Estudo A Sentinela de 2020, Artigo 25, Semana de 17 a 23 de agosto, “Eu mesmo procurarei minhas ovelhas”, Respostas.
Estudo A Sentinela de 2020, Artigo 25, Semana de 17 a 23 de agosto, “Eu mesmo procurarei minhas ovelhas”, Respostas.
1. Por que Jeová foi comparado a uma mãe?
Jeová fez essa comparação para que entendêssemos que seu amor é tão forte, especial e duradouro quanto o de uma mãe por seu filho, infelizmente neste mundo o que Isaías 49:15 diz que às vezes acontece, uma mulher pode esquecer seu filho, até então essas mulheres vão esquecer que eu nunca iria te esquecer. O que significa que, em alguns casos, algumas mães abandonam seus bebês, mas Jeová nos garante que ele é a fonte do amor e nunca nos abandonaria; em vez disso, destaca-se o profundo amor que sentem pelos seus servos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E se analisarmos, na verdade Jeová mais do que se comparar a uma mãe, ele estava usando esse exemplo como um contraste, porque ao contrário de uma mãe humana imperfeita, que pode ser capaz de negligenciar seu próprio filho, Jeová nunca deixará de mostrar compaixão aos seus servos necessitados. Certamente é muito consolador saber que Jeová é um Deus amoroso, de “terna compaixão” (w12 1/1 15).
2. Como Jeová se sente quando um de seus filhos se afasta dele?
Nosso amoroso Deus sente muita dor ao ver que um de seus filhos para de pregar e de ir às reuniões, dói-lhe ver que ficou inativo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Isso é doloroso para Jeová porque o vínculo criado não é unilateral, mas bilateral, o que significa que há duas partes envolvidas, Jeová e seu servo humano. Quando uma das duas partes falha, a outra parte sofre. Como vimos no parágrafo anterior, Jeová não pode nos decepcionar, nós é que podemos, e quando isso acontece Jeová fica muito triste. E se virmos o que o parágrafo diz todos os anos.
3. O que Jeová deseja?
Nosso pai celestial Jeová quer que eles voltem e nós também queremos que eles voltem para a congregação, estamos prontos para recebê-los de braços abertos.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Jeová quer que eles voltem, e nós, como seus irmãos, também queremos isso, e aqueles que o fazem os recebem de braços abertos.
POR QUE ALGUNS CRISTÃOS TORNAM-SE INATIVOS
4. Que efeito o trabalho pode ter em alguns?
Como diz o exemplo neste parágrafo, o trabalho pode absorver tempo a tal ponto que o afasta da congregação e de Jeová, este irmão reconhece que o erro foi pensar que se alguém ganhar mais dinheiro, isso o ajudaria a servir melhor a Jeová, Mas é bem o contrário, aos poucos ele se afastou de Jeová, então o problema de alguns irmãos é que eles se envolvem muito no seu trabalho.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Alguns irmãos ficam muito envolvidos com seu trabalho. A quebra de palavra significa; “Cobrir ou envolver um objeto por todas as suas partes”, isto significa que quem se deixa envolver pelo seu trabalho, se cobre ou se envolve completamente nele, faz dele o mais importante de sua vida e acaba dedicando a maior parte do seu tempo e energias para isso.
Vemos então que no caso do irmão Hung, ele não planejava se afastar de Jeová, isso estava acontecendo aos poucos. Ele começou negligenciando sua espiritualidade e acabou se dedicando a colocar o reino de Deus por último em sua vida. E ele dá certo no ponto-chave ao dizer; Parece que o mundo foi projetado para fazer as pessoas se afastarem de Deus pouco a pouco. Alguns irmãos ficam muito envolvidos com seu trabalho. A quebra de palavra significa; “Cobrir ou envolver um objeto por todas as suas partes”, isto significa que quem se deixa envolver pelo seu trabalho, se cobre ou se envolve completamente nele, faz dele o mais importante de sua vida e acaba dedicando a maior parte do seu tempo e energias para isso.
