TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 13 a 19 de julho de 2020, "O orgulhoso faraó, sem saber, ajudou a cumprir o propósito de Deus"
TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 13 a 19 de julho de 2020, "O orgulhoso faraó, sem saber, ajudou a cumprir o propósito de Deus"
"O orgulhoso faraó, sem saber, ajudou o propósito de Deus a ser cumprido" (10 min.)
Definitivamente, quando ouvimos a palavra orgulho, se tivéssemos que mencionar o exemplo de uma pessoa, poderíamos usar o exemplo do faraó corretamente, muito orgulhoso e pessoas como essa, sem dúvida, são abundantes, mas vamos ver o que aconteceu com o faraó aqui no Êxodo capítulo 8, versículo 15, quando o faraó viu que a situação havia sido aliviada, ele se tornou teimoso e recusou ouvir Moisés e Arão, como Jeová havia dito.
Agora, vemos aqui o orgulho do Faraó, quando ele viu que as coisas haviam se acalmado, ele tornou-se teimoso novamente, e isso acontece muitas vezes com algumas pessoas quando vêem que cometem um pecado vivendo as conseqüências disso, porque quando vêem que o as coisas estão se acalmando novamente, eles já estão planejando como será o próximo pecado em vez de se arrependerem e pedirem perdão a Jeová, então aqui está o que Faraó fez e seu orgulho, porque entendemos que ele manifestou essa mesma atitude nove vezes. na praga número 10, que ele literalmente Jeová amoleceu seu coração, esse é o ponto que vemos naquele orgulho do faraó, porque algumas pessoas cederam, ouviram e responderam favoravelmente ao chamado de que Deus, arrependimento e obediência a mais não era. essa é a resposta do faraó,ele era teimoso diz a Bíblia várias vezes, você pode notar que nessas semanas, lemos a Bíblia e a dureza de seu coração, a teimosia, a arrogância que ele tinha, se destaca muito e bem, isso foi algo muito lamentável e Jeová nunca se arrepende Perder é a pessoa com essa atitude, porque no final ele precisa fazer o que foi solicitado a fazer, e o ponto é que Jeová não impede que algumas pessoas se tornem teimosas, teimosas, orgulhosas, porque Jeová poderia fazer obedecê-lo milagrosamente, mas ele não o faz porque isso estaria violando o livre arbítrio; no entanto, Jeová os permite teimosamente, ele os deixa tomar suas decisões e, quando ele finalmente se vinga dos teimosos, Jeová demonstra seu grande poder e faz com que seja reconhecido seu nome.
Portanto, Faraó conhecia o nome de Deus, mas ele não iria aprender seu significado de uma maneira muito clara. Agora vemos o que Êxodo 8:18 e 19 diz: Os sacerdotes-mágicos tentaram imitá-los e produzir mosquitos com suas artes ocultas, para, mas eles não tiveram sucesso. E mosquitos estavam sendo lançados contra pessoas e animais. 19 Os sacerdotes mágicos disseram a Faraó: “É o dedo de Deus!” B No entanto, o coração de Faraó permaneceu teimoso e ele os ignorou, como Jeová havia dito.
em outras palavras, eles são piores do que antes e não usam esse tempo para serem pessoas melhores, então isso também acontece agora. Vamos ver o êxodo 9:15 às 17, e aqui está Jeová falando: eu já poderia ter estendido minha mão para punir você e seu povo com uma doença mortal, e você já teria desaparecido da terra. 16 Mas deixei você viver por este motivo: demonstrar meu poder e proclamar meu nome por toda a terra.17 Você ainda é tão arrogante com o meu povo que se recusa a deixá-lo sair?em outras palavras, eles são piores do que antes e não usam esse tempo para serem pessoas melhores, então isso também acontece agora. Vamos ver o êxodo 9:15 às 17, e aqui está Jeová falando: eu já poderia ter estendido minha mão para punir você e seu povo com uma doença mortal, e você já teria desaparecido da terra. 16 Mas deixei você viver por este motivo: demonstrar meu poder e proclamar meu nome por toda a terra.17 Você ainda é tão arrogante com o meu povo que se recusa a deixá-lo sair?para mostrar meu poder e proclamar meu nome por toda a terra.17 Você ainda é tão arrogante com o meu povo que se recusa a deixá-lo sair?para mostrar meu poder e proclamar meu nome por toda a terra.17 Você ainda é tão arrogante com o meu povo que se recusa a deixá-lo sair?
