TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 17 a 23 de agosto de 2020, “Homens modestos capacitam e delegam”, Discurso.

 TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 17 a 23 de agosto de 2020, “Homens modestos capacitam e delegam”, Discurso.



“Homens modestos habilitam e delegam” (10 min.)


Você se lembra do que significa ser modesto? . Esta palavra indica que uma pessoa é humilde e não tem vaidade e não se exalta pelas suas conquistas, porque está ciente dos seus limites e que é importante que os homens nomeados da congregação se lembrem disso, porque são seres humanos como nós, eles também eles têm limites e por isso é melhor trabalhar na congregação em equipe. Na história da congregação cristã, um grupo de irmãos que trabalham e treinam outros irmãos tem sido necessário, porque como mencionei no início a modéstia implica ter consciência dos nossos limites, neste discurso vamos ver o que aconteceu com Moisés, aqui em Êxodo 18:17 e 18 que a gente vai ler, porque no começo ele queria fazer tudo sozinho, você achou? É mais ou menos assim: O sogro de Moisés disse-lhe: “O que você está fazendo não é certo.Você vai acabar se exaurindo, tanto você quanto essas pessoas que estão com você. É um fardo muito grande para você e você não pode carregá-lo sozinho.


 Percebo? Bem, isso aconteceu com Moisés, ele queria fazer tudo sozinho, ele tentava carregar aquele fardo pesado individualmente. Não seria razoável que alguém na congregação hoje fingisse fazer tudo sozinho, por exemplo, imaginar que na congregação um irmão que passa o microfone, dirige o estudo, dirige as designações, ajusta ele mesmo o microfone e não leva em consideração Para os outros, isso não seria razoável, não é? Imagina o cansaço que ia acabar, se o irmão resolvesse fazer todo aquele trabalho sozinho, então isso foi algo que aconteceu nos tempos bíblicos e vemos aqui que Jetro teve a coragem e a bondade, Bom, ele percebeu que Moisés tinha muito trabalho, senão ele ia acabar ficando exausto, né? Que isso também pode acontecer com a gente?Bem, quando alguém tenta fazer tudo individualmente, acaba se exaurindo e de alguma forma machucando quem está com ele, ou seja, a congregação, e isso é algo que a gente nunca gostaria que acontecesse. E o que podemos dizer do Jetro? Você gostaria de ter um amigo como ele? Ou melhor ainda, gostaria de ser como ele? Claro que sim, porque é preciso coragem e muita gentileza, pois ao se interessar pelo que estava acontecendo com Moisés, ele se revelou um excelente amigo e é Um grande exemplo que podemos imitar, pois fez uma sugestão que encontramos nos versos 21 e 22 do livro do Êxodo que vamos ler, se tiver, acompanhe-me com a leitura que diz: Mas você deve escolher homens do povo que sejam capazes e Temente a Deus, confiável e odiando ganho desonesto.Você tem que colocá-los sobre o povo e designá-los como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez. Eles têm que julgar as pessoas quando elas apresentam seus casos. Os casos difíceis os trarão até você, mas os casos simples os julgarão eles mesmos. Dessa forma, você compartilhará a carga com eles e será mais fácil para você.


 De acordo com o texto lido, quais qualidades esses homens demonstraram? Esses homens demonstraram qualidades piedosas antes de serem designados para cargos de confiança. Já haviam demonstrado que temiam a Deus, ou seja, que tinham uma reverência saudável pelo Criador e que tinham medo de desagradá-lo. Era óbvio que eles estavam fazendo o possível para manter os padrões divinos. Eles odiavam lucro injusto, indicando uma força moral que os impediria de se corromper com o poder. Eles não abusariam da confiança para promover seus próprios interesses ou os de seus amigos ou parentes.E o que podemos dizer sobre nós? Usamos critérios semelhantes para decidir em quem confiar? Conhecemos pessoas cujo comportamento mostra que temem a Deus? Você está determinado a manter Seus padrões de conduta? Eles são retos o suficiente para evitar transgressões? Eles são honestos o suficiente para não manipular uma situação a seu favor ou tentar conseguir o que querem? Fazer essas perguntas a nós mesmos nos ajudará a decidir em quem podemos ou não confiar, pois há dúvidas de que homens e mulheres que exibem tais qualidades são confiáveis. Agora vamos pensar em Moisés. Como eu aceito essa sugestão? Vamos agora olhar para os versículos 18:24 e 25 de Êxodo, diz assim: Imediatamente, Moisés aceitou o conselho de seu sogro e fez tudo o que ele lhe disse. Ele escolheu homens capazes de todo o Israel e os nomeou chefes do povo:cabeças de mil, cabeças de cem, cabeças de cinqüenta e cabeças de dez.


Moisés mostrou-se modesto e humilde, pois quando estava exausto de tentar resolver os problemas do povo, seu sogro, Jetro, lhe ofereceu uma solução prática: delegar parte da responsabilidade a outros homens qualificados. Moisés reconheceu suas limitações e aceitou sabiamente o conselho. O homem modesto não resiste a desistir de parte de sua autoridade, nem teme perder o controle de alguma forma se compartilhar sensatamente suas responsabilidades com outros homens qualificados. Além do mais, você tem um desejo intenso de ajudá-los a progredir espiritualmente. Os irmãos experientes que treinam os mais jovens mostram que são modestos, amorosos e voltados para o futuro. O que eles fazem para delegar mais responsabilidades a eles? Eles escolhem irmãos que têm potencial para assumir mais tarefas,Eles dizem claramente o que precisam fazer para concluir o trabalho, fornecem o dinheiro, as ferramentas e a ajuda de que precisam para fazer o que foram comissionados. Eles observam seu progresso e dizem que confiam neles. Portanto, queridos irmãos, vale a pena seguir o exemplo de humildade de Moisés? Claro que sim. Quando manifestamos verdadeira humildade, tornamos a vida mais fácil para as pessoas ao nosso redor e conquistamos seu afeto. Mas, mais importante, ganhamos a afeição de Jeová, que se caracteriza por esta bela qualidade: "Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes." Esse é, sem dúvida, um motivo poderoso para imitar a humildade de Moisés.Eles observam seu progresso e dizem que confiam neles. Portanto, queridos irmãos, vale a pena seguir o exemplo de humildade de Moisés? Claro que sim. Quando manifestamos verdadeira humildade, tornamos a vida mais fácil para as pessoas ao nosso redor e conquistamos seu afeto. Mas, mais importante, ganhamos a afeição de Jeová, que se caracteriza por esta bela qualidade: "Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes." Esse é, sem dúvida, um motivo poderoso para imitar a humildade de Moisés.Eles observam seu progresso e dizem que confiam neles. Portanto, queridos irmãos, vale a pena seguir o exemplo de humildade de Moisés? Claro que sim. Quando manifestamos verdadeira humildade, tornamos a vida mais fácil para as pessoas ao nosso redor e conquistamos seu afeto. Mas, mais importante, ganhamos a afeição de Jeová, que se caracteriza por esta bela qualidade: "Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes." Esse é, sem dúvida, um motivo poderoso para imitar a humildade de Moisés."Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes." Esse é, sem dúvida, um motivo poderoso para imitar a humildade de Moisés."Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes." Esse é, sem dúvida, um motivo poderoso para imitar a humildade de Moisés.

Comentários