Estudo de A Sentinela , Nós apreciamos os dons de Deus?, Semana de 20 a 26 de julho de 2020, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela , Nós apreciamos os dons de Deus?, Semana de 20 a 26 de julho de 2020, Respostas sublinhadas.



1, 2. a) Tendo em conta o que o Salmo 40: 5 diz, que presentes Jeová nos deu? b) Por que vamos analisar esses três presentes? 
a).  JEOVÁ é um Deus generoso . Vamos pensar em alguns de seus dons: Terra, nossa bela casa; o cérebro, uma maravilha do design, e a Bíblia, sua Palavra mais valiosa. Com esses três presentes, Jeová nos deu um lugar para morar, a capacidade de pensar e se comunicar e as respostas para as perguntas mais importantes (leia Salmo 40: 5). Neste artigo, discutiremos brevemente esses três presentes de Jeová. b)  Além disso, estaremos mais bem preparados para ajudar as pessoas que foram enganadas pela falsa doutrina da evolução. 



NOSSO MARAVILHOSO PLANETA
Porque quanto mais meditamos neles, mais os valorizamos e mais queremos agradar ao nosso Criador, que nos ama tanto (Ap 4:11).

3. O que faz da Terra um planeta especial? 
Se observarmos como Deus criou a Terra, veremos claramente sua sabedoria (Rm 1:20; Hb 3: 4). É verdade que existem outros planetas que giram em torno do Sol, mas a Terra é especial porque somente nela existem as condições necessárias para que os seres humanos vivam. 
4. Explique com um exemplo como é a sabedoria de Deus no design da Terra.
Indiscutivelmente, a Terra é como uma nave cheia de passageiros flutuando pela vastidão do universo. Mas existem grandes diferenças entre uma nave e nosso planeta. Por exemplo,Quanto tempo os navios poderiam sobreviver se tivessem que produzir oxigênio, comida e água, e se não podiam jogar o lixo no mar? Eles não morreriam logo?  Em vez disso, bilhões de seres vivos vivem na Terra. Nosso planeta produz todo o oxigênio, comida e água que precisamos. E esses recursos essenciais para a vida nunca se esgotam. Além disso, o lixo não é jogado no espaço. Em suma, a Terra ainda é bonita e habitável. Como tudo isso é possível? Jeová o projetou com sistemas de reciclagem fascinantes que renovam seus recursos. Vejamos brevemente dois deles: o ciclo do oxigênio e o ciclo da água. 
5. a) Em que consiste o ciclo do oxigênio? b) O que esse ciclo confirma? 
O oxigênio é um gás sem o qual humanos e animais não poderiam viver. De acordo com certos cálculos, a). consiste em seres vivos respirando cem bilhões de toneladas de oxigênio por ano. Mas, respirando, eles expelem um resíduo chamado dióxido de carbono. Ainda assim, o oxigênio nunca acaba e a atmosfera nunca fica saturada com esse resíduo. Como é possível? Graças ao ciclo do oxigênio. Jeová criou uma variedade de organismos - de algas microscópicas a árvores gigantes - que absorvem dióxido de carbono e expelem oxigênio. b)  O ciclo do oxigênio confirma literalmente o que Atos 17:24, 25 diz: "Deus [...] dá a todas as pessoas vida, respiração e todas as coisas". 
6. a) Em que consiste o ciclo da água? b) O que esse ciclo demonstra? (Veja também a caixa “O ciclo da água é um presente de Jeová.”)
Há água líquida na Terra porque nosso planeta está à distância perfeita do Sol. Se estivesse um pouco mais perto, toda a água evaporaria e o planeta seria nada mais que uma rocha quente e nua. Mas, se fosse um pouco mais longe, toda a água congelaria e o planeta se tornaria uma grande bola de gelo. Como Jeová colocou a Terra nesse local ideal, o ciclo da água pode sustentar a vida. Como esse ciclo funciona? a). O ciclo da água é que o sol aquece a água nos oceanos e na superfície da Terra, e a água que evapora acaba formando as nuvens Todos os anos, o Sol evapora quase 500.000 quilômetros cúbicos (120.000 milhas cúbicas) de água. Essa água permanece na atmosfera por cerca de dez dias, depois cai sob a forma de chuva ou neve e termina novamente nos oceanos ou em outros corpos d'água. Então o ciclo começa novamente. b) Esse ciclo eficaz e sustentável demonstra que Jeová é sábio e poderoso (Jó 36:27, 28; Ecl. 1: 7) .
 

