmãos a permanecerem fortes, perdoando aqueles que nos ofendem e ajudando os necessitados.

REVER PERGUNTAS

O que significa andar na verdade?

Significa que temos que conhecer e aceitar o conjunto de ensinos encontrado na Bíblia e obedecer a todos os mandamentos que Jeová nos ensina, fazendo da verdade revelada de Jeová o próprio centro ou eixo de toda a nossa vida.

COMENTÁRIO OPCIONAL

Significa ter plena convicção de que Jeová é o Deus da verdade e que, portanto, tudo o que a Bíblia nos diz em sua Palavra é verdade. E no caso de Jesus Cristo, devemos reconhecê-lo plena e sinceramente como o Messias prometido. 

Que obstáculos enfrentamos?

Os cristãos devem rejeitar as idéias humanas e o que os apóstatas dizem, lutar contra a tentação de levar uma vida dupla e ceder ao pecado.

COMENTÁRIO OPCIONAL

Somos confrontados com ideias humanas que podem semear dúvidas na nossa confiança em Jeová, com a atitude fraca e leve do mundo para com o pecado que, se não tivermos cuidado, pode fazer com que nos infectemos com essa atitude e, à apostasia, a que busca semear dúvidas nas mentes dos servos fiéis de Deus.

Como podemos ajudar nossos irmãos a continuar na verdade?

Nós aprendemos duas maneiras: primeiro, por ser, o verdadeiro amor compassivo e compaixão por nossos irmãos e irmãs, vamos demonstrar que, acima de tudo com ações, não apenas com palavras, e segundo por perdoar os outros, temos de fazer a paz e perdoar com o coração.

COMENTÁRIO OPCIONAL

Ter compaixão com nossos irmãos por meio de ações, especialmente quando eles mais precisam de nós, quer tenhamos que gastar recursos físicos ou econômicos em seu favor. E também mostrar a eles nosso amor, resolvendo mal-entendidos que surgem entre nós e perdoando-os completamente.


Comentários

  1. Vocês são maravilhosos, e merecem muitos elogios, muito obrigado,fiquem com Jeová nosso Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário