TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 31 de agosto a 6 de setembro de 2020, “Vamos ver a vida como Deus a vê”, Discurso preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 31 de agosto a 6 de setembro de 2020, “Vamos ver a vida como Deus a vê”, Discurso preparado.
“Vamos ver a vida como Deus a vê” (10 min.)
"Em ti está o manancial da vida", diz Davi sobre Jeová no Salmo 36: 9 ...
E essa é uma grande verdade porque ele nos deu o maravilhoso presente da vida.
Ele quer que vivamos da melhor maneira possível. portanto, nos deu princípios que nos ensinam a tomar boas decisões.
Devemos usá-los para “distinguir o que é certo do que é errado”. Ao fazer isso, permitimos que Jeová nos ensine a pensar da maneira certa e, quando aplicamos os princípios e vemos como eles melhoram nossa vida, percebemos como eles são valiosos.
Conforme estudamos na semana passada, e até mesmo a Lei mosaica, contém princípios que nos ajudam a viver melhor e a valorizar a vida ... mesmo que não estejamos legalmente sob a lei.
Agora vamos considerar alguns pontos do capítulo 21 de Êxodo, que contém decisões judiciais sobre agressões a outros ... vamos ler Êxodo 21:20 para começar, diz o seguinte: "Se um homem bater em seu escravo ou escrava com um pau e ele ou ela morre nas mãos do homem, a vítima deve ser vingada.
O israelita dono de escravos tinha permissão para bater no seu escravo com um pau em caso de desobediência ou rebelião ... mas não para tirar a vida dela, nesse caso a lei protegeria a vida do escravo, porque Jeová condena o assassinato.
Vamos continuar considerando sobre o respeito à vida nos seguintes versos: agora vamos ler Êxodo 21: 22,23 Diz assim: "Se algum homem que está lutando machucar uma mulher grávida e ela der à luz prematuramente * a mas ninguém morrer, a parte culpada deve pagar o que o marido da mulher exige dele pelos danos causados. Você tem que pagar de acordo com o que os juízes decidirem. Mas se alguem morre voce tem que dar vida pelo resto da vida
Para Jeová também a vida de um bebê por nascer é muito valiosa, a lei de Moisés dizia que se alguém acidentalmente causasse a morte de uma mulher grávida ou do bebê que estava em seu ventre, Jeová consideraria essa pessoa culpada de assassinato
Se ... para Deus, um bebê por nascer é uma pessoa viva, imagine o que ele pensa sobre os milhões de abortos, milhões de mortes de bebês por nascer.
E Jeová não só condenou o assassinato de maneira direta, mas também o fez quando tirou a vida de alguém indiretamente, porque observe o que Êxodo 21: 28,29 diz que também vamos ler Diz: "Se um touro espancar um homem ou para uma mulher e causar sua morte, o touro deve ser apedrejado até a morte e sua carne não deve ser comida. Porém, o dono do touro não será punido. Agora, se o touro já chifrou outras vezes e o dono não mandou vigiá-lo, embora já tenham sido avisados, e o touro matar um homem ou uma mulher, o touro deve ser apedrejado e o dono também morto.
Como percebemos, se um touro ferisse uma pessoa até a morte, o dono era obrigado a tirar sua vida para que a situação não se repetisse, mas se ele já tivesse ferido alguém ...
O dono tinha que guardá-lo bem para que não doesse mais, porque se depois disso o touro matasse alguém, a lei exigia que tanto o touro quanto o dono fossem mortos, essa lei motivava as pessoas a conhecerem seus animais .
Malaquias 3: 6 diz que "Jeová não muda" ... portanto, hoje, ele quer que todos os seus servos tomem medidas de segurança ... para que vejamos a vida como Ele a vê.
Como podemos mostrar que pensamos como Ele? O guia de atividades destaca três pontos muito importantes:
1) Vamos cultivar amor sincero e respeito pelos outros; O respeito pelo dom da vida começa no fundo do coração, inclui o que sentimos pelas outras pessoas, repare no que o apóstolo João escreveu, na sua primeira carta a João capítulo 3:15 Ele diz: “Quem odeia seu irmão é um assassino »
Sem perceber, podemos vir a odiar alguém de quem não gostamos. O ódio pode fazer com que tratemos os outros de maneira desrespeitosa, acusá-los falsamente ou até mesmo desejar que eles estejam mortos. Jeová sabe o que sentimos pelas outras pessoas, portanto, devemos nos esforçar para nos livrar desse sentimento.
Outra maneira de mostrar que valorizamos a vida é evitar a violência, de acordo com o Salmo 11: 5, "Jeová odeia todo aquele que ama a violência".
Se escolhermos entretenimento violento, isso pode revelar que amamos a violência.
É claro que não queremos encher a mente de imagens, ideias e palavras violentas. Em vez disso, queremos preenchê-lo com pensamentos limpos e pacíficos.
dois). amor e respeito pela vida é demonstrado pela pregação com mais entusiasmo, como fez o apóstolo Paulo "Para salvar alguns", diz em sua primeira carta aos Coríntios capítulo 9, versículos 22 e 23.
E o apóstolo Pedro diz em 2 Pedro 3: 9 que Deus é paciente porque não quer que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam e que irmãos só é possível trazendo-lhe as boas novas do Reino.
3). O que é mencionado em nosso guia de atividades. Diz que mostramos que a segurança é importante para nós, Provérbios 22: 3 diz que o prudente vê perigo e se esconde, mas o inexperiente vai em frente e sofre as consequências.
Pergunte-se: Ao dirigir o carro, você afasta o celular ou atende chamadas ou mensagens? Dirige com sono ou descansa por longas distâncias? ... Verifica se seu carro está em boas condições?
Você verifica periodicamente se os cabos de energia da sua casa estão em boas condições e não causam curto-circuito? Você pratica esportes radicais ou entretenimento onde a vida está em jogo?
O desejo do irmão Jeová sempre foi proteger todos os seres humanos. Como Ele é "a fonte da vida", eles nos consideram muito valiosos e dignos de receber sua proteção.
Portanto, vamos ver a vida como a de Deus e ajudar mais pessoas a fazer o mesmo, portanto, vamos cuidar de nós mesmos e continuar pregando as boas novas do Reino.
Comentários
Postar um comentário