Encontré Joyas Espirituais 2020, semana de 20 a 26 de julho de Êxodo 10, 11.

Encontré Joyas Espirituais 2020, semana de 20 a 26 de julho de Êxodo 10, 11.



Encontré Joyas Espirituais  (10 min.) 

Êx 10: 1, 2. O que os pais podem aprender nesses versículos? (w95 1/9 11, par. 11).

Assim como os israelitas disseram a seus filhos sobre todas as obras poderosas que Jeová havia feito, hoje também os pais podem imitar isso, por exemplo, não apenas aqueles que foram capazes de deixar o Egito relataram os feitos que Jeová realizou, mas eles relataram aos filhos e depois fizeram o mesmo com os filhos; de geração em geração, hoje em dia os pais podem ensinar a seus filhos todas as lições que Jeová nos dá em sua palavra a Bíblia e, além disso, também podem testemunhar. Agora, Jeová não se comunica diretamente com cada pessoa, podemos ter certeza de que, quando passamos por situações difíceis, podemos sentir o apoio e a ajuda de Jeová. 


COMENTÁRIO ADICIONAL

E uma informação explicou que esses israelitas tinham a responsabilidade de servir como testemunhas de seus descendentes, da mesma maneira que hoje os pais servem como testemunhas de seus filhos.

 Êx 11: 7. O que Jeová quis dizer quando disse: "Nem um cachorro latirá para os israelitas"? (it-1895, parágrafo 7). 

Ele quis dizer que uma vez que eles deixassem o Egito, isso os manteria totalmente seguros e não permitiria que nada ou ninguém os prejudicasse. de qualquer dano, no entanto, se seguirmos as instruções de Jeová, se tivermos fé, certamente nos sentiremos mais seguros diante de qualquer adversidade. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

O que Jeová quis dizer é que nada prejudicaria seus servos, nem mesmo um cachorro rosnaria para eles; Este texto é muito encorajador para todos os seus servos hoje, pois vivemos em tempos difíceis, sabendo que Jeová promete que nada causará danos permanentes a seus servos, incentiva cada um de nós a continuar a servi-lo, apesar das dificuldades.


Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana? 


Êxodo 11: 2, Jeová disse ao povo de Israel que pedisse aos egípcios itens de ouro e prata, assegurando que seu povo recebesse uma compensação justa por seus longos anos de escravidão, bem como pelas injustiças que sofreram. Nas mãos dos egípcios, isso me ensina que a justiça perfeita do Todo-Poderoso o leva a ser fiel a seus servos, é uma garantia reconfortante, porque se por um momento ele abandonar seus fiéis, enquanto isso podemos confiar que ele estará perto de nós e nós. Ele cuidará com carinho, porque sua justiça o garante.

Êxodo 10: 9, Moisés disse ao Faraó que jovens e idosos tinham que deixar o Egito para adorar a Jeová, isso me ensina que desde os tempos antigos Jeová queria que os membros da família passassem algum tempo juntos e o adorassem, uma reunião A oportunidade que nos dá essa oportunidade é a noite de adoração em família.Tenha certeza de que a família que adora a Jeová ajudará a manter a espiritualidade de todos forte e a agravar a Jeová.

Êxodo 10: 21,22, a nona praga que afligiu o Egito era uma praga literal das trevas, isso me ensina que a Bíblia usa essa palavra trevas para descrever o estado espiritual daqueles que não fazem parte da congregação cristã, seu estado é lamentável porque eles não têm percepção e sofrem de desorientação espiritual, é por isso que é importante e vital que continuemos ajudando as pessoas a sair da escuridão espiritual e entrar na luz da verdade.

Êxodo 10: 7, os servos de Faraó perguntaram por quanto tempo ele continuará nos colocando em risco. Moisés se mostrou um perigo, isto é, uma causa de calamidade ou ruína para os egípcios, isso me ensina que as mensagens de julgamento que pregamos não são agradáveis. alguns que nos ouvem e concluem que somos um perigo, como os egípcios consideravam Moisés, mas sabemos como é importante pregar essas mensagens de julgamento e lembre-se de que Jeová nos abençoará no devido tempo de nossa perseverança para declará-las. .

Êxodo 11: 3, este texto diz que Moisés havia se tornado um homem altamente respeitado em toda a terra do Egito, isso me ensina que Deus coroou ou adornou os seres humanos em geral com alguma medida de dignidade, glória e honra, por Tanto quando respeitamos uma pessoa na realidade, estamos honrando o ser que ele adotou com dignidade o próprio Jeová, porque devemos tratar com respeito ao próximo em geral, mas com muito mais razão, devemos respeitar nossos queridos irmãos cristãos.

Êxodo 11:45, Jeová anunciou a décima e última praga, a morte do primogênito de homens e animais, e esta foi a mais devastadora de todas, pois acreditava-se que os filhos dos faraós descendiam de Amon-ra, o deus egípcio representado por um carneiro, isso me ensina que, dessa maneira, ele provou que o Deus real é o Deus vivo e verdadeiro, do infinito do passado ao infinito do futuro, apenas ele domina o campo da divindade, essa é uma razão convincente para o que temos a honra de ser chamados de Testemunhas de Jeová porque servimos e adoramos o único deus verdadeiro Jeová.

Êxodo 10: 2 nos mostra que os israelitas a quem deveriam contar o que Jeová havia feito aos seus filhos ensinam a todos nós, que somos pais cristãos, que antes de nos esforçarmos para ensinar a verdade a outras pessoas, devemos nos esforçar para instilar a verdade para nossos próprios filhos. Êxodo 10:17 nos ensina que não devemos ser como Faraó e só lembrar de Jeová somente quando estivermos falhando em algum aspecto de nossa vida, pois, se fôssemos, não teríamos o favor de Deus. Êxodo 10:26 diz que os israelitas usavam seus bens, neste caso animais, para adorar a Jeová, isso nos ensina que devemos também usar nossos bens materiais para a obra de Jeová, por exemplo, através de nossas doações.

Êxodo 10:23 nos lembra que hoje o mundo vive em trevas espirituais, mas nós, como servos de Jeová, temos a luz da verdade, é por isso que devemos continuar a fazer o possível para levar a mensagem ao maior número possível de pessoas. para que eles também possam sair dessa escuridão. Êxodo 10: 3 nos mostra que Moisés havia se tornado um homem respeitado por se comportar como um verdadeiro servo de Deus, o que nos ensina que, se queremos que as pessoas nos identifiquem como servos de Jeová, devemos nos comportar como tal em todos os aspectos da vida. nossa vida, não importa onde estamos.

Êxodo 10:25, lembra-nos mais uma vez que os israelitas ofereceram sacrifícios e holocaustos a Jeová, hoje já não realizamos essa prática literalmente, mas podemos oferecer nossos sacrifícios se nos esforçarmos para pregar, encontrar e comentar nas reuniões como para Jeová são ofertas muito valiosas.

Êxodo 11: 3 nos ensina que ele pode influenciar de certa maneira que certas pessoas ajam em favor de seu povo, demonstrando assim que ele nunca nos deixará em paz, e menos quando enfrentaremos perseguições como o que estava acontecendo com os israelitas.

Comentários