Encontré Joyas Espirituais 2020, Semana De 17 a 23 de agosto, Êxodo 17, 18, Respostas.
Encontré Joyas Espirituais (10 min.)
Ex 17: 11-13. Como podemos imitar a atitude de Aarão e Hur? (w16.09 6 parágrafo 14).
Arão e Hur eram homens de ação, quando Moisés pesou seus braços e os deixou cair, eles agiram rapidamente e foram uma fonte de apoio e ajuda para Moisés, nós também podemos buscar maneiras de apoiar e ajudar nossos irmãos quando eles sofrem devido a idade avançada, saúde precária, oposição de parentes, solidão ou a perda de um ente querido, não esqueçamos de apoiar os jovens que têm que suportar a pressão deste sistema de coisas, temos que ser homens e mulheres de ação em mostrar sincera preocupação por nossos queridos irmãos, seja no Salão do Reino, na pregação, na refeição ou na conversa ao telefone.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Fazemos isso não deixando cair as mãos de nossos irmãos, em um claro sentido simbólico, ou seja, devemos, por exemplo, encontrar formas de ajudá-los a apoiá-los quando mais precisam, por exemplo podemos ajudar irmãos mais velhos que estão passando por uma doença ou alguma perda e até mesmo uma pode ajudar a animar a juventude.
Em Hebreus 12:12, 13; O apóstolo Paulo escreveu: "Endireite as mãos pendentes e os joelhos fracos, e continue abrindo caminhos retos para os pés." No primeiro século, muitos cristãos receberam a força espiritual de que precisavam de outros irmãos. Hoje acontece algo semelhante, esse exemplo nos ensina que hoje não podemos escolher nossos testes, nem quando eles ocorrerão ou com que frequência, porque a oração e o estudo pessoal são como um colete salva-vidas que nos ajudará a flutuar. Além disso, o apoio de nossos irmãos espirituais é muito reconfortante. Acima de tudo, devemos perceber como é importante cultivar uma boa amizade com Jeová antes que surjam situações difíceis.
Ex 17:14. Por que os escritos de Moisés são parte da Palavra de Deus? (it-1.416).
É porque Moisés foi obediente às ordens de Jeová e com as credenciais divinas do espírito santo o levou a expressar e então escrever o que é freqüentemente chamado de "Cânon" bíblico, que é uma lista de livros aceitos como genuínos e inspirados por Deus, Vamos lembrar que Moisés não se tornou um líder de Israel por iniciativa própria, ou um orador, ou um escritor por ambição pessoal, mas foi Deus quem o escolheu e se comunicou com ele e ordenou que ele colocasse por escrito e mantivesse esses eventos em sua palavra. Bíblia.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Como esses escritos de Moisés eram de origem divina e inspirados por Deus, também foi Deus quem o escolheu e o investiu com poderes tão miraculosos, que até mesmo os sacerdotes do Faraó, praticantes de magia, tiveram que reconhecer que o que este homem fez se originou Deus, então, pela obediência às ordens de Deus e com as credenciais divinas do espírito santo, foi levado primeiro a expressar parte do cânon bíblico e depois a colocá-lo por escrito.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Perspicácia nas Escrituras, Volume 1. Explique que o “cânon bíblico” passou a denotar o catálogo de livros inspirados dignos de serem usados como um padrão para medir a fé, a doutrina e a conduta. A simples escrita de um livro sagrado, sua preservação ao longo dos séculos e sua aceitação massiva não prova que seja de origem divina ou canônica. Você deve ter credenciais de autoria divina que mostram que Deus o inspirou. O apóstolo Pedro escreveu: “A profecia não foi produzida em nenhum momento pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus guiados por espírito santo”. (2Pe 1:21) Um exame do cânon bíblico mostra que seu conteúdo segue esse padrão em todos os aspectos.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Êxodo 17: 5,6, esses textos nos mostram que Jeová resolveu o problema da falta de água que seu povo tinha provendo-os de forma milagrosa, isso me ensina que hoje nosso planeta precisa urgentemente de uma fonte inesgotável de água pura e limpo, pois o criador Jeová Deus resolveu esse problema em várias ocasiões no passado, pois devemos ter certeza de que no futuro Jeová resolverá definitivamente a crise da água graças à nova administração mundial a cargo de seu filho Jesus Cristo, nos mostrando uma vez mais do que Jeová, ele é a fonte de água que dá vida em sentido literal e espiritual.
Êxodo 17: 8-14, os amalequitas realizaram um ataque não provocado contra Israel, por causa de sua rusticidade endurecida e irracional para com eles e por não temerem a Deus, Jeová decretou seu extermínio completo, isso me ensina que hoje os cristãos também sofrem de De forma violenta em alguns países, os inimigos da adoração verdadeira constituem uma força avassaladora, humanamente falando, nossos irmãos não têm chance diante de seus ataques ferozes, porém todos os cristãos perseguidos por sua fé, sabem por experiência que Jeová responde suas orações e frustra os Por mais poderosos que sejam os planos do inimigo, muito em breve no Armagedom todos os oponentes dos propósitos de Jeová e os inimigos de seu povo sofrerão o extermínio completo.
