Estudo de A Sentinela, Vamos correr para terminar, semana 29 de junho a 5 de julho de 2020.
1. O que todos os cristãos devem fazer?
independentemente da idade ou energia, todos nós devemos perseverar até o fim, se quisermos receber a recompensa que Jeová nos oferece (Mateus 24:13).
Paulo podia falar com confiança sobre esse assunto porque havia terminado a corrida
QUE CARREIRA É?
3. Qual é a carreira que Paulo falou?
Em várias ocasiões, ele comparou a vida do cristão a uma carreira (1 Cor. 9:24; Gal. 2: 2; Filipe. 2:16). Uma pessoa começa essa carreira quando se dedica a Jeová e é batizada (1 Pedro 3:21). E ele cruza a linha quando Jeová lhe concede o prêmio da vida eterna
4. O que veremos neste artigo?
Neste artigo, veremos a semelhança entre uma corrida de longa distância e a vida do cristão.Primeiro, devemos seguir o caminho certo. Segundo, temos que nos concentrar no objetivo. E terceiro, devemos superar os obstáculos que encontramos.
DE ACOMPANHAMENTO LET THE RIGHT WAY
5. Que caminho devemos seguir, e por quê?
se queremos receber o prêmio da vida eterna, devemos seguir o caminho, ou estilo de vida, definido para os cristãos
Porque satanás e aqueles que o imitam querem que os servos de Deus se desviem e continuem “correndo com eles”
6. O que aprendemos do exemplo de Brian?
O que aprendemos com o exemplo de Brian é que, se alguém quiser seguir o caminho daqueles que seguem o mundo de Satanás, logo perceberá que isso não leva à liberdade, mas à escravidão.
7. De acordo com Mateus 7:13, 14, que duas maneiras temos diante de nós?
o caminho certo .seguir o caminho estreito que "leva à vida" e o caminho espaçoso que a maioria das pessoas neste mundo segue. Essa rota é mais simples, mas "leva à destruição"
ILUSTRAÇÃO
Na foto, vemos um irmão mais velho curtindo a conversa com um irmão mais novo, enquanto eles pregam juntos e, à esquerda, vemos o ícone de um corredor à frente.Todos devemos seguir o caminho estabelecido para os cristãos.
NÃO PERCA A CONCENTRAÇÃO E EVITE AS VIAGENS
8. O que os corredores fazem quando tropeçam e caem?
Se eles caem, eles se levantam e continuam correndo. Eles não se concentram no que os levou a tropeçar, mas no objetivo e no prêmio que esperam ganhar.
9. O que devemos fazer se tropeçarmos?
Se cairmos, vamos nos levantar e continuar correndo. Não fique no chão amargurado e reclamando, porque assim não conseguiremos cruzar a linha de chegada ou ganhar o prêmio. Além disso, poderíamos ser um obstáculo para aqueles que estão tentando correr no caminho estreito que leva à vida.
10. O que devemos fazer para não atrapalhar os outros?
devemos ceder sempre que possível e não insistir em nossos direitos, não competimos contra nossos irmãos (Gálatas 5:26; 6: 4). Nosso objetivo é ajudar a todos nós que podemos cruzar a linha de chegada conosco e obter o prêmio da vida.
11. Em que os corredores estão focados e por quê?
eles sempre esperam ansiosamente, Porque isso os mantém motivados, porque imaginam o momento em que o atravessam e recebem o prêmio
12. O que Jeová nos garante por amor?
Por amor, Jeová garante que todos que completarem a corrida ganharão o prêmio da vida eterna
ILUSTRAÇÃO
Na imagem, vemos o ícone de um corredor que tropeça durante a corrida aparece ao lado da fotografia de um irmão mais velho oferecendo mais vinho ao seu convidado, um irmão mais novo. O irmão mais novo não aceita.
Não vamos perder a concentração ou tropeçar nos outros. Vamos continuar correndo apesar das dificuldades
13. Que vantagem temos, diferentemente dos corredores literais?
a vantagem que temos é que nossa fonte de energia é ilimitada, pois vem de Jeová. Se nos apoiarmos nele, ele promete que nos treinará e nos fará fortes (1 Pedro 5:10).
14. Como 2 Coríntios 12: 9, 10 nos ajuda a lidar com as dificuldades?
O apóstolo Paulo teve que suportar muitas dificuldades. Além de sofrer insultos e perseguições, ele às vezes se sentia fraco e teve que suportar o que chamou de "espinho na carne" (2 Cor. 12: 7). Mas
Ajuda-nos a não ver essas dificuldades como um motivo de rendição, mas como uma oportunidade de mostrar confiança em Jeová.