5. O que aconteceu com uma irmã por causa de todos os seus problemas?
O caso de Anne nos mostra os grandes e difíceis problemas que afligem muitos de nossos irmãos, ela comenta que um de seus filhos nasceu com deficiências graves, uma de suas filhas foi expulsa e outro de seus filhos foi diagnosticado com uma doença mental, Ela ficou tão deprimida que parou de ir às reuniões e pregar e acabou se tornando inativa. Nossa irmã realmente tem muitos problemas terríveis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E é que as dificuldades pelas quais esta irmã passou foram fortes, qualquer cristão, mesmo o mais espiritualmente maduro, teria sofrido o golpe destas. Um filho que nasceu com deficiência mental, uma filha disciplinada e outro de seus filhos com deficiência mental são notícias difíceis de aceitar. Na verdade, a irmã reagiu desanimada por causa de sua própria imperfeição, não por falta de fé.
Um dos métodos mais eficazes que Satanás usa é o desânimo. Ele sabe que o desânimo nos enfraquece e nos torna mais vulneráveis. É precisamente ao entrarmos nos últimos dias que aumentam as causas do desânimo, e não estamos imunes a elas. Algo que pode nos ajudar a não cair no desânimo é meditar que Satanás é o responsável por esse ardil.
6. O que poderia acontecer se não seguirmos o conselho de Colossenses 3:13?
Em Colossenses, somos convidados a perdoar, embora tenhamos um motivo válido para reclamar ou nos sentir magoados por algo que um irmão fez a nós, o perigo é que, se não fizermos isso, ficaremos ressentidos e acabaremos nos distanciando do povo de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Exatamente isso aconteceu com um certo irmão chamado Pablo. Ele foi vítima de uma acusação falsa que o fez perder a responsabilidade de serviço. Sua reação foi ficar com raiva e descontar na congregação conforme ela se afastava dela. Infelizmente, esse irmão não seguiu o conselho de Colossenses 3:13 e foi ainda mais prejudicado.
Sentimentos de ressentimento ou ressentimento podem ser comparados a uma erva daninha de jardim, que continuará a crescer a menos que a arrancemos. Da mesma forma, quando esses sentimentos ruins tomam conta do coração de uma pessoa, sua espiritualidade pode sofrer. Mas se amarmos a Jeová e a nossos irmãos, faremos tudo o que pudermos para garantir que as diferenças de personalidade não roubem a paz a nós ou à congregação.
7. A que o sentimento de culpa pode nos levar?
Sentimentos de culpa podem ser um fardo esmagador, alguns irmãos que cometeram um pecado grave, receberam disciplina e Jeová mostrou misericórdia deles, mas mesmo assim eles podem sentir que não merecem fazer parte de seu povo, esses irmãos têm que continuar lutando porque sofrem dores de consciência e acham que Jeová não os perdoou.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A experiência do Irmão Francisco ilustra o que pode sentir quem cometeu um pecado grave. Ele menciona que, depois de ser censurado por um pecado que cometeu, continuou a ir às reuniões, mas depois ficou deprimido e começou a sentir que não merecia estar entre o povo de Jeová, pois pensava que Jeová não o havia perdoado e sua consciência continuava a incomodá-lo. Esses pensamentos o levaram a se retirar completamente da congregação.
Um antigo personagem bíblico que também foi assombrado pelos erros que cometeu no passado foi o apóstolo Paulo. Ele mesmo mencionou que se sentia “menos do que o menor de todos os santos” (Ef 3: 8) porque havia “perseguido a congregação de Deus” (1 Cor. 15: 9). Podemos imaginar como Paulo se sentia mal cada vez que encontrava um irmão a quem havia maltratado anteriormente. Mas Paulo não deixou seu passado dominá-lo, ao contrário, ele se concentrou na benignidade imerecida de Deus e no cumprimento da comissão que Jeová lhe havia designado
Se a qualquer momento ficarmos oprimidos por nossos erros do passado, meditar no Apóstolo Paulo pode ser de grande ajuda.
