A Sentinela, Artigo de estudo 28, Semana de 7 a 13 de setembro de 2020, Estamos Convencidos de Que Temos a Verdade?, Respostas.

COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 28", 7 a 13 de setembro, Respostas.







 

1. O que queremos dizer quando falamos da "verdade"?

Em geral, nos referimos às crenças e à maneira de adorar a Deus que nós, como verdadeiros cristãos, temos, que são completamente baseadas em princípios bíblicos e, por sua vez, livres de falsas idéias religiosas.


COMENTÁRIO ADICIONAL

De acordo com uma certa obra de referência, o verbo que em João 8:32 é traduzido “saberá” transmite uma “ideia de apreciação”, pois “o que é conhecido tem valor e importância para quem o conhece. Para conhecer a verdade plenamente, temos que apreciá-la e vivê-la, ou seja, torná-la nossa forma de viver. Neste artigo, veremos algumas maneiras de fazer com que “a verdade” se torne nosso estilo de vida (w12 15/7 pp. 9-10).

2. De acordo com João 13:34, 35, qual é a primeira coisa que atrai muitas pessoas à verdade?

Na maioria das vezes, é o bom comportamento e o amor demonstrado nos salões do Reino. Mencione o parágrafo que é disso que as pessoas mais se lembram, acima de tudo o que foi dito na plataforma.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Precisamente este mandamento encontrado em João 13:34, 35 Jesus Cristo disse a seus discípulos na última noite de sua vida aqui na terra. Talvez o tenha feito porque desejou que não o esquecessem. Não há dúvida de que esse mandamento é muito importante para nós, cristãos, mas devemos ter cuidado para não deixar que o amor aos irmãos seja o principal motivo de servirmos a Jeová.

3. O que poderia acontecer se a nossa fé em Deus se baseasse apenas no amor dos irmãos?

O que poderia acontecer é que nossa fé não seria construída com “materiais sólidos” e poderia ser destruída por alguma má conduta de um daqueles irmãos que provavelmente nos mostrou o amor cristão em algum momento. Esse irmão pode cometer um pecado grave, nos ferir ou tornar-se apóstata, se nossa fé se basear apenas no amor de nossos irmãos, isso sem dúvida seria um golpe muito forte para nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Assim, nossa fé será forte se for baseada em uma boa amizade com Jeová, não na amizade com outras pessoas. Pode ser triste dizer, mas é realista, Jeová Deus nunca pode falhar conosco; em vez disso, devido à imperfeição, qualquer um de nós pode falhar com Jeová. Portanto, devemos nos esforçar para que nossa fé seja construída sobre fatos e raciocínios bíblicos, ao invés de sentimentos e emoções.

Atos 5:29 é um texto bíblico que também concorda com essa ideia, pois nos lembra do fato de que devemos servir a Jeová e não aos homens. Isso envia a mensagem de que nada nem ninguém deve estar acima de nosso relacionamento com Jeová, nem mesmo uma amizade com um irmão ou irmã. Isso sem dúvida, como já vimos, é para nosso próprio benefício, visto que assim nosso relacionamento com Jeová terá um alicerce firme e sólido.

E a verdade é que as relações humanas são muito instáveis. Por exemplo, vamos pensar nas pessoas que chamávamos de amigos 5 ou 7 anos atrás. Podemos ter menos ou nenhum contato com eles. Ao contrário disso, ter um relacionamento com Jeová baseado no conhecimento exato dele é um relacionamento que dura mesmo depois de morrermos. Portanto, esse é outro benefício de basear nossa fé em uma boa amizade com Jeová: durará para sempre.

4. De acordo com Mateus 13: 3-6, 20, 21, o que acontece com alguns quando sua fé é testada?

De acordo com esse texto especificamente nos versículos 20, 21, Jesus Cristo mencionou que haveria pessoas que aceitariam a verdade com alegria, mas que quando os problemas surgissem em sua vida, sua fé definharia ou, de acordo com a nota neste texto, eles abandonariam a fé. Essa atitude pode estar baseada em um mal-entendido, talvez eles esperem que a vida de um cristão seja um mar de rosas, mas embora seja verdade que temos bênçãos, também sofremos dificuldades e provações assim como Jesus Cristo sofreu.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Na verdade, como cristãos, não temos razão para pensar que vivendo neste mundo governado por Satanás não teremos dificuldades e provações. Muitos servos fiéis da antiguidade passaram por dificuldades, como o Rei Davi que escreveu no Salmo 6: 6 que "ele estava exausto de suspirar e suas lágrimas inundaram o lugar onde dormia". Em vez disso, o que devemos fazer é ter uma atitude equilibrada, devemos desfrutar das bênçãos que nós, como cristãos, temos, mas também estar preparados para as dificuldades, o conseguiremos adquirindo bases sólidas para nossa fé.

