Estudo A Sentinela 2020, Artigo 21, Semana De 20 a 26 de julho, agradecemos os dons de Deus?.
1, 2. a) Dado o que o Salmo 40: 5 diz, que presentes Jeová nos deu?
De acordo com este texto, ele nos deu tantos presentes que até seria difícil contá-los, mas podemos mencionar três presentes maravilhosos, a terra que é o lugar que ele nos deu para viver, o cérebro com o qual temos a capacidade de pensar e comunicar e também a Bíblia.
COMENTÁRIO OPCIONAL
O salmo diz que as obras de Jeová são muitas e ele fez todas elas por nós, o que nos mostra que Jeová é muito generoso conosco; este parágrafo menciona três dons que ele nos deu, a terra como um lugar para viver, o cérebro com a capacidade de pensar e se comunicar e a Bíblia que nos dá as respostas para as perguntas mais importantes da vida.
b) Por que vamos analisar esses três presentes?
Porque, ao meditarmos nesses três dons, os valorizaremos mais e desejaremos agradar nosso amoroso Pai Jeová. Além disso, podemos estar mais preparados para ajudar as pessoas que foram enganadas pela falsa doutrina da evolução.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Como queremos agradar nosso Criador que nos ama, queremos cumprir a comissão que ele nos deu para ajudar outras pessoas a conhecê-lo, e neste estudo analisaremos especificamente esses 3 presentes que nos ajudarão a estar preparados para ajudar as pessoas que eles acreditam na doutrina da evolução.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Com base nas evidências esmagadoras que a criação traz, essas evidências demonstram que esses dons são um sinal do grande amor de nosso criador Jeová, que nos encoraja a proclamar aos quatro ventos que Jeová criou todas as coisas e que, portanto, merece nosso respeito e admiração.
Nosso maravilhoso
planeta 3. O que faz da Terra um planeta especial?
Há duas razões pelas quais o planeta Terra é especial: a primeira é que, se começarmos a observar como Jeová criou a Terra, poderemos perceber o que é mencionado em Romanos, capítulo 1, versículo 20, suas qualidades, seu poder e sua divindade, sem duvide que este seja um grande privilégio, a segunda razão é porque é o único planeta que possui as condições necessárias para a vida dos seres humanos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Em Romanos 1:20, vemos uma verdade fundamental, as qualidades invisíveis de Jeová são claramente vistas na criação; por exemplo, o amor, Jeová criou a Terra com as condições perfeitas para vivermos lá, é o único planeta com essas características que Especial este presente, no decorrer da revista, analisaremos como sua sabedoria se manifesta no design e na sustentabilidade deste belo planeta.
4. Explique com um exemplo como é a sabedoria de Deus no design da Terra.
Por exemplo, se compararmos a Terra com uma nave, a sabedoria de Deus pode ser observada um pouco mais detalhadamente, porque, embora uma nave não seja capaz de produzir seu próprio oxigênio, comida e água por si mesma, o planeta Terra Ele pode nos fornecer esses recursos essenciais para a vida.Além disso, Jeová projetou a Terra com sistemas de reciclagem que renovam seus recursos, como o ciclo do oxigênio e o ciclo da água.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O cruzeiro mais longo do mundo durou uma viagem de 245 dias, com um máximo de pouco mais de 8000 pessoas entre passageiros e tripulação, é claro que ele não fornece seus próprios recursos, mas podemos imaginar a magnitude de Jeová que criou um planeta que carrega milhares de pessoas. anos, sendo auto-sustentável, para construir esta nave requer engenheiros bem treinados para projetar uma nave que só possa reciclar e adquirir seus recursos, não há dúvida sobre a imensa sabedoria de nosso Deus Jeová, que projetou um planeta com perfeição para a vida humana que produz e recicla todos os suprimentos necessários para nossa sobrevivência.
5. a) Em que consiste o ciclo do oxigênio?
Esse ciclo é a circulação de oxigênio dentro e sobre a superfície da terra, que em resumo é a absorção de oxigênio e a liberação de dióxido de carbono ou vice-versa.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A quantidade de oxigênio que os seres vivos precisam na Terra é impressionante, estima-se que a cada ano ocupemos cem bilhões de toneladas de oxigênio, apesar disso, o oxigênio não termina quando Jeová criou o ciclo do oxigênio com que transforma dióxido de carbono em oxigênio, observamos a grande sabedoria de Jeová, pois, graças a esse ciclo, nunca nos preocupamos com a quantidade de oxigênio a respirar Jeová nos deu mãos completas para respirar todo o oxigênio que desejamos.
b) O que esse ciclo confirma?
Confirmando literalmente o que Atos, capítulo 17, versículos 24 e 25, diz: Deus dá a todas as pessoas vida, respiração e todas as coisas.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Este ciclo nos permite garantir as palavras de Atos 17: 24,25 que é Jeová quem nos dá vida e respiração, ou seja, oxigênio.
6. a) Em que consiste o ciclo da água?
Consiste na evaporação da água dos oceanos e da superfície da Terra, que evapora na formação de nuvens, que contêm água que mais tarde cairá na forma de chuva ou neve.
COMENTÁRIO OPCIONAL
Tudo começa com a distância perfeita, a terra está próxima o suficiente do sol para aquecer a terra e evaporar a superfície das águas, transforma-se em nuvens e, cerca de 10 dias depois pela chuva, a água retorna aos mares, rios, lagos ou qualquer acúmulo de água.
b) O que esse ciclo demonstra? (Veja também a caixa “O ciclo da água é um presente de Jeová.”)
Esse ciclo altamente eficaz e sustentável certamente mostra que Jeová é sábio e poderoso, pois esse ciclo é algo realmente surpreendente.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Isso também demonstra seu grande poder, pois para que o ciclo da água existisse, Jeová precisou manipular objetos visíveis e invisíveis, como o sol, o planeta Terra e outros planetas, além de objetos que não vemos como oxigênio ou gravidade. Não há dúvida de que meditar no ciclo da água nos ajuda a aumentar nossa confiança em Jeová.
O ciclo da água é um presente de Jeová
FRUTAS, VEGETAIS E FLORES
Graças à chuva, as plantas crescem e nos dão comida. E a maioria deles produz flores, das quais gostamos muito.
BELEZA
Rios, lagos e cachoeiras embelezam o planeta e tornam a vida mais agradável.
OUTROS BENEFÍCIOS
Por exemplo, a evaporação da água do mar produz sal.
NO DIA A DIA
Bebemos água e a usamos para preparar outras bebidas, como limonada, café ou chá. E também usamos água para cozinhar, limpar e tomar banho.
7. Como podemos mostrar que apreciamos o dom mencionado no Salmo 115: 16?
Fazemo-lo por meditar sobre o que o Senhor criou, obviamente, também é necessário dizer o Senhor como somos gratos pelo bem que nos dá, também uma outra maneira de mostrar apreço é manter o pedaço de terra em que vivemos o mais limpo possível.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Jeová se esforçou para nos dar um lar, pois analisamos que não se trata apenas de um lar, porque nosso planeta não apenas atende às nossas necessidades, mas também se esforçou para fazer com que desfrutássemos, temos uma grande variedade de alimentos, etc. A melhor coisa é que nem nos preocupamos com isso, pois é auto-sustentável, o mínimo que podemos fazer é cuidar disso e manter nosso pedaço de terra limpo.
NOSSO CÉREBRO SURPREENDENTE
8. Por que podemos dizer que nosso cérebro é uma maravilha da engenharia?
Porque, apesar de seu tamanho pequeno, um cérebro adulto possui aproximadamente 100 bilhões de neurônios, e cada célula nervosa espalha milhares de fibras conectivas para estabelecer contato com outras células nervosas do cérebro.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Para ter uma idéia de quantos neurônios temos em nosso cérebro, podemos tomar a população mundial como referência, calcula-se que somos aproximadamente 7.760.000.000 (sete mil setecentos e sessenta milhões) de seres humanos no planeta, se um cérebro adulto puder abrigar 100 bilhões de neurônios, Nosso cérebro abriga mais de 12 vezes a população mundial de pessoas na Terra. E tudo isso apenas em um órgão que pesa apenas 1,5 kg. Tal trabalho não poderia ter sido confiado a nenhum iniciante, muito menos ao acaso, é sem dúvida o trabalho do maior engenheiro do universo.
9. O que o convence de que nossa capacidade de falar é um presente de Deus?
o que convence que esse dom vem de Deus são as palavras registradas Êxodo, capítulo 4, versículo 11, porque somente ele tem a capacidade de alguém falar ou parar de fazê-lo, pois o fato de que, para pronunciar uma única palavra, o cérebro tem Coordenar os movimentos dos músculos da língua, da garganta, dos lábios, da mandíbula e do peito é que, sem uma boa coordenação, nossas palavras não seriam fáceis de entender.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Vendo todo o trabalho do nosso corpo quando falamos, não podemos pensar que tudo acontece por acaso, é como se uma orquestra pudesse ser coordenada apenas lendo as notas, é claro que não, elas exigem um maestro, da mesma forma que alguém estava ciente que nosso cérebro possa mover peito, mandíbula, língua etc. de maneira coordenada e Êxodo 4:11 nos mostra que era Jeová.
10. Como podemos mostrar que apreciamos a capacidade de falar?
Fazemos isso aplicando o que é mencionado no Salmo, capítulo 9, versículo 1, pois ele nos diz para louvar a Jeová e proclamar suas maravilhosas obras; mostramos apreço se tirarmos proveito desse maravilhoso presente de Deus para ensinar a outras pessoas o que sua palavra a Bíblia indica. , pois é necessário usá-lo para indicar e explicar aos outros porque estamos convencidos de que ele é o criador do céu e da terra.
COMENTÁRIO ADICIONAL
1 Pedro 3:15 nos faz um convite espirituoso, para defender nossa fé, hoje muitos tentam esconder a glória de Jeová através de teorias como a evolução e muitas outras que descartam a idéia de um criador, portanto, em harmonia com este versículo de a Bíblia vamos defender nossa fé pregando.
11. Que outra razão temos para dizer que nosso cérebro é incrível?
Outra razão é a nossa memória e até acredita que ela pode armazenar muito mais informações do que em 20 milhões de livros.
COMENTÁRIO ADICIONAL
pode imaginar o tempo que usamos a memória como quando lavamos as mãos, preparamos alimentos etc. E toda essa informação é armazenada em nosso cérebro. Sem dúvida, a capacidade que temos de lembrar e armazenar informações é surpreendente, o trabalho do maior engenheiro de todo o universo.
12. Graças à nossa capacidade de extrair lições morais, o que nós humanos podemos fazer?
Graças a essa capacidade, podemos aprender e expressar valores como amor, compaixão, misericórdia e justiça, também podemos corrigir nossa maneira de pensar e agir; de fato, temos uma consciência que podemos treinar para distinguir o bem do mal. .
COMENTÁRIO ADICIONAL
Como alguns cristãos de Corinto, muitos de nós não gostam de Jeová antes de conhecer suas normas, à medida que aprendemos mais sobre a Bíblia, adquirimos a capacidade de discernir se nossa decisão é boa ou não, é assim que treinamos nossa consciência graças às lições. moral que extraímos da Bíblia.
13. De acordo com o Salmo 77:11, 12, como devemos usar o dom da memória?
Podemos usá-lo lembrando os momentos em que Jeová nos ajudou e nos confortou; se fizermos isso, nossa confiança de que ele nos ajudará no futuro estará presente; outra maneira de usar esse presente é sempre lembrar a bondade de outras pessoas, imitemos o exemplo de Embora Jeová tenha uma memória perfeita, ele decide esquecer nossos erros e nos perdoar.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Também é bom lembrar o que os outros fizeram pelo nosso bem, é claro que nossa imperfeição nos faz lembrar mais das coisas negativas, mas se queremos usar nossa memória da maneira correta, é por isso que imitaremos nosso amado Deus Jeová, que esquece nossos pecados quando nos arrependemos.
14. Como podemos mostrar que apreciamos nosso cérebro maravilhoso?
Fazemos isso honrando a Jeová, reconhecendo que os padrões e conselhos que ele nos dá certamente nos beneficiarão, porque se, como mencionado em Isaías capítulo 48, versículo 18, gozaremos de verdadeira paz.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Podemos seguir seus conselhos. Em Isaías 48: 17,18, ele nos mostra que eles são para nosso próprio benefício, mas também servem para honrá-lo, quando meditamos sobre tudo o que ele nos deu com o cérebro, tudo o que podemos alcançar, não há dúvida de que é graças ao seu benignidade, então não vamos ser egoístas e tentar usar nossos cérebros para o nosso próprio benefício, pense mostrando Jeová nossa gratidão por usá-lo a ser fiel e obediente a ele.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Não há dúvida de que o cérebro humano é extraordinário. Mas devemos ter cuidado com o grande poder que exerce sobre nós. Por exemplo, considere o efeito terapêutico do placebo. Desde o século 18 até hoje, alguns médicos recorrem à prescrição de pílulas sem uma ação curativa quando não têm nenhum medicamento adequado. A intenção deles nem sempre é enganar o paciente, mas tentar encorajar nele um processo natural de cura conduzido pela mente. Em alguns casos, sabe-se que algumas pessoas são curadas de suas doenças graças ao poder convincente que o placebo gera no cérebro. Se o cérebro é capaz disso, devemos tomar cuidado para não encher nosso cérebro com coisas que podem nos enfraquecer espiritualmente, porque se nosso cérebro é espiritualmente fraco, todo o nosso corpo também será fraco.
ILUSTRAÇÃO
Na foto, podemos ver uma irmã aprendendo a língua hindi, com a ajuda de alguns cartões e um livro, e depois a irmã prega para uma indiana no mercado usando o panfleto Boas Novas, dessa maneira nossa irmã mostra seu apreço por o presente maravilhoso que é o nosso cérebro, pois o está usando para honrar a Jeová.
A BÍBLIA: UM PRESENTE VALIOSO
15. Como o amor de Jeová pela humanidade reflete o dom da Bíblia?
Reflete esse amor ao encontrar conselhos e respostas sábias para perguntas importantes, como De onde viemos? Qual o significado da vida? e O que acontecerá no futuro?, porque tudo isso encontramos em sua palavra a Bíblia.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Os mais de 7.760 milhões de pessoas que vivem no mundo são importantes para Jeová, por isso ele abençoou o trabalho de traduzir sua palavra a Bíblia, atualmente ela está disponível em mais de 3000 idiomas, no todo ou em partes, embora isso cubra aproximadamente 90% da população humana continua a redobrar seus esforços para que esse maravilhoso presente de Jeová possa ser alcançado por mais pessoas.
A Bíblia é traduzida para idiomas africanos
Em 1800, a Bíblia - completa ou parcialmente - estava disponível em cerca de setenta idiomas, mas muito poucos deles eram africanos. Naquela época, os idiomas bantus não tinham um sistema de escrita. Mas tudo mudou quando pessoas como William Boyce, um missionário metodista da Inglaterra, foram para a África e viveram com pessoas que falavam línguas não escritas. Boyce contribuiu para a criação de um sistema de escrita para Xhosa e, com a colaboração de outros, ele traduziu o Evangelho de Lucas para esse idioma. Este evangelho, publicado em 1833, contém o nome de Deus nos mesmos lugares em que aparece agora na Tradução do Novo Mundo. Além disso, Boyce decifrou as normas gramaticais complexas não apenas da língua Xhosa, mas também de todas as línguas Bantu.Isso abriu o caminho para a Bíblia ser traduzida para muitas línguas africanas. Hoje, a Bíblia pode ser lida, no todo ou em parte, em mais de mil idiomas africanos. É claro que Jeová quer que pessoas de todas as nações recebam esse presente (Atos 10:35).