Então, aqui vemos que Jeová reconhece que ele não executou Faraó, ele não o eliminou, porque no versículo 16 ele mostra que, para demonstrar seu poder e para que seu nome se espalhe, será proclamado por toda a terra, seria uma derrota para o que que naquela época era o poder mundial, que tinha um efeito direto sobre o povo de Deus, Jeová os humilhou e proclamou seu nome por toda a terra, que é um grande exemplo de que Jeová usa essas circunstâncias para que os iníquos inadvertidamente , eles colaboram com o seu propósito, embora se oponham a Deus, ele pode restringi-los a um grau necessário para proteger seus servos retos e tornar suas ações reais em sua justiça, isso a Bíblia nos diz em Provérbios 16: 4 tudo o que Jeová faz por ele. propósito até o ruim para o dia ruim,Jeová pode fazer com que os iníquos o sirvam sem perceber, e um exemplo bíblico é Faraó se, então Deus não fez mal a Faraó, mas ele permitiu que ele permanecesse vivo e ver em que suas decisões resultaram, porém Jeová cumpriu seu propósito de uma maneira ou de outra, ele cumpriu seu propósito que nunca perdeu.
Então, vamos resumir o que estamos considerando: na imagem há o faraó, orgulho, teimosia, tolice são observados em seu rosto e, infelizmente, vemos muitas pessoas com a mesma atitude em nossos dias, que são diferentes em Moisés e Arão, Faraós e egípcios se viam como deuses muito diferentes e talvez você tenha notado, mas agora existe uma corrente, uma maneira de pensar que somos deuses, que é uma idéia de satanás o inimigo de Deus, porque ele disse Eva será como Deus, mas na realidade é uma mentira, isso nos ajuda a entender por que o Faraó estava orgulhoso demais de ouvir Moisés e Arão, ele se acreditava ser um Deus e até mesmo ouvir seus próprios sacerdotes mágicos, que o fizeram trabalhar consciência ao dizer é o dedo de Deus,deixe-os ir Eu já olhei que o país está morrendo, está arruinando para você, eles não nos deixam sair, deixe-os ir e essas pragas terminam.
Que lição podemos aprender com esse exemplo? Como você se considera? Ouvimos quando alguém faz uma sugestão? ou somos aqueles que respondem: eu sei o que estou fazendo, sou maduro o suficiente para saber o que estou fazendo, já sou adulto e sei o que estou fazendo com a minha vida, muitas vezes ouvimos esses comentários ou, pelo contrário, agradecemos os conselhos que eles nos dão ou pensamos que estamos sempre certos, muitas vezes nossos pais nos dão conselhos, quando este for o caso, devemos ouvi-los em vez de ignorá-los, em vez de dizer a eles pai que eu já sei o que estou fazendo, vamos ouvi-los com respeito e agradecer-lhes por tomaram a coragem de se aproximar de nós e de nos dar uma opinião muito valiosa porque a Bíblia diz em provérbios 16:18: o orgulho vem antes de cair e a arrogância antes de cair,O que significa isto? que quando uma pessoa diz que eu já sei e sei o que estou fazendo ou já sou um adulto para saber o que estou fazendo, isso é orgulho, isso é arrogância e o que espera essa pessoa está caindo e caindo tão É muito importante que não tenhamos orgulho e vamos aprender isso para o bem ou para o mal, como aconteceu com o faraó.
Comentários
Postar um comentário