Encontré Joyas Espirituais 2020, semana de 13 a 19 de julho, Êxodo 8, 9.
Êx 8:21. O que eram moscas? (it-2 1077).
Eles eram insetos que invadiram o Egito, como sua quarta praga, não se sabe exatamente que tipo de insetos eles eram, mas certamente causaram sofrimento aos egípcios e ao gado e, em alguns casos, até à morte.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não sabemos exatamente o que era o inseto, porque o termo hebraico foi traduzido de maneiras diferentes, mas de acordo com o que a referência diz, a mosca é um tipo de inseto irritante que morde para sugar sangue, causando irritação , inchaço e outras reações graves.
Êx 8: 25-27. Por que Moisés disse que os egípcios odiariam os sacrifícios de Israel? (w04 15/3 25, par. 9).
Porque Moisés sabia que os egípcios consideravam certos animais sagrados e adorados. portanto, não era de surpreender que se Israel oferecesse sacrifícios a Jeová no Egito, isso seria detestável aos olhos dos egípcios e, de fato, se revisarmos um pouco, podemos notar que a maioria dos sacrifícios que Israel ofereceu mais tarde teria sido muito ofensivo para os egípcios.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como os israelitas sacrificaram animais e os egípcios consideravam certos animais sagrados e adoravam, por exemplo, a vaca, então os sacrifícios de Israel seriam muito ofensivos para eles.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Êxodo 9: 18-21; Jeová deu aviso e tempo suficiente para os egípcios agirem e buscarem refúgio contra os efeitos da praga do granizo, isso me ensina que Jeová dá tempo suficiente para que sigamos suas advertências e ajamos e busquemos refúgio dentro de seu povo. Mensageiros de Deus, anunciamos que a tempestade do castigo divino está se aproximando; se o fizermos, ajudaremos o maior número de pessoas a sobreviver ao fim deste mundo.
Êxodo 8: 5-14; a praga dos sapos é equivalente a uma humilhação calculada de Jeová pela deusa sapo que não pôde evitá-la, isso me ensina e demonstra a superioridade de Jeová, o Deus vivo, sobre as divindades egípcias, também me ensina o quão tolo é aproveitar-nos de Objetos materiais para adorá-los, os verdadeiros cristãos evitam se curvar, ajoelhando-se diante de imagens inertes que não podem fazer nada por nós, e garantimos que adoramos a Jeová, o soberano universal.
Êxodo 8:23; A quarta praga demonstrou a capacidade de Jeová de selecionar e proteger seu povo dos efeitos destrutivos, isso me ensina e me garante que, quando o armageddon chegar, haverá uma linha de demarcação entre o povo que Jeová testará contra aqueles que não o farão. Essa será uma prova inequívoca de que Jeová será o verdadeiro Salvador de seus adoradores e destruidor de todos os que se opõem e o desafiam.
Êxodo 8: 1; Jeová enviou para dizer ao Faraó que deixasse seu povo ir adorá-lo, isso me ensina que Jeová criou um homem com uma necessidade espiritual, a necessidade de adorar, porque os verdadeiros cristãos se certificam de que nossa adoração seja aceita à vista É por isso que nos esforçamos para cumprir o sistema superior estabelecido por ele e entendemos que Jeová quer que o adoremos com espírito e com verdade.
Êxodo 9: 8-11; a sexta praga causou aglomeração em homens e animais, humilhando assim os deuses do Egito Thoth, isis e Ptah, que foram atribuídos erroneamente poderes de cura, isso me ensina que, em caso de doença, os verdadeiros cristãos devem ser prudentes e ter bom senso ao escolher tratamentos ou terapias e evitar tudo que tem a ver com magia e espiritismo, porque em breve experimentaremos uma restauração, onde os sobreviventes do armagedom testemunharão curas milagrosas em escala mundial sob o reino de Deus.
Êxodo 9: 22-26; a sétima praga do granizo foi um fenômeno de extraordinária magnitude e intensidade, acompanhada de fogo e trovão, isso me ensina que Jeová Deus pode fazer a criação natural e os elementos testemunharem sua divindade e foi capaz de iniciar e parar o granizo. vontade, demonstrando a capacidade de controlar esses fenômenos e o equilíbrio total que estará sob seu reino celestial. Êxodo 8: 28,30,31; Ensina-nos que não devemos ser como Faraó e lembrar de fazer as coisas bem diante de Jeová somente quando estivermos fazendo errado e precisamos da ajuda dele, pois isso seria hipócrita, porque nosso serviço e adoração devem ser sempre, independentemente de se as circunstâncias são boas ou más.
Êxodo 8:29; nos mostra que Jeová considera uma zombaria quando prometemos fazer alguma coisa e, no final, não a cumprimos, como o Faraó, é por isso que nos ensina que, quando fazemos um voto a Jeová, por exemplo, nosso voto de dedicação ou quando assumimos alguma faceta de serviço, devemos cumprir plenamente. Êxodo 8:22; Mostra-nos que Jeová fez que as pragas não afetariam onde estavam seus servos, isso nos ensina sobre ele, que ele é um Deus que se preocupa com o bem-estar de seu povo, portanto, ele sempre nos protege. Êxodo 8: 10,11; Vemos que Jeová poderia começar e parar as pragas à vontade, mostrando-nos seu poder ilimitado, e esse fato nos encoraja muito, porque nos assegura que, com esse grande poder, ele logo cumprirá todas as suas promessas.
Êxodo 9:35, vemos que o orgulho de Faraó o levou ao desastre, porque eu não escuto a Jeová, isso nos ensina que a teimosia e o orgulho não nos levam a nada de bom, por isso, se alguém nos aconselha ou nos lembra os mandamentos de Jeová, precisamos ouvir e ser humildes para corrigir nosso caminho. Êxodo 9: 5,6; Mostra-nos que, quando Jeová estabelece uma data para algo, cumpre ou realiza, é por isso que, como sabemos que ele tem uma data marcada para o fim desse sistema de coisas, devemos ficar alertas para que ele não nos pegue de surpresa. Êxodo 8:18; Vemos o poder superior de Jeová sobre as forças ocultas; portanto, como servos, nunca devemos recorrer à adivinhação ou a qualquer prática relacionada ao ocultismo, pois incorremos na desaprovação de Jeová.
Comentários
Postar um comentário