Devemos também estar cientes de que todos estamos às custas do que registra Eclesiastes 9:11, onde se menciona que “um momento ruim ou um imprevisto pode nos sobrevir”. Como cristãos, aprendemos que temos muito pouco controle sobre isso. Mas o que temos controle é nossa atitude em relação a esses eventos, então devemos estar preparados para suportá-los e não permitir que eles nos levem a abandonar nossa fé.

5. Como a maioria dos servos de Jeová mostra que está convencida de que possui a verdade?

Usar as provações ou dificuldades que enfrentamos para fortalecer nossa fé. Mesmo que a prova venha de um de nossos irmãos na congregação que pode magoar gravemente ou pecar a Jeová, em vez de abalar nossa fé, permanecemos firmes porque nossa fé está totalmente baseada em Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A primeira nota encontrada em Tiago 1: 3 se refere à qualidade de nossa fé. Isso é muito interessante porque transmite a ideia de que embora cada um de nós tenha fé, talvez nossa fé não seja da melhor qualidade. Como podemos saber a qualidade de nossa fé? Podemos conseguir isso precisamente por meio de testes e como reagimos a eles. É por isso que, como servos de Jeová, mesmo que as provações nos magoem ou nos machuquem, devemos vê-los em parte com alegria por ter a oportunidade de provar a Jeová e a nós mesmos a qualidade de nossa fé.

OBTENHA "O EXATO CONHECIMENTO DE DEUS"

6. Em que se baseava a fé dos discípulos do primeiro século?

Foi baseado no conhecimento exato de Deus. Para isso, eles tiveram que investigar, para ter certeza de que o que foram ensinados era baseado nas Escrituras e também pediram espírito santo para entender o que estavam investigando. Vemos que apesar de não terem a Bíblia completa como temos hoje, eles lutaram para ter sua fé baseada em algo mais forte do que simples sentimentos ou emoções.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Precisamente o parágrafo se refere a um dos personagens bíblicos do primeiro século que mostrou grande fé, o apóstolo Paulo. Podemos lembrar como foi a sua transformação, ele passou de perseguidor dos cristãos a apóstolo de Cristo que, como mencionado no parágrafo, usou as Escrituras para provar “com referências que era necessário que o Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos ”. Sem dúvida, essa transformação em sua vida se deu graças ao conhecimento que adquiriu de Deus e ao profundo estudo das Escrituras.

7. Como nossa fé na verdade bíblica nos beneficiará?

O Salmo 119: 160 menciona que as sentenças justas de Deus, ou seja, as verdades encontradas na Bíblia, duram para sempre ou o que é igual, não mudam. Portanto, se basearmos nossa fé nas verdades bíblicas, ela não aumentará e diminuirá em tempos de dificuldade, ao contrário, permanecerá inteira, assim como uma âncora mantém um navio flutuando durante uma tempestade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Isso nos beneficia porque quando passamos por momentos difíceis ou surge um problema, nossa fé permanece viva e forte. Isso porque estudamos a fundo a palavra de Deus e estamos convencidos de que essas verdades são verdadeiras, elas não mudam, porque podemos dizer que nossa A fé se sustenta e se solidifica, é comparada a uma âncora que mantém um navio flutuando em uma tempestade.

CONVENCEM-NOS DO QUE ACREDITAMOS

8. De acordo com 2 Timóteo 3:14, 15, como Timóteo se convenceu de que tinha a verdade?

A condenação de Timothy exigiu um processo. Primeiro, sua avó e sua mãe lhe ensinaram as escrituras sagradas, e então ele mesmo devotou tempo e energia para estudá-las. Graças a isso, ele foi capaz de se convencer de que o que sua mãe e sua avó lhe ensinaram era verdade. E embora eu certamente goste do amor e da companhia dos irmãos do primeiro século, ele não baseou sua fé nisso, mas baseou-a, como já dissemos, no que ele aprendeu e raciocinou de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O exemplo de Timóteo incentiva cada um de nós a estudar igualmente o que a Bíblia de Jeová diz e basear nossa fé em conclusões lógicas. Portanto, em vez de apenas permanecer com o que nos ensinaram quando nos deram o estudo ou com o que ouvimos nas reuniões, também temos a responsabilidade de nos convencer de que estamos na verdade, e a melhor maneira é ter um estudo pessoal de a Bíblia.