JEOVÁ AMA SUAS OVELHAS
8. Como sabemos que Jeová não se esquece dos que o serviram no passado?
Visto que Jeová ama e cuida de seu povo, assim como um pastor que cuida de seu rebanho, Jesus deu um exemplo para que entendêssemos claramente quais são os sentimentos de Jeová, ele perguntou a seus discípulos o que achavam se um homem tivesse 100 ovelhas e um deles está perdido, eles não acreditam que vão deixar os outros 99 montes e vão começar a procurar aquele que está perdido e quando ele a encontrar ficará mais feliz por ela do que pelos 99 que não estavam perdidos, então Jeová é o grande Pastor que quando uma de suas ovelhas sai do rebanho, ele não se esquece disso e ignora o que esta ovelhinha fez por causa do seu nome.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque mesmo que alguém se afaste de Jeová, ele ainda vê essa pessoa como alguém de valor e se preocupa com ela. Jesus mencionou que quando Jeová vê que uma de suas ovelhas está indo embora, ele se concentra em recuperá-la e se a ovelhinha voltar, isso o deixa muito feliz.
O tipo de pastor que o profeta Isaías menciona em Isaías 40:11 é o mesmo tipo de pastor mencionado em João 10: 3, onde se diz que um pastor amoroso conhece suas ovelhinhas até pelo seu próprio nome. Jeová Deus é esse tipo de pastor, ele conhece cada um de nós pelo nome e conhece as diferentes coisas que nos afligem. Portanto, ponderar sobre isso deve nos dar a confiança de que, mesmo que em algum momento fiquemos desanimados, Jeová não se esquecerá dos anos de serviço fiel que dedicamos a ele.
9. Como um bom pastor trata suas ovelhas? (Veja o desenho na capa).
Um bom pastor gosta de suas ovelhas e sabe muito bem que se as deixar sozinhas, as ovelhas se perdem facilmente e são presas fáceis para ladrões ou feras, o pastor se sente responsável por cada uma de suas ovelhas, se uma se perder Eles sabem exatamente o que é, então Jesus usou esse exemplo do pastor para nos ensinar uma verdade importante sobre Jeová, ele não quer que nenhum desses pequeninos se perca.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele os trata com carinho, protege-os de qualquer ameaça, sabe que não falta nenhum, chama pelo nome e se um se perde vai imediatamente procurá-los.
Ao longo da bíblia, são falados vários pastores, como Abel, Jacó, Moisés, Davi, entre outros. Mas o caso de Davi se destaca, pois a bíblia menciona que ele defendia seus rebanhos de criaturas selvagens imponentes, como um urso e um leão. Com relação a essas criaturas selvagens, a Sentinela de 1º de setembro de 2011 na página 27 menciona que o urso pardo sírio, que naquela época vivia na Palestina, pesava cerca de 140 quilos (310 libras) e podia matar outro animal ou uma pessoa de uma garra. E sobre os leões que abundavam naquela área, Isaías 31: 4 diz que nem mesmo "um grande número de pastores" eram capazes de tirar a presa de um "leãozinho jubado".
No entanto, Davi mostrou grande amor por seus rebanhos por estar disposto a arriscar sua vida por eles. Se um ser humano imperfeito pudesse fazer isso por suas ovelhinhas, o que podemos esperar do Pastor Excelente que é Jeová Deus.
ILUSTRAÇÃO
Na ilustração correspondente a este parágrafo, podemos ver o pastor uma vez que ele finalmente encontrou aquela pequena ovelha que estava perdida. O rosto do pastor é de alegria e não de raiva ou reprovação. Também vemos que o pastor leva tempo para curar as feridas que ela teve. Esta ilustração transmite os sentimentos de Jeová quando um de seus servos errantes retorna a
Ele e como é que Jeová não está apenas interessado na volta de seu cordeirinho, mas também em curar as possíveis feridas que ele possa ter.
