TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 15-21 de junho de 2020, "Os irmãos mais velhos da congregação têm muito a nos ensinar".

TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 15-21 de junho de 2020, "Os irmãos mais velhos da congregação têm muito a nos ensinar".




"Os irmãos mais velhos da congregação têm muito a nos ensinar" (10 min.)



Não há dúvida de que as boas qualidades manifestadas por uma pessoa idosa podem deixar uma pegada duradoura na congregação. Quão verdadeiras são as palavras do Salmo 71:18?, Que diz: Mesmo quando eu estiver velho e de cabelos grisalhos, oh Deus, não me abandone. + Deixe-me contar à sua próxima geração sobre seu poder *, sobre seu poder de tudo por vir. É claro que a era em si não traz automaticamente sabedoria ou outras qualidades cristãs, afirma a Bíblia em Provérbios 16:31, cabelos grisalhos são uma coroa de beleza, mas somente quando estão no caminho da justiça, se você entrou anos, ele percebe o efeito benéfico que suas palavras e ações podem ter sobre os outros; vejamos um exemplo bíblico que mostra até que ponto os anciãos foram, uma verdadeira bênção para os outros,esse foi o caso do fiel Jacó e depois de seu filho José, depois de um tempo no Egito e prestes a morrer, Jacó abençoa José e seus netos, 

Agora, neste contexto, diz Gênesis 48:21 e 22, Israel disse a José: Olha, eu estou prestes a morrer, mas Deus realmente continuará com você, e o levará de volta à terra de seus ancestrais e eu lhe darei uma porção de terra mais do que seus irmãos, uma terra que eu tomo dos amorreus com minha espada e meu arco, se você notar que Jacob diz a Joseph que ele iria receber a porção dupla da herança que correspondia ao primogênito, aparentemente essa promessa foi uma expressão de fé de Jacó, fé de que as promessas de Abraão, Isaque e o próprio Jacó da terra prometida seriam cumpridas e quando ele diz que é uma terra que ele tirou dos amorreus com minha espada e meu arco, não foi o que ele teve. roubado porque nem sequer tinha acontecido, antes ele estava confirmando a futura conquista de Canaã nas mãos de seus descendentes,como se já tivesse sido realizado por sua própria espada e seu próprio arco, e é dito que José teve uma porção dupla na terra conquistada, porque as tribos dos filhos de José Efraim e Manassés receberam uma herança, que exemplo? de fé e confiança em Jeová de Jacó. 

Depois de se encontrar com José e seus netos, agora ele envia para chamar seus outros filhos e percebe o que ele lhes diz em Gênesis 49: 1. E Jacó chamou seus filhos e disse-lhes: “Reúna-se para lhe contar o que está acontecendo com você. acontecer na parte final dos dias. O que Jacó diz a cada um de seus filhos durante o 49º capítulo de gênese após 1 foi cumprido, e ele deixou uma grande influência da fé em seus descendentes, e quando Jacó disse a seus filhos se reuniu para lhes contar o que ele acontecerá na parte final dos dias, ele estava se referindo ao tempo futuro em que suas palavras começariam a se cumprir e isso seria após o cumprimento da profecia dos 400 anos de aflição de Israel, ou seja, depois que Jeová os libertaria de O Egito, sua influência foi demonstrada mais tarde, quando José também envelheceu, mostra grande fé nas promessas de Jeová,E observe o que ele disse a seus irmãos antes de morrer, vamos ler Gênesis 50:24:25. Finalmente, Joseph disse a seus irmãos: “Estou prestes a morrer, mas Deus prestará atenção em você. Ele te levará para fora desta terra e te levará para a terra que ele jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó. ”25 Então José fez com que os filhos de Israel lhe prestassem juramento, dizendo:“ Certamente Deus prestará atenção em você. Tire meus ossos daqui.Deus notará você. Tire meus ossos daqui.Deus notará você. Tire meus ossos daqui. 


Portanto, José estava dando um grande exemplo de fé como Jacó, de que Jeová o levaria do Egito para levá-los à terra prometida, e ele estava fazendo uma grande fonte de encorajamento e influência sobre seus descendentes, assim como Jacó e José, nossos irmãos mais velhos na congregação, são uma grande fonte de fé e encorajamento para todos, há muito a aprender com eles, apenas para nos beneficiarmos, precisamos de algo que muitas vezes não é muito comum, abordá-los, conversar Com eles, e ouvindo o que eles têm a dizer sobre sua fé e perseverança e as maravilhosas obras que Jeová realizou, nos últimos dias a experiência deles sem dúvida nos fortalecerá muito, o guia de atividades lista uma lista de perguntas que poderíamos fazer nossos irmãos mais velhos,Por exemplo, podemos perguntar-lhes como Jeová os ajudou a continuar servindo apesar dos problemas? Podemos perguntar: O crescimento que eles viram no povo de Jeová? Também podemos perguntar como eles se sentiram quando a organização de Jeová nos ajudou a entender melhor algumas passagens da Bíblia? Também as melhorias que eles viram na organização. de Jeová. 

É algo que você pode nos contar quando os irmãos mais velhos perceberem o que a Bíblia diz e o que eles devem prestar muita atenção. Vamos procurar pelos Salmos 71:17 e 18: Oh, Deus, você me ensinou Eu era jovem, + e até agora continuo declarando suas obras maravilhosas. + 18 Mesmo quando estiver velho e de cabelos grisalhos, oh Deus, não me abandone. + Deixe-me contar à sua próxima geração sobre seu poder *, sobre seu poder de tudo por vir. 

Os cristãos idosos são instados a serem bons exemplos para os mais jovens, agora você pode não perceber o efeito que sua resistência, suas orações e seus conselhos têm sobre os outros, Noé, Abraão, José, Moisés e muitos outros não sabiam o quanto sua fidelidade influenciaria as gerações vindouras, porém seu legado de fé e integridade era muito importante e o de seus irmãos mais velhos também. Portanto, como todos na congregação permanecem firmes até o fim e continuam a servir a Jeová de todo o coração, podemos ter certeza de que ele cumprirá o que prometeu e que suas bênçãos excederão em muito todas as nossas expectativas.

Comentários