TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 24 a 30 de agosto de 2020, “Os Dez Mandamentos ainda são úteis?” Discurso preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 24 a 30 de agosto de 2020, “Os Dez Mandamentos ainda são úteis?” Discurso preparado.
"Os Dez Mandamentos ainda são úteis?" (10 min.)
«Eu sou o Senhor teu Deus, aquele que te tirou da terra do Egito, da terra onde eras escravo ...
Com essa introdução registrada em Gênesis 20: 2, Jeová transmitiu os Dez Mandamentos a Moisés três meses depois de sua libertação da escravidão. Em que consistem os dez mandamentos? Os Dez Mandamentos ainda são úteis hoje?
Bem, os primeiros mandamentos tinham a ver com honrar a Jeová e dar-lhe devoção exclusiva, Vamos ler, Êxodo 20: 3-7, Você achou? É assim: não tenha outros deuses além de mim. Não faça para si nenhuma imagem esculpida ou qualquer coisa no formato de algo que esteja acima nos céus, abaixo na terra ou abaixo nas águas. +
Não se incline a tais coisas, nem seja persuadido a servi-las, + pois eu, Jeová, seu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva. Eu faço o castigo pelo erro dos pais recair sobre os filhos, na terceira e na quarta geração daqueles que me odeiam, 6 mas mostro amor leal por mil gerações aos descendentes daqueles que me amam e obedecem a minha mandamentos. Não use o nome de Jeová, seu Deus, de maneira indigna, + pois Jeová não deixará impune quem usar o seu nome de maneira indigna.
No primeiro século, o Israel carnal foi rejeitado por Jeová, por não aceitar a Cristo como o Messias. Não há dúvida de que muitos dos primeiros cristãos tiveram que ajustar seu modo de pensar e, daí em diante, por exercer fé na morte de Jesus como um sacrifício, eles poderiam alcançar uma posição de Justiça perante Jeová.
Portanto, como parte da palavra inspirada de Deus, a que propósito os dez mandamentos servem hoje? Eles revelam o ponto de vista de Jeová sobre certos assuntos. Os primeiros quatro mandamentos destacam nossas responsabilidades perante Jeová.
1. Dê devoção exclusiva a Jeová, 2. Não adore imagens 3. Respeite o nome de Jeová 4. Nossa vida deve girar em torno de questões espirituais, não apenas um dia em particular, mas todos os dias de nossa vida.
Em relação a este último, aprendemos a colocar as coisas espirituais em primeiro lugar. Agora vamos ler Êxodo 20: 8-11, diz assim: "Lembra-te do sábado para o santificar. Tens seis dias para trabalhar e fazer todas as tuas tarefas, mas o sétimo dia é um sábado para Jeová, teu Deus. Não façam nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem sua escrava, nem sua escrava, nem seu animal doméstico, nem o residente estrangeiro que mora em suas cidades. Pois em seis dias Jeová fez os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há, mas no sétimo dia ele se deitou para descansar. É por isso que Jeová abençoou o sábado e o santificou.
E agora vamos ler os últimos mandamentos em Êxodo 20: 12-17, que diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que possas viver muito tempo na terra que Jeová, teu Deus, te dará. "Não mate. Não cometa adultério. "Não roube. "Não dê falso testemunho contra o seu vizinho quando você é uma testemunha. Não queira a casa do seu vizinho. Não desejes a mulher do teu vizinho ou a sua escrava ou a sua escrava ou o seu touro ou o seu burro ou qualquer coisa que pertença ao teu vizinho ”.
Ao lermos os últimos 5 mandamentos, eles nos ajudam a honrar e respeitar os outros.
5. Honre os pais Agora que estamos vivendo nos "últimos dias" do sistema perverso de hoje, essa obediência piedosa apresenta aos jovens a perspectiva de nunca morrer.
6. Ame o seu próximo, e cumprindo este mandamento será mais fácil cumprir com os outros 7. Não seja adúltero, 8. Não roube 9. Não minta e 10. contra a ganância, nos lembra que Jeová exige que nossas intenções sempre seja direto nos olhos dele,
Então, os dez mandamentos e o resto da lei ainda são úteis? Sim, eles ainda são úteis em nossa adoração a Deus. Nosso guia de atividades mostra 3 razões que o mostram.
Mostra o ponto de vista de Jeová em certos assuntos. Eles nos dizem o que Jeová espera de nós. Eles nos ensinam como devemos tratar os outros.
Que riqueza de significado encontramos nos dez mandamentos! Por se basearem em princípios divinos que jamais estarão desatualizados, assim resumiu toda a lei Jesus, ao dizer o que está registrado em Mateus 22: 37-39, Ele respondeu: “'Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma * e de toda a sua mente.' Este é o primeiro e mais importante dos mandamentos. A segunda, que é semelhante, diz: 'Ame o seu próximo como você ama a si mesmo'.
Então, os Dez Mandamentos, a parte básica da lei, perderam o significado para os cristãos hoje? Claro que não! Embora não nos governem legalmente, essas leis continuam a fornecer boas diretrizes, assim como os outros quase 600 mandatos da Lei de Moisés.
Portanto, como Testemunhas de Jeová, devemos valorizar a Lei de Deus dada a Israel como lembretes preciosos de nossa obrigação de amar a Deus e ao próximo.
Comentários
Postar um comentário