Encontré Joyas Espirituais 2020, semana de 22 a 28 de junho, Êxodo 1-3.
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
Êx 2:10. Por que não devemos nos surpreender que a filha de Faraó adotou Moisés? (g04 4/8 6, par. 4).
Não deveria nos surpreender, porque a filha do Faraó tinha ensinamentos religiosos, nos quais acreditavam que, se fizessem boas ações, iriam para o céu, também homens e mulheres gozavam de direitos iguais sob a lei egípcia, portanto, filha do Faraó. ele estava em posição de exercer seu direito de adoção.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Como o Egito era um país muito religioso e ensinava que, ao realizar obras de misericórdia, eles seriam abençoados; por outro lado, um arqueólogo argumenta que a mulher egípcia poderia exercer o direito de adoção, pois estava em igualdade legal e econômica com os homens.
Êx 3: 1. Que tipo de sacerdote era Jetro? (w04 15/3 24, parágrafo 4 ).
Ele era o padre de sua família, uma vez que tinha a responsabilidade de liderá-los no culto, por isso foi chamado sacerdote de Midiã.
Ele era o padre de sua família, uma vez que tinha a responsabilidade de liderá-los no culto, por isso foi chamado sacerdote de Midiã.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Foi o padre de Midiã que foi considerado como tal, porque ele tinha não apenas a responsabilidade de sustentar sua família, mas também de liderá-los na adoração, e aparentemente seus ancestrais estavam enraizados na adoração verdadeira, portanto ele tinha profundo respeito tchau.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Êxodo 2: 4-10, Miriam era uma jovem exemplar em termos de tratamento fraterno, ela não ignorou o que poderia acontecer com seu irmão, pensando que era problema dos pais, mas ajudou a proteger seu irmãozinho Moisés, isso me ensina que os jovens Os temores atuais de Jeová consideram um privilégio e uma responsabilidade cuidar de seus irmãos mais novos, mesmo que sejam difíceis ou inconvenientes, que é uma maneira de fortalecer o relacionamento fraterno entre irmãos.
Êxodo 1: 11-14, os egípcios submeteram os israelitas a todas as formas de escravidão, eles eram escravos sob tirania, isso me ensina que, infelizmente, a escravidão foi um capítulo trágico na história dos seres humanos, para acabar com todas as formas de escravidão, é necessária uma mudança radical E é exatamente isso que Jeová promete que ele fará. Isso significa que o reino de Deus em breve estabelecerá uma sociedade justa na qual ele eliminará todo vestígio de escravidão.
Êxodo 1: 7,21, nos mostra que Jeová apoiou e abençoou seu povo quando ele estava sendo oprimido, ele permitiu que continuassem se multiplicando e se tornando mais poderosos, isso me ensina que Jeová também apóia, apóia e abençoa suas testemunhas atuais, porque precisamos ter o segurança que, com sua ajuda, podemos suportar quando sofremos em vários testes e, assim, saímos deles com uma fé comprovada e fortalecida.
Êxodo 3: 1, Jeová permitiu que Moisés fosse um humilde pastor, pois isso o ajudou a cultivar boas qualidades, como mansidão, humildade, grande paciência, bondade e autocontrole, isso me ensina que, como no caso de Moisés, aqueles que querem se tornar anciãos Pode levar muito tempo para desenvolver plenamente as qualidades necessárias para ser um bom pastor, mas se você fizer sua parte e aceitar a preparação que Jeová lhe dará, poderá ser útil como Moisés.
Êxodo 2: 23-25, o grito dos israelitas continuou a subir ao Deus verdadeiro, Jeová ouviu o gemido de Israel e foi avisado, isso me ensina que o criador simpatiza com aqueles que sofrem maus tratos, Jeová nunca faz ouvidos surdos aos pedidos de seus servos fiéis, nunca Devemos pensar que nossas orações são em vão; tenhamos confiança nesse fato, porque Jeová apoiará aqueles que mantêm a integridade em meio a dificuldades.
Êxodo 3: 19-20, Jeová enviou Moisés a Faraó com a mensagem de deixar os israelitas irem, mas Jeová conhecia a atitude de Faraó e sabia que ele se recusaria a atender seu pedido, isso me ensina que nunca devemos pensar em Deus e introduzir sentimentos ruins no coração da Faraó, ou qualquer outro ser humano, todo o trabalho criativo de Deus é perfeito; a perfeição inclui essencialmente a liberdade de escolher entre fazer o bem e o mal; ter essas pessoas claras e inteligentes com livre arbítrio pode lhe trazer muita glória e honra nosso Deus Jeová.
Êxodo 3: 5,diz que o chão onde Moisés estava pisando era santo, e isso porque o Deus santo estava simbolicamente presente ali, isso nos lembra que Jeová Deus é limpo e puro ao máximo, portanto, se queremos obter a aprovação de Jeová, devemos nos manter o mais limpo possível, de todas as maneiras em nossas vidas.
Êxodo 3: 5,diz que o chão onde Moisés estava pisando era santo, e isso porque o Deus santo estava simbolicamente presente ali, isso nos lembra que Jeová Deus é limpo e puro ao máximo, portanto, se queremos obter a aprovação de Jeová, devemos nos manter o mais limpo possível, de todas as maneiras em nossas vidas.
Êxodo 3: 7-10 nos ensina que Jeová, vê tudo o que seus servos passam, conhece bem as dores que sofremos; portanto, podemos ter certeza de que Jeová ouve nossos pedidos de ajuda e não apenas nos ouve, mas também que age e nos ajuda.
Êxodo 3:14, Este texto é muito encorajador para todos nós, porque nos lembra que Jeová cumprirá tudo o que nos prometeu; portanto, continuemos fiéis até o fim, para ver todas essas promessas cumpridas.
Êxodo 3:13, é um texto que pode nos servir no ministério, porque a pergunta colocada nos ensina que Deus tem um nome, embora infelizmente muitas pessoas subestimam esse fato, mas com a ajuda da Bíblia devemos mostrar a eles que Embora Deus seja invisível, ele é uma pessoa e tem um nome e é Jeová.
Em Êxodo 3: 1, Vimos que Moisés deixou a corte de Faraó e se tornou pastor para servir a Deus. Isso nos ensina que, como servos de Jeová, não devemos buscar prosperidade material neste mundo, mas devemos levar uma vida simples para servir como cheio a Jeová.
Êxodo 3:10, nos mostra que Jeová confiou em Moisés o suficiente para confiar a ele essa missão, ensinando-nos que Jeová confia em nós, nos seus, em nossos servos e em nossas habilidades; portanto, cada tarefa que nos é dada em seu povo , devemos aceitá-lo com prazer, pois contamos com a sua ajuda para realizá-lo.
Êxodo 1:12, Nos ensina que Jeová é um Deus que sempre cuida de seus servos e, mais ainda, quando estão sofrendo aflições, porque no caso dos israelitas que estavam sob opressão, continuaram contando com as bênçãos de Jeová.
Comentários
Postar um comentário