Encontré Joyas Espirituais 2020, semana de 8 a 14 de junho, GÊNESIS 46, 47.
Encontré Joyas Espirituais (10 min.)
Gên 46: 4. O que Jeová quis dizer quando assegurou a Jacó: "José colocará a mão sobre os seus olhos"? (it-2 691, parágrafo 16).
Eles eram uma maneira de dizer que José fecharia os olhos de Jacó após sua morte, uma responsabilidade que normalmente recaiu sobre o primogênito. Assim, parece que dessa maneira Jeová soube a Jacó que o direito de primogênito seria a José.
COMENTÁRIO OPCIONAL
O que ele quis dizer é que José seria o único a fechar os olhos de Jacó após sua morte, mas o costume era o primogênito fazer isso, então Jeová ao dizer isso revelou que José recebeu o direito de primogenitura.
Gên 46:26, 27. Quantos parentes de Jacó foram para o Egito? ("75 pessoas no total", nota de estudo para Atos 7:14, nwtsty).
Estevão menciona aproximadamente 75 pessoas, embora Gênesis 46: 26,27 mencione apenas 66 e 70, mas como alguns comentaristas bíblicos mencionam bem entre essas 75 pessoas, outros parentes de Jacó ou as esposas de seus filhos podem ser incluídos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
- Em Êxodo 1: 5 e Deuteronômio 10:22, também é dito que os descendentes de Jacó tinham 70 anos. No entanto, Estevão deu uma nova figura: 75 pessoas. Alguns comentaristas bíblicos pensam que essas 75 pessoas podem incluir outros parentes de Jacó, talvez alguns filhos e netos de Manassés e Efraim (filhos de José), mencionados em Gênesis 46:20, para a Septuaginta grega. Outros especialistas acreditam que esse número inclui as noras de Jacó, que Gênesis 46:26 exclui. Então, aparentemente, Stephen disse quantas pessoas entraram no Egito no total. Por outro lado, Estevão pode ter citado algumas cópias das Escrituras Hebraicas que estavam disponíveis no primeiro século.
- No total, o povo da casa de Jacó que entrou no Egito tinha 70 ”. Aparentemente, o primeiro número inclui apenas os descendentes de Jacó e o segundo refere-se ao número total de pessoas que entraram no Egito.
- Durante anos, os especialistas pensaram que o número 75 mencionado em Gênesis 46:27 e Êxodo 1: 5 só apareceu na Septuaginta grega. Mas, entre os Manuscritos do Mar Morto, que foram descobertos no século XX, dois fragmentos de Êxodo 1: 5 foram encontrados em hebraico, contendo o número 75. Portanto, outra opção poderia ser a de Stephen citar qualquer um desses manuscritos antigos . Seja como for, o que Estevão fez foi simplesmente refletir uma maneira diferente de contar os descendentes de Jacó.
- Além disso, a Torre de Vigia de 15 de setembro de 1983 explicou algo muito interessante: “É claro que, embora haja maneiras razoáveis de entender as palavras de Atos 7:14, bem como as figuras do capítulo 46 de Gênesis, não podemos ser inflexíveis em Todos os detalhes. Portanto, temos mais uma razão para esperar o tempo em que Deus ressuscitou Seus servos desde os tempos antigos, pois lá seremos capazes de aprender diretamente os detalhes exatos de muitos registros bíblicos.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Gênesis 46:27, Interessante é o fato de que, quando o Faraó organizou o transporte de Jacó e sua casa para o Egito, todas as "almas" (homens) que se estabeleceram ali eram 70, um múltiplo de 7 e 10. Esses dois números são usados significativamente nas Escrituras; "7" geralmente indica perfeição no sentido celestial e "10" perfeição no sentido terrestre. Isso é semelhante à situação observada hoje, quando podemos esperar que Jeová reúna em sua “terra”, o paraíso espiritual em que agora nos regozijamos, todos os que são de sua família de Testemunhas de Jeová. “Jeová conhece aqueles que pertencem a ele” e, mesmo nesse momento, ele os estabelece no “melhor da terra”, como o que Gósen estava lá no domínio do faraó.
Gênesis 46:34, José foi hábil em dar instruções a seus irmãos. Ele enfatizou o fato de que eles devem mencionar que eram pastores ou pastores. Dizer o que foi dito ao faraó garantiria que o povo fosse tratado como um residente estrangeiro e, portanto, limitaria o relacionamento que eles teriam com os egípcios. Aplicação: Quando agimos como Jeová nos ordena, isso pode se tornar automaticamente uma proteção contra o não estabelecimento de amizade com pessoas que não amam a Jeová.
Gênesis 47:23, A Sentinela Referência de 1 de maio de 1987 par. 16, relaciona o fato de que este versículo menciona o alimento espiritual que recebemos em abundância. E realmente fomos muito bem alimentados, pois podemos ver o crescimento saudável e constante de nossa congregação. Nesse ano (1987), havia apenas cerca de 52.000 congregações. Agora temos mais de 110.000 congregações, o que é um privilégio poder estar em uma delas e somos gratos pelo amor de Jeová por nós.
Gênesis 46: 3 é um texto que nos dá grande incentivo e nos ensina que Jeová é um pai muito amoroso que nunca nos abandonou, mas que sempre cuidará de nós e nos dará coragem.
Gênesis 46: 1-2 nos mostra que Jacó buscou a orientação de Jeová para tomar essa decisão de sair, isso nos ensina que toda decisão que vamos tomar em nossas vidas, devemos ser humildes e sempre buscar a direção de Jeová, a partir disso. modo nos fará bem.
Gênesis 47: 29-31 nos mostra que devemos mostrar bondade amorosa às pessoas idosas e que a bondade deve ser demonstrada por ações, por exemplo, levando-as a reuniões, ajudando-as em casa ou pregando com elas.
Gênesis 46:34, mostra-nos que José sabiamente tirou o melhor proveito do preconceito egípcio contra os pastores, pois dessa forma salvaguardou sua família para que não fosse contaminado pela influência egípcia, isso ensina os chefes de família para sempre. salvaguardar o bem-estar espiritual próprio e protegê-los da influência negativa do mundo.
Gênesis 47: 13-20 nos faz ver que o grão que José distribuiu significava vida para os egípcios, da mesma forma que o verdadeiro alimento espiritual é essencial para o sustento dos cristãos, é por isso que devemos aproveitar ao máximo, também como este Mostraremos o quanto valorizamos e valorizamos.
Comentários
Postar um comentário