O ciclo da água é um presente de Jeová

FRUTAS, VEGETAIS E FLORES
Graças à chuva, as plantas crescem e nos dão comida. E a maioria deles produz flores, das quais gostamos muito.
BELEZA
Rios, lagos e cachoeiras embelezam o planeta e tornam a vida mais agradável.

OUTROS BENEFÍCIOS
Por exemplo, a evaporação da água do mar produz sal.

NO DIA A DIA
Bebemos água e a usamos para preparar outras bebidas, como limonada, café ou chá. E também usamos água para cozinhar, limpar e tomar banho. 
7. Como podemos mostrar que apreciamos o dom mencionado no Salmo 115: 16? 
Para sentir mais apreço por nosso planeta e por todas as coisas boas que temos nele,  mostramos que apreciamos esse grande presente meditando nas criações de Jeová, como mencionado no Salmo 115: 16, e isso nos levará a agradecer todos os dias por tudo bom que nos dá. E também demonstramos nosso apreço ao manter o pedaço de terra em que vivemos o mais limpo possível . 
NOSSO CÉREBRO SURPREENDENTE 
8. Por que podemos dizer que nosso cérebro é uma maravilha da engenharia?
O cérebro humano é uma maravilha da engenharia. Porque quando estávamos no ventre de nossa mãe, nosso cérebro foi formado seguindo um design predefinido. E a cada minuto milhares de novas células cerebrais apareciam! Os pesquisadores estimam que um cérebro adulto tenha cerca de 100 bilhões de neurônios, que são um tipo especial de célula. Estes são perfeitamente embalados em um órgão que pesa apenas 1,5 kg. Vejamos algumas das faculdades incríveis que nosso cérebro possui. 
9. O que o convence de que nossa capacidade de falar é um presente de Deus? 
Nossa capacidade de falar é um verdadeiro milagre.
Pensando por um momento em tudo o que acontece em nosso corpo quando falamos. Para pronunciar uma única palavra, o cérebro deve coordenar os movimentos de cerca de cem músculos da língua, garganta, lábios, mandíbula e peito. Todos esses músculos precisam se mover em uma ordem específica para que as palavras sejam entendidas. Em relação à nossa capacidade de falar idiomas, um estudo publicado em 2019 revelou que os recém-nascidos já conseguem distinguir palavras únicas. Essa descoberta confirma o que muitos pesquisadores pensam: que nascemos com a capacidade de identificar e aprender idiomas. Sem dúvida, nossa capacidade de falar é um presente de Deus (Ex. 4:11). 
10. Como podemos mostrar que apreciamos a capacidade de falar?

Uma maneira de mostrar que apreciamos a capacidade de falar é usá-la para explicar aos que acreditam na evolução por que acreditamos que Deus criou todas as coisas (Sal. 9: 1; 1 Pedro 3:15). Quem promove o ensino da evolução quer que acreditemos que a Terra e a vida não são o resultado do design. Podemos usar a Bíblia e algumas idéias neste artigo para defender nosso Pai celestial e explicar para aqueles que querem ouvir por que estamos convencidos de que Jeová é o Criador do céu e da Terra (Sl 102: 25; Is. 40:25 26). 
11. Que outra razão temos para dizer que nosso cérebro é incrível? 
Nossa memória é incrível.