Se Timóteo tivesse permanecido apenas com o que sua mãe e avó lhe ensinaram, talvez não estivéssemos falando sobre ele agora, pois ele pode não ter desenvolvido a mesma qualidade de fé. Da mesma forma, vamos nos perguntar: que qualidade de fé eu desejo ter? Se queremos ter uma excelente qualidade de fé, vamos dedicar nossa força e energia ao estudo da Palavra de Deus.

9. De quais três verdades fundamentais devemos nos convencer?

 

Primeiro, que Jeová é o Criador de todas as coisas. Segundo, que a Bíblia contém a mensagem de Deus para a humanidade. E terceiro, que Jeová tem um grupo organizado de pessoas que o adoram sob a orientação de Cristo - as Testemunhas de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Alguns versículos da Bíblia que apóiam ou endossam essas 3 verdades fundamentais são Apocalipse 4:11, onde fala sobre como Jeová merece glória, honra e poder porque é nosso Criador. Também 2 Timóteo 3:16 e 17 enfatiza para nós a importância da Bíblia, visto que é inspirada por Deus e benéfica para que o homem seja totalmente qualificado para fazer boas obras. E finalmente Atos 15:14 fala de Deus que dirigiu sua atenção para as nações e tirou delas um povo para o seu nome, este povo somos nós Testemunhas de Jeová.

Seria bom se pararmos para meditar sobre esses e outros textos bíblicos que podem nos ajudar a nos convencer ainda mais de que estamos na verdade.

Vemos então que, como Timóteo, cada um de nós deve usar sua habilidade de raciocinar para estar mais convencido de que estamos na verdade. Não precisamos memorizar todas as leis ou todos os princípios bíblicos porque além de ser impossível, por si só não nos traria nenhum benefício, pois há muitas pessoas que têm muito conhecimento mas não raciocinam e não o colocam em prática. Em vez disso, devemos raciocinar, ponderar e colocar em prática o que aprendemos da Bíblia e, assim, fortalecer nossa confiança de que estamos na verdade.

VAMOS PREPARAR PARA CONVENCER OUTROS

10. Além de saber a verdade, o que devemos fazer?

Devemos ser capazes de usar as Escrituras para demonstrar a outros as verdades fundamentais de Jeová, da Bíblia e do povo de Deus, pois essa é uma responsabilidade que temos. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

1 Timóteo 4:16 nos exorta a "prestar atenção constante ao nosso ensino". Em outras palavras, devemos nos esforçar para ser mais eficientes no ministério. Uma coisa que devemos prestar atenção para que nosso ministério seja mais eficiente é não fazê-lo rotineiramente. Em vez disso, devemos sempre buscar maneiras diferentes de alcançar as pessoas para que possamos desfrutar do ministério e ter uma melhor chance de alcançar um número maior de pessoas (w88 15/7 p. 16). 

NOTA : A nota que se encontra neste parágrafo oferece-nos a referência de uma série de artigos que foram publicados nas torres de vigia de 2010 a 2015, onde nos são oferecidas ideias úteis para raciocinar com as pessoas e poder mostrar-lhes com a Bíblia o que acreditamos como Testemunhas de Jeová. Num desses artigos, exemplifica-se a conversa que uma mulher chamada Susana teve com uma irmã chamada Carmen. A conversa enfocou o tópico se Jesus era Deus e respondeu a perguntas como É verdade que as Testemunhas não acreditam em Jesus? O que Jesus ensinou? e o que os primeiros discípulos de Jesus ensinaram? Sem dúvida, revisá-los pode ser de grande ajuda para divulgar a verdade a outras pessoas.

11. Que exemplo Paulo deixou para nós ao ensinar outras pessoas?

Paulo ensinou outros e tentou convencê-los de que aceitariam Jesus. Em outras palavras, Paulo não se limitava a repetir fatos ou fragmentos das Escrituras de maneira rotineira, mas sim ajudava seu ouvinte a raciocinar de modo que desejassem sinceramente se aproximar de Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A palavra "convencer" é definida como; 'obter com razões e argumentos que uma pessoa age ou pensa de uma determinada maneira'. Como pregadores da verdade, esse deve ser nosso objetivo ao ensinar os outros. Não somos distribuidores de literatura ou simples leitores de parágrafos, somos Testemunhas de Jeová e sua verdade, por isso devemos nos esforçar para induzir uma mudança na maneira de pensar das pessoas a quem falamos, e para isso usamos o raciocínio lógico , argumentos sólidos e expressões sinceras (w03 15/11 pp. 14-15).