JEOVÁ PROCURA SUAS OVELHAS
10. De acordo com Ezequiel 34: 11-16, o que Jeová prometeu que faria por suas ovelhas perdidas?
Jeová em Ezequiel mencionou os passos que ele daria para resgatar suas ovelhas perdidas, primeiro ele iria procurar suas ovelhas que poderiam levar muito tempo e esforço, também se as ovelhas estivessem feridas ou com fome, ele amorosamente lhe daria a ajuda de que precisava, ele o enfaixaria as feridas, ele a carregava nos braços e a alimentava e depois a carregava de volta para o rebanho, os anciãos que são pastores do rebanho de Deus deveriam seguir esses mesmos passos ao ajudar aqueles que se afastaram da congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De acordo com Ezequiel 34: 11-16, Jeová toma certas medidas para trazer de volta suas ovelhas perdidas. Ele gasta tempo e esforço primeiro procurando por suas ovelhas perdidas. Em segundo lugar, ele a leva de volta ao rebanho. Terceiro, atenda às suas necessidades, esteja você com fome, sede ou fisicamente ferido. Esse processo é realizado por Jeová por meio dos anciãos congregacionais.
Os presbíteros da congregação são pastores nomeados pelo cabeça da congregação, nosso Senhor Jesus Cristo. No primeiro século, Jesus confiou essa comissão aos seus apóstolos e discípulos, mas mais tarde, quando o número de discípulos aumentou, Jesus fez questão de que irmãos maduros pastoreassem as congregações, o que conhecemos hoje como anciãos congregacionais. Na verdade, esses irmãos são designados por meio do espírito santo, pois devem cumprir os requisitos inspirados por ele. Ter esses excelentes pastores em nossas congregações deve nos dar a certeza e a confiança de que somos protegidos por Jeová e Jesus.
11. O que um bom pastor sabia?
Um bom pastor sabia que as ovelhas podiam se perder e se isso acontecesse quando as encontrou, não as tratou com dureza, mas sim cuida delas e mostra-lhes o carinho que tem por elas.
12. Como Jeová tratou Jonas?
Jonas recebeu uma designação de Jeová, mas não fugiu para cumpri-la, mas Jeová não o considerou perdido como um bom pastor que o resgatou e deu-lhe a força de que precisava para cumprir sua comissão, ele também o ensinou por meio de uma cabaça de vinho que A vida de cada pessoa é importante, com isso os anciãos podem aprender que não devem ter pressa em abandonar os inativos, mas sim se esforçar para entender por que deixaram o rebanho e quando essas ovelhas retornarem a Jeová, devem continuar a tratá-las amor e interesse.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O caso de Jonas é muito interessante, visto que na verdade foi ele quem decidiu se afastar de Jeová e não fazer o que lhe foi instruído a fazer. Mas Jeová, em vez de julgá-lo e puni-lo severamente, o fez recobrar o juízo e entendeu por que Jonas havia reagido dessa maneira. Hoje os anciãos fazem o mesmo e têm dificuldade em entender por que certos membros da congregação se afastaram de Jeová.
Jonas foi um profeta de Jeová. Podemos dizer que o espírito santo trabalhou nele. Apesar disso, ela sucumbiu ao medo do homem. Se um profeta pode sucumbir a isso e se afastar de Jeová, outros membros da nossa congregação também podem sucumbir a isso, por isso é responsabilidade dos anciãos ajudar as ovelhas que estão nesta situação a voltarem e fazê-las sentir que Apesar do medo, Jeová ainda os ama e os valoriza. E é responsabilidade dos outros membros da congregação dar as boas-vindas a esses irmãos quando eles retornarem e envolvê-los com nosso amor e preocupação.
13. O que podemos aprender da reação de Jeová ao que disse o escritor do Salmo 73?
O escritor deste salmo ficou desanimado ao ver que os ímpios pareciam estar bem, chegou a pensar que não valia a pena fazer a vontade de Deus, mas Jeová não o condenou, mas com o tempo o fez entender que não há nada melhor na vida. vida do que ser seu amigo, com isso aprendemos que os idosos não devem se apressar em julgar aqueles que começam a se perguntar se vale a pena servir a Jeová, em vez de condená-los, eles devem se esforçar para entender por que falam e agem de determinada maneira, só então eles podem use a Bíblia para encorajá-los.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Assim como Jeová não condenou o escritor do Salmo 73 por pensar que sua vontade não valia a pena, os anciãos não devem julgar os que pensam da mesma maneira. Em vez de condenar alguém que pensa que não vale a pena fazer a vontade de Jeová, eles devem se esforçar para entender os motivos por trás disso. Só então eles podem usar a Bíblia para encorajá-los.
