Estudo de A Sentinela 2020, Artigo 18, Semana De 29 de junho a 5 de julho, corramos a corrida para terminá-la.

Estudo de A Sentinela 2020, Artigo 18, Semana De 29 de junho a 5 de julho, corramos a corrida para terminá-la.




1. O que todos os cristãos devem fazer? 

Todos os verdadeiros cristãos estão correndo na corrida pela vida, e independentemente da idade ou energia, devemos perseverar até o fim, se quisermos receber o prêmio que Jeová nos oferece.


COMENTÁRIO PARA AS CRIANÇAS  

Devemos continuar na carreira sobre a qual Paulo falou, pois se perseverarmos até o fim, Jeová nos dará nosso prêmio. 

COMENTÁRIO ADICIONAL 

O texto de Hebreus 12: 1 nos dá a resposta, porque todos os cristãos devem correr com "AGUANTE" a corrida que nos é apresentada, "A corrida pela vida", e algo interessante que o texto menciona. que esta corrida exige resistência, o que indica que a jornada será difícil, o que explica as dificuldades pelas quais nossos queridos irmãos estão passando, porque, independentemente da idade ou energia, todos devemos perseverar até o fim, se quisermos receber o prêmio que Jeová estabeleceu para seus servos leais. 

2. De acordo com 2 Timóteo 4: 7, 8,Por que Paulo poderia falar com confiança?

Paulo podia falar com confiança sobre esse assunto, porque ele havia terminado o curso e, como recompensa, havia reservado a coroa da justiça. 

COMENTÁRIO ADICIONAL 

Em 2 Timóteo 4: 7,8, mostra que Paulo tinha plena certeza de que o justo Juiz Jeová havia reservado para ele, a coroa da justiça devido à sua perseverança, este exemplo nos ensina que, se permanecermos em Fé e perseveramos, Jeová, nosso justo Juiz, também nos reserva um prêmio, que é a vida eterna, que nos encoraja a confiar em Jeová e a continuar esta corrida até que ela termine. 

QUE CARREIRA É? 

3. Qual é a carreira que Paulo falou?

Paulo usou a ilustração de uma corrida que foi realizada nos jogos celebrados na Grécia, comparando-a com a corrida pela vida de um cristão; essa comparação é apropriada, porque uma corrida tem um começo, um determinado caminho e uma meta Da mesma forma, uma pessoa começa essa carreira quando se dedica a Jeová e é batizada, ela deve seguir o caminho determinado para os cristãos e depois cruzar a meta, que é quando Jeová lhe concede o prêmio da vida eterna. 

COMENTÁRIO ADICIONAL 

Não é uma corrida física, mas Paulo estava comparando a vida de um cristão como se fosse uma corrida, e, como diz o parágrafo, essa corrida começa quando tomamos a decisão de nos dedicar e ser batizados, e atingimos a meta quando Jeová conceda-nos a vida eterna.

4. O que veremos neste artigo? 

Neste artigo, veremos que, nesta corrida pela vida, cristãos, primeiro devemos seguir o caminho certo, depois devemos nos concentrar no objetivo e, terceiro, devemos superar os obstáculos que encontramos. 

COMENTÁRIO OPCIONAL 

Veremos as semelhanças entre uma longa carreira e a vida de um cristão; é por isso que analisaremos três aspectos, por exemplo, que você deve seguir o caminho, focar no objetivo e superar obstáculos. 

DE ACOMPANHAMENTO LET THE RIGHT WAY 

5. Que caminho devemos seguir, e por quê?

Devemos seguir o caminho estabelecido para os cristãos e, de acordo com 1 Pedro 2:21, esse caminho foi deixado para nós por Cristo, e devemos segui-lo, porque se desviarmos e seguirmos Satanás e seu mundo, não receberemos o prêmio o prêmio da vida eterno. 

COMENTÁRIO OPCIONAL 

Temos que seguir o caminho ou estilo de vida estabelecido para os cristãos, e não queremos nos desviar, mas decidimos terminar a corrida, porque, se não o fizermos, perderemos o prêmio que Jeová nos oferece. 