Um excelente exemplo de convicção ou persuasão é aquele registrado em Atos 26, onde Paulo apresenta sua defesa ao rei Agripa. Algo que o apóstolo Paulo fez bem foi que, em vez de mencionar seus erros ao rei Agripa, que tinha um relacionamento com sua própria irmã Berenice, o que Paulo fez foi procurar um motivo justificado para elogiá-lo e também mostrar respeito. 

Da mesma forma, ao ensinar os outros, procuremos motivar o coração da pessoa desde o início, como fez Paulo antes de Agripa. Faremos isso demonstrando respeito e preocupação sinceros pelas circunstâncias específicas e pela mentalidade de nossos ouvintes.

12, 13. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a permanecerem na verdade?

Além de se esforçarem para ter excelentes amigos na congregação que os motivem a estabelecer metas espirituais, eles devem se preocupar principalmente em manter uma amizade pessoal e íntima com nosso Grande Deus Jeová. Visto que, como vimos ao longo do capítulo, alguns de nossos amigos na congregação podem falhar com Jeová, então a fé de nossos filhos também deve estar baseada em algo mais forte do que relacionamentos humanos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Os pais também precisam dar o exemplo e provar que são bons estudantes da Bíblia. Além disso, eles devem mostrar-lhes como usar nossas ferramentas de estudo, assim como fazem com seus estudantes da Bíblia e ajudá-los a entender “as coisas profundas de Deus”. Desse modo, ajudarão seus filhos a amar a Jeová e a confiar no meio que ele usa para nos dar alimento espiritual: "o escravo fiel e sábio".

ILUSTRAÇÃO

Na ilustração dos parágrafos 12 e 13, podemos ver uma família que está realizando seu culto familiar. Podemos observar vários detalhes importantes, como que o pai se preparou com antecedência para o culto familiar, também que a jovem está fazendo anotações que sem dúvida poderá revisar posteriormente para que o que ela aprenda fique mais firme e também que a Os pais estão se esforçando para ensinar as coisas profundas de Deus, pois como a descrição da imagem diz, eles estão estudando as profecias bíblicas.

VAMOS ESTUDAR AS PROFECIAS DA BÍBLIA

14. Por que devemos estudar as profecias da Bíblia? (Veja também o quadro "Podemos explicar essas profecias?") .

Porque são uma parte importante da Palavra de Deus e nos ajudam a ter forte fé em Jeová. No parágrafo, somos recomendados para basear nossa fé completamente no que a Bíblia ensina, ela não nos diz para basearmos metade de nossa fé na Bíblia e a outra metade no amor pelos nossos irmãos, ela nos diz que completamente Vamos basear nossa fé na Bíblia. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

DANIEL 2 PROFECIA : A profecia registrada em Daniel capítulo 2 permitiu às Testemunhas de Jeová perceber a ascensão e queda das potências mundiais ao longo dos anos. Neste capítulo 2 de Daniel, um sonho do rei Nabucodonosor é descrito, onde ele viu uma estátua gigante com uma cabeça de ouro; - peito e braços prateados; - barriga e coxas de cobre; - pernas de ferro e; - pés de uma mistura de ferro e argila.

Cada uma das partes desta estátua representa uma potência mundial e esclarece qual potência mundial governará quando Jeová exterminar governos humanos e estabelecer seu Reino aqui na Terra. Graças a essa profecia também sabemos que estamos vivendo nos últimos dias.

PROFECIA DE DANIEL 11 : No capítulo 11 do livro de Daniel há uma profecia que nos revela o que alguns dos governos mais poderosos do mundo farão. Ele descreve a luta entre dois reis: o rei do norte e o rei do sul, que atualmente são representados pela Rússia como rei do norte e pelos Estados Unidos e Inglaterra como rei do sul. Essa profecia tem a peculiaridade de já ter cumprido parte dela, o que nos dá a confiança de que o que falta, sem dúvida se cumprirá.

Devemos agradecer a Jeová por nos ter fornecido essas profecias que nos ajudam a saber que eventos futuros nos afetarão muito em breve. Saber que temos essas grandes ajudas de Jeová também deve nos motivar a estudá-las.

Caixa: Podemos explicar essas profecias?

