Encontré Joyas Espirituais 2020, semana de 27 de julho a 2 de agosto, Êxodo 12.

Encontré Joyas Espirituais 2020, semana de 27 de julho a 2 de agosto, Êxodo 12.



Encontré Joyas Espirituais 2020 (10 min.) 

Êx 12:12. Por que as pragas, especialmente a décima, eram um castigo para os deuses do Egito? (it-2 601, parágrafo 5).


Essa praga afetava todas as casas egípcias onde havia um primogênito, o anjo de Jeová negligenciava as casas nas quais o sangue do cordeiro havia sido derramado e no Egito o carneiro era o animal sagrado do deus Rá, espirrando o sangue do cordeiro. pascal nos portões era uma blasfêmia aos olhos dos egípcios, o touro também era sagrado; portanto, a morte de seu primogênito daria um golpe no deus osíris e por si mesmo ele era venerado como filho de Rá, então a morte de seu primogênito revelaria a impotência de Ra e Faraó. Dessa maneira, Jeová demonstrou sua superioridade e, como vimos, essa praga foi especialmente um castigo aos deuses do Egito. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Porque dessa maneira foi demonstrado que Jeová é o único Deus vivo e verdadeiro, é que o Egito, além de adorar vários deuses, os próprios governantes foram chamados de deuses e a décima praga foi a que mostrou mais evidências e a verdade sobre esses deuses Uma vez que a morte do primogênito do faraó, por si só, supunha, por assim dizer, a morte de um deus, sem dúvida este foi um duro golpe para a religião do Egito, uma vez que todos observavam a completa impotência de todas as cidades para salvar da morte o deus. primogênito dos egípcios. 

Êx 12: 14-16. O que havia de especial nas reuniões sagradas, como a Festa dos Pães Asmos, e como elas beneficiaram os israelitas? (it-1 548).

Jeová ordenou que nenhum trabalho fosse feito nesta festa, porque eram convocações sagradas, essas ocasiões eram especiais e de grande benefício espiritual, onde os sacerdotes se envolviam em oferecer sacrifícios a Jeová, os israelitas se envolviam em oração e meditação sobre o criador e seus discípulos. propósitos, que traziam benefícios porque as pessoas se reuniam para adorar em público e recebiam instruções espirituais. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Essas reuniões foram muito especiais porque, apesar do que você possa pensar, essas ocasiões não eram períodos de lazer, mas eram ocasiões em que Jeová Deus era adorado e recebiam instruções, sem dúvida eram um grande benefício para os israelitas, porque com essas reuniões eles foram construídos tanto pela leitura pública quanto pela explicação da palavra escrita de Deus. 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

E aquele banquete de bolos não fermentados comemorou o fato de que, por terem que deixar o Egito às pressas, os israelitas não tiveram tempo suficiente para deixar a massa de seus pães crescer ou fermentar. Portanto, eles tiveram que comer pão não fermentado, assim como na Páscoa.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana? 

Êxodo 12: 4, Jeová convidou os israelitas de famílias pequenas a compartilhar com o vizinho o cordeiro da Páscoa, isso me ensina que a generosidade é uma virtude que a Bíblia recomenda abertamente, porque um único ato de generosidade pode iniciar uma reação em corrente entre pessoas de uma comunidade, não há dúvida de que ser generoso e ajudar os outros nos deixa muito felizes e, dessa forma, contribuímos para conhecer a Deus a pessoa mais generosa que existe.

Êxodo 12: 19-20, na festa dos pães ázimos os israelitas foram instruídos a não ter fermento em suas casas porque o fermento usado para fermentar a massa se tornou um símbolo de corrupção e pecado, isso me ensina que todo o curso do cristão em sua vida deve ser semelhante a uma festa contínua de bolos não fermentados, livres de toda a iniqüidade e toda a iniqüidade; na congregação cristã deve haver um consentimento para manter a pureza pessoal e na congregação, e de dessa maneira para remover tudo que corrompe a fé e a moralidade.


