Estudo Bíblico de Congregação, semana de 24 a 30 de agosto de 2020, Pilatos declara: “Olha! O homem! ”, Capítulo 129, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação, semana de 24 a 30 de agosto de 2020, Pilatos declara: “Olha! O homem! ”, Capítulo 129, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min. Ou menos): jy ch. 129 e caixa "Os cílios".
Como Pilatos tenta libertar Jesus e se livrar de qualquer responsabilidade?
Pilatos tentou libertar Jesus com base em um costume que permitia que um prisioneiro fosse libertado a cada Páscoa. No entanto, por instigação de líderes religiosos, a multidão clamou pela libertação de ladrões assassinos e barabás sediciosos, os Os esforços de Pilatos para libertar Jesus, apenas intensificando o grito da multidão para que ele fosse imobilizado, Pilatos cedeu à multidão e tentou se absolver da responsabilidade lavando as mãos como se fosse purificá-los da culpa por assassinato.
COMENTÁRIO OPCIONAL
O costume é libertar um prisioneiro na Páscoa, ele propõe ao povo que libertem Jesus ou Barrabás que também estava na prisão, este é um ladrão mas o povo neste caso incitado pelos padres pede que libertem Barrabás.
Como era a prática romana de surras?
Esta prática era cruel, o instrumento usado era um chicote curto com várias tiras de couro soltas ou trançadas de diferentes comprimentos, que tinham pequenas bolas de ferro ou pedaços afiados de osso de ovelha presos, quando os soldados romanos chicoteavam vigorosamente de vez em quando nas costas da vítima, as bolas de ferro causavam contusões profundas e as tiras de couro com ossos de ovelha contavam a pele e o tecido subcutâneo, então, conforme a vítima continuava sendo açoitada, os ferimentos atingiam os músculos esqueléticos subjacentes, e eles produziram tiras trêmulas de carne sangrando.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Imaginamos que flagelo poderia ser aquele instrumento que foi usado e não foi só um flagelo, segundo Paulo foram 40 chicotadas menos uma, o que nos faz refletir sobre a coragem e obediência que Jesus demonstrou ao se dispor a passar por todas estas calamidades, já que não deve ter sido fácil suportar essa sentença injusta.
Como eles maltratam Jesus depois de espancá-lo?
Depois de chicotear Jesus, os soldados o levam para dentro do palácio do governador, então se reúnem e continuam a maltratar Jesus, trançam uma coroa de espinhos e colocam em sua cabeça, colocam uma cana em sua mão direita e um manto de cor púrpura, como a que a realeza usa e dizem com desprezo, viva o Rei dos Judeus, também cuspem nele e batem nele depois tiram a bengala e batem-lhe na cabeça para que os espinhos afiados do seu coroa humilhante é pregada ainda mais.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Então eles trançaram uma coroa de espinhos e colocaram em sua cabeça, eles também colocaram uma bengala em sua mão direita e o vestiram com uma roupa roxa, eles zombaram dele e o trataram com desprezo, eles cuspiram nele e o deram bofetadas, que situação terrível que Jesus teve que viver, meditando sobre todo o sofrimento que Jesus teve que enfrentar, nos ajudarão a valorizar o amor e o sacrifício que ele fez por nós.
LIÇÕES DOS TEXTOS
Mateus 27: 22,23 , aqueles que clamaram pela morte de Jesus eram culpados de derramar sangue inocente, com isso aprendemos que os cristãos sem perceber podem se tornar culpados de sangue diante de Deus de três maneiras; O primeiro apoiando ativa ou passivamente as atividades de organizações culpadas de sangue, o segundo comendo transfundindo-nos com sangue e o terceiro não pregando as boas novas do Reino, lembremos que levamos uma mensagem que salva vidas, se não o fizermos, as pessoas podem ser destruídas, se pregarmos evitaremos ser o culpado pelo derramamento de sangue.
João 19: 5, Jesus mostra uma dignidade e serenidade que revela uma grandeza que até Pilatos é forçado a reconhecer e dizer: olha só o homem, embora ferido e espancado, aqui está ele mostrando coragem, Jesus é o personagem mais destacado de toda a história , com esses cristãos podemos aprender muito embora não seja fácil, devemos manter a calma e agir com coragem quando somos perseguidos ou maltratados, sejam quais forem as provações que nos sobrevenha, sabemos que sofremos porque colocamos Jeová e seu Reino em primeiro lugar, algo que consideramos um verdadeiro privilégio e alegria, então vamos imitar Jesus, o maior homem de todos os tempos.