REVELAÇÃO 11: 3, 7-12: Esta profecia fala de duas testemunhas que profetizaram por 1260 dias, foram mortas e depois voltaram à vida. É feita referência aqui aos homens ungidos que lideraram o povo de Deus em 1914, quando o Reino de Deus foi estabelecido no céu. Esses ungidos foram mortos em sentido simbólico ao serem jogados na prisão por um curto período de tempo: três dias e meio. No entanto, como a profecia indicava, no final dos três dias e meio as duas testemunhas voltaram à vida quando os ungidos foram libertados da prisão. Além disso, aqueles que permaneceram fiéis receberam uma designação especial de Deus por meio de Jesus Cristo. Em 1919, eles estavam entre os que se tornaram um “escravo fiel e sábio” que atenderia às necessidades espirituais do povo de Deus durante os últimos dias.

MATEUS 13: 36-43: Esta profecia fala sobre a distinção que haveria entre verdadeiros e falsos cristãos. Os verdadeiros são ilustrados como trigo e os falsos como joio. O cumprimento dessa profecia começou no ano 33 quando Jesus Cristo semeou excelente semente, ou seja, ungiu seus discípulos com espírito santo, porém, o inimigo, ou seja, o diabo, semeou joio quando os apóstolos morreram. Tanto o trigo quanto o joio cresceram juntos. Mas em 1914 os ceifeiros, ou seja, os anjos separaram o joio dos ungidos, ou seja, “os filhos do Reino”. E a partir de 1919, o trigo e o trigo começaram a ser colhidos no celeiro, ou seja, os cristãos ungidos começaram a se reunir na congregação purificada.A parte que ainda precisa ser cumprida nesta profecia é quando o joio, isto é, os falsos cristãos, são destruídos e os ungidos brilham intensamente no reino celestial de Deus.

Conhecer e estudar essa profecia nos beneficia, pois amplia nossa compreensão de por que Deus permite o sofrimento, fortalece nossa confiança de que mesmo se nossos inimigos intensificarem sua luta contra nós, eles não prevalecerão e, finalmente, podemos identificar o escravo fiel e prudente que nos fornecerá alimento espiritual. Nestes últimos dias.

1 TESSALÔNIOS 5: 3 : Refere-se ao anúncio de “paz e segurança” que acontecerá pouco antes do início do dia de Jeová. Este será um anúncio onde as nações declararão que alcançaram a paz mundial, e será um anúncio diferente dos outros que foram feitos porque as pessoas acreditarão nele. Saber que essa profecia está para se cumprir porque vivemos nos últimos dias deve nos motivar a estarmos despertos, ajudando outras pessoas a saber o que a Bíblia diz que acontecerá a este mundo, e a melhor maneira de fazer isso. está sendo muito ativo na pregação.

EZEKIEL 38: 2, 10-20 : O ataque de Gogue à terra de Magogue é uma profecia que se refere ao ataque ao povo de Jeová por meio de uma coalizão de nações. Porque seremos a única religião que permanecerá e será fiel ao nosso Deus Jeová, Satanás ficará muito chateado e motivará as nações a nos atacar. Esta coalizão de nações atacará com um braço de carne, isto é, sua força militar, mas não lutaremos, mas esperaremos em nosso Grande Deus Jeová e em Cristo e seus exércitos celestiais que nos defenderão e esmagarão as hordas de gog de magog.

15-17. Como o estudo da Bíblia fortaleceu os irmãos que sofreram perseguição nazista?

Os irmãos não se intimidaram com as palavras que um dos generais mais próximos de Hitler disse a eles. Ele mencionou que eles podiam acreditar que Deus governaria no céu, mas que governariam na Terra e até mesmo ousou dizer que o governo nazista duraria mais do que o de Deus. O que ajudou esses irmãos foi saber que o Reino de Deus havia começado a governar em 1914 e que por isso a oposição aumentaria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esses irmãos, sem dúvida, deviam estar cientes do que se dizia nas publicações da época, pois não era como agora que temos tudo no nosso celular.

E seu estudo da Bíblia e sua confiança nela foram recompensados ​​quando os irmãos foram libertados e o mandato nazista chegou ao fim. Um irmão chamado Lübke mencionou que até deu testemunho a este general nazista chamado Himmler quando ele estava fugindo e corajosamente disse a ele que as Testemunhas de Jeová sabiam que o regime nazista cairia e eles seriam libertados. Portanto, vemos que estudar a Bíblia, incluindo suas profecias, nos ajudará a ter uma fé inabalável em Deus e nos dará a confiança de que precisamos em tempos de provação (2 Pedro 1: 19-21).