Êxodo 17: 9,13, embora lhes faltasse experiência em combate, o povo de Israel precisava se defender fazendo sua primeira guerra como nação livre, Jeová por meio de seu espírito santo os fez ter a vitória contra Amaleque, este eu ensina que hoje muitos irmãos realizam tarefas difíceis que exigem treinamento especializado, mas, assim como os israelitas, eles costumam se voluntariar sem nenhuma experiência para fazer esses trabalhos. Portanto, não importa o quão incapazes nós, cristãos, sejamos sempre lembrados de que Jeová por meio de seu Espírito Santo pode aprimorar nossas habilidades e permitir-nos cumprir qualquer missão que eles nos solicitem.
Êxodo 18:19, Moisés foi um líder nomeado por Deus sobre cerca de 3 milhões de pessoas, porém ele não considerou que estava diminuindo sua dignidade prestar atenção a seu sogro Jetro, isso me ensina que ele presta atenção a conselhos ou pedidos de outros é muito útil, por exemplo nas famílias o marido dá atenção à esposa como companheira, consideração respeitosa deve ser dada ao que ele diz, para isso você tem que falar sem reservas sobre as coisas, da mesma forma que deve ser com os filhos Você deve prestar a mesma atenção às suas perguntas e problemas como aos dos adultos, desta forma estaremos convidando o grande exemplo de Moisés.
Êxodo 18:16, Moisés longe de julgar o povo confiando em sua própria sabedoria quando teve dúvidas apresentou o assunto a Jeová e ele revelou suas decisões, isso me ensina que hoje os anciãos seguem este excelente exemplo de Moisés ao pastorear o rebanho de Deus e tomar decisões judiciais, os anciãos devem pedir a Jeová sabedoria e discernimento e devem usar a Bíblia e as publicações para julgar. Certamente apreciamos muito seus acordos incansáveis para promover misericórdia e justiça em nossas congregações.
Êxodo 18: 7, Moisés ao ver seu sogro era feliz e o tratou com profundo respeito, mostrando-nos o bom relacionamento que existia com seus parentes, isso me ensina que o tratamento afetuoso e respeitoso deve ser mantido com os parentes de nossos cônjuges, Humildade, gentileza e paciência nos ajudarão a construir um bom relacionamento com os familiares uns dos outros e a continuar apoiando uns aos outros, e em todos os casos, nunca devemos esquecer que é melhor tratar uns aos outros com respeito e bondade dessa forma honraremos o originador das famílias Jeová Deus.
Êxodo 17: 1, me ensina que Jeová é um Deus que sempre guia seu povo e mesmo em nossos tempos, porque continua a nos dar instruções por meio do escravo fiel e discreto para que possamos seguir no caminho certo.
Êxodo 17: 8-13, vemos que o espírito santo neste caso fortaleceu pastores simples e escravos sem nenhum treinamento militar para que pudessem derrotar os exércitos inimigos, isso não é ensinado que se em algum momento nos sentirmos incapazes de aceitar por Por exemplo, para um certo privilégio de serviço ou participação no ministério, devemos lembrar que temos a ajuda que Jeová pode nos dar por meio de seu espírito santo.
Êxodo 17: 2,3, nos ensina que, com essa atitude de reclamação, os israelitas demonstravam total falta de confiança em Jeová, apesar de tudo o que ele havia feito por eles, mostrando assim que nunca devemos duvidar de tudo o que Jeová pode fazer por eles. nós, mesmo que nos encontremos em uma situação que aparentemente não temos saída.
Êxodo 17: 9,10, vemos que Josué sempre seguiu as instruções de Moisés convencido de que obteria a vitória graças ao apoio divino, isso nos ensina que devemos mostrar o mesmo tipo de fé a mesma obediência quando recebemos instruções de Jeová e através do escravo fiel e discreto.
Israel era o povo que Moisés estava liderando, mas é por isso que eles não esconderam suas faltas ou os erros que cometeram, como podemos ver em Êxodo 17: 2 e 3, e isso nos ensina que se um amigo ou familiar comete um pecado grave, eles não cometem devemos escondê-lo ou talvez tentar escondê-lo, mas sim ser completamente sinceros.
Êxodo 18: 8, nos ensina neste caso que devemos sempre criar oportunidades com nossos parentes não crentes para dar-lhes a mensagem da verdade, uma maneira de fazer isso, por exemplo, seria copiar o exemplo de Moisés de contar tudo o que Jeová fez a favor nosso.
Êxodo 18: 15,16, vemos que Moisés deu um grande exemplo neste caso para os irmãos que tomam a dianteira na congregação, porque ali se diz que ele julgou de acordo com os critérios de Jeová, isso nos ensina que ao não julgar Devemos julgar pelas nossas próprias ideias, mas pelas decisões de Jeová e de acordo com o que está escrito na bíblia.
Comentários
Postar um comentário