Lucas 23: 24; 25, A culpa de Pilatos era muito grande, ele conhecia perfeitamente a inocência de Jesus, porém não queria arriscar sua posição devido a relatos desfavoráveis, por isso condenou um inocente à morte, disso aprendemos em alguns Em alguns casos, alguns juízes agem da mesma maneira, preferindo manter suas posições e condenar muitos de nossos irmãos inocentes à prisão ou à morte.Esses cristãos podem ter certeza de que Jeová os recompensará por sua perseverança e fidelidade.
Mateus 27:20, sem dúvida no caso de Jesus Cristo, satanás através dos líderes religiosos e as multidões judias perpetraram a maior injustiça já cometida, pediram a morte de um homem justo e inocente, daí aprendemos que Satanás continua a cometer injustiças em contra cristãos justos e inocentes, mas devemos ter confiança de que Jeová finalmente acertará as contas e corrigirá esta situação de uma forma definitiva, portanto, esperemos o tempo em que Jeová consertará todas as injustiças que sofremos neste sistema perverso de coisas .
Mateus 27: 28,29, Jesus foi humilhado e sofreu violentos ataques da tropa de soldados, daí aprendemos que a Bíblia nos alerta que em alguns casos seremos perseguidos de forma violenta, mas longe de sermos desencorajados pela perseguição, Conforta-nos pensar que estamos seguindo os passos de Jesus Cristo, o fato de sermos perseguidos por causa da justiça mostra que vivemos com devoção piedosa como se espera dos verdadeiros cristãos, estamos extremamente felizes em pensar que nossa integridade diante das provações acrescenta peso em resposta ao desafio de satanás de que todas as criaturas inteligentes sirvam a Jeová por egoísmo, ficamos contentes de poder participar, mesmo que de forma ínfima, na indicação da justa soberania de Jeová.
Quando Jesus foi falsamente acusado de tentar ser rei, ele se submeteu aos seus inimigos para ser executado como mostra Lucas 23: 22-25, visto que não fez qualquer reclamação e o fez porque o Reino que ele pregou não veio deste mundo e não veio Ele fazia parte desse mundo, então para os judeus essa era uma disputa política, isso também nos ensina que devemos ter um ponto de vista que Jesus tinha, ele não se envolverá em partidos políticos, ele permaneceu neutro porque quão bem Jesus disse que seu Reino não Era deste mundo e o nosso Reino o Reino de Deus ao qual pertencemos também não é deste mundo.
João 19: 1, neste texto vemos que antes de matar Jesus o enviaram para ser açoitado, mas em toda essa prova Jesus não disse nada e o que Isaías disse foi cumprido, Jesus não resistiu, mas ofereceu suas costas para o batedores, mesmo nesses pequenos detalhes vemos que a profecia da bíblia foi cumprida, isso nos dá esperança de que Jeová cumprirá todas as profecias da bíblia mesmo que pareçam pequenas.
Marcos 15:15, nesse texto lemos que Jesus não era culpado de nada, mas ainda assim não respondeu e deixou que o chicoteassem, esse texto me ensina que quando nos acusam de algum dano, não devemos nos vingar por nossas próprias mãos. Jesus poderia ter feito isso, mas espero em Jeová e nós também devemos fazer o mesmo, esperar que Jeová castigue a todos por suas ações.
João 19: 4, 5, Pilatos reconheceu a inocência de Jesus e a inveja que impedia seus acusadores, mas em vez de arriscar danos à sua carreira política, ele cedeu à multidão e mandou executar um inocente Esse foi o erro de Pilatos, que me ensina que quando se fala de um irmão, devemos ser imparciais e não tentar justificar nossas ações culpando outros irmãos.
Mateus 27:25, vemos porque as pessoas eram culpadas do derramamento de inocentes, porque neste caso eles condenaram Jesus, mas como eram judeus, deveriam ter seguido as leis dos judeus, mas não seguiram as leis que Deus lhes deu para punir Em vez disso, o povo adotava costumes pagãos, por exemplo, pendurar uma pessoa em uma árvore era um costume romano, por isso Jeová tirou o privilégio de fazer parte de seu Reino.
Comentários
Postar um comentário