Êxodo 12: 48: 49, Jeová deu instruções permanentes sobre os requisitos para os estrangeiros comerem a Páscoa, dando-lhe a oportunidade de participar plenamente da adoração a Jeová, isso me ensina que, assim como hoje os cristãos da grande multidão Somos estrangeiros espirituais e, se queremos que Jeová aceite nossa adoração, temos que juntar suas testemunhas ungidas ao seu povo, para que tenhamos a possibilidade de desfrutar de privilégios em seu serviço agora e no futuro eterno.

Êxodo 12:11, os israelitas comeram a Páscoa com os cintos amarrados e as sandálias, eles tinham que estar prontos para deixar o Egito, isso me ensina que da mesma maneira que os cristãos sempre devemos estar prontos, a verdade bíblica ela deve nos cercar firmemente para que vivamos em harmonia com ela, ao mesmo tempo em que mantemos nossas mentes ocupadas com a verdade, nos ajuda a ser firmes contra satanás, é por isso que resolvemos estar sempre cingidos à verdade da Bíblia.

Êxodo 12: 31,34, Jeová acabou derrotando Faraó, por isso disse a Moisés para sair, ela e os israelitas finalmente obtiveram liberdade, isso me ensina que a libertação do povo de Deus da escravidão no Egito era apenas uma pequena antecipação de uma libertação muito mais importante, a liberdade da escravidão para o pecado e a morte, isso significa que o Reino de Deus estabelecerá em breve uma sociedade justa, na qual não haverá espaço para a escravidão, onde todos nós podemos finalmente desfrutar plenamente dos gloriosos liberdade dos filhos de Deus.

Êxodo 12:25, Jeová mantém promessas de que ele era fiel em cuidar e proteger seu povo, dessa maneira ele se tornou um homem brilhante ao obter um triunfo completo sobre a grande primeira potência mundial do Egito, isso me ensina que Jeová continua a garantir que sua vontade e De propósito, eles se tornam realidade, isso nos enche de confiança de que suas profecias são cumpridas e muito em breve seremos testemunhas quando ele destruir o último poder deste mundo e se tornar nosso salvador, legislador e protetor dessa maneira para exaltar seu nome.

Êxodo 20:50, 51, mostra que os israelitas foram salvos e, neste caso, porque fizeram exatamente o que Jeová ordenara a Moisés e Arão, isso nos ensina que, se queremos ser salvos no dia de Jeová, devemos obedecer seus mandatos e carregá-los plenamente em nossas vidas. Êxodo 12:38, ensina-nos que Jeová é um Deus imparcial, por isso ele permitiu que estrangeiros deixassem o povo do Egito, mostrando assim que, quando se trata de dar a mensagem, também não devemos ser parciais, mas pregar nesse caso, todo tipo de pessoa imitando essa bela qualidade de Jeová.

Êxodo capítulo 2: 5 nos diz que o cordeiro deve ser completamente saudável; isso nos ensina que tudo o que prestamos em nosso serviço a Jeová também deve estar em um estado ideal, o melhor não deve ser nada a meio caminho ou o que nos resta. Êxodo versículo 12:11 nos diz que os israelitas, neste caso, tinham que ter seus cintos amarrados, ou seja, eles deveriam estar prontos, com isso aprendemos que hoje mais do que nunca também estamos na mesma situação, devemos estar alertas e prontos, em certo sentido espiritual, para que o dia de Jeová não nos pegue de surpresa.


Êxodo 12:25 nos ensina que devemos não apenas lembrar a Jeová e servi-lo quando estivermos em apuros, mas também quando estivermos indo muito bem e tivermos recebido muitas bênçãos, pois nesse caso demonstramos que realmente o amamos e não Por conveniência. Êxodo capítulo 2: 4, diz que se a família era muito pequena, eles deveriam compartilhar o cordeiro com outras pessoas, isso pessoalmente nos ensina que Jeová está muito satisfeito com o fato de seus servos compartilharem com outras pessoas, por isso precisamos aprender neste caso que os irmãos sejam especialmente generoso com nossos irmãos na fé.

Comentários

Postar um comentário