E é que o fato de alguém chegar a pensar se vale a pena fazer a vontade de Jeová muitas vezes não é um erro. Há mais casos na Bíblia do que este no Salmo 73, em que servos fiéis de Jeová tinham sentimentos semelhantes, incluindo Jó, o profeta Jeremias e Habacuque. Na verdade, todos nós que já nos dedicamos a Jeová em algum momento tínhamos de nos fazer essa pergunta; É a melhor maneira de obedecer a Jeová? Mas o fato de um servo dedicado fazer esse tipo de pergunta é uma bandeira vermelha que os anciãos devem resolver com a ajuda da Bíblia.
14. Por que Elias precisava de ajuda, e como Jeová a deu a ele?
O escritor deste salmo ficou desanimado ao ver que os ímpios pareciam estar bem, chegou a pensar que não valia a pena fazer a vontade de Deus, mas Jeová não o condenou, mas com o tempo o fez entender que não há nada melhor na vida. vida do que ser seu amigo, com isso aprendemos que os idosos não devem se apressar em julgar aqueles que começam a se perguntar se vale a pena servir a Jeová, em vez de condená-los, eles devem se esforçar para entender por que falam e agem de determinada maneira, só então eles podem use a Bíblia para encorajá-los.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Elías precisava de ajuda porque se sentia só, sentia que o que fazia não fazia sentido e desejou até a morte. Jeová o ajudou por ouvi-lo com bondade e erradicar todos os seus temores, pois mostrou-lhe que não estava sozinho, mas que ainda havia 7.000 servos fiéis como ele, e então lhe atribuiu mais responsabilidades.
Às vezes, um irmão pode dizer ou fazer algo que deixou claro que ele tem amargura no coração ou se sente indigno da misericórdia de Jeová. A responsabilidade de todos, quer sejamos idosos ou não, é ouvi-lo atentamente, tratá-lo com bondade e confirmar o quanto ele é valioso para Jeová. Podemos usar exemplos como o de Elias para ajudá-lo a mudar de ideia.
COMO DEVEMOS VER AS OVELHAS PERDIDAS DE DEUS?
15. De acordo com João 6:39, como Jesus encarava as ovelhas de seu Pai?
O excelente pastor Jesus tem em alta estima e valoriza cada ovelha de Jeová, por isso este texto destaca o máximo esforço que ele fez para não perder nenhuma das ovelhinhas e fez todo o possível para ajudar as ovelhas perdidas da nação de Israel para voltar a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele os vê como algo valioso. É por isso que Jesus Cristo afirmou repetidamente que tinha vindo para buscar as ovelhas perdidas da nação de Israel (Mt 15:24).
Jesus Cristo demonstrou o quanto valorizava as ovelhas de seu Pai, tornando-se o Pastor Excelente. Ele conseguiu isso dando sua vida para que todos nós possamos alcançar a vida eterna. Ele também cumpre isso fornecendo-nos pastores dentro de cada uma das congregações que servem como anciãos e estão cientes das necessidades de cada uma das ovelhinhas de seu Pai Jeová.
16, 17. Como os anciãos devem encarar a obra de ajudar os inativos? (Veja o quadro “Como uma ovelha perdida pode se sentir”).
Os presbíteros devem copiar o exemplo de Jesus e lembrar as palavras que o Senhor Jesus disse que há mais felicidade em dar do que em receber, os presbíteros têm uma responsabilidade séria, devem ajudar e cuidar de tudo que puderem para que essas ovelhinhas, os inativos, voltem para Jeová Na caixa, vemos os sentimentos de nossos irmãos que se afastaram de Jeová.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Eles devem ver isso como uma responsabilidade séria. Em Atos. 20:17 o apóstolo Paulo escreveu aos anciãos de Éfeso que "eles devem trabalhar duro para ajudar os mais fracos." Hoje o conselho é o mesmo para os anciãos, eles devem pensar no quanto Jeová ama suas ovelhinhas e isso os impele a cumprir sua responsabilidade.