15. Como nos sentiremos se seguirmos o exemplo de Paulo?
sentiremos que todo problema pode se tornar uma oportunidade de sentir o amor e o apoio de Jeová.
16. O que podem fazer aqueles que não estão de boa saúde?
Muitos irmãos mais velhos e outros com problemas de saúde participam da corrida pela vida, mas não o fazem com sua própria força, mas com os dados por Jeová. Eles ouvem as reuniões por telefone ou assistem online. Eles participam do trabalho de fazer discípulos, testemunhando para suas famílias, médicos e enfermeiras.
17. Como Jeová se sente por aqueles com limitações físicas?
Jeová nos ama porque temos fé nele e por causa de nosso registro de serviço fiel. É nessas circunstâncias que mais precisamos dele, e ele não nos deixará (Sl 9:10). Pelo contrário, estará mais perto de nós.
18. Que situação particularmente difícil alguns enfrentam?
sofrem de problemas pessoais que outras pessoas não podem ver e podem não entender, como depressão ou ansiedade avassaladora. Porque quando alguém tem um braço quebrado ou está em uma cadeira de rodas, todos vêem o que está acontecendo com eles e talvez eles ofereçam ajuda.
19. O que o exemplo de Mefiboset nos ensina?
Mefiboset, além de sofrer uma grave incapacidade física, teve que suportar que o rei Davi o julgasse mal e o tratasse injustamente, ele não procurara nenhum desses problemas, mas não permitia que eles o negassem . Este exemplo nos ensina que, se nossas circunstâncias nos limitam e nos sentimos incompreendidos, não devemos permitir que o erro de outras pessoas nos torne negativos ou amargos; caso contrário, devemos nos concentrar nas boas qualidades de nossos queridos irmãos e valorizar os bons. o que eles têm.
20. Que efeito a ansiedade tem sobre alguns, mas do que eles podem ter certeza?
alguns irmãos se sentem muito nervosos e desconfortáveis quando precisam lidar com os outros diariamente. Eles podem achar difícil estar cercados por muitas pessoas, mas ainda participam de reuniões e assembléias. Eles têm dificuldade em conversar com estranhos, mas saem para pregar. Se servimos a Jeová apesar das limitações físicas ou emocionais, podemos ter certeza de que isso o deixa muito feliz.
ILUSTRAÇÃO
O ícone de um corredor subindo a chuva aparece ao lado da fotografia de um irmão que está na cama no hospital e faz um tratado ao médico.
Apesar das dificuldades, vamos continuar correndo na corrida que leva à vida.
21. O que todos podemos fazer com a ajuda de Jeová?
Como vimos, existem diferenças entre uma carreira literal e a que Paulo menciona. Nas corridas dos tempos bíblicos, havia apenas um vencedor. Em vez disso, na carreira cristã, todos os que permanecem fiéis recebem o prêmio da vida eterna
Com a ajuda de Jeová, todos correremos a corrida até o fim .
A QUE RESPONDERIA?
Qual é a carreira da qual o apóstolo Paulo falou?
O apóstolo Paulo disse que todos os verdadeiros cristãos estão correndo em uma corrida, ele estava se referindo a uma corrida simbólica, no sentido espiritual, e uma pessoa começa essa corrida quando se dedica a Jeová e é batizada, porque, a fim de ganhar o prêmio em um Corrida literal, os participantes devem seguir a rota estabelecida pelos organizadores. Da mesma forma, se queremos receber o prêmio da vida eterna, devemos seguir o caminho ou estilo de vida definido para os cristãos.
Que dificuldades enfrentamos na carreira cristã?
Muitos irmãos mais velhos e outros enfrentam saúde delicada e limitações físicas, outros sofrem de problemas pessoais que outros não podem ver e podem não entender, como depressão ou ansiedade avassaladora, e alguns irmãos se sentem muito nervosos e desconfortáveis quando têm do que lidar com os outros no dia a dia, e essas dificuldades se tornam uma fonte de desânimo, e podem nos fazer pensar que não podemos continuar correndo no caminho que leva à vida.
O que nos ajudará a suportar nesta corrida?
Nas corridas literais, todos os participantes tinham que estar em forma, porque, se não estivessem, suas chances de ganhar eram baixas, da mesma forma que nos ajudará a suportar essa corrida para permanecer em forma, no sentido espiritual, porque, apesar de Por causa de suas limitações físicas, muitos irmãos pregam, participam de reuniões, assembléias, o que os ajuda a continuar a perseverar, porque com a ajuda de Jeová todos nós correremos a corrida até terminá-la.
Comentários
Postar um comentário