TESOUROS DA BÍBLIA, semana De 20 a 26 de julho de 2020, "Moisés e Arão foram muito corajosos".
"Moisés e Arão foram muito corajosos" (10 minutos).
O que é bom ouvir boas notícias e que melhores notícias podem haver do que as boas novas do Reino de Deus, como o fim do sofrimento, doenças, dores e morte e Algo mais importante, as Boas Novas do Reino nos dão a esperança de viver para sempre e nos permitem conhecer os propósitos divinos e nos ensinar a estabelecer uma amizade íntima com Deus, o lógico é que todos ficariam felizes em ouvi-los, mas infelizmente a maioria não reage assim.
Agora, Jesus disse a seus discípulos para não pensarem que eu vim colocar a paz na terra. Eu não vim colocar a paz, mas uma espada, e é assim que, em vez de aceitar as boas novas, a maioria das pessoas as rejeita, algumas até se opõem. daqueles que os proclamam, mesmo que sejam seus parentes, embora o maior exemplo de coragem seja Jesus Cristo, essa tem sido uma qualidade indispensável para todos os servos de Jeová, por quê? Bem, porque exatamente como Jeová previu após a rebelião do Éden, haveria inimizade entre os servos de Deus e os descendentes do diabo, é o que vimos por algumas semanas no livro de Êxodo com o caso de Moisés e Arão, com a ajuda de Jeová eles tiveram que ser corajosos ao enfrentar os teimosos e faraó arrogante, continuamos o relato bíblico agora com os capítulos 10 e 11,então, leia Êxodo 10: 3-6. Então, Moisés e Arão chegaram a Faraó e disseram: “Foi isso que Jeová, o Deus dos hebreus, disse: 'Por quanto tempo você se recusará a me submeter? ? a Deixe meu povo sair para me adorar. * 4 Porque, se você continuar se recusando a deixar meu povo sair, amanhã trarei gafanhotos * para o seu país. 5 Eles cobrirão a superfície da terra para que o chão não fique visível. Devorarão o que resta depois do granizo e comerão todas as árvores que crescem no campo.6 Encherão suas casas, as casas de seus servos e as casas de todo o Egito. Nem seus pais nem seus avós terão visto algo assim desde que viveram nesta terra. '”C Então ele se virou e deixou a presença do faraó.
Então agora vamos pensar em quão bravo Moisés foi quando se dirigiu ao faraó do Egito, um governante que era considerado um deus, a esse poderoso monarca arrogante e teimoso que ninguém sabia dizer o que sua palavra tinha a fazer era a lei, era antes esse indivíduo, que Moisés, um pastor humilde e manso, teve que aparecer repetidamente e sem convite e não apenas pediu que ele deixasse milhões de israelitas saírem, mas até o advertiu de que, se não o fizesse, Deus puniria o Egito com pragas devastadoras e até colocaria Suas condições para o Faraó, vemos isso no texto a seguir, que leremos Êxodo 10 24 a 26. O Faraó então chamou Moisés e disse: “Vá e adore a Jeová. Até seus filhos podem ir com você. Mas as ovelhas e as vacas ficarão aqui. " 25 No entanto, Moisés respondeu:"Você também nos dará * animais para fazer sacrifícios e holocaustos, e os ofereceremos a Jeová, nosso Deus. 26 Nosso gado também irá conosco. Não permitiremos que um único animal permaneça *, porque usaremos alguns deles para adorar a Jeová, nosso Deus. E só saberemos o que vamos oferecer a Jeová quando chegarmos lá. ”
De acordo com o texto: Moisés precisaria de coragem? É claro que sim, ele estava fazendo o que ninguém ousaria fazer, além do fato de que eles não cederam quando o Faraó os pressionou depois que ele os executa e ameaça a morte se eles voltarem novamente. Ele os intimidou, eles estavam prontos e sem medo de decretar a décima praga que mais machucaria o Egito; veremos isso em Êxodo 11: 4-8 que diz isso, Moisés disse ao Faraó: "É isso que Jeová disse: 'Atravessarei todo o Egito por volta da meia-noite. 5 Todos os primogênitos da terra do Egito morrerão, desde o primogênito do faraó que ocupa o trono até o primogênito do escravo que trabalha no moinho de mão. Todos os primogênitos de gado também morrerão. 6 Um grande grito de dor será ouvido em toda a terra do Egito,um grito como nunca antes foi ouvido ou será ouvido novamente.7 Mas nem mesmo um cão latirá * para os israelitas ou para o gado deles. Assim, você saberá que Jeová pode fazer uma distinção entre os egípcios e os israelitas. ' , eu sairei". Tendo dito tudo isso, Moisés deixou muito zangado onde Faraó estava.Moisés deixou muito zangado onde Faraó estava.Moisés deixou muito zangado onde Faraó estava.
Não há dúvida, irmãos, foi preciso coragem e fé para enfrentar o Faraó, Moisés e Arão confiaram em Deus, graças a Jeová ter lhe dado a força que receberam do espírito de Jeová, você só precisa pensar no esplendor da corte do Faraó. , tinha diante dele o altivo faraó que se acreditava um deus, com toda a sua comitiva de conselheiros, comandantes militares, guardas e escravos e também os líderes religiosos, seus principais oponentes, esses homens eram, além do próprio faraó, os mais influentes do império, isso fez O coração do faraó ficou cada vez mais duro, tanto que, depois de anunciar a oitava praga a Moisés e Arão, eles foram expulsos e depois da nona praga foram ordenados a não tentar ver o rosto do faraó novamente sob dor. de morte.
Portanto, irmãos, o que aprendemos dessa história? E que exemplo esses servos de Deus deram para nós ?, a Bíblia diz sobre Moisés, o Apóstolo Paulo, por favor, procure Hebreus 11:27, que diz que Pela fé, ele deixou o Egito + sem medo da fúria do rei, + porque ele permaneceu firme como se eu estivesse vendo o invisível. Falando aqui o apóstolo Paulo de Moisés e continua dizendo, porque ele permaneceu firme como se estivesse vendo o invisível, Moisés e Arão tinham grande fé e confiança em Jeová, e também é notável que eles tenham tido a coragem de proclamar a mensagem graças aos poderosos. Espírito santo de Jeová, assim como hoje falamos a verdade com todos na escola, no trabalho, perante juízes, mesmo com nossos adversários, não porque somos naturalmente corajosos,mas como Jeová nos dá seu espírito santo, é apenas uma questão de perguntar a ele, por isso é com a ajuda de Jeová que seremos capazes de resistir com coragem a todos os tipos de oposição.
Para concluir, observe o que o salmista diz sobre isso no Salmo 138: 3. No dia em que liguei, você respondeu, você me fez uma pessoa corajosa e forte. Aqueles que nos criticam, irmãos zombam de nós e até nos odeiam, e às vezes somos alvo de desinformação maliciosa e de campanhas de descrédito na mídia, ficou claro para nós, então, que neste mundo longe de Deus, é preciso coragem para seguir as exemplo de Jesus e da pregação do Reino, como você pode fazer isso? cumprindo três pontos muito importantes: olhe para o futuro com confiança, aprofunde seu amor a Deus e ao próximo, peça a Jeová que lhe dê coragem e lembre-se de que Jesus não está sozinho, sempre estará ao seu lado, prometeu em Mateus 28: vinte,Jeová lhe dará sua bênção e apoio e o espírito santo o fortalecerá. Sem dúvida, irmãos, todos podemos ter coragem e dizer: "Jeová é meu ajudante, não terei medo do que o homem possa fazer comigo".
Muito obrigado pela atenção cumprimentos Manuela Marinho
ResponderExcluir