COMENTÁRIO DA CAIXA
Alguns irmãos que se afastaram de Jeová podem se sentir culpados, fracos ou exaustos. Apesar disso, muitos desejam voltar para Jeová e ter uma boa relação com Jeová novamente, mas esses sentimentos negativos não os deixam em paz. Muitos deles precisam apenas de um pequeno empurrão, ou seja, da ajuda de Jeová e dos pastores / anciãos da congregação.
IMAGEM DA CAIXA
Esta imagem fala mais alto do que mil palavras. Vemos no fundo uma irmã que certamente se desviou de Jeová. Em seu rosto, você pode ver que ele não está feliz por estar longe de Jeová e provavelmente se lembra dos bons momentos que passou na organização. Mas talvez o que a esteja segurando sejam seus próprios medos, pensamentos negativos ou dúvidas sobre como a congregação a receberia de volta. Porém, em seu coração está a vontade de voltar, ele só precisa de ajuda, incentivo e força, que analisaremos no próximo artigo.
Como pode sentir uma ovelha perdida
Muitos que se desviaram do povo de Jeová sem dúvida se identificam com os comentários mencionados abaixo.
Flora, que mora nos Camarões, relata o seguinte: “Senti um grande vazio na minha vida. Eu não estava feliz nem em paz e continuava me sentindo culpado. Queria recuperar a paz e desfrutar de bons momentos com os irmãos. Mas, acima de tudo, ele queria ter um bom relacionamento com Jeová. "
Um irmão inativo da Espanha confessou: “Quero voltar a ser ativo, mas é muito difícil. Eu sei o que fazer e quero fazer. Mas não é fácil. Tenho que fazer algumas mudanças na minha vida e terminar com alguns amigos que não são Testemunhas de Jeová. Por ser espiritualmente fraco, tenho dificuldade em me preparar para as reuniões quando chego exausto do trabalho. Mas farei o meu melhor, porque ainda amo a Jeová e quero ajudar minha esposa e minhas duas filhas. "
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que alguns irmãos ficam inativos?
Alguns ficam inativos porque se envolvem demais no trabalho e aos poucos se afastam de Jeová e da congregação.
Outros irmãos lutam com problemas que os oprimem e vivem em situações realmente difíceis.
E outros têm um motivo válido para reclamar porque algum irmão os magoou ou os tratou injustamente e eles ficam ressentidos e acabam se distanciando do povo de Jeová.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Pode ser que devido ao mundo em que vivemos, trabalhar envolva totalmente o tempo e as energias de alguns, também devido aos problemas enfrentados por alguns, eles ficam deprimidos, ou devido às injustiças que alguns podem ter sofrido dentro da congregação. Eles podem ficar com raiva e se afastar dela, ou pode ser devido a sentimentos de culpa por erros passados.
O que Jeová pensa de suas ovelhas perdidas?
Jeová ama suas ovelhas perdidas, ele não se esquece daqueles que o serviram, mas se afastaram de seu povo por um tempo, nem negligencia seu serviço fiel e deseja ajudá-los até que se recuperem espiritualmente e voltem para seu povo.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Jeová ama suas ovelhas perdidas e as considera valiosas. Jeová deseja que eles voltem para Ele. É por isso que Jeová providenciou os meios pelos quais essas ovelhas perdidas são encontradas, reintegradas à congregação e curadas espiritualmente.
Por que devemos nos preocupar com os inativos?
Todos nós precisamos tratar as ovelhas inativas com bondade, pois sentimos falta delas e queremos que elas voltem para continuar servindo a Jeová juntos, por isso devemos fazer o melhor para ajudá-las.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Porque muitos desses nossos irmãos que se tornaram inativos estão passando por momentos difíceis. Muitos se sentem tristes, vazios, culpados ou exaustos. E também porque Jeová deseja que eles voltem para Ele, porque são algo muito valioso.
Gostei muito
ResponderExcluir