A outra razão pela qual temos que dizer que nosso cérebro é incrível é o que um cientista mencionou, porque concluiu que o cérebro humano é capaz de lembrar as informações que caberiam em 20 milhões de livros. Hoje, porém, acredita-se que nossa memória possa armazenar muito mais informações. Além disso, graças a isso, temos uma capacidade especial. Vamos ver o que é. 
12. Graças à nossa capacidade de extrair lições morais, o que nós humanos podemos fazer? 
De todos os seres vivos do planeta, apenas os humanos têm a capacidade de extrair lições morais de experiências passadas.

O que os seres humanos podem fazer é lembrar e analisar essas experiências, o que nos ajuda a adotar valores morais mais elevados e a corrigir nossa maneira de pensar e agir (1 Cor. 6: 9-11; Col. 3: 9, 10). De fato, podemos treinar nossa consciência para distinguir o bem do mal (Hb 5:14). Podemos aprender a expressar amor, compaixão e misericórdia, além de desenvolver um senso equilibrado de justiça. 
13. De acordo com o Salmo 77:11, 12, como devemos usar o dom da memória? 
Uma maneira de mostrar que apreciamos o dom da memória, pois devemos nos lembrar de todas as vezes que Jeová nos ajudou e nos confortou. Isso fortalecerá nossa confiança de que ele nos ajudará novamente no futuro (leia Salmo 77:11, 12; 78: 4, 7).

outra maneira de mostrar que apreciamos esse presente é lembrando de todo o bem que outras pessoas nos fazem e agradecendo-lhes.Os pesquisadores descobriram que as pessoas agradecidas geralmente são mais felizes. Ao usar nossa memória, fazemos bem em imitar a Jeová. Há coisas que ele decide esquecer. Por exemplo, mesmo que ele tenha uma memória perfeita, ele decide perdoar e esquecer nossos erros se nos arrependermos (Sal. 25: 7; 130: 3, 4). E ele quer que façamos o mesmo com aqueles que nos ofendem (Mt 6:14; Lucas 17: 3, 4). 
14. Como podemos mostrar que apreciamos nosso cérebro maravilhoso?

Podemos mostrar que apreciamos nosso cérebro maravilhoso usando-o para homenagear quem o deu a nós.Algumas pessoas preferem usá-lo egoisticamente e decidem por si mesmas o que é certo ou errado. Mas, como Jeová nos criou, é lógico que seus padrões são melhores do que podemos estabelecer (Rom. 12: 1, 2). Quando somos guiados por seus padrões, desfrutamos de paz (Is 48:17, 18). E nossa vida tem um propósito claro: honrar e fazer feliz nosso Criador e Pai (Pv 27:11).
ILUSTRAÇÃO
Série de fotos: 1. Uma irmã aprende a língua hindi com a ajuda de cartões e um livro. 2. A irmã prega para uma indiana no mercado usando o livreto Boas Novas.
Mostramos que apreciamos nosso maravilhoso cérebro usando-o para honrar a Jeová.

A BÍBLIA: UM PRESENTE VALIOSO 
15. Como o amor de Jeová pela humanidade reflete o dom da Bíblia? 
A Bíblia é um presente que reflete o amor de Deus. Nosso Pai celestial mandou que homens do passado escrevessem para inspiração, porque se importa muito com seus filhos terrenos. Em sua Palavra, Jeová responde às perguntas mais importantes, como de onde viemos, qual é o significado da vida e o que acontecerá no futuro. Como Jeová deseja que todos os seus filhos saibam as respostas para essas perguntas, ao longo dos séculos ele promoveu a tradução da Bíblia em várias línguas.
Hoje, a Bíblia - completa ou parcialmente - está disponível em mais de três mil idiomas. De fato, é o livro mais traduzido e distribuído da história. Independentemente de onde as pessoas morem ou que idioma falem, a maioria pode conhecer a mensagem da Bíblia em sua língua nativa (veja o quadro “A Bíblia é traduzida para as línguas africanas”).  
A Bíblia é traduzida para idiomas africanos
Em 1800, a Bíblia - completa ou parcialmente - estava disponível em cerca de setenta idiomas, mas muito poucos deles eram africanos. Naquela época, os idiomas bantus não tinham um sistema de escrita. Mas tudo mudou quando pessoas como William Boyce, um missionário metodista da Inglaterra, foram para a África e viveram com pessoas que falavam línguas não escritas. Boyce contribuiu para a criação de um sistema de escrita para Xhosa e, com a colaboração de outros, ele traduziu o Evangelho de Lucas para esse idioma. Este evangelho, publicado em 1833, contém o nome de Deus nos mesmos lugares em que aparece agora na Tradução do Novo Mundo. Além disso, Boyce decifrou as normas gramaticais complexas não apenas da língua Xhosa, mas também de todas as línguas Bantu.Isso abriu o caminho para a Bíblia ser traduzida para muitas línguas africanas. Hoje, a Bíblia pode ser lida, no todo ou em parte, em mais de mil idiomas africanos. É claro que Jeová quer que pessoas de todas as nações recebam esse presente (Atos 10:35).
ILUSTRAÇÃO

Irmãs e um irmão com a recém-publicada Tradução Xhosa do Novo Mundo em suas mãos.
Em 2019, a Tradução do Novo Mundo foi apresentada em xhosa, um dos mais de 180 idiomas em que esta tradução está disponível, no todo ou em parte. 
16. Dado Mateus 28:19, 20 e o que o parágrafo diz, como podemos mostrar que somos gratos por ter a Bíblia? 
Como podemos mostrar que somos gratos por ter a Bíblia? Lendo todos os dias, meditando sobre o que ensina e fazendo o possível para colocar em prática o que aprendemos. Além disso, expressamos nossa gratidão a Deus, fazendo o possível para tornar a mensagem da Bíblia conhecida por tantas pessoas quanto possível.(Sal. 1: 1-3; Mat. 24:14; leia Mateus 28:19, 20). 
17. Que presentes discutimos neste artigo e o que será discutido no próximo? Neste artigo, discutimos três dons de Deus: nosso lar, a Terra; nosso cérebro incrível e sua Palavra inspirada, a Bíblia. Mas Jeová também nos deu presentes que são invisíveis. O próximo artigo discutirá alguns deles . Defendendo Jeová de teorias como a evolução e muitas que descartam a idéia de um criador e usam a mesma criação para destacar suas qualidades invisíveis.

Como podemos demonstrar que agradecemos a esses dons de Jeová? 
A Terra 
Podemos mostrar que apreciamos esse presente, meditando também em toda a beleza e variedade ao nosso redor, como plantas, flores, animais. 
COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Cuidando de nosso espaço em que vivemos, além de mantê-lo limpo, Jeová criou tudo que é belo; vamos contribuir para continuar vendo isso como tal. 
O cérebro 
Nós podemos mostrar a apreciação usando nosso maravilhoso cérebro para honrar a Jeová Deus, nós também fazê-lo quando seguimos Seus padrões e Sua orientação e reconhecer que temos um objetivo claro na vida que é a honra e fazer o nosso Criador e Pai Jeová feliz. 
COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos mostrar nossa gratidão usando-a da maneira correta, estudando lições morais que estarão em nossa memória quando confrontadas com algum teste, também usando as habilidades do discurso para declarar a glória de Jeová a todos os outros. 
A Bíblia 
Esse presente de Jeová, diferentemente dos outros dois, nos oferece recompensas eternas. Se estudamos profundamente, colocamos em prática o que aprendemos e promovemos um amor a Jeová com base nesse estudo e conhecimento, podemos ter uma grande amizade com Jeová e a vida eterna.

Somos gratos por lê-la todos os dias, meditar e colocar em prática o que aprendemos com ela, fazendo também o possível para ensinar a mensagem da Bíblia a todos que pudermos. 
COMENTÁRIOS ADICIONAIS 
Esse presente de Jeová é único, é um meio de comunicação direto que podemos usar; portanto, se ficarmos gratos por lê-lo todos os dias sem falhar, também estaremos dispostos a ajudar mais pessoas a conhecer e apreciar esse presente magnífico.

Comentários