Estudo Bíblico da Congregação, Semana de 22 a 28 de junho de 2020, Como Dar Fruto e Ser Amigo de Jesus, Capítulo 120.

Estudo Bíblico da Congregação, Semana de 22 a 28 de junho de 2020, Como Dar Fruto e Ser Amigo de Jesus, Capítulo 120.



Estudo Bíblico da Congregação (30 min. Ou menos): j e cap. 120



Quem é o agricultor, quem é a videira e quem são os ramos do exemplo de Jesus? 

O próprio Jesus neste exemplo explicou que Ele é a videira, Seu pai é o fazendeiro e Seus discípulos são os ramos. 

Que fruto Deus deseja que os galhos produzam? 

Jeová quer que os discípulos dêem muitos frutos, busquem oportunidades de falar a outros sobre o reino de Deus e façam mais discípulos. 

COMENTÁRIO OPCIONAL 

O fruto está realizando a obra de pregar a mensagem do reino de Deus e fazer discípulos. 

Como os discípulos de Jesus podem ser seus amigos, e o que os ajudará a enfrentar o ódio do mundo?

Os discípulos podem continuar a ter essa amizade especial e íntima com Jesus, se continuarem a dar frutos, o que significa que devem dar testemunho do reino de Deus e o que ajudará os discípulos a enfrentar o ódio do mundo é o amor que eles têm um ao outro, outra ajuda que Jesus promete é o espírito santo. 

COMENTÁRIO OPCIONAL 

O que eles podem fazer é continuar dando frutos, isso significa que esse trabalho deve ser contínuo e não deve parar, e o que os ajuda a enfrentar o ódio é seguir o mandamento que Jesus deu, de se amarem também a Jesus Ele dá um exemplo e também promete que eles receberão ajuda através do espírito santo. 

LIÇÕES DOS TEXTOS 

Em João 15: 1, Jesus diz que Jeová é o fazendeiro. Um bom agricultor sabe que para ter uma boa colheita. você precisa de terra fértil e cultivada. irrigação. proteção e remover ervas daninhas. Com isso aprendemos que, quando se trata de criar filhos, os pais devem imitar a Jeová. É por isso que proporcionamos um ambiente de carinho e compreensão em nossa casa. Cultivamos neles uma apreciação suave e persistente pela verdade. Pacientemente ajustamos e monitoramos suas amizades e cuidamos delas em tempos difíceis; se fizermos isso, haverá uma boa chance de colhermos uma boa colheita, homens e mulheres que servem a Jeová. 

Em João 15: 6, Jesus usou apropriadamente a ilustração de uma videira malsucedida, porque algumas vidas atingem um tamanho comparável ao das árvores da floresta, mas sua madeira mole demais serve apenas como combustível para o fogo, da mesma maneira que seria o fim dos discípulos. infiéis, disso aprendemos que videiras infrutíferas refletem a desaprovação de Jeová; se algum de nós é uma videira espiritual e considera seu privilégio ser de valor, não queremos ser podados e queimados; portanto, é conveniente darmos muito fruto em sentido espiritual . 

Em João 15: 8, Jesus disse que demonstraremos ser seus discípulos se dermos muito fruto; daí aprendemos que nossa capacidade de produzir frutos não depende de como reagimos às pessoas do território, mas de nossa fidelidade e determinação em pregar a mensagem do reino, temos certeza de que Jeová Você ficará muito satisfeito ao ver nossos esforços do coração para continuar produzindo muitos frutos. 

Em João, 15: 12-13, O mandamento de Jesus foi além do que foi estipulado na lei mosaica; os cristãos se amariam, como Jesus os amava; isto é, eles teriam que estar dispostos a sacrificar suas vidas por seus irmãos; daí aprendemos que esse amor altruísta Isso poderia implicar que o cristão arrisca sua vida, para não trair seus irmãos, mas na maioria das vezes isso implica que estamos dispostos a sacrificar nossos interesses pessoais para ajudar e servir nossos irmãos e outras pessoas, especialmente no sentido espiritual. 

Em João 15:15, Jesus chamou seus discípulos de amigos. Esta é uma verdadeira honra, pois aprendemos que podemos nos tornar amigos de Jesus de três maneiras, conhecendo-o melhor, pensando e agindo como ele, apoiando o ungido, apoiando as decisões da congregação; se o fizermos, teremos não apenas a amizade de Jesus, mas também teremos a grande honra de sermos amigos do nosso grande Deus Jeová. 

Em João 15: 4, ensina-me a estar sempre unido à congregação, embora talvez tenhamos motivos para queixas dos irmãos que compõem a congregação, isso significa que às vezes as disputas acontecerão dentro dos irmãos, mas mesmo assim, não por esse motivo, devemos deixar a congregação Devemos estar unidos porque, como Jesus disse, mesmo quando deixarmos a congregação e seguirmos os mandamentos de Jesus, não seremos capazes de dar frutos, assim como Jeová deseja. 

João 15: 7, Neste texto, quando Jesus falou que deveríamos nos unir, não estou falando de uma unidade superficial, ou seja, ele não apenas disse que precisamos nos encontrar fisicamente com os irmãos da congregação, mas disse que alguém poderia estar unido enquanto observamos Seus mandamentos, se quisermos nos unir ao povo de Jeová, devemos cumprir o que ele nos pede e aplicar seus princípios em nossas vidas. 

João 15: 10,11, no texto que Jesus pediu para obedecer a Jeová não por obrigação, ou porque queremos ser salvos quando ele chegar no dia do julgamento, Jesus disse que devemos obedecer a Jeová, se cultivarmos esse amor, seus mandamentos não serão um fardo. , porque ficaremos felizes em obedecê-los. 

João 15: 12,13, Vemos que tudo relacionado ao serviço a Jeová gira em torno do amor; portanto, como servos de Jeová, devemos nos esforçar para cultivar essa qualidade, amor por nossos irmãos e amor a Jeová e na situação em que o mundo se encontra. Podemos ter muitas oportunidades de mostrar amor a nossos irmãos. 

João 15:15, vemos que no texto Jesus chama seus discípulos de amigos, e isso me ensina que na congregação não há posições de superioridade, pois, para um Jesus ser filho de Deus, ele sempre mostrou humildade e, portanto, se temos um privilégio na congregação, não nos consideramos superiores aos outros, mas desenvolvemos a humildade que Jesus mostrou.  

João 15: 18,19, Neste texto, ele mostra a razão pela qual o mundo nos odeia, e é porque seguimos Jesus como exemplo, uma vez que ele não buscou alcançar as maiores realizações que o mundo ofereceu em seu tempo, o que nos ensina que devemos também considerar que, se aceitarmos o que que o mundo nos oferece, e continuamos seguindo os objetivos materialistas deste mundo, estaríamos deixando de lado a organização de Jesus e de Jeová.

Comentários