6. O que aprendemos do exemplo de Brian?

O que aprendemos é que, quando paramos de correr no caminho certo, isso nos dá muito mal, por exemplo Brian, duvido que a caminhada de um cristão lhe traga felicidade, então ele tentou outro, o mundo, mas fez muito mal porque acabou caindo no vício de substâncias ilícitas. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS 

Também aprendemos que seguir o caminho oferecido por satanás não liberta ninguém, mas escraviza, pois muitos que seguem esse caminho acabam escravos de álcool, comportamentos imorais e também de materialismo.

A partir deste exemplo, aprendemos que o caminho da liberdade que Satanás oferece é uma mentira, nos tornamos seus escravos e fazemos coisas ruins. Em vez disso, seguir o caminho de Jeová nos dá verdadeira liberdade e nos torna seres produtivos na sociedade e o mais valioso é que somos felizes. 

7. De acordo com Mateus 7:13, 14, que duas maneiras temos diante de nós? 

Temos diante de nós, de acordo com Mateus 7: 13-14, temos a opção de escolher entre o caminho certo ou errado, que é o caminho de Jeová que é estreito e estreito que nos leva à vida eterna, ou o caminho de satanás. amplo e espaçoso que nos leva à destruição. 

ILUSTRAÇÃO



O ícone do corredor avançado aparece ao lado da fotografia de um irmão mais velho, conversando com um irmão mais novo enquanto eles pregam juntos.
Todos devemos seguir o caminho estabelecido para os cristãos. 

NÃO PERCA A CONCENTRAÇÃO E EVITE VIAGENS 

8. O que os corredores fazem quando tropeçam e caem?

 O que eles fazem é se levantar e continuar correndo, não se concentram no que o fez tropeçar, mas no objetivo e no prêmio que esperam ganhar. 

COMENTÁRIO OPCIONAL 

Para que eles não percam tempo observando que tropeçaram, mas se concentram no objetivo, para que se levantem e continuem correndo para receber o prêmio. 

9. O que devemos fazer se tropeçarmos?

Se tropeçarmos, devemos levantar e continuar correndo, não ficamos paralisados, amargos e reclamando, nem nos concentramos no que nos levou a tropeçar, mas corremos até cruzar a linha de chegada e ganhar o prêmio. 

COMENTÁRIO ADICIONAL 

É muito normal tropeçarmos, pois todos nós na corrida somos imperfeitos e, portanto, colidiremos com nossos irmãos, mas, como já foi dito, não devemos ficar paralisados, pois podemos até ser um obstáculo para quem vem correndo atrás de nós. . 

10. O que devemos fazer para não atrapalhar os outros?


Para não ser um obstáculo para nossos irmãos, temos que ceder sempre que possível e não insistir em nossos direitos, devemos deixar claro que não competimos com nossos irmãos, nosso objetivo é ajudar a todos nós que podemos cruzar a linha de chegada com nós e receba o prêmio da vida. 

COMENTÁRIO ADICIONAL 

Portanto, devemos aprender a ceder e não devemos tentar impor nossos direitos, ou seja, competir com os outros irmãos para que nossa palavra prevaleça, mas devemos ajudá-los a cruzar a linha de chegada conosco. 

11. Em que os corredores estão focados e por quê?

Os corredores se concentram na linha de chegada e o fazem porque serve como motivação, imaginando que eles estão cruzando a linha de chegada e recebendo o prêmio, motivando-os a fazer o máximo esforço e alcançar sua meta. 

12. O que Jeová nos garante por amor? 

Isso nos garante que todos os que terminarem a corrida ganharão o prêmio da vida eterna, seja no céu ou no paraíso na terra, devemos nos concentrar nessa esperança, por isso lutamos para correr sem tropeçar, assim será mais fácil para nós alcançar a meta. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS 

Jeová, por amor, garante que não só haverá um vencedor, mas que todos os que terminarem a corrida serão abençoados com a vida eterna, seja no céu ou na terra.

Então podemos imaginar a bela vida que teremos se terminarmos a corrida e isso nos ajudará a continuar, apesar dos obstáculos. 

ILUSTRAÇÃO


O ícone de um corredor que tropeça durante a corrida aparece ao lado da fotografia de um irmão mais velho oferecendo mais vinho ao seu convidado, um irmão mais novo. O irmão mais novo não aceita.
Não vamos perder a concentração ou tropeçar nos outros,Vamos continuar correndo apesar das dificuldades

13. Que vantagem temos, diferentemente dos corredores literais? 

Os corredores literais só podiam confiar no treinamento que receberam de suas próprias forças; em vez disso, temos uma vantagem, nossa fonte de energia é ilimitada porque vem de Jeová; se confiarmos nele, ele promete que não treinará e que isso nos tornará fortes. 

