Estudo Bíblico da Congregação, Semana de 8 a 14 de junho de 2020, Discuta Quem é o Maior, Capítulo 118.

Estudo Bíblico da Congregação, Semana de 8 a 14 de junho de 2020, Discuta Quem é o Maior, Capítulo 118.





Estudo Bíblico da Congregação (30 min. Ou menos): j e cap. 118


Por que os apóstolos estão discutindo e o que Jesus faz sobre isso?

Como lemos em Lucas 22:24, eles discutem sobre qual deles é o maior, porque possivelmente Jesus lamenta quando vê que seus discípulos não aprendem, já que o conselho não atinge seus corações, porque o orgulho continua a dominá-los, para Dessa maneira, Jesus não perde a paciência e os exorta com expressão franca e com muito carinho.

COMENTÁRIO OPCIONAL

O motivo da discussão estava relacionado a quem poderia ser mais velho entre eles e Jesus, em vez de repreendê-los por esse comportamento. Com paciência, ele argumenta com eles novamente e diz que eles devem seguir seu exemplo e servir aos outros.

O que a aliança de Jesus realizará com seus discípulos fiéis?

O texto de Lucas 22:29 nos dá a resposta, porque Jesus lhes garante que, graças a essa aliança que ele faz com eles, eles estarão no Reino e governarão com ele, o que lhes garante que nenhum espírito maligno será capaz de Os propósitos de Deus para eles, nem a perseguição de se aproximar.

COMENTÁRIO OPCIONAL

Graças ao convênio que Jesus faz com seus seguidores, eles recebem a maravilhosa oportunidade de participar do governo do Reino.

O que Jesus diz a Pedro quando vê seu excesso de confiança?

Jesus diz francamente a Pedro que mais tarde ele deixaria Jesus com todo mundo, ele disse que teria dias difíceis, talvez depressão por culpa, mas que quando ele voltar, ele fortalecerá os irmãos, o que indica que Jesus tinha expectativas em relação a ele. Pedro, porque viu o potencial que tinha.

COMENTÁRIO OPCIONAL

Ele diz a ela que na mesma noite ela negaria conhecê-lo, mas que mesmo assim ele orou para que sua fé não diminuísse e que uma vez que ele se recuperasse de sua fraqueza espiritual, ele tivesse que fortalecer seus irmãos na fé.


LIÇÕES DOS TEXTOS

Lucas 22:24, o texto diz que surgiu uma discussão acalorada entre eles, o problema era que eles queriam saber quem era o maior entre eles, mas essa discussão não era nova, pois em outras ocasiões eles também discutiram sobre o mesmo tópico, Isso nos ensina que, se não cuidarmos das más atitudes que tínhamos antes, elas podem afetar nossa personalidade novamente; portanto, devemos sempre nos examinar para reajustar nosso modo de ser.

Lucas 22: 25-27. Neste texto, vemos qual deve ser a atitude dos irmãos que têm posições de responsabilidade na congregação, porque, como Jesus fez, o dever deles é servir os irmãos, especialmente ajudar os mais fracos. , e que sua espiritualidade se torna forte.

Lucas 22:29, Jesus fez uma aliança com seus discípulos e isso porque, como ele mesmo disse que permaneceram leais com ele, isso me ensina que, se permanecermos leais a Jeová, ele também nos abençoará com a vida eterna em um paraíso terrestre.

Lucas 22:32 neste texto mostra as palavras de Jesus endereçadas a seus apóstolos, porque ele lhes disse que iria orar por eles quando fossem submetidos a provas e este exemplo podemos seguir, porque devemos orar por nossos irmãos, quando situações estão acontecendo difícil.

Lucas 22: 31-32 Jesus lembrou que eles haviam permanecido ao lado deles em tempos difíceis, embora Jesus soubesse que Satanás os testaria, ele expressou sua confiança de que permaneceriam fiéis e até fez um pacto com eles. É um bom texto para os Jovens, porque às vezes pode nos incomodar que os pais estejam repetindo os mandamentos bíblicos para nós, mas, assim como Jesus, eles fazem isso porque nos amam e sabem que enfrentaremos situações difíceis.

Mateus 26:31 Jesus disse que seus apóstolos o deixariam em paz, e eles teriam medo, mas não foi por isso que ele disse que eles deixariam de ser seus discípulos, para mostrar a confiança de que ele havia feito um pacto com eles, o que me ensina que enquanto Sejamos imperfeitos, vamos cometer erros, mas isso não deve nos desencorajar, pois, como os apóstolos, Jeová está pronto para nos perdoar e voltar a servir com a consciência limpa.

João 13: 34-35, neste texto é interessante que, depois de mencionar que seriam testados, Jesus os lembrou da ordem de amar um ao outro, e isso era importante, porque esse amor entre eles lhes permitiria perseverar até o fim. fim, e a mesma coisa acontece agora, se mostrarmos amor por todos os irmãos, permaneceremos firmes.

Lucas 22: 35-37, neste texto, Jesus estava lhes dizendo para obter provisões, incluindo uma espada, mas isso não era para atacar, mas ele disse isso porque entendeu que uma vez que fosse preso e executado, as condições para eles mudariam. A partir de então, a maioria não os receberia bem, seriam rejeitados e ridicularizados. Isso nos faz pensar quando somos perseguidos, mas devemos permanecer leais até o fim, pois Jeová lhes mostrou seu poder em relação às pessoas que tratavam mal seus servos.

Comentários