TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 22 a 28 de junho de 2020, "Serei o que decido ser".
APÓS A INTRODUÇÃO DO LIVRO DO ÊXODO, fica claro para nós que o que consideraremos por algumas semanas serão eventos espetaculares, como relatos dos sinais e milagres de Jeová, para livrar Israel do Egito, organizando-os como propriedade na forma de reino dos sacerdotes e uma nação santa, e o início da história de Israel como nação teocrática, esses pontos se destacam na introdução do livro, mas um fato notável e ainda mais importante é o que o livro revela sobre o nome de Jeová com todo o esplendor, com sua glória, santidade e profundidade do significado de seu nome, leremos Êxodo 3:13 e enquanto o procuramos, no contexto Moisés recebe a ordem de Jeová, para que possa trazer seu povo à tona. do Egito, antes disso, Moisés respondeu com uma pergunta que tem um significado profundo,veja: Êxodo 3:13. No entanto, Moisés disse ao verdadeiro Deus: "Suponha que eu vá diante dos israelitas e diga a eles: 'O Deus de seus antepassados me enviou a você.' Se eles me perguntarem 'e qual é o seu nome?', O que devo dizer a eles? ”
Agora, por que Moisés perguntou a Deus qual era o seu nome? Se Jeová era bem conhecido entre os israelitas, o que Moisés quis dizer com sua pergunta? Bem, é óbvio que se eles já sabiam o nome de Jeová, então o que ele queria? sabendo que Moisés é sobre ele, a pessoa representada pelo nome, isto é, conhecendo fatos que convenceram seu povo de que Deus realmente os libertaria, a preocupação deles era justificada, porque, já que os israelitas eram escravos há algum tempo, talvez, eles duvidariam que o Deus de seus ancestrais fosse capaz de libertá-los. Alguns deles, até mesmo deuses egípcios adorados, a resposta de Jeová a Moisés, encontram-se no êxodo 3:14 que vamos ler, então Deus respondeu a Moisés: Serei o que decido * Ser. "* E acrescentou:" É isso que você tem a dizer aos israelitas:'Eu serei me enviou a você.' ”
Portanto, como devemos entender a resposta que Jeová deu à pergunta de Moisés? Deus disse a Moisés: Eu serei o que decidi fazer e acrescentei o que devo dizer aos israelitas; serei me enviou a você, Com isso, Jeová revelou um aspecto maravilhoso de sua própria natureza, em cada situação ele se torna o necessário para cumprir seu propósito, por exemplo, para Moisés e os israelitas, ele apenas se tornou um salvador, ele se tornou seu legislador, seu protetor e muito mais, então o próprio Jeová decide fazer o que for preciso para cumprir as promessas que faz ao seu povo, certamente os atos poderosos de Jeová a favor de Israel, louvaram e vestiram esse nome de glória e fizeram com que fosse uma lembrança para geração após geração,
Irmãos, que privilégio de fazer parte do povo de Deus, temos boas razões para ecoar os sentimentos do salmista que escreveu no Salmo 33:12; feliz é a nação que tem Jeová em nome do povo que ele escolheu como propriedade dele. Como nosso guia de atividades diz que, dentro de seus próprios padrões perfeitos, Jeová se torna o que é preciso em cada circunstância para que sua vontade seja realizada, para entender melhor o que isso implica, vamos ilustrá-lo, quantas funções um mãe ao longo do dia, isso depende do que seus filhos precisam, por exemplo, de uma enfermeira que se torne mãe, de uma cozinheira ou de uma professora, porque é isso que a mãe se torna, de maneira semelhante a Jeová também assumir uma infinidade de funções de acordo com sua finalidade,Para que seus servos se perguntem o que Jeová se tornou para mim, a resposta que os irmãos nos surpreenderão muito, sabendo o nome de Jeová, implica compreender e valorizar o que vimos hoje sobre o significado de seu nome, sabendo que isso é fortalecido. Moisés e fortaleceu os israelitas, e sabendo tudo o que Jeová fez por nós individualmente e como organização, certamente também nos fortalece; portanto, permanecemos obedientes e fiéis, sempre orgulhosos de levar o nome de testemunhas de Jeová e, ao mesmo tempo, em harmonia com sua vontade, continuemos cumprindo a profecia de Mateus 24:14, antes do fim.
Comentários
Postar um comentário