ILUSTRAÇÃO

A família descrita anteriormente. Os pais veem pela janela que a polícia está fora de casa enquanto o filho e a filha se preparam calmamente para esconder as publicações bíblicas.

O estudo da Bíblia, incluindo suas profecias, nos dará a confiança de que precisamos em tempos de provação. (Veja os parágrafos 15-17). *

18. Em harmonia com João 6:67, 68, por que precisamos de “conhecimento exato e pleno discernimento”, como disse Paulo?

Porque assim nossa fé permanecerá sólida em face das provações e também ajudaremos outros a terem uma fé forte. E mesmo que soprem fortes ventos de oposição, perseguição ou falsos ensinos, saber que Jeová e Jesus são os únicos que têm “palavras de vida eterna” nos fará dizer a mesma coisa mencionada em João 6:67, 68, para onde vamos? Não iremos a outro lugar porque não há lugar melhor do que estar ao lado de Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Porque se não tivermos conhecimento exato e pleno discernimento, ou seja, a total certeza de que estamos na verdade, todos os tipos de ensinamentos nos influenciam facilmente e abandonaríamos a verdade, por isso como diz João 6: 67-68, embora às vezes não entendamos todos os detalhes sobre a verdade sobre Cristo, devemos estar convencidos de que a Bíblia ensina a verdade, para que nossa fé permaneça sólida em face das provações e possamos ajudar outros a ter uma fé forte.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que nossa fé deve se basear em mais do que apenas sentimentos e amor por outros irmãos e irmãs?

Porque do contrário nossa fé não seria construída com “materiais sólidos” e poderia ser destruída por alguma má conduta de um daqueles irmãos que provavelmente nos mostrou amor cristão em algum momento. Por outro lado, se nossa fé se basear na boa amizade com Jeová, nos fatos e no raciocínio lógico, será sólida e estará pronta para resistir a qualquer prova.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Aprendemos que, se nossa fé se baseia em sentimentos e emoções, o que aconteceria se eles ou nós falharmos, tropeçaremos e pararemos de servir a Jeová, em vez disso, se tivermos uma fé sólida que se baseia em uma boa amizade com Jeová e está solidamente estabelecida em conhecimento e fatos precisos, podemos permanecer firmes na verdade.

Como podemos ter ainda mais certeza de que temos a verdade?

Convencer-nos de que Jeová é o criador de todas as coisas, que a Bíblia é a Palavra de Deus e que Jeová tem um povo organizado que o adora aqui na terra, as Testemunhas de Jeová. Também nos ajudará a convencer outras pessoas, visto que ensinar a verdade a outras pessoas fortalece nossa fé.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Temos que estudar o que a bíblia diz sobre Jeová e raciocinar para chegar a conclusões lógicas e nos convencer de três verdades fundamentais, primeiro que Jeová é o criador de todas as coisas, segundo que a bíblia contém a mensagem de Deus para a humanidade, e Terceiro, Jeová tem um grupo organizado de pessoas que o adora sob a orientação de Cristo.

Como podemos ajudar nossos estudantes da Bíblia a entender a verdade?

Tentando convencê-los a aceitar Jeová Jesus e a Bíblia como a Palavra de Deus. Analisamos que Paulo foi um excelente exemplo, pois não se limitou a repetir fatos ou fragmentos das Escrituras de maneira rotineira; em vez disso, ajudou seu ouvinte a raciocinar de modo que desejassem sinceramente se aproximar de Jeová. Vamos ter em mente que NÃO somos distribuidores de literatura ou simples leitores de parágrafos, somos Testemunhas de Jeová e sua verdade, por isso devemos nos esforçar para induzir uma mudança na maneira de pensar das pessoas com quem falamos, e para isso há que usamos raciocínio lógico, argumentos sólidos e expressões sinceras

COMENTÁRIO ADICIONAL

Aprendemos que nós, pais, devemos ajudar nossos filhos a ter fé, ensinando-lhes as coisas profundas de Deus, antes de tudo com nosso exemplo, eles devem ver que estamos convencidos de que estamos na verdade e que o culto familiar é uma ocasião apropriada para isso. , e com os nossos estudantes da Bíblia não devemos nos limitar a dar informações, mas sim ajudá-los a raciocinar sobre o que aprendem, porque assim se aproximarão de Jeová, porque não queremos que aceitem a verdade porque ele nos admira, mas porque se convenceram Tudo o que você aprendeu sobre nosso amoroso Deus é verdade.


Comentários

Postar um comentário