ILUSTRAÇÃO
Irmãs e um irmão com a recém-publicada Tradução Xhosa do Novo Mundo em suas mãos.
Em 2019, a Tradução do Novo Mundo foi apresentada em xhosa, um dos mais de cento e oitenta idiomas em que essa tradução está disponível, no todo ou em parte.
16. Dado Mateus 28:19, 20 e o que o parágrafo diz, como podemos mostrar que somos gratos por ter a Bíblia?
De acordo com o texto citado, podemos demonstrar apreço levando a mensagem da Bíblia ao maior número possível de pessoas e, de acordo com o parágrafo, outra maneira de demonstrar apreço é usá-lo e fazê-lo lendo-o todos os dias, meditando sobre o que ensina e nos esforçamos para colocar em prática o que aprendemos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Imaginemos que vemos uma pessoa carente e damos a ela alimentos que os ajudarão a ter uma saúde melhor; nos sentiríamos muito mal se eles aceitassem, mas não comessem, não deixássemos Jeová se sentir mal, pelo contrário, mostramos gratidão por seu maravilhoso presente que é A Bíblia, uma das melhores maneiras de tirar proveito desse alimento espiritual com a leitura diária, se fizermos isso, seremos como as árvores descritas nos Salmos 1: 3, árvores saudáveis que são plantadas perto das águas e dão seus frutos no momento apropriado.
17. Que presentes discutimos neste artigo e o que será discutido no próximo?
Neste artigo, falamos sobre três dons de Deus, nosso lar na terra, nosso incrível cérebro e sua palavra inspirada a bíblia. No próximo artigo, discutiremos alguns outros dons de Jeová que têm algo único, são invisíveis.
Como podemos demonstrar que agradecemos a esses dons de Jeová?
A Terra
Fazemos isso meditando sobre o que Jeová criou, obviamente, também é necessário dizer a Jeová como somos gratos pelo bem que ele nos dá, também outra maneira de mostrar apreço é manter o pedaço de terra em que vivemos o mais limpo possível.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Pode ser de duas maneiras: Defender Jeová de teorias como a evolução e muitas que descartam a idéia de um criador e usam a mesma criação para destacar suas qualidades invisíveis. Cuidar do nosso espaço em que vivemos, bem como mantê-lo limpo, Jeová criou tudo bonito, vamos contribuir para manter a aparência de este
O cérebro
Fazemos isso para honrar a Jeová, reconhecendo que os padrões e conselhos que ele nos dá certamente nos beneficiarão, porque, como mencionado em Isaías 48:18, gozaremos de verdadeira paz.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Podemos demonstrar nossa gratidão usando-a da maneira correta, estudando lições morais que estarão em nossa memória quando enfrentarmos alguma prova, usando também as habilidades do discurso para declarar a glória de Jeová a todos os outros.
A Bíblia
Fazemos isso levando a mensagem da Bíblia ao maior número possível de pessoas, também usando-a, e fazemos isso lendo-a todos os dias, meditando sobre o que ela nos ensina e tentando colocar em prática o que aprendemos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Esse presente de Jeová, diferentemente dos outros dois, nos oferece recompensas eternas. Se estudamos profundamente, colocamos em prática o que aprendemos e promovemos um amor a Jeová com base nesse estudo e conhecimento, podemos ter uma grande amizade com Jeová e a vida eterna.
Comentários
Postar um comentário