Estudo Bíblico da Congregação, semana de 29 de junho a 5 de julho de 2020, “Sê corajoso, venci o mundo”, capítulo 121.

Estudo Bíblico da Congregação, semana de 29 de junho a 5 de julho de 2020, “Sê corajoso, venci o mundo”, capítulo 121.






Estudo Bíblico da Congregação (30 min. Ou menos): j e cap. 121


Que advertência de Jesus causa preocupação aos apóstolos? 

O aviso de Jesus é que chegará o tempo em que todos que os matarem acreditarão que estão prestando um serviço sagrado a Deus. Ele já havia mencionado a eles que o mundo os odiaria, mas ele não lhes disse tão diretamente que essas notícias certamente os matariam. preocupa os apóstolos


COMENTÁRIO ADICIONAL 

Encontramos a resposta em João 16: 1,2 é um aviso muito sério que, sem dúvida, preocuparia qualquer pessoa, porque Jesus aos seus discípulos que os expulsariam das sinagogas, na verdade lhes revelou que chegaria o momento em que tudo chegaria. Quem os mata acreditará que está prestando serviço sagrado a Deus, embora Jesus já tenha mencionado que o mundo os odiaria, ele não havia lhes dito tão diretamente que eles os matariam. 



Por que os apóstolos não fazem mais perguntas a Jesus? 



Os apóstolos não fazer mais perguntas, porque eles estão chocados, eles pensam sobre a perseguição que eles vão sofrer e eles estão focados em sua própria tristeza. 



COMENTÁRIO ADICIONAL 

Provavelmente porque estão chocados, tentando assimilar a notícia de que vão morrer nas mãos de seus perseguidores, no parágrafo a palavra chocado é usada, o que nos dá uma idéia de como eles devem se sentir tristes, sabendo o que os espera, E é compreensível, porque os discípulos de Jesus amam a vida.  



Que comparação Jesus faz para explicar que a dor dos apóstolos se tornará felicidade? 

Jesus compara a situação dos apóstolos à de uma mulher que sofre de parto quando uma mulher está dando à luz, sente dor porque chegou a hora de ter o bebê, mas quando ela já deu à luz a criança, a felicidade a faz esqueça todo o sofrimento que Jesus diz aos apóstolos que a mesma coisa acontece com você agora você está muito triste, mas eu te verei novamente e seu coração ficará cheio de felicidade e ninguém será capaz de tirar sua felicidade que encontramos  



COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E algo interessante que o parágrafo menciona é que, quando Jesus lhe deu a notícia de que eles iriam morrer, ele também lhes deu um incentivo, porque prometeu que eles o veriam novamente e que todo o sofrimento e dor desapareceriam e que ninguém poderia tirar sua vida. felicidade que eles sentiriam, a partir deste texto, podemos aprender que, neste mundo em que vivemos, sofreremos muitas coisas que nos causam choque ou tristeza, mas Jeová, por meio de seu Filho, nos promete que em breve ele terminará tudo o que nos causa tristeza e dor, Vamos viver felizes para sempre. 



LIÇÕES DOS TEXTOS


João 16: 1, Jesus disse que a fé pode ser perdida, porque Jesus sabia que o ambiente, os problemas e as pressões da vida exercem uma poderosa influência sobre nós, tanto que podem enfraquecer nossa fé e até acabar com ela. Com isso, aprendemos que nunca devemos adotar uma atitude descuidada, confiante ou distraída, nossa fé firme deve fazer-nos estender o olhar para além das provações e dificuldades do momento e ver o que Jeová está fazendo por nós e o que ele fará. fazer no futuro, assim alcançaremos a recompensa gloriosa que nosso amado pai Jeová nos promete.


João 16: 2, Jesus avisou seus apóstolos que eles os expulsariam das sinagogas, ele queria que eles fossem claros sobre isso, para que não fossem desencorajados e se entregassem por causa do ódio do mundo; daí aprendemos que todos faríamos bem, refletir sobre a vida dos fiéis servos do passado e do presente e imitar seu exemplo de perseverança sob julgamento, não permitamos que a oposição ou a perseguição nos obriguem a abandonar Jeová e Jesus, mas decidimos confiar neles e ser obedientes.


João 16:12 Jesus disse a seus discípulos que ainda tenho muitas coisas para lhe contar, mas agora isso seria demais para você, Jesus nunca deu a seus discípulos informações que eles não estavam prontos para entender, com isso aprendemos que quando ensinamos a verdade a nossos alunos, devemos Evite dar muita informação; é melhor fazê-lo progressivamente, para que você tenha um entendimento claro do que a Bíblia ensina; dessa maneira, mostramos que somos considerados exatamente como Jesus era.

João 16:13 Jesus assegurou a seus discípulos que, quando chegasse, o espírito da verdade os guiaria a toda a verdade, pois o espírito de Deus cumpriu seu papel, porque trouxe à memória de seus discípulos vários ensinamentos que ouviram Jesus, que lhes ajudou a defender corajosamente a posição perante magistrados reis e guias religiosos, a partir disso aprendemos que a mesma coisa acontece hoje, o espírito santo age em favor dos verdadeiros cristãos e nos ajuda a defender com coragem os verdades do reino.

João 16: 16-30, Jesus estava sinceramente interessado no bem-estar espiritual de seus seguidores, pois dedicou um tempo para esclarecer as coisas para eles e se certificou de que eles realmente entendessem o que ele os ensinava; daí aprendemos que nós, casais cristãos, nos preocupamos com o bem-estar espiritual de nossa esposa, porque imitando Jesus, dedicamos um tempo para explicar e garantir que eles entendam os princípios bíblicos.

Comentários