14. Como 2 Coríntios 12: 9, 10 nos ajuda a lidar com as dificuldades?

Nesses textos, vemos o exemplo do apóstolo Paulo: ele teve que suportar muitas dificuldades e sofrer insultos, perseguição e até um espinho na carne, mas conseguiu continuar na corrida pela vida, porque recebeu a benignidade e poder imerecidos de Jeová, Da mesma forma, não devemos nos deixar vencer pelas dificuldades, mas devemos vê-las como oportunidades para demonstrar que confiamos que Jeová nos ajudará e dará seu poder, para que continuemos nesta corrida e a terminemos com sucesso. 

COMENTÁRIO OPCIONAL 

Para Paulo, devemos ver os obstáculos que surgem como uma oportunidade de mostrar que confiamos plenamente em Jeová, porque devemos ter a garantia completa de que Ele nos apoiará. 

15. Como nos sentiremos se seguirmos o exemplo de Paulo?

Pois em cada dificuldade sentiremos o amor e o apoio de Jeová, assim como o apóstolo Paulo experimentou. 

COMENTÁRIO OPCIONAL 

Se seguirmos o exemplo de Paulo quando um problema ou obstáculo se apresentar, veremos como uma oportunidade de sentir o amor e o apoio de Jeová. 

16. O que podem fazer aqueles que não estão de boa saúde? 

Embora os problemas de saúde tornem a vida mais difícil para nossos queridos irmãos, eles participam da corrida pela vida com as forças que Jeová lhes dá, por exemplo, ouvindo as reuniões por telefone, ou as veem na Internet e pregam, e Eles fazem discípulos de médicos e enfermeiros de família, continuando assim a se esforçar para participar da corrida pela vida. 

COMENTÁRIO OPCIONAL

Eles também podem participar da corrida pela vida e servir a Jeová de acordo com seus meios, por exemplo, muitos ouvem as reuniões por telefone ou internet e participam da pregação, quando lhes é dada a oportunidade de falar com outras pessoas, seja para sua família ou médicos. 

17. Como Jeová se sente por aqueles com limitações físicas? 

Jeová é feliz e aprecia o serviço fiel e a fé demonstrada por seus servos que têm limitações físicas, como diz o Salmo 9.10: Jeová não os abandona, nossos irmãos mais novos devem ter certeza de que Jeová está com eles e os ama. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Pois Jeová ama todos os seus servos por seu serviço fiel e ainda mais quando eles passam por situações complicadas, como problemas de saúde, ele está lá, apoiando-os e dando-lhes a força de que precisam. 

18. Que situação particularmente difícil alguns enfrentam? 

Alguns de nossos irmãos sofrem de problemas pessoais que outras pessoas não podem ver, e talvez não entendamos, como depressão ou ansiedade avassaladora, essa situação é difícil, porque pode parecer um distúrbio emocional ou mental que não é visto a olho nu, e não vamos dar a eles o amor e os cuidados de que precisam. 

COMENTÁRIO OPCIONAL

Muitos enfrentam problemas que outros irmãos não conseguem ver, como depressão ou ansiedade, mas esses irmãos precisam de muita ajuda porque a dor é a mesma de quando você tem um braço quebrado ou sofre de uma doença crônica. 

19. O que o exemplo de Mefibóset nos ensina? 

O que este exemplo nos ensina é que, quando experimentamos injustiça ou somos tratados injustamente, isso não deve ser um motivo para tornar negativo, amargo ou culpar Jeová pelo que aconteceu, mas devemos continuar a servi-lo fielmente. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Mefibóset teve uma séria incapacidade física, ele também teve que suportar que o rei Davi o julgasse mal e o tratasse injustamente, ele é um excelente exemplo de que não permitiu que o erro de Davi o amargurasse, nem culpou a Jeová, por isso é esse relato de Mefiboset, pode nos dar força, este exemplo nos ensina que, se nossas circunstâncias nos limitarem e nos sentirmos incompreendidos porque alguém agiu de maneira injusta, precisamos saber como esperar em Jeová, pois ele corrigirá os problemas da melhor maneira e no melhor momento, como ele fez isso no caso de Mefibóset.

Mefiboset passou por muitas circunstâncias trágicas ao longo de sua vida, e ele pode muito bem ter se tornado um ser amargo por causa de sua sorte na vida, mas como vimos que não era assim, ele é um excelente exemplo de um homem que apreciou o que tinha e não sabia. lamentou o que ele não tinha. 

20. Que efeito a ansiedade tem sobre alguns, mas do que eles podem ter certeza? 

Alguns irmãos se sentem muito nervosos e desconfortáveis, quando precisam lidar com os outros diariamente, pode ser difícil para eles estarem cercados por muitas pessoas, mas continuam participando de reuniões e assembléias, acham difícil falar com estranhos, mas Saem para pregar, podem ter certeza de que Jeová fica satisfeito e feliz ao ver seus esforços para servi-lo de coração. 

COMENTÁRIO OPCIONAL

Alguns fazem com que se sintam nervosos e desconfortáveis, e acham difícil falar com estranhos, mas podem ter certeza de que Jeová aprecia o esforço que fazem para continuar se encontrando ou pregando, também podem ter certeza de que o estão fazendo feliz. 

ILUSTRAÇÃO


O ícone de um corredor subindo a chuva aparece ao lado da fotografia de um irmão que está na cama no hospital e faz um tratado ao médico.
Apesar das dificuldades, vamos continuar correndo na corrida que leva à vida. 

21. O que todos podemos fazer com a ajuda de Jeová? 

Com a ajuda de Jeová, poderemos correr e cruzar a linha de chegada, onde ele nos dará o prêmio da vida eterna. 

A QUE RESPONDERIA? 

Qual é a carreira da qual o apóstolo Paulo falou?

Paulo usou o exemplo de uma corrida tirada dos jogos que foram realizados na Grécia antiga; ali, ele comparou a vida do cristão a uma corrida; portanto, todos os cristãos estão na corrida pela vida. 

COMENTÁRIO ADICIONAL 

O apóstolo Paulo disse que todos os verdadeiros cristãos estão correndo em uma corrida, ele estava se referindo a uma corrida simbólica, no sentido espiritual, e uma pessoa começa essa corrida quando se dedica a Jeová e é batizada, porque, a fim de ganhar o prêmio em um Corrida literal, os participantes devem seguir a rota estabelecida pelos organizadores. Da mesma forma, se queremos receber o prêmio da vida eterna, devemos seguir o caminho ou estilo de vida definido para os cristãos. 

Que dificuldades enfrentamos na carreira cristã?

Muitos irmãos mais velhos e outros enfrentam saúde delicada e limitações físicas, outros sofrem de problemas pessoais que outros não podem ver e podem não entender, como depressão ou ansiedade avassaladora, e alguns irmãos se sentem muito nervosos e desconfortáveis ​​quando têm do que lidar com os outros no dia a dia, e essas dificuldades se tornam uma fonte de desânimo, e podem nos fazer pensar que não podemos continuar correndo no caminho que leva à vida. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Entre eles, temos que suportar o ridículo, seguir o estilo de vida definido para os cristãos, e outro é que, nesta carreira cristã, às vezes vamos tropeçar, mas não devemos ficar no chão, fixos ou amargurados, mas temos À medida que nos levantamos, continuamos correndo e nos concentramos no prêmio, e não no que nos levou a tropeçar, alguns irmãos também precisam lutar contra limitações físicas ou emocionais para servir a Jeová.

O que nos ajudará a suportar nesta corrida? 

O que nos ajudará é ter o apoio de Jeová, que é a fonte de energia ilimitada, isso nos fortalecerá e poderemos terminar a corrida com sucesso. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Nas corridas literais, todos os participantes tinham que estar em forma, porque, se não estivessem, suas chances de ganhar eram baixas, da mesma forma que nos ajudará a suportar essa corrida para permanecer em forma, no sentido espiritual, porque, apesar de Por causa de suas limitações físicas, muitos irmãos pregam, participam de reuniões, assembléias, o que os ajuda a continuar a perseverar, porque com a ajuda de Jeová todos nós correremos a corrida até